DE-SIGN FOR WHOM? ON THE CONCEPT OF OTHER IN BRAZIL S GRAPHIC DESIGN RESEARCH

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: FERNANDO DOS SANTOS ALMEIDA
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell)
Texto Completo: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=25440@1
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=25440@2
Resumo: O objeto deste estudo são os termos que designam o Outro - a pessoa a quem o projeto de design é direcionado - utilizados na pesquisa em Design Gráfico no Brasil. O recorte escolhido foi de trechos de artigos científicos em Design Gráfico publicados online entre os anos de 2004 e 2013 na Infodesign, a revista científica com mais alta qualificação Qualis no Brasil na especialidade Design Gráfico no presente ano de 2015. O objetivo desta pesquisa é compreender os usos e significados dos termos referentes ao Outro na referida Revista. A questão é como a teoria do campo se refere, reconhece e identifica o Outro. Considerando que a escolha de uma terminologia expressa uma ideologia e, por consequência, formas de ação, pressupomos que usos diferentes da terminologia referente ao Outro se refletem em diferentes abordagens projetuais. A partir do discurso, podemos inferir como os pesquisadores tem abordado a alteridade e, por consequência, produzido a própria identidade profissional. A partir de uma perspectiva teórico-metodológica baseada nos princípios da Linguística Sistêmico-Funcional de Halliday e Matthiessen (2004), realizamos uma análise quantitativa da predominância dos termos utilizados para designar o Outro nos artigos. Inspiramo-nos na Análise Crítica do Discurso como abordagem de análise dos dados e, a partir dos resultados, identificamos que questões culturais, sociais e econômicas perpassam nosso entendimento do Outro e que a relação com o Outro é marcada pela noção de uso do Design. Há regras implícitas para o uso dos termos, especialmente no que se refere a relações de poder entre designer e o Outro estabelecidas tanto pelo consumo quanto pela noção de necessidade que participam do pensamento em Design Gráfico.
id PUC_RIO-1_af7231372a5cc2e703cf302b28190fd8
oai_identifier_str oai:MAXWELL.puc-rio.br:25440
network_acronym_str PUC_RIO-1
network_name_str Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell)
repository_id_str 534
spelling info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisDE-SIGN FOR WHOM? ON THE CONCEPT OF OTHER IN BRAZIL S GRAPHIC DESIGN RESEARCH DESIGN PARA QUEM? SOBRE O CONCEITO DE OUTRO NA PESQUISA EM DESIGN GRÁFICO NO BRASIL 2015-04-09JACKELINE LIMA FARBIARZ92794246704lattes.cnpq.br/6731603269257267RICARDO ARTUR PEREIRA CARVALHO30268945837lattes.cnpq.br/1009961010621143RICARDO ARTUR PEREIRA CARVALHO30268945837lattes.cnpq.br/1009961010621143JACKELINE LIMA FARBIARZRENATA VILANOVA LIMARENATA VILANOVA LIMARENATA VILANOVA LIMARENATA VILANOVA LIMA07963531901lattes.cnpq.br/4418563548370941FERNANDO DOS SANTOS ALMEIDAPONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIROPPG EM DESIGNPUC-RioBRO objeto deste estudo são os termos que designam o Outro - a pessoa a quem o projeto de design é direcionado - utilizados na pesquisa em Design Gráfico no Brasil. O recorte escolhido foi de trechos de artigos científicos em Design Gráfico publicados online entre os anos de 2004 e 2013 na Infodesign, a revista científica com mais alta qualificação Qualis no Brasil na especialidade Design Gráfico no presente ano de 2015. O objetivo desta pesquisa é compreender os usos e significados dos termos referentes ao Outro na referida Revista. A questão é como a teoria do campo se refere, reconhece e identifica o Outro. Considerando que a escolha de uma terminologia expressa uma ideologia e, por consequência, formas de ação, pressupomos que usos diferentes da terminologia referente ao Outro se refletem em diferentes abordagens projetuais. A partir do discurso, podemos inferir como os pesquisadores tem abordado a alteridade e, por consequência, produzido a própria identidade profissional. A partir de uma perspectiva teórico-metodológica baseada nos princípios