MC Melody e MC Brinquedo: infância e gênero nas narrativas dos funkeiros mirins no YouTube
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Data de Publicação: | 2019 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.26/31195 |
Resumo: | Este artigo discute as narrativas audiovisuais dos funkeiros mirins MC Melody e MC Brinquedo no YouTube com o objetivo de refletir sobre a imagem infantil que os dois youtubers mirins funkeiros projetam e quais as diferenças de gêneros que evidenciam. Descrevemos quatro conjuntos de elementos sobre uma amostra in-tencional de três vídeos de cada um dos artistas: dados gerais, elementos da estó-ria, recursos da narrativa e características da edição. Para analisar de forma explo-ratória as interações da audiência, consideramos os dados de visualização, avalia-ção (gostei e não gostei) e os comentários (elogios e críticas). Levamos em conta as desigualdades de gêneros evidenciadas pelos discursos midiáticos e pela cultura digital, o contexto periférico em que o funk se desenvolve e a infância como cons-trução social. Neste enquadramento, a expressão infantil na música e na dança evidencia-se tanto como potência disruptiva, como submetida à mimética da cultu-ra patriarcal e aos limites da lógica empresarial. Sexo e dinheiro são temas centrais dos vídeos, que desafiam o ideal da infância como um período de inocência e dependência. O público critica a performance erotizada de MC Melody, mas pou-pa MC Brinquedo, que apresenta conteúdo sexual mais explícito, o que evidencia permissões e interditos condicionados por seus respectivos gêneros. |
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MC Melody e MC Brinquedo: infância e gênero nas narrativas dos funkeiros mirins no YouTubeChildhood and gender in the narratives of the young funkeiros on YouTubeFunkInfânciaGêneroYoutubeCriançasChildhoodGenderChildrenEste artigo discute as narrativas audiovisuais dos funkeiros mirins MC Melody e MC Brinquedo no YouTube com o objetivo de refletir sobre a imagem infantil que os dois youtubers mirins funkeiros projetam e quais as diferenças de gêneros que evidenciam. Descrevemos quatro conjuntos de elementos sobre uma amostra in-tencional de três vídeos de cada um dos artistas: dados gerais, elementos da estó-ria, recursos da narrativa e características da edição. Para analisar de forma explo-ratória as interações da audiência, consideramos os dados de visualização, avalia-ção (gostei e não gostei) e os comentários (elogios e críticas). Levamos em conta as desigualdades de gêneros evidenciadas pelos discursos midiáticos e pela cultura digital, o contexto periférico em que o funk se desenvolve e a infância como cons-trução social. Neste enquadramento, a expressão infantil na música e na dança evidencia-se tanto como potência disruptiva, como submetida à mimética da cultu-ra patriarcal e aos limites da lógica empresarial. Sexo e dinheiro são temas centrais dos vídeos, que desafiam o ideal da infância como um período de inocência e dependência. O público critica a performance erotizada de MC Melody, mas pou-pa MC Brinquedo, que apresenta conteúdo sexual mais explícito, o que evidencia permissões e interditos condicionados por seus respectivos gêneros.This article discusses the audiovisual narratives of the funkeiros mirins MC Melo-dy and MC Brinquedo on YouTube with the purpose of reflecting on the child-hood image the two young youtubers funkeiros design and what differences of genres they show. We describe four sets of elements on an intentional sample of three videos from each of the artists: general data, story elements, narrative fea-tures and editing features. To explore the interactions of the audience in an explor-atory way, we consider the data for viewing, evaluation (likes and dislikes) and comments (praise and criticism). We take into account the gender inequalities evidenced by media discourses and digital culture, the peripheral context in which funk develops and childhood as a social construction. In this context, the chil-dren’s expression in music and dance is evidenced both as a disruptive power and as subject to the mimetic of patriarchal culture and to the limits of business logic. Sex and money are central themes of the videos, which challenge the ideal of childhood as a period of innocence and dependence. The audience criticizes the eroticized performance of MC Melody, but it saves MC Brinquedo, which pre-sents more explicit sexual content, showing different permissions and interdicts conditioned by their respective genders.Repositório ComumMonteiro, VanessaMarôpo, LídiaSampaio, Inês2020-02-03T13:05:28Z20192019-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.26/31195porEstevam, V.; Marôpo, L. &; Sampaio, Inês (2019). MC Melody e MC Brinquedo: Infância e gênero nas narrativas dos funkeiros mirins no YouTube, Revista Medi@ções, 7(1), pp. 133-1501647-3078info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-21T09:55:40Zoai:comum.rcaap.pt:10400.26/31195Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T23:11:19.818674Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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