METÁFORA GRAMATICAL NO ENSINO MÉDIO: A PRODUÇÃO TEXTUAL DO ALUNO EM UMA PERSPECTIVA TRANSDISCIPLINAR
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2014 |
Tipo de documento: | Tese |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell) |
Texto Completo: | https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=30201@1 |
Resumo: | PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO |
id |
PUC_RIO-1_9a606a2a4e20fa58e450e061ac263400 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:MAXWELL.puc-rio.br:30201 |
network_acronym_str |
PUC_RIO-1 |
network_name_str |
Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell) |
repository_id_str |
534 |
spelling |
info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisMETÁFORA GRAMATICAL NO ENSINO MÉDIO: A PRODUÇÃO TEXTUAL DO ALUNO EM UMA PERSPECTIVA TRANSDISCIPLINAR2014-04-09LUCIA PACHECO DE OLIVEIRA38702509768lattes.cnpq.br/1246794577741462VIOLETA DE SAN TIAGO DANTAS BARBOSA QUENTALADRIANA NOGUEIRA ACCIOLY NOBREGALUCIA PACHECO DE OLIVEIRAMAGDA BAHIA SCHLEEVANIA LUCIA RODRIGUES DUTRA08435832740lattes.cnpq.br/8159093505854033JULIANA DA FONSECA HERMES VELLOSOPONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIROPPG EM ESTUDOS DA LINGUAGEMPUC-RioBRPONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIROCOORDENAÇÃO DE APERFEIÇOAMENTO DO PESSOAL DE ENSINO SUPERIORPROGRAMA DE SUPORTE À PÓS-GRADUAÇÃO DE INSTS. DE ENSINOEsta pesquisa baseia-se no estudo da metáfora gramatical através da identificação de usos e funções da nominalização em textos escolares produzidos por alunos do Ensino Médio. Sob a perspectiva da Linguística Sistêmico-Funcional (Halliday e Hasan, 1989; Halliday e Matthiessen, 2004; Schleppegrell, 2004) e da Linguística de Corpus (Conrad, 2001; Sardinha, 2004, Oliveira e Dias, 2009), o estudo visa analisar a produção textual de discentes em três áreas do conhecimento científico - Filosofia, Biologia e Língua Portuguesa-, enfocando a metáfora gramatical, que consiste, dentre outros aspectos, na transformação de ideias mais concretas em mais abstratas, através do uso da nominalização em lugar de processos verbais (Halliday, 1994; Banks, 2003; Heyvaert, 2003). O corpus de dados foi gerado a partir da compilação de material pedagógico produzido por alunos de uma escola pública federal do Rio de Janeiro. A investigação objetivou identificar e comparar nominalizações na escrita acadêmica em três disciplinas, duas séries (primeiro e terceiro anos) e 12 turmas, a fim de caracterizar a variação entre os grupos de textos (N é igual a 132). Ferramentas computacionais, como WordSmithTools, foram utilizadas para identificar e quantificar sufixações características de nominalizações de verbais. As funções da nominalização identificadas nos textos foram associadas a efeitos discursivos da metáfora gramatical, a saber, objetificação, que compacta significados verbais e seus desdobramentos em nominalizações; elemento coesivo, que estabelece coesão textual, geralmente, através de resgates anafóricos; e metáfora gramatical sistematizada, que se refere à cristalização das nominalizações no sistema linguístico, ou seja, realizações de origem metafórica que se tornam mais óbvias e esperadas do que sua versão congruente (Halliday, 2009). A análise dos dados indica que a objetificação, ou seja, a coisificação do processo verbal, é o efeito discursivo mais frequente no corpus. O estudo da variação entre os textos mostrou que houve aumento na utilização da metáfora gramatical do início para o término do ciclo pedagógico investigado, especialmente na área de Biologia, o que sugere que os alunos produzem textos mais complexos e abstratos ao longo do seu curso. Os resultados da análise mostram também o alto índice de realizações de nominalizações no singular, o que pode indicar que o discurso acadêmico dos alunos retrata a realidade em termos mais gerais do que particularizados, tendendo a expressar uma noção de verdade absoluta, característica