da Linguística Sistêmico-Funcional de Halliday e Matthiessen (2004), realizamos uma análise quantitativa da predominância dos termos utilizados para designar o Outro nos artigos. Inspiramo-nos na Análise Crítica do Discurso como abordagem de análise dos dados e, a partir dos resultados, identificamos que questões culturais, sociais e econômicas perpassam nosso entendimento do Outro e que a relação com o Outro é marcada pela noção de uso do Design. Há regras implícitas para o uso dos termos, especialmente no que se refere a relações de poder entre designer e o Outro estabelecidas tanto pelo consumo quanto pela noção de necessidade que participam do pensamento em Design Gráfico.The aim of this study are the terms that designate the Other - the person to whom the Design project is directed - used in Graphic Design research in Brazil. The clipping was chosen from Graphic Design scientific articles published online between the years 2004 and 2013 on Infodesign, the highest Qualis qualification scientific journal in Brazilian Graphic Design in the present year of 2015. The objective of this research is to understand the uses and meanings of the terms refering to the Other in said journal to clarify the conceptual approach taken by the authors through the analysis of lexical choices in their speeches. The question is how the theory of field refers, recognizes and identifies the Other. Whereas the choice of a terminology expresses an ideology and therefore forms of action, we assume that choosing a different terminology results in different projective approach. From the discourse, we can infer how researchers have addressed alterity and therefore produced their own professional identity. We consider language as a system of opportunities that allows us to make choices, from a theoretical and methodological approach based on the Halliday and Matthiessen s principles of Systemic Functional Linguistics (2004), we performed a quantitative analysis of the predominance of the terms used to designate the Other in the articles, we were inspired by Critical Discourse Analysis principles to analyse the data and, from the results, identified that cultural, social and economic issues permeate our understanding of the Other and the relationship with the Other is marked by the traditional notion of design use. There are implicit rules for the use of the terms, especially regarding power relations between designer and the Other established both the consumption and the notion of necessity involved in Graphic Design thought.PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIROCOORDENAÇÃO DE APERFEIÇOAMENTO DO PESSOAL DE ENSINO SUPERIORPROGRAMA DE SUPORTE À PÓS-GRADUAÇÃO DE INSTS. DE ENSINOhttps://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=25440@1https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=25440@2porreponame:Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell)instname:Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO)instacron:PUC_RIOinfo:eu-repo/semantics/openAccess2022-11-01T13:26:05Zoai:MAXWELL.puc-rio.br:25440Repositório InstitucionalPRIhttps://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/ibict.phpopendoar:5342022-07-12T00:00Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO)false
dc.title.en.fl_str_mv DE-SIGN FOR WHOM? ON THE CONCEPT OF OTHER IN BRAZIL S GRAPHIC DESIGN RESEARCH
dc.title.alternative.pt.fl_str_mv DESIGN PARA QUEM? SOBRE O CONCEITO DE OUTRO NA PESQUISA EM DESIGN GRÁFICO NO BRASIL
title DE-SIGN FOR WHOM? ON THE CONCEPT OF OTHER IN BRAZIL S GRAPHIC DESIGN RESEARCH
spellingShingle DE-SIGN FOR WHOM? ON THE CONCEPT OF OTHER IN BRAZIL S GRAPHIC DESIGN RESEARCH
FERNANDO DOS SANTOS ALMEIDA
title_short DE-SIGN FOR WHOM? ON THE CONCEPT OF OTHER IN BRAZIL S GRAPHIC DESIGN RESEARCH
title_full DE-SIGN FOR WHOM? ON THE CONCEPT OF OTHER IN BRAZIL S GRAPHIC DESIGN RESEARCH
title_fullStr DE-SIGN FOR WHOM? ON THE CONCEPT OF OTHER IN BRAZIL S GRAPHIC DESIGN RESEARCH
title_full_unstemmed DE-SIGN FOR WHOM? ON THE CONCEPT OF OTHER IN BRAZIL S GRAPHIC DESIGN RESEARCH
