METÁFORA GRAMATICAL NO ENSINO MÉDIO: A PRODUÇÃO TEXTUAL DO ALUNO EM UMA PERSPECTIVA TRANSDISCIPLINAR

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: JULIANA DA FONSECA HERMES VELLOSO
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell)
Texto Completo: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=30201@1
Resumo: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO
id PUC_RIO-1_9a606a2a4e20fa58e450e061ac263400
oai_identifier_str oai:MAXWELL.puc-rio.br:30201
network_acronym_str PUC_RIO-1
network_name_str Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell)
repository_id_str 534
spelling info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisMETÁFORA GRAMATICAL NO ENSINO MÉDIO: A PRODUÇÃO TEXTUAL DO ALUNO EM UMA PERSPECTIVA TRANSDISCIPLINAR2014-04-09LUCIA PACHECO DE OLIVEIRA38702509768lattes.cnpq.br/1246794577741462VIOLETA DE SAN TIAGO DANTAS BARBOSA QUENTALADRIANA NOGUEIRA ACCIOLY NOBREGALUCIA PACHECO DE OLIVEIRAMAGDA BAHIA SCHLEEVANIA LUCIA RODRIGUES DUTRA08435832740lattes.cnpq.br/8159093505854033JULIANA DA FONSECA HERMES VELLOSOPONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIROPPG EM ESTUDOS DA LINGUAGEMPUC-RioBRPONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIROCOORDENAÇÃO DE APERFEIÇOAMENTO DO PESSOAL DE ENSINO SUPERIORPROGRAMA DE SUPORTE À PÓS-GRADUAÇÃO DE INSTS. DE ENSINOEsta pesquisa baseia-se no estudo da metáfora gramatical através da identificação de usos e funções da nominalização em textos escolares produzidos por alunos do Ensino Médio. Sob a perspectiva da Linguística Sistêmico-Funcional (Halliday e Hasan, 1989; Halliday e Matthiessen, 2004; Schleppegrell, 2004) e da Linguística de Corpus (Conrad, 2001; Sardinha, 2004, Oliveira e Dias, 2009), o estudo visa analisar a produção textual de discentes em três áreas do conhecimento científico - Filosofia, Biologia e Língua Portuguesa-, enfocando a metáfora gramatical, que consiste, dentre outros aspectos, na transformação de ideias mais concretas em mais abstratas, através do uso da nominalização em lugar de processos verbais (Halliday, 1994; Banks, 2003; Heyvaert, 2003). O corpus de dados foi gerado a partir da compilação de material pedagógico produzido por alunos de uma escola pública federal do Rio de Janeiro. A investigação objetivou identificar e comparar nominalizações na escrita acadêmica em três disciplinas, duas séries (primeiro e terceiro anos) e 12 turmas, a fim de caracterizar a variação entre os grupos de textos (N é igual a 132). Ferramentas computacionais, como WordSmithTools, foram utilizadas para identificar e quantificar sufixações características de nominalizações de verbais. As funções da nominalização identificadas nos textos foram associadas a efeitos discursivos da metáfora gramatical, a saber, objetificação, que compacta significados verbais e seus desdobramentos em nominalizações; elemento coesivo, que estabelece coesão textual, geralmente, através de resgates anafóricos; e metáfora gramatical sistematizada, que se refere à cristalização das nominalizações no sistema linguístico, ou seja, realizações de origem metafórica que se tornam mais óbvias e esperadas do que sua versão congruente (Halliday, 2009). A análise dos dados indica que a objetificação, ou seja, a coisificação do processo verbal, é o efeito discursivo mais frequente no corpus. O estudo da variação entre os textos mostrou que houve aumento na utilização da metáfora gramatical do início para o término do ciclo pedagógico investigado, especialmente na área de Biologia, o que sugere que os alunos produzem textos mais complexos e abstratos ao longo do seu curso. Os resultados da análise mostram também o alto índice de realizações de nominalizações no singular, o que pode indicar que o discurso acadêmico dos alunos retrata a