[pt] INTERNACIONALIZAÇÃO DE EMPRESAS BRASILEIRAS PARA A CHINA: UM ESTUDO SOBRE OS PRINCIPAIS MODELOS TEÓRICOS
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2015 |
Tipo de documento: | Outros |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell) |
Texto Completo: | https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=24498@1 https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=24498@2 http://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.24498 |
Resumo: | [pt] Atualmente, há somente 57 empresas brasileiras localizadas na China, sendo 51 porcento delas do setor de serviços. Apesar de números aparentemente inexpressivos, o volume de investimentos brasileiros na China aumentou 886 porcento entre 2000 e 2010 (de 15 dólares MM a 148 dólares MM). Acredita-se, então, que a China possa aumentar a sua importância nos investimentos brasileiros impulsionado pelo fato de ter se tornado o principal parceiro comercial do Brasil, superando os EUA. Por isso, faz-se necessário entender as formas de entrada das empresas brasileiras que já estão presentes no território chinês. O presente estudo tem por objetivo analisar os principais modelos de internacionalização de empresas brasileiras para a China e verificar se existe alguma teoria preferencial. O estudo foca em cinco empresas brasileiras nos setores de alimentos, motores elétricos, papel e celulose e bancário que se internacionalizaram para a China. A metodologia utilizada é um estudo de múltiplos casos com base em dados secundários. Verifica-se que, ao comparar as correntes comportamental e econômica de internacionalização, não há uma que se destaque, dentre os casos analisados. Além disso, o trabalho constata que as teorias Paradigma Eclético e Fluxo de Conhecimento são as que melhor explicam a internacionalização das empresas estudadas mas também mostra que conceitos das teorias Uppssala (década de 70), Empreendedorismo Internacional, Internalização e Networks foram determinantes para elucidar partes do processo. |
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[pt] INTERNACIONALIZAÇÃO DE EMPRESAS BRASILEIRAS PARA A CHINA: UM ESTUDO SOBRE OS PRINCIPAIS MODELOS TEÓRICOS[en] INTERNATIONALIZATION OF BRAZILIAN COMPANIES TO CHINA: A STUDY OF THE MAJOR THEORETICAL MODELS[pt] CHINA[pt] MODELOS DE INTERNACIONALIZACAO[pt] INTERNACIONALIZACAO DE EMPRESAS[pt] ALIANCAS ESTRATEGICAS[en] CHINA[en] FIRMS INTERNATIONALIZATION[en] STRATEGICAL ALLIANCES[pt] Atualmente, há somente 57 empresas brasileiras localizadas na China, sendo 51 porcento delas do setor de serviços. Apesar de números aparentemente inexpressivos, o volume de investimentos brasileiros na China aumentou 886 porcento entre 2000 e 2010 (de 15 dólares MM a 148 dólares MM). Acredita-se, então, que a China possa aumentar a sua importância nos investimentos brasileiros impulsionado pelo fato de ter se tornado o principal parceiro comercial do Brasil, superando os EUA. Por isso, faz-se necessário entender as formas de entrada das empresas brasileiras que já estão presentes no território chinês. O presente estudo tem por objetivo analisar os principais modelos de internacionalização de empresas brasileiras para a China e verificar se existe alguma teoria preferencial. O estudo foca em cinco empresas brasileiras nos setores de alimentos, motores elétricos, papel e celulose e bancário que se internacionalizaram para a China. A metodologia utilizada é um estudo de múltiplos casos com base em dados secundários. Verifica-se que, ao comparar as correntes comportamental e econômica de internacionalização, não há uma que se destaque, dentre os casos analisados. Além disso, o trabalho constata que as teorias Paradigma Eclético e Fluxo de Conhecimento são as que melhor explicam a internacionalização das empresas estudadas mas também mostra que conceitos das teorias Uppssala (década de 70), Empreendedorismo Internacional, Internalização e Networks foram determinantes para elucidar partes do processo.[en] Currently, there are only 57 Brazilian companies located in China, with 51 percent of them in the service sector. Although seemingly insignificant numbers, the volume of Brazilian investment in China increased 886 percent between 2000 and 2010 ( 15 dollaris MM U.S. 148 dollaris million). It is believed that China increased its importance in Brazilian investments driven by the fact of having become the main trading partner of Brazil, surpassing the U.S.. Therefore, it is necessary to understand the ways of entry of Brazilian companies that are already present in the Chinese territory. The present study aims to examine the main models of internationalization of Brazilian companies to China and see if there is some preferred theory. The study focuses on five Brazilian companies in the food, electric motors, pulp and paper and banking sectors that internationalized to China. The methodology used is a multiple case study based on secondary data. It is found that, when comparing the behavioral and economic currents of globalization, none of them both stands out considering the cases examined. Moreover, the work notes that theories Eclectic Paradigm and Knowledge are those that best explain the internationalization of companies studied but also shows that concepts of theories Uppssala (70 s), International Entrepreneurship, Networks and Internalization were crucial to clarify parts of the process.MAXWELLJORGE FERREIRA DA SILVACAMILA VERAS DO VALLES2015-04-28info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/otherhttps://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=24498@1https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=24498@2http://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.24498porreponame:Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell)instname:Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO)instacron:PUC_RIOinfo:eu-repo/semantics/openAccess2019-08-09T00:00:00Zoai:MAXWELL.puc-rio.br:24498Repositório InstitucionalPRIhttps://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/ibict.phpopendoar:5342019-08-09T00:00Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO)false |
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