title_sort DE-SIGN FOR WHOM? ON THE CONCEPT OF OTHER IN BRAZIL S GRAPHIC DESIGN RESEARCH
author FERNANDO DOS SANTOS ALMEIDA
author_facet FERNANDO DOS SANTOS ALMEIDA
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv JACKELINE LIMA FARBIARZ
dc.contributor.advisor1ID.fl_str_mv 92794246704
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv lattes.cnpq.br/6731603269257267
dc.contributor.advisor-co1.fl_str_mv RICARDO ARTUR PEREIRA CARVALHO
dc.contributor.advisor-co1ID.fl_str_mv 30268945837
dc.contributor.advisor-co1Lattes.fl_str_mv lattes.cnpq.br/1009961010621143
dc.contributor.advisor-co2.fl_str_mv RICARDO ARTUR PEREIRA CARVALHO
dc.contributor.advisor-co2ID.fl_str_mv 30268945837
dc.contributor.advisor-co2Lattes.fl_str_mv lattes.cnpq.br/1009961010621143
dc.contributor.referee1.fl_str_mv JACKELINE LIMA FARBIARZ
dc.contributor.referee2.fl_str_mv RENATA VILANOVA LIMA
dc.contributor.referee3.fl_str_mv RENATA VILANOVA LIMA
dc.contributor.referee4.fl_str_mv RENATA VILANOVA LIMA
dc.contributor.referee5.fl_str_mv RENATA VILANOVA LIMA
dc.contributor.authorID.fl_str_mv 07963531901
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv lattes.cnpq.br/4418563548370941
dc.contributor.author.fl_str_mv FERNANDO DOS SANTOS ALMEIDA
contributor_str_mv JACKELINE LIMA FARBIARZ
RICARDO ARTUR PEREIRA CARVALHO
RICARDO ARTUR PEREIRA CARVALHO
JACKELINE LIMA FARBIARZ
RENATA VILANOVA LIMA
RENATA VILANOVA LIMA
RENATA VILANOVA LIMA
RENATA VILANOVA LIMA
description O objeto deste estudo são os termos que designam o Outro - a pessoa a quem o projeto de design é direcionado - utilizados na pesquisa em Design Gráfico no Brasil. O recorte escolhido foi de trechos de artigos científicos em Design Gráfico publicados online entre os anos de 2004 e 2013 na Infodesign, a revista científica com mais alta qualificação Qualis no Brasil na especialidade Design Gráfico no presente ano de 2015. O objetivo desta pesquisa é compreender os usos e significados dos termos referentes ao Outro na referida Revista. A questão é como a teoria do campo se refere, reconhece e identifica o Outro. Considerando que a escolha de uma terminologia expressa uma ideologia e, por consequência, formas de ação, pressupomos que usos diferentes da terminologia referente ao Outro se refletem em diferentes abordagens projetuais. A partir do discurso, podemos inferir como os pesquisadores tem abordado a alteridade e, por consequência, produzido a própria identidade profissional. A partir de uma perspectiva teórico-metodológica baseada nos princípios da Linguística Sistêmico-Funcional de Halliday e Matthiessen (2004), realizamos uma análise quantitativa da predominância dos termos utilizados para designar o Outro nos artigos. Inspiramo-nos na Análise Crítica do Discurso como abordagem de análise dos dados e, a partir dos resultados, identificamos que questões culturais, sociais e econômicas perpassam nosso entendimento do Outro e que a relação com o Outro é marcada pela noção de uso do Design. Há regras implícitas para o uso dos termos, especialmente no que se refere a relações de poder entre designer e o Outro estabelecidas tanto pelo consumo quanto pela noção de necessidade que participam do pensamento em Design Gráfico.
publishDate 2015
dc.date.issued.fl_str_mv 2015-04-09
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=25440@1
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=25440@2
url https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=25440@1
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=25440@2
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO
dc.publisher.program.fl_str_mv PPG EM DESIGN
dc.publisher.initials.fl_str_mv PUC-Rio
dc.publisher.country.fl_str_mv BR
publisher.none.fl_str_mv PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell)
instname:Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO)
instacron:PUC_RIO
instname_str Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO)
instacron_str PUC_RIO
institution PUC_RIO
reponame_str Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell)
collection Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1748324922093993984