NÓS NA FITANULLGROUP: ANALISING OF A MEDIA EDUCATION PRACTICE

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: CAMILA RODRIGUES LEITE
Data de Publicação: 2005
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell)
Texto Completo: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=7230@1
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=7230@2
Resumo: Este trabalho teve como ponto de partida os debates sobre práticas educativas que vêm sendo desenvolvidas no campo da mídia-educação; um campo ainda em configuração. Destacam-se aqui, as experiências desenvolvidas por Organizações Não-Governamentais, no âmbito da educação não- formal, que envolvem jovens, moradores de comunidades urbanas de baixa renda, no processo de realização de vídeos comunitários. A partir da análise de observações, entrevistas e vídeo-gravações, produzidas ao longo do trabalho de campo, descreve-se e se analisa a prática mídia-educativa desenvolvida pela ONG Bem TV e protagonizada pelos jovens do grupo Nós na Fita. O estudo centrou-se especificamente na Oficina de TV e Vídeo 2004, realizada no Morro do Preventório, em Niterói, no Estado do Rio de Janeiro. Orientam este trabalho, as reflexões levantadas por Martín-Barbero a respeito da comunicação alternativa, participativa e popular, do uso social dos meios e dos processos de mediações que articulam comunicação, cultura e política na América Latina.
id PUC_RIO-1_b876acde9dd9ac84aaa5eb5b880e63fc
oai_identifier_str oai:MAXWELL.puc-rio.br:7230
network_acronym_str PUC_RIO-1
network_name_str Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell)
repository_id_str 534
spelling info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisNÓS NA FITANULLGROUP: ANALISING OF A MEDIA EDUCATION PRACTICEO GRUPO NÓS NA FITA: ANÁLISES DE UMA PRÁTICA MÍDIA-EDUCATIVA PROTAGONIZADA POR JOVENS MORADORES DO MORRO PREVENTÓRIO2005-04-01ROSALIA MARIA DUARTE69087156715lattes.cnpq.br/8252075995504939ROSALIA MARIA DUARTEVERA MARIA FERRAO CANDAURITA MARISA RIBES PEREIRA08664909733CAMILA RODRIGUES LEITEPONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIROPPG EM EDUCAÇÃOPUC-RioBREste trabalho teve como ponto de partida os debates sobre práticas educativas que vêm sendo desenvolvidas no campo da mídia-educação; um campo ainda em configuração. Destacam-se aqui, as experiências desenvolvidas por Organizações Não-Governamentais, no âmbito da educação não- formal, que envolvem jovens, moradores de comunidades urbanas de baixa renda, no processo de realização de vídeos comunitários. A partir da análise de observações, entrevistas e vídeo-gravações, produzidas ao longo do trabalho de campo, descreve-se e se analisa a prática mídia-educativa desenvolvida pela ONG Bem TV e protagonizada pelos jovens do grupo Nós na Fita. O estudo centrou-se especificamente na Oficina de TV e Vídeo 2004, realizada no Morro do Preventório, em Niterói, no Estado do Rio de Janeiro. Orientam este trabalho, as reflexões levantadas por Martín-Barbero a respeito da comunicação alternativa, participativa e popular, do uso social dos meios e dos processos de mediações que articulam comunicação, cultura e política na América Latina.This study started off with the debates on educational practices being undertaken in the field of education- media, a field still in its early stages of development. The experiences realized by non-governmental organizations in the scope of informal education, involving young residents of low income communities in the making of community videos, was the main focus of this project. Taking into consideration the analysis of observations, interviews and videos produced during field work, the education media practices developed by the non- governmental organization Bem TV and carried out by the youths of the Nós na Fita group were analyzed and described in detail. The study focused primarily on the Oficina de TV e video 2004 that took place at the Morro do Preventório, located in the city of Niterói, state of Rio de Janeiro. The study was based on the thoughts and reflections of Matín-Barbero regarding alternative, engaging and popular communication, the social use of the mass and processes of mediation