da linguagem da ciência (Atkinson, 2001). Esses resultados levam à observação de que os textos dos alunos de Ensino Médio analisados apresentam amadurecimento discursivo através do uso crescente da metáfora gramatical, manobra linguística cujo entendimento e desenvolvimento são esperados no período escolar enfocado na pesquisa.https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=30201@1porreponame:Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell)instname:Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO)instacron:PUC_RIOinfo:eu-repo/semantics/openAccess2022-11-01T13:33:07Zoai:MAXWELL.puc-rio.br:30201Repositório InstitucionalPRIhttps://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/ibict.phpopendoar:5342017-09-14T00:00Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO)false |
dc.title.pt.fl_str_mv |
METÁFORA GRAMATICAL NO ENSINO MÉDIO: A PRODUÇÃO TEXTUAL DO ALUNO EM UMA PERSPECTIVA TRANSDISCIPLINAR |
title |
METÁFORA GRAMATICAL NO ENSINO MÉDIO: A PRODUÇÃO TEXTUAL DO ALUNO EM UMA PERSPECTIVA TRANSDISCIPLINAR |
spellingShingle |
METÁFORA GRAMATICAL NO ENSINO MÉDIO: A PRODUÇÃO TEXTUAL DO ALUNO EM UMA PERSPECTIVA TRANSDISCIPLINAR JULIANA DA FONSECA HERMES VELLOSO |
title_short |
METÁFORA GRAMATICAL NO ENSINO MÉDIO: A PRODUÇÃO TEXTUAL DO ALUNO EM UMA PERSPECTIVA TRANSDISCIPLINAR |
title_full |
METÁFORA GRAMATICAL NO ENSINO MÉDIO: A PRODUÇÃO TEXTUAL DO ALUNO EM UMA PERSPECTIVA TRANSDISCIPLINAR |
title_fullStr |
METÁFORA GRAMATICAL NO ENSINO MÉDIO: A PRODUÇÃO TEXTUAL DO ALUNO EM UMA PERSPECTIVA TRANSDISCIPLINAR |
title_full_unstemmed |
METÁFORA GRAMATICAL NO ENSINO MÉDIO: A PRODUÇÃO TEXTUAL DO ALUNO EM UMA PERSPECTIVA TRANSDISCIPLINAR |
title_sort |
METÁFORA GRAMATICAL NO ENSINO MÉDIO: A PRODUÇÃO TEXTUAL DO ALUNO EM UMA PERSPECTIVA TRANSDISCIPLINAR |
author |
JULIANA DA FONSECA HERMES VELLOSO |
author_facet |
JULIANA DA FONSECA HERMES VELLOSO |
author_role |
author |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
LUCIA PACHECO DE OLIVEIRA |
dc.contributor.advisor1ID.fl_str_mv |
38702509768 |
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv |
lattes.cnpq.br/1246794577741462 |
dc.contributor.referee1.fl_str_mv |
VIOLETA DE SAN TIAGO DANTAS BARBOSA QUENTAL |
dc.contributor.referee2.fl_str_mv |
ADRIANA NOGUEIRA ACCIOLY NOBREGA |
dc.contributor.referee3.fl_str_mv |
LUCIA PACHECO DE OLIVEIRA |
dc.contributor.referee4.fl_str_mv |
MAGDA BAHIA SCHLEE |
dc.contributor.referee5.fl_str_mv |
VANIA LUCIA RODRIGUES DUTRA |
dc.contributor.authorID.fl_str_mv |
08435832740 |
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv |
lattes.cnpq.br/8159093505854033 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
JULIANA DA FONSECA HERMES VELLOSO |
contributor_str_mv |
LUCIA PACHECO DE OLIVEIRA VIOLETA DE SAN TIAGO DANTAS BARBOSA QUENTAL ADRIANA NOGUEIRA ACCIOLY NOBREGA LUCIA PACHECO DE OLIVEIRA MAGDA BAHIA SCHLEE VANIA LUCIA RODRIGUES DUTRA |
description |
PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO |
publishDate |
2014 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2014-04-09 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/doctoralThesis |
format |
doctoralThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=30201@1 |
url |
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=30201@1 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO |
dc.publisher.program.fl_str_mv |
PPG EM ESTUDOS DA LINGUAGEM |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
PUC-Rio |
dc.publisher.country.fl_str_mv |
BR |
publisher.none.fl_str_mv |
PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell) instname:Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO) instacron:PUC_RIO |
instname_str |
Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO) |
instacron_str |
PUC_RIO |
institution |
PUC_RIO |
reponame_str |
Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell) |
collection |
Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1748324931748233216 |