[pt] POR QUE DAR CONTINUIDADE À FORMAÇÃO ACADÊMICA?: UMA TRAVESSIA AUTOETNOGRÁFICA DE BUSCA POR ENTENDIMENTOS A PARTIR DO OLHAR DA PRÁTICA EXPLORATÓRIA
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2023 |
Tipo de documento: | Outros |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell) |
Texto Completo: | https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=62695@1 https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=62695@2 http://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.62695 |
Resumo: | [pt] Intrigada e curiosa por entender possíveis razões que levam as pessoas a dar prosseguimento a seus estudos, o principal intuito desta pesquisa é compreender, através do discurso, quais motivações levaram três amigos e a mim a continuarmos nossa formação acadêmica, ingressando em cursos de mestrado e doutorado. Partindo da verbalização de nossas motivações, procuro refletir criticamente sobre o modo que as identidades e emoções moldam nossas percepções em relação a nós mesmos e aos motivos que nos levaram a dar continuidade à nossa formação. Para tal, recorro a um arcabouço teórico interdisciplinar, que compreende: a perspectiva contemporânea da Linguística Aplicada; a Prática Exploratória; identidades; narrativas; emoções; a autoetnografia e o Sistema de Avaliatividade. Esta pesquisa se insere no paradigma qualitativo-interpretativista, estando intrinsecamente relacionada à Linguística Aplicada Contemporânea, ao viés ético-metodológico que caracteriza a Prática Exploratória e à pesquisa do praticante. Analiso o discurso gerado em conversas exploratórias, que são processos dinamizadores de reflexão e de novos entendimentos sobre as questões que perpassam a vida em diversos contextos, como o acadêmico. A partir da análise dessas conversas, entendi que, ao contarmos narrativas, meus amigos e eu nos coconstruimos identitariamente como pesquisadores e professores através de manifestações linguísticas explícitas de afetos e de julgamentos positivos e negativos. Essas manifestações também ocorreram ao abordarmos as relações que tivemos e temos com amigos e familiares, com nossas orientadoras de mestrado e de doutorado e com outros docentes ao longo de nossa formação, fazendo-me refletir sobre a importância do incentivo da família e dos amigos, bem como de professores e educadores nas vidas de seus alunos. |
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[pt] POR QUE DAR CONTINUIDADE À FORMAÇÃO ACADÊMICA?: UMA TRAVESSIA AUTOETNOGRÁFICA DE BUSCA POR ENTENDIMENTOS A PARTIR DO OLHAR DA PRÁTICA EXPLORATÓRIA[en] WHY CONTINUE OUR ACADEMIC EDUCATION?: AN AUTOETHNOGRAPHIC JOURNEY IN SEARCH OF UNDERSTANDINGS FROM THE PERSPECTIVE OF EXPLORATORY PRACTICE[pt] LINGUISTICA APLICADA E PRATICA EXPLORATORIA[pt] NARRATIVAS E IDENTIDADES[pt] LINGUISTICA SISTEMICO-FUNCIONAL E SISTEMA DE AVALIATIVIDADE[pt] AUTOETNOGRAFIA E EMOCOES[en] APPLIED LINGUISTICS AND EXPLORATORY PRACTICE[en] NARRATIVES AND IDENTITIES[en] SYSTEMIC FUNCTIONAL-LINGUISTICS AND APPRAISAL SYSTEM[en] AUTOETHNOGRAPHY AND EMOTIONS[pt] Intrigada e curiosa por entender possíveis razões que levam as pessoas a dar prosseguimento a seus estudos, o principal intuito desta pesquisa é compreender, através do discurso, quais motivações levaram três amigos e a mim a continuarmos nossa formação acadêmica, ingressando em cursos de mestrado e doutorado. Partindo da verbalização de nossas motivações, procuro refletir criticamente sobre o modo que as identidades e emoções moldam nossas percepções em relação a nós mesmos e aos motivos que nos levaram a dar continuidade à nossa formação. Para tal, recorro a um arcabouço teórico interdisciplinar, que compreende: a perspectiva contemporânea da Linguística Aplicada; a Prática Exploratória; identidades; narrativas; emoções; a autoetnografia e o Sistema de Avaliatividade. Esta pesquisa se insere no paradigma qualitativo-interpretativista, estando intrinsecamente relacionada à Linguística Aplicada Contemporânea, ao viés ético-metodológico que caracteriza a Prática