[en] COMICS ON INTERNET: AN ADAPTATION TO THE NEW CHALLENGES OF THE DIGITAL NARRATIVE

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: HIRAN FERREIRA DE LIRA
Data de Publicação: 2003
Tipo de documento: Outros
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell)
Texto Completo: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=4284@1
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http://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.4284
Resumo: [pt] Com o desenvolvimento da tecnologia digital, nos últimos 20 anos, mídias como a televisão, vídeo, cinema, rádio, impressos etc., convergiram para a Internet, adequando-se a este novo instrumento de comunicação. Os quadrinhos, como cultura de massa, também buscam seu espaço adequando e/ou desenvolvendo novas formas de linguagem e narrativa. A introdução de novos elementos como som, animação e interatividade podem transformar a forma como as pessoas lêem os quadrinhos. O cinema, o quadrinho, o desenho animado, a televisão - linguagens baseadas em imagens seqüenciais - intercambiam elementos de linguagem mutuamente e continuamente, mas já possuem uma linguagem bastante estruturada. Percebeu-se o esforço de muitos artistas do quadrinho em desenvolver ou adaptar a linguagem dos quadrinhos para um formato digital. Mas como fazer isso para uma mídia que ainda não definiu sua própria linguagem? Esta dissertação teve por objetivo investigar as iniciativas de adaptação da linguagem dos quadrinhos para o formato digital. Para isto, conduzimos nossa pesquisa de modo a contemplar três aspectos: o ponto de vista do profissional da área, a visão do consumidor e, por último, a análise do produto - o próprio quadrinho on-line - que os conecta. Estes dois primeiros aspectos foram analisados com base em entrevistas, concedidas por profissionais da área e estudantes das cidades do Recife e do Rio de Janeiro, que foram submetidas às técnicas de análise qualitativa do discurso, o que permitiu a detecção de recorrências e inconsistências nas respostas dos entrevistados. Os resultados desta análise definiram os padrões que serviram de base comparativa para o terceiro aspecto: a análise dos quadrinhos on-line veiculados na Internet, que proveu informações sobre as tendências, novas possibilidades e limitações.
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