ASSEGURANDO ADEQUAÇÃO ESTRATÉGICA DO TRADE MARKETING: FOCO EM EMPRESAS DE BENS DE CONSUMO

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: NIVALDO DE BARROS E SILVA NETO
Data de Publicação: 2009
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell)
Texto Completo: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=13926@1
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=13926@2
Resumo: A competitividade no mercado de bens de consumo não duráveis vem aumentando nos últimos anos. Empresas que atuam neste segmento enfrentam, a cada dia, maiores dificuldades para diferenciar seus produtos frente a seus concorrentes. O novo cenário competitivo fez com que as indústrias entendessem a importância dos clientes que distribuem seus produtos ao consumidor final, sejam eles varejistas ou atacadistas e distribuidores. A construção de uma boa relação comercial com tais elementos da cadeia produtiva tornou-se um dos principais diferenciais competitivos para as indústrias do mercado de bens de consumo. Em especial, tornou-se importante as estratégias adotadas para atuação dentro dos pontos de venda, local onde efetivamente são realizadas as compras dos produtos. Para suprir de forma adequada estas novas necessidades mercadológicas, as empresas também tiveram que modificar suas estruturas organizacionais. Estas mudanças fizeram surgir uma nova área dentro das organizações denominada: TRADE MARKETING. O Trade Marketing surge com o objetivo de conseguir unificar as estratégias construídas pelas áreas de marketing e sua efetiva implementação dentro do ponto de venda. As estratégias construídas são implementadas pelas áreas de vendas, as quais muitas vezes não estão de acordo com as mesmas. O Trade Marketing surge para tentar diminuir o distanciamento entre a área de vendas e a área de marketing. A presente pesquisa buscou identificar quais fatores colaboram e quais dificultam a adequação estratégica da área de Trade Marketing dentro das organizações. Através da utilização do ferramental de análise estratégica Genérico Integrativo de Macedo- Soares (2001) o autor realiza uma pesquisa com executivos do setor de maneira a encontrar os atributos que garantam a adequação da área de Trade Marketing à estratégia de suas empresas.
id PUC_RIO-1_9ed61162f36ac3a7766c3b3bc6b776fc
oai_identifier_str oai:MAXWELL.puc-rio.br:13926
network_acronym_str PUC_RIO-1
network_name_str Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell)
repository_id_str 534
spelling info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisASSEGURANDO ADEQUAÇÃO ESTRATÉGICA DO TRADE MARKETING: FOCO EM EMPRESAS DE BENS DE CONSUMOGUARANTEEING THE STRATEGIC FIT OF TRADE MARKETING: FOCUSING FIRMS IN THE CONSUMER GOODS MARKET2009-03-12TERESIA DIANA LEWE VAN ADUARD DE MACEDO SOARES01166412741lattes.cnpq.br/5194857133589062SANDRA REGINA DA ROCHA PINTOCLAUDIO PITASSITERESIA DIANA LEWE VAN ADUARD DE MACEDO SOARESCLAUDIO PITASSICLAUDIO PITASSI89682068487NIVALDO DE BARROS E SILVA NETOPONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIROPPG EM ADMINISTRAÇÃO DE EMPRESASPUC-RioBRA competitividade no mercado de bens de consumo não duráveis vem aumentando nos últimos anos. Empresas que atuam neste segmento enfrentam, a cada dia, maiores dificuldades para diferenciar seus produtos frente a seus concorrentes. O novo cenário competitivo fez com que as indústrias entendessem a importância dos clientes que distribuem seus produtos ao consumidor final, sejam eles varejistas ou atacadistas e distribuidores. A construção de uma boa relação comercial com tais elementos da cadeia produtiva tornou-se um dos principais diferenciais competitivos para as indústrias do mercado de bens de consumo. Em especial, tornou-se importante as estratégias adotadas para atuação dentro dos pontos de venda, local onde efetivamente são realizadas as compras dos produtos. Para suprir de forma adequada estas novas necessidades mercadológicas, as empresas também tiveram que modificar suas estruturas organizacionais. Estas mudanças fizeram