[en] ENGLISH FOR TOURISM: A NEEDS ANALYSIS OF THE LEARNING SITUATION AND THE MARKET

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: MARIA ANGELA DA SILVA
Data de Publicação: 2008
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell)
Texto Completo: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=11426&idi=1
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=11426&idi=2
http://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.11426
Resumo: [pt] O objetivo deste estudo é identificar as necessidades da situação de aprendizagem (necessidades dos alunos) da língua inglesa dos estudantes de um curso técnico em Turismo e Hotelaria em uma escola técnica estadual, e da situação-alvo (necessidade do mercado de trabalho), comparando-as com a proposta curricular existente. Para levantar os dados, foram utilizados como instrumento de coleta: questionários, entrevistas semi- estruturadas e documentos sobre o curso de Turismo e Hotelaria e sobre a disciplina Inglês Instrumental. O principal arcabouço teórico que norteou esta pesquisa está fundamentado nos trabalhos de Hutchinson e Waters (1987/1996), Dudley-Evans e St. John (1998/2005) e Robinson (1991), autores da linha de estudo de ensino de línguas denominado Inglês para Fins Específicos - ESP (English for Specific Purposes), ou Abordagem Instrumental, termo adotado no Brasil. A análise dos dados confirma a extrema necessidade da situação de aprendizagem e da situação-alvo da compreensão auditiva e da produção oral. No entanto, o ensino da habilidade de leitura de gêneros discursivos tais como sites, folhetos, regulamentos, entre outros, precisa ser redimensionado. Esta pesquisa pretende dar subsídios para uma adequação do curso de Inglês Instrumental atualmente implementado na escola técnica onde esta pesquisa foi realizada, tendo em vista as necessidades dos alunos desta unidade escolar e do mercado de trabalho.
id PUC_RIO-1_b7a0bbd214ef7b46787e366033079dc5
oai_identifier_str oai:MAXWELL.puc-rio.br:11426
network_acronym_str PUC_RIO-1
network_name_str Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell)
repository_id_str 534
spelling [en] ENGLISH FOR TOURISM: A NEEDS ANALYSIS OF THE LEARNING SITUATION AND THE MARKET[pt] INGLÊS PARA A ÁREA DE TURISMO: ANÁLISE DE NECESSIDADES DO MERCADO E DE APRENDIZAGEM[pt] TURISMO[pt] ANALISE DE NECESSIDADES[pt] INGLES INSTRUMENTAL[en] TOURISM[en] NEEDS ANALYSIS[en] ENGLISH FOR SPECIFIC PURPOSES[pt] O objetivo deste estudo é identificar as necessidades da situação de aprendizagem (necessidades dos alunos) da língua inglesa dos estudantes de um curso técnico em Turismo e Hotelaria em uma escola técnica estadual, e da situação-alvo (necessidade do mercado de trabalho), comparando-as com a proposta curricular existente. Para levantar os dados, foram utilizados como instrumento de coleta: questionários, entrevistas semi- estruturadas e documentos sobre o curso de Turismo e Hotelaria e sobre a disciplina Inglês Instrumental. O principal arcabouço teórico que norteou esta pesquisa está fundamentado nos trabalhos de Hutchinson e Waters (1987/1996), Dudley-Evans e St. John (1998/2005) e Robinson (1991), autores da linha de estudo de ensino de línguas denominado Inglês para Fins Específicos - ESP (English for Specific Purposes), ou Abordagem Instrumental, termo adotado no Brasil. A análise dos dados confirma a extrema necessidade da situação de aprendizagem e da situação-alvo da compreensão auditiva e da produção oral. No entanto, o ensino da habilidade de leitura de gêneros discursivos tais como sites, folhetos, regulamentos, entre outros, precisa ser redimensionado. Esta pesquisa pretende dar subsídios para uma adequação do curso de Inglês Instrumental atualmente implementado na escola técnica onde esta pesquisa foi realizada, tendo em vista as necessidades dos alunos desta unidade escolar e do mercado de trabalho.[en] The aim of this study is to identify, first, the learning needs of students that study English as a foreign language in a technical course in Tourism and Hotel Management in a state school, and, second, the target needs for work in the market; in addition, the study compares the students` needs and market needs with the course syllabus followed in the school. The data were collected through questionnaires, semi-structured interviews and documents about the Tourism course and about the English course. The main theoretical framework of this study is based on Hutchinson & Waters (1987/1996), Dudley-Evans & St. John (1998/2005) and Robinson (1991), authors of the approach called ESP - English for Specific Purposes, or Inglês Instrumental, as it is known in Brazil. The analysis of the data confirms that, in both learning and target situations, speaking and listening skills are extremely important. However, the teaching of reading skills for genres such as web sites, brochures, and regulations must be