realidade em termos mais gerais do que particularizados, tendendo a expressar uma noção de verdade absoluta, característica da linguagem da ciência (Atkinson, 2001). Esses resultados levam à observação de que os textos dos alunos de Ensino Médio analisados apresentam amadurecimento discursivo através do uso crescente da metáfora gramatical, manobra linguística cujo entendimento e desenvolvimento são esperados no período escolar enfocado na pesquisa.https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=30201@1porreponame:Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell)instname:Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO)instacron:PUC_RIOinfo:eu-repo/semantics/openAccess2022-11-01T13:33:07Zoai:MAXWELL.puc-rio.br:30201Repositório InstitucionalPRIhttps://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/ibict.phpopendoar:5342017-09-14T00:00Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO)false
dc.title.pt.fl_str_mv METÁFORA GRAMATICAL NO ENSINO MÉDIO: A PRODUÇÃO TEXTUAL DO ALUNO EM UMA PERSPECTIVA TRANSDISCIPLINAR
title METÁFORA GRAMATICAL NO ENSINO MÉDIO: A PRODUÇÃO TEXTUAL DO ALUNO EM UMA PERSPECTIVA TRANSDISCIPLINAR
spellingShingle METÁFORA GRAMATICAL NO ENSINO MÉDIO: A PRODUÇÃO TEXTUAL DO ALUNO EM UMA PERSPECTIVA TRANSDISCIPLINAR
JULIANA DA FONSECA HERMES VELLOSO
title_short METÁFORA GRAMATICAL NO ENSINO MÉDIO: A PRODUÇÃO TEXTUAL DO ALUNO EM UMA PERSPECTIVA TRANSDISCIPLINAR
title_full METÁFORA GRAMATICAL NO ENSINO MÉDIO: A PRODUÇÃO TEXTUAL DO ALUNO EM UMA PERSPECTIVA TRANSDISCIPLINAR
title_fullStr METÁFORA GRAMATICAL NO ENSINO MÉDIO: A PRODUÇÃO TEXTUAL DO ALUNO EM UMA PERSPECTIVA TRANSDISCIPLINAR
title_full_unstemmed METÁFORA GRAMATICAL NO ENSINO MÉDIO: A PRODUÇÃO TEXTUAL DO ALUNO EM UMA PERSPECTIVA TRANSDISCIPLINAR
title_sort METÁFORA GRAMATICAL NO ENSINO MÉDIO: A PRODUÇÃO TEXTUAL DO ALUNO EM UMA PERSPECTIVA TRANSDISCIPLINAR
author JULIANA DA FONSECA HERMES VELLOSO
author_facet JULIANA DA FONSECA HERMES VELLOSO
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv LUCIA PACHECO DE OLIVEIRA
dc.contributor.advisor1ID.fl_str_mv 38702509768
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv lattes.cnpq.br/1246794577741462
dc.contributor.referee1.fl_str_mv VIOLETA DE SAN TIAGO DANTAS BARBOSA QUENTAL
dc.contributor.referee2.fl_str_mv ADRIANA NOGUEIRA ACCIOLY NOBREGA
dc.contributor.referee3.fl_str_mv LUCIA PACHECO DE OLIVEIRA
dc.contributor.referee4.fl_str_mv MAGDA BAHIA SCHLEE
dc.contributor.referee5.fl_str_mv VANIA LUCIA RODRIGUES DUTRA
dc.contributor.authorID.fl_str_mv 08435832740
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv lattes.cnpq.br/8159093505854033
dc.contributor.author.fl_str_mv JULIANA DA FONSECA HERMES VELLOSO
contributor_str_mv LUCIA PACHECO DE OLIVEIRA
VIOLETA DE SAN TIAGO DANTAS BARBOSA QUENTAL
ADRIANA NOGUEIRA ACCIOLY NOBREGA
LUCIA PACHECO DE OLIVEIRA
MAGDA BAHIA SCHLEE
VANIA LUCIA RODRIGUES DUTRA
description PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO
publishDate 2014
dc.date.issued.fl_str_mv 2014-04-09
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=30201@1
url https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=30201@1
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO
dc.publisher.program.fl_str_mv PPG EM ESTUDOS DA LINGUAGEM
dc.publisher.initials.fl_str_mv PUC-Rio
dc.publisher.country.fl_str_mv BR
publisher.none.fl_str_mv PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell)
instname:Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO)
instacron:PUC_RIO
instname_str Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO)
instacron_str PUC_RIO
institution PUC_RIO
reponame_str Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell)
collection Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1748324931748233216