surgir uma nova área dentro das organizações denominada: TRADE MARKETING. O Trade Marketing surge com o objetivo de conseguir unificar as estratégias construídas pelas áreas de marketing e sua efetiva implementação dentro do ponto de venda. As estratégias construídas são implementadas pelas áreas de vendas, as quais muitas vezes não estão de acordo com as mesmas. O Trade Marketing surge para tentar diminuir o distanciamento entre a área de vendas e a área de marketing. A presente pesquisa buscou identificar quais fatores colaboram e quais dificultam a adequação estratégica da área de Trade Marketing dentro das organizações. Através da utilização do ferramental de análise estratégica Genérico Integrativo de Macedo- Soares (2001) o autor realiza uma pesquisa com executivos do setor de maneira a encontrar os atributos que garantam a adequação da área de Trade Marketing à estratégia de suas empresas.Competition in the non-durable consumer goods market has been growing apace in recent years, and companies that operate in this segment have been finding it increasingly difficult to differentiate their products from those of their competitors. The new competitive scenario has made industries realize the importance of customers who distribute their products to the final consumer, whether they be retailers (supermarkets, drugstores, convenience stores) or wholesalers and distributors. Having a good commercial relationship with these elements of the production chain now constitutes a major competitive differential for industries in the mass consumer goods market. Operational strategies at points of sale - where product purchases effectively occur - have become particularly important. In order to fulfill these new market needs, firms have also been obliged to modify their organizational structures. These changes have led to the appearance of a new area in organizations, known as TRADE MARKETING. Trade Marketing’s aim is to unify strategies developed by marketing areas and effectively implement them at points of sale. These strategies are implemented by sales areas and the latter do not always agree with strategies proposed by marketing areas, as they are not aligned with customer expectations. Trade Marketing’s function is to bring sales and marketing areas closer together. Despite this new area’s growing strategic importance, there are few scientific studies devoted to this theme. The present research sought to identify the factors that facilitate or hinder the Trade Marketing area’s strategic fit. Using Macedo Soares’ (2001) Generic Integrative model for strategic analysis, the author performed a survey of executives of the sector in order to discover a list of attributes that assure the strategic fit of their companies’ Trade Marketing areas.https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=13926@1https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=13926@2porreponame:Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell)instname:Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO)instacron:PUC_RIOinfo:eu-repo/semantics/openAccess2022-11-01T13:05:51Zoai:MAXWELL.puc-rio.br:13926Repositório InstitucionalPRIhttps://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/ibict.phpopendoar:5342018-10-25T00:00Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO)false
dc.title.pt.fl_str_mv ASSEGURANDO ADEQUAÇÃO ESTRATÉGICA DO TRADE MARKETING: FOCO EM EMPRESAS DE BENS DE CONSUMO
dc.title.alternative.en.fl_str_mv GUARANTEEING THE STRATEGIC FIT OF TRADE MARKETING: FOCUSING FIRMS IN THE CONSUMER GOODS MARKET
title ASSEGURANDO ADEQUAÇÃO ESTRATÉGICA DO TRADE MARKETING: FOCO EM EMPRESAS DE BENS DE CONSUMO
spellingShingle ASSEGURANDO ADEQUAÇÃO ESTRATÉGICA DO TRADE MARKETING: FOCO EM EMPRESAS DE BENS DE CONSUMO
NIVALDO DE BARROS E SILVA NETO
title_short ASSEGURANDO ADEQUAÇÃO ESTRATÉGICA DO TRADE MARKETING: FOCO EM EMPRESAS DE BENS DE CONSUMO
title_full ASSEGURANDO ADEQUAÇÃO ESTRATÉGICA DO TRADE MARKETING: FOCO EM EMPRESAS DE BENS DE CONSUMO