reevaluated and adjusted to the reality of student and market needs. Suggestions are presented for new directions toward making the ESP course under study more suitable for both the learner and the market.MAXWELLBARBARA JANE WILCOX HEMAISMARIA ANGELA DA SILVA2008-03-07info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesishttps://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=11426&idi=1https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=11426&idi=2http://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.11426porreponame:Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell)instname:Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO)instacron:PUC_RIOinfo:eu-repo/semantics/openAccess2019-07-02T00:00:00Zoai:MAXWELL.puc-rio.br:11426Repositório InstitucionalPRIhttps://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/ibict.phpopendoar:5342019-07-02T00:00Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO)false
dc.title.none.fl_str_mv [en] ENGLISH FOR TOURISM: A NEEDS ANALYSIS OF THE LEARNING SITUATION AND THE MARKET
[pt] INGLÊS PARA A ÁREA DE TURISMO: ANÁLISE DE NECESSIDADES DO MERCADO E DE APRENDIZAGEM
title [en] ENGLISH FOR TOURISM: A NEEDS ANALYSIS OF THE LEARNING SITUATION AND THE MARKET
spellingShingle [en] ENGLISH FOR TOURISM: A NEEDS ANALYSIS OF THE LEARNING SITUATION AND THE MARKET
MARIA ANGELA DA SILVA
[pt] TURISMO
[pt] ANALISE DE NECESSIDADES
[pt] INGLES INSTRUMENTAL
[en] TOURISM
[en] NEEDS ANALYSIS
[en] ENGLISH FOR SPECIFIC PURPOSES
title_short [en] ENGLISH FOR TOURISM: A NEEDS ANALYSIS OF THE LEARNING SITUATION AND THE MARKET
title_full [en] ENGLISH FOR TOURISM: A NEEDS ANALYSIS OF THE LEARNING SITUATION AND THE MARKET
title_fullStr [en] ENGLISH FOR TOURISM: A NEEDS ANALYSIS OF THE LEARNING SITUATION AND THE MARKET
title_full_unstemmed [en] ENGLISH FOR TOURISM: A NEEDS ANALYSIS OF THE LEARNING SITUATION AND THE MARKET
title_sort [en] ENGLISH FOR TOURISM: A NEEDS ANALYSIS OF THE LEARNING SITUATION AND THE MARKET
author MARIA ANGELA DA SILVA
author_facet MARIA ANGELA DA SILVA
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv BARBARA JANE WILCOX HEMAIS
dc.contributor.author.fl_str_mv MARIA ANGELA DA SILVA
dc.subject.por.fl_str_mv [pt] TURISMO
[pt] ANALISE DE NECESSIDADES
[pt] INGLES INSTRUMENTAL
[en] TOURISM
[en] NEEDS ANALYSIS
[en] ENGLISH FOR SPECIFIC PURPOSES
topic [pt] TURISMO
[pt] ANALISE DE NECESSIDADES
[pt] INGLES INSTRUMENTAL
[en] TOURISM
[en] NEEDS ANALYSIS
[en] ENGLISH FOR SPECIFIC PURPOSES
description [pt] O objetivo deste estudo é identificar as necessidades da situação de aprendizagem (necessidades dos alunos) da língua inglesa dos estudantes de um curso técnico em Turismo e Hotelaria em uma escola técnica estadual, e da situação-alvo (necessidade do mercado de trabalho), comparando-as com a proposta curricular existente. Para levantar os dados, foram utilizados como instrumento de coleta: questionários, entrevistas semi- estruturadas e documentos sobre o curso de Turismo e Hotelaria e sobre a disciplina Inglês Instrumental. O principal arcabouço teórico que norteou esta pesquisa está fundamentado nos trabalhos de Hutchinson e Waters (1987/1996), Dudley-Evans e St. John (1998/2005) e Robinson (1991), autores da linha de estudo de ensino de línguas denominado Inglês para Fins Específicos - ESP (English for Specific Purposes), ou Abordagem Instrumental, termo adotado no Brasil. A análise dos dados confirma a extrema necessidade da situação de aprendizagem e da situação-alvo da compreensão auditiva e da produção oral. No entanto, o ensino da habilidade de leitura de gêneros discursivos tais como sites, folhetos, regulamentos, entre outros, precisa ser redimensionado. Esta pesquisa pretende dar subsídios para uma adequação do curso de Inglês Instrumental atualmente implementado na escola técnica onde esta pesquisa foi realizada, tendo em vista as necessidades dos alunos desta unidade escolar e do mercado de trabalho.
publishDate 2008
dc.date.none.fl_str_mv 2008-03-07
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=11426&idi=1
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=11426&idi=2
http://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.11426
url https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=11426&idi=1
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=11426&idi=2
http://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.11426
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv MAXWELL
publisher.none.fl_str_mv MAXWELL
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell)
instname:Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO)
instacron:PUC_RIO
instname_str Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO)
instacron_str PUC_RIO
institution PUC_RIO
reponame_str Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell)
collection Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1821790114394669056