[pt] O YOUTUBE COMO UM LUGAR POSSÍVEL PARA SE PENSAR AS INFÂNCIAS

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: CLARA DE MELO ARAUJO
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Outros
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell)
Texto Completo: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=53269@1
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=53269@2
http://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.53269
Resumo: [pt] Atualmente, muito se fala sobre o uso do YouTube pelas crianças e as in-fluências que youtubers podem ter em suas vidas, mas menos se discute academi-camente. A presente pesquisa teve como objetivo conhecer os conteúdos a que as crianças assistem no YouTube e discutir de que forma eles nos permitem pensarmos as infâncias atuais. Utilizaram-se métodos mistos, que consistiram em duas etapas: um levantamento respondido por 344 crianças e entrevistas semiestruturadas cole-tivas e individuais com 30 crianças. Os participantes tinham de 8 a 10 anos de idade e pertenciam a diferentes grupos sociais no município do Rio de Janeiro. Os dados foram analisados levando em consideração as variáveis de gênero e nível socioeco-nômico e utilizou-se o método de Análise Temática para olhar as entrevistas. Os achados apontam para uma preferência das crianças pelos vídeos engraçados, de desafios e trollagens – todos com fortes aspectos lúdicos. Constata-se que as cultu-ras infantis estão presentes nos conteúdos a que as crianças assistem e nos usos que fazem do YouTube. Elas assistem aos vídeos para se divertirem, compartilham com seus pares suas preferências e veem os youtubers como pessoas muito diferente delas. As crianças constroem hipóteses ricas sobre o funcionamento da plataforma, se apropriando de formas únicas e mostrando um olhar crítico aos conteúdos a que assistem. Ressalta-se a importância de incluir as crianças nas conversas sobre o YouTube, entendendo o quão apropriadas elas estão desse espaço. Assim pode-se pensar em uma educação midiática e produção de conteúdos que levem a infância em consideração.
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