[en] METADISCOURSE IN RESEARCH ARTICLES: INTERCULTURAL, INTERDISCIPLINARY AND RHETORICAL VARIATION
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Data de Publicação: | 2005 |
Tipo de documento: | Outros |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell) |
Texto Completo: | https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=7260@1 https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=7260@2 http://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.7260 |
Resumo: | [pt] Este trabalho estuda o uso do metadiscurso em artigos pesquisa em diferentes culturas, áreas disciplinares e seções do artigo, tendo como objetivo investigar como esse recurso retórico varia em contextos lingüísticos e sócio-culturais diversos, contribui para a construção de sentido de textos escritos e reflete a construção de conhecimento em diferentes áreas disciplinares. A pesquisa adota como base teórica a abordagem sociointeracional de linguagem, a teoria da construção social do conhecimento e princípios da retórica contrastiva. O corpus utilizado compõe-se de 24 artigos científicos, divididos em duas línguas (português e inglês), duas áreas disciplinares (Ciências Biomédicas e Lingüística, Letras e Artes) e quatro seções (Introdução, Metodologia, Resultados e Discussão). O estudo da variação entre os textos escritos em inglês e português mostrou que há diferenças quanto ao uso de itens metadiscursivos que enfocam a micro ou a macroorganização do artigo de pesquisa. A variação interdisciplinar mostrou que o texto pode ser escrito de forma subjetiva ou objetiva, e que o conhecimento nas diferentes comunidades disciplinares pode ser construído com base em idéias ou fatos. Quanto às seções dos artigos, verificou-se que o uso do metadiscurso varia para alcançar objetivos retóricos diferenciados de acordo com a seção do artigo. Esta pesquisa reforça a possibilidade e necessidade de enfocar o metadiscurso e a linguagem sob uma ótica sociointeracional, confirmando que a escrita acadêmica é interativa e mostrando que a construção de sentidos de textos e a construção de conhecimento variam em diferentes culturas e comunidades disciplinares. |
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[en] METADISCOURSE IN RESEARCH ARTICLES: INTERCULTURAL, INTERDISCIPLINARY AND RHETORICAL VARIATION[pt] O METADISCURSO EM ARTIGOS ACADÊMICOS: VARIAÇÃO INTERCULTURAL, INTERDISCIPLINAR E RETÓRICA[pt] METADISCURSO[pt] CONSTRUCAO SOCIAL DO CONHECIMENTO[pt] DISCURSO ACADEMICO[pt] RETORICA CONTRASTIVA[pt] SOCIOINTERACIONISMO[en] METADISCOURSE[en] SOCIAL CONSTRUCTION OF KNOWLEDGE[en] ACADEMIC DISCOURSE[en] CONTRASTIVE RHETORIC[en] SOCIOINTERACTIONISM[pt] Este trabalho estuda o uso do metadiscurso em artigos pesquisa em diferentes culturas, áreas disciplinares e seções do artigo, tendo como objetivo investigar como esse recurso retórico varia em contextos lingüísticos e sócio-culturais diversos, contribui para a construção de sentido de textos escritos e reflete a construção de conhecimento em diferentes áreas disciplinares. A pesquisa adota como base teórica a abordagem sociointeracional de linguagem, a teoria da construção social do conhecimento e princípios da retórica contrastiva. O corpus utilizado compõe-se de 24 artigos científicos, divididos em duas línguas (português e inglês), duas áreas disciplinares (Ciências Biomédicas e Lingüística, Letras e Artes) e quatro seções (Introdução, Metodologia, Resultados e Discussão). O estudo da variação entre os textos escritos em inglês e português mostrou que há diferenças quanto ao uso de itens metadiscursivos que enfocam a micro ou a macroorganização do artigo de pesquisa. A variação interdisciplinar mostrou que o texto pode ser escrito de forma subjetiva ou objetiva, e que o conhecimento nas diferentes comunidades disciplinares pode ser construído com base em idéias ou fatos. Quanto às seções dos artigos, verificou-se que o uso do metadiscurso varia para alcançar objetivos retóricos diferenciados de acordo com a seção do artigo. Esta pesquisa reforça a possibilidade e necessidade de enfocar o metadiscurso e a linguagem sob uma ótica sociointeracional, confirmando que a escrita acadêmica é interativa e mostrando que a construção de sentidos de textos e a construção de conhecimento variam em diferentes culturas e comunidades disciplinares.[en] This research studies the use of metadiscourse in research articles in different cultures, disciplinary areas and article sections, aiming at investigating how this rhetorical device varies in different linguistic and socio- cultural contexts, contributes to the construction of meaning in written texts and reflects the construction of knowledge in different disciplinary areas. This work adopts as theoretical basis a sociointeractional approach to language, the theory of social construction of knowledge and principles of contrastive rhetoric. The research corpus is composed of 24 scientific articles, divided into two languages (Portuguese and English), two disciplinary areas (Biomedical Sciences and Linguistics, Letters and Arts), and four sections (Introduction, Methodology, Results and Discussion). The study of variation between texts written in English and Portuguese shows that there are differences in the use of metadiscourse items which can focus on micro or macroorganization of the scientific article. Interdisciplinary variation shows that scientific texts can be written either in a subjective or objective manner, and that knowledge construction in different disciplinary communities can be based either on ideas or facts. As to research article sections, this study shows that the use of metadiscourse varies according to writers´ intention to reach rhetorical objectives in each section. This research study reinforces both the possibility and necessity to focus on metadiscourse and language under a sociointeractional perspective, confirming that academic writing is interactive, and showing that the construction of meaning in texts and the construction of knowledge vary in different cultures and disciplinary communities.MAXWELLLUCIA PACHECO DE OLIVEIRALUCIANA SALLES DE BRAGANCA MORAES2005-10-14info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/otherhttps://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=7260@1https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=7260@2http://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.7260porreponame:Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell)instname:Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO)instacron:PUC_RIOinfo:eu-repo/semantics/openAccess2017-09-14T00:00:00Zoai:MAXWELL.puc-rio.br:7260Repositório InstitucionalPRIhttps://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/ibict.phpopendoar:5342017-09-14T00:00Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO)false |
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