Exploratória e à pesquisa do praticante. Analiso o discurso gerado em conversas exploratórias, que são processos dinamizadores de reflexão e de novos entendimentos sobre as questões que perpassam a vida em diversos contextos, como o acadêmico. A partir da análise dessas conversas, entendi que, ao contarmos narrativas, meus amigos e eu nos coconstruimos identitariamente como pesquisadores e professores através de manifestações linguísticas explícitas de afetos e de julgamentos positivos e negativos. Essas manifestações também ocorreram ao abordarmos as relações que tivemos e temos com amigos e familiares, com nossas orientadoras de mestrado e de doutorado e com outros docentes ao longo de nossa formação, fazendo-me refletir sobre a importância do incentivo da família e dos amigos, bem como de professores e educadores nas vidas de seus alunos.[en] Intrigued and curious to understand possible reasons that lead people to continue their academic studies, the main purpose of this research is to understand, through discourse, what motivations led three friends and I to continue our academic education, enrolling in master s and doctorate programs. From the verbalization of our motivations, I reflect critically on the way that identities and emotions shape our perceptions of ourselves and the reasons that led us to continue our education. In order to do this, I turn to an interdisciplinary theoretical framework, which includes: the contemporary perspective of Applied Linguistics; Exploratory Practice; identities; narratives; emotions; autoethnography and Appraisal System. This research is part of the qualitativeinterpretative paradigm, being closely related to Contemporary Applied Linguistics, to the ethical-methodological perspective that characterizes Exploratory Practice and to practitioner research. I analyse exploratory conversations, conceptualized as reflective dynamic processes that generate new understandings about issues that emerge from life in different contexts, including the academic one. From the analysis of these conversations, I understood that, when we tell narratives, my friends and I co-construct our identities as researchers and teachers through explicit linguistic manifestations of positive and negative affects and judgments. These manifestations also occurred when we addressed the relationships we had and still have with friends and family, with our master s and doctoral advisors and with other professors throughout our education. These findings make me reflect on the importance of the encouragement of family and friends, as well as that of teachers and educators in students lives.MAXWELLINES KAYON DE MILLERTHELMA CHRISTINA RIBEIRO CORTES2023-05-29info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/otherhttps://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=62695@1https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=62695@2http://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.62695porreponame:Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell)instname:Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO)instacron:PUC_RIOinfo:eu-repo/semantics/openAccess2023-05-29T00:00:00Zoai:MAXWELL.puc-rio.br:62695Repositório InstitucionalPRIhttps://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/ibict.phpopendoar:5342023-05-29T00:00Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO)false |
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[pt] POR QUE DAR CONTINUIDADE À FORMAÇÃO ACADÊMICA?: UMA TRAVESSIA AUTOETNOGRÁFICA DE BUSCA POR ENTENDIMENTOS A PARTIR DO OLHAR DA PRÁTICA EXPLORATÓRIA THELMA CHRISTINA RIBEIRO CORTES [pt] LINGUISTICA APLICADA E PRATICA EXPLORATORIA [pt] NARRATIVAS E IDENTIDADES [pt] LINGUISTICA SISTEMICO-FUNCIONAL E SISTEMA DE AVALIATIVIDADE [pt] AUTOETNOGRAFIA E EMOCOES [en] APPLIED LINGUISTICS AND EXPLORATORY PRACTICE [en] NARRATIVES AND IDENTITIES [en] SYSTEMIC FUNCTIONAL-LINGUISTICS AND APPRAISAL SYSTEM [en] AUTOETHNOGRAPHY AND EMOTIONS |
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