[pt] ALIANÇAS ESTRATÉGICAS NA INDÚSTRIA DE TELECOMUNICAÇÕES: UM ESTUDO DE CASO DA EMBRATEL NO MERCADO DE LONGA DISTÂNCIA NACIONAL
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Data de Publicação: | 2007 |
Tipo de documento: | Outros |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell) |
Texto Completo: | https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=9971@1 https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=9971@2 http://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.9971 |
Resumo: | [pt] A indústria de telecomunicações vem se transformando mais intensamente desde sua desestatização. Novas regras foram criadas e os consumidores passaram a ter o direito de escolha da empresa prestadora de serviços de telefonia de longa distância. Onde antes existia o monopólio estatal, hoje há uma pulverização de empresas privadas entre concessionárias, empresas-espelho e espelhinhos. Neste projeto, avalia-se o impacto das redes de alianças estratégicas sobre a atuação da Embratel no mercado de longa distância nacional. A empresa foi escolhida porque tem mais de 30 anos de atuação na indústria de telecomunicações, por ter perdido a liderança de mercado a partir de 2003, segundo levantamentos do Portal Teleco, e porque a partir de julho de 2004 a empresa passou a fazer parte do grupo Telmex, que a essa altura já detinha o controle da operadora de telefonia celular Claro e da AT&T Latin América e hoje conta com outros parceiros como a NET Serviços. O modelo de redes de alianças estratégicas de Macedo-Soares (2002) foi utilizado para este estudo. A estratégia adotada foi a de triangulação de métodos com pesquisa documental, bibliográfica e telematizada, levantamento por meio de formulário estruturado e entrevistas com executivos da empresa. A análise e interpretação dos dados foram realizadas com vistas ao referencial teórico pertinente. A partir dos resultados obtidos, evidenciou-se que a análise relacional agrega valor à análise tradicional, trazendo novos insights para a tomada de decisão estratégica da Embratel no que se refere ao mercado de longa distância nacional. |
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[pt] ALIANÇAS ESTRATÉGICAS NA INDÚSTRIA DE TELECOMUNICAÇÕES: UM ESTUDO DE CASO DA EMBRATEL NO MERCADO DE LONGA DISTÂNCIA NACIONAL[en] STRATEGIC ALLIANCES IN THE TELECOMUNICATIONS INDUSTRY: A CASE STUDY OF EMBRATEL IN THE BRAZILIAN LONG DISTANCE[pt] ESTRATEGIA[pt] ALIANCAS[pt] EMBRATEL[pt] TELECOMUNICACAO[en] STRATEGY[en] ALLIANCES[en] EMBRATEL[en] TELECOMUNICATION[pt] A indústria de telecomunicações vem se transformando mais intensamente desde sua desestatização. Novas regras foram criadas e os consumidores passaram a ter o direito de escolha da empresa prestadora de serviços de telefonia de longa distância. Onde antes existia o monopólio estatal, hoje há uma pulverização de empresas privadas entre concessionárias, empresas-espelho e espelhinhos. Neste projeto, avalia-se o impacto das redes de alianças estratégicas sobre a atuação da Embratel no mercado de longa distância nacional. A empresa foi escolhida porque tem mais de 30 anos de atuação na indústria de telecomunicações, por ter perdido a liderança de mercado a partir de 2003, segundo levantamentos do Portal Teleco, e porque a partir de julho de 2004 a empresa passou a fazer parte do grupo Telmex, que a essa altura já detinha o controle da operadora de telefonia celular Claro e da AT&T Latin América e hoje conta com outros parceiros como a NET Serviços. O modelo de redes de alianças estratégicas de Macedo-Soares (2002) foi utilizado para este estudo. A estratégia adotada foi a de triangulação de métodos com pesquisa documental, bibliográfica e telematizada, levantamento por meio de formulário estruturado e entrevistas com executivos da empresa. A análise e interpretação dos dados foram realizadas com vistas ao referencial teórico pertinente. A partir dos resultados obtidos, evidenciou-se que a análise relacional agrega valor à análise tradicional, trazendo novos insights para a tomada de decisão estratégica da Embratel no que se refere ao mercado de longa distância nacional.[en] The telecommunications industry has been changing more intensively since it`s privatization. New rules were created and the customers now have the right to choose which company would complete their long distance calls. In other words, where there before was state monopoly, today there are several companies with government concession to operate: concessionaries, mirror- companies and little mirror companies. This project evaluates the impact of strategic network alliances on the way Embratel operates in the long distance calls market. Embratel was the company chosen for this study because of it`s 30 years in the telecommunications industry and also because it has lost the lead in the long distance calls market share since 2003, according to Teleco Portal and since July 2004 it has been part of the Telmex group which by that time already controlled Claro and AT&T Latin America. Today Telmex also controls NET Serviços. This study adopted Macedo-Soares` (2002) strategic network analysis model and to analyze the case study, a strategic triangulation of methods was also used. Thus, the information was gathered by documental investigation, surveys and interviews with the executives. The results show that the relational analysis adds value to the traditional analysis, bringing in to perspective new insights for executive decisions at Embratel regarding the long distance calls market.MAXWELLTERESIA DIANA LEWE VAN ADUARD DE MACEDO SOARESEDUARDO DE PAULA CAMPELLO DA SILVA2007-05-23info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/otherhttps://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=9971@1https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=9971@2http://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.9971porreponame:Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell)instname:Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO)instacron:PUC_RIOinfo:eu-repo/semantics/openAccess2019-06-28T00:00:00Zoai:MAXWELL.puc-rio.br:9971Repositório InstitucionalPRIhttps://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/ibict.phpopendoar:5342019-06-28T00:00Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO)false |
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