that articulate communication, culture and politics in Latin America.CONSELHO NACIONAL DE DESENVOLVIMENTO CIENTÍFICO E TECNOLÓGICOFUNDAÇÃO DE APOIO À PESQUISA DO ESTADO DO RIO DE JANEIROhttps://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=7230@1https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=7230@2porreponame:Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell)instname:Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO)instacron:PUC_RIOinfo:eu-repo/semantics/openAccess2022-11-01T12:44:08Zoai:MAXWELL.puc-rio.br:7230Repositório InstitucionalPRIhttps://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/ibict.phpopendoar:5342017-09-14T00:00Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO)false
dc.title.en.fl_str_mv NÓS NA FITANULLGROUP: ANALISING OF A MEDIA EDUCATION PRACTICE
dc.title.alternative.pt.fl_str_mv O GRUPO NÓS NA FITA: ANÁLISES DE UMA PRÁTICA MÍDIA-EDUCATIVA PROTAGONIZADA POR JOVENS MORADORES DO MORRO PREVENTÓRIO
title NÓS NA FITANULLGROUP: ANALISING OF A MEDIA EDUCATION PRACTICE
spellingShingle NÓS NA FITANULLGROUP: ANALISING OF A MEDIA EDUCATION PRACTICE
CAMILA RODRIGUES LEITE
title_short NÓS NA FITANULLGROUP: ANALISING OF A MEDIA EDUCATION PRACTICE
title_full NÓS NA FITANULLGROUP: ANALISING OF A MEDIA EDUCATION PRACTICE
title_fullStr NÓS NA FITANULLGROUP: ANALISING OF A MEDIA EDUCATION PRACTICE
title_full_unstemmed NÓS NA FITANULLGROUP: ANALISING OF A MEDIA EDUCATION PRACTICE
title_sort NÓS NA FITANULLGROUP: ANALISING OF A MEDIA EDUCATION PRACTICE
dc.creator.Lattes.none.fl_str_mv
author CAMILA RODRIGUES LEITE
author_facet CAMILA RODRIGUES LEITE
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv ROSALIA MARIA DUARTE
dc.contributor.advisor1ID.fl_str_mv 69087156715
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv lattes.cnpq.br/8252075995504939
dc.contributor.referee1.fl_str_mv ROSALIA MARIA DUARTE
dc.contributor.referee2.fl_str_mv VERA MARIA FERRAO CANDAU
dc.contributor.referee3.fl_str_mv RITA MARISA RIBES PEREIRA
dc.contributor.authorID.fl_str_mv 08664909733
dc.contributor.author.fl_str_mv CAMILA RODRIGUES LEITE
contributor_str_mv ROSALIA MARIA DUARTE
ROSALIA MARIA DUARTE
VERA MARIA FERRAO CANDAU
RITA MARISA RIBES PEREIRA
description Este trabalho teve como ponto de partida os debates sobre práticas educativas que vêm sendo desenvolvidas no campo da mídia-educação; um campo ainda em configuração. Destacam-se aqui, as experiências desenvolvidas por Organizações Não-Governamentais, no âmbito da educação não- formal, que envolvem jovens, moradores de comunidades urbanas de baixa renda, no processo de realização de vídeos comunitários. A partir da análise de observações, entrevistas e vídeo-gravações, produzidas ao longo do trabalho de campo, descreve-se e se analisa a prática mídia-educativa desenvolvida pela ONG Bem TV e protagonizada pelos jovens do grupo Nós na Fita. O estudo centrou-se especificamente na Oficina de TV e Vídeo 2004, realizada no Morro do Preventório, em Niterói, no Estado do Rio de Janeiro. Orientam este trabalho, as reflexões levantadas por Martín-Barbero a respeito da comunicação alternativa, participativa e popular, do uso social dos meios e dos processos de mediações que articulam comunicação, cultura e política na América Latina.
publishDate 2005
dc.date.issued.fl_str_mv 2005-04-01
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=7230@1
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=7230@2
url https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=7230@1
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=7230@2
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO
dc.publisher.program.fl_str_mv PPG EM EDUCAÇÃO
dc.publisher.initials.fl_str_mv PUC-Rio
dc.publisher.country.fl_str_mv BR
publisher.none.fl_str_mv PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell)
instname:Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO)
instacron:PUC_RIO
instname_str Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO)
instacron_str PUC_RIO
institution PUC_RIO
reponame_str Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell)
collection Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1748324885201944576