title_fullStr ASSEGURANDO ADEQUAÇÃO ESTRATÉGICA DO TRADE MARKETING: FOCO EM EMPRESAS DE BENS DE CONSUMO
title_full_unstemmed ASSEGURANDO ADEQUAÇÃO ESTRATÉGICA DO TRADE MARKETING: FOCO EM EMPRESAS DE BENS DE CONSUMO
title_sort ASSEGURANDO ADEQUAÇÃO ESTRATÉGICA DO TRADE MARKETING: FOCO EM EMPRESAS DE BENS DE CONSUMO
dc.creator.Lattes.none.fl_str_mv
author NIVALDO DE BARROS E SILVA NETO
author_facet NIVALDO DE BARROS E SILVA NETO
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv TERESIA DIANA LEWE VAN ADUARD DE MACEDO SOARES
dc.contributor.advisor1ID.fl_str_mv 01166412741
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv lattes.cnpq.br/5194857133589062
dc.contributor.referee1.fl_str_mv SANDRA REGINA DA ROCHA PINTO
dc.contributor.referee2.fl_str_mv CLAUDIO PITASSI
dc.contributor.referee3.fl_str_mv TERESIA DIANA LEWE VAN ADUARD DE MACEDO SOARES
dc.contributor.referee4.fl_str_mv CLAUDIO PITASSI
dc.contributor.referee5.fl_str_mv CLAUDIO PITASSI
dc.contributor.authorID.fl_str_mv 89682068487
dc.contributor.author.fl_str_mv NIVALDO DE BARROS E SILVA NETO
contributor_str_mv TERESIA DIANA LEWE VAN ADUARD DE MACEDO SOARES
SANDRA REGINA DA ROCHA PINTO
CLAUDIO PITASSI
TERESIA DIANA LEWE VAN ADUARD DE MACEDO SOARES
CLAUDIO PITASSI
CLAUDIO PITASSI
description A competitividade no mercado de bens de consumo não duráveis vem aumentando nos últimos anos. Empresas que atuam neste segmento enfrentam, a cada dia, maiores dificuldades para diferenciar seus produtos frente a seus concorrentes. O novo cenário competitivo fez com que as indústrias entendessem a importância dos clientes que distribuem seus produtos ao consumidor final, sejam eles varejistas ou atacadistas e distribuidores. A construção de uma boa relação comercial com tais elementos da cadeia produtiva tornou-se um dos principais diferenciais competitivos para as indústrias do mercado de bens de consumo. Em especial, tornou-se importante as estratégias adotadas para atuação dentro dos pontos de venda, local onde efetivamente são realizadas as compras dos produtos. Para suprir de forma adequada estas novas necessidades mercadológicas, as empresas também tiveram que modificar suas estruturas organizacionais. Estas mudanças fizeram surgir uma nova área dentro das organizações denominada: TRADE MARKETING. O Trade Marketing surge com o objetivo de conseguir unificar as estratégias construídas pelas áreas de marketing e sua efetiva implementação dentro do ponto de venda. As estratégias construídas são implementadas pelas áreas de vendas, as quais muitas vezes não estão de acordo com as mesmas. O Trade Marketing surge para tentar diminuir o distanciamento entre a área de vendas e a área de marketing. A presente pesquisa buscou identificar quais fatores colaboram e quais dificultam a adequação estratégica da área de Trade Marketing dentro das organizações. Através da utilização do ferramental de análise estratégica Genérico Integrativo de Macedo- Soares (2001) o autor realiza uma pesquisa com executivos do setor de maneira a encontrar os atributos que garantam a adequação da área de Trade Marketing à estratégia de suas empresas.
publishDate 2009
dc.date.issued.fl_str_mv 2009-03-12
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=13926@1
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=13926@2
url https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=13926@1
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=13926@2
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO
dc.publisher.program.fl_str_mv PPG EM ADMINISTRAÇÃO DE EMPRESAS
dc.publisher.initials.fl_str_mv PUC-Rio
dc.publisher.country.fl_str_mv BR
publisher.none.fl_str_mv PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell)
instname:Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO)
instacron:PUC_RIO
instname_str Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO)
instacron_str PUC_RIO
institution PUC_RIO
reponame_str Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell)
collection Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1748324902010617856