A internacionalização para a China : a experiência de três empresas portuguesas do setor dos vinhos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Graça, Mariana Martinha Vieira da
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.5/16732
Resumo: Mestrado em Ciências Empresariais
id RCAP_64db4941ac8a91725f84774943aa4c15
oai_identifier_str oai:www.repository.utl.pt:10400.5/16732
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling A internacionalização para a China : a experiência de três empresas portuguesas do setor dos vinhosinternacionalização empresas portuguesasvinhoChinaPortuguese company's internationalizationwineMestrado em Ciências EmpresariaisO presente trabalho visa perceber, por um lado, de que forma entraram na China as empresas portuguesas produtoras de vinho abordadas neste estudo. Por outro lado, porque é que se internacionalizaram para este país e ainda, se foram encontrados obstáculos nas respetivas internacionalizações. Por último, visa perceber se a China é um país atrativo para as empresas portuguesas produtoras de vinho. Foi encontrado que existem três fatores comuns às três empresas estudadas que explicam o porquê de se internacionalizarem para a China, a saber: 1) as caraterísticas próprias do mercado chinês - as suas tendências crescentes, as caraterísticas da procura e o fato de ser um mercado relacional; 2) as necessidades de crescimento das empresas; e 3) o fato de serem empresas com orientação internacional. Por outro lado, existem vários obstáculos à internacionalização das empresas portuguesas produtoras de vinho estudadas, sendo o principal obstáculo o desconhecimento por parte dos chineses do vinho português e de Portugal. Posteriormente conclui-se que, apesar de não ser um país competitivo no setor do vinho, em termos gerais, possui algumas caraterísticas atrativas para as empresas portuguesas produtoras de vinho, que sustentam e justificam a tendência crescente das exportações.This paper aims to understand, on the one hand, how the Portuguese wine producing companies addressed in this study entered China. On the other hand, why have they internationalized for this country and still, if obstacles have been found in their respective internationalization. Finally, it aims to see if China is an attractive country for Portuguese wine producing companies. It was found that there are three factors common to the three companies studied that explain why they have internationalized to China, namely: 1) the characteristics of the Chinese market - its growing trends, the characteristics of demand and the fact that it is a relational market; 2) the growth needs of enterprises; and 3) the fact that they are internationally oriented companies. On the other hand, there are several obstacles to the internationalization of the Portuguese wine producers studied, the main obstacle being the lack of knowledge on the part of the Chinese about Portuguese wine and Portugal. It is later concluded that, although it is not a competitive country in the wine sector, in general terms, it has some attractive characteristics for Portuguese wine-producing companies, which sustain and justify the growing trend of exports.Instituto Superior de Economia e GestãoNevado, Pedro PicalugaRepositório da Universidade de LisboaGraça, Mariana Martinha Vieira da2019-07-11T00:30:13Z2018-062018-06-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.5/16732porGraça, Mariana Martinha Vieira da (2018). "A internacionalização para a China : a experiência de três empresas portuguesas do setor dos vinhos". Dissertação de Mestrado, Universidade de Lisboa. Instituto Superior de Economia e Gestão.info:eu-repo/semantics/embargoedAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-03-06T14:46:29Zoai:www.repository.utl.pt:10400.5/16732Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:02:07.045866Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv A internacionalização para a China : a experiência de três empresas portuguesas do setor dos vinhos
title A internacionalização para a China : a experiência de três empresas portuguesas do setor dos vinhos
spellingShingle A internacionalização para a China : a experiência de três empresas portuguesas do setor dos vinhos
Graça, Mariana Martinha Vieira da
internacionalização empresas portuguesas
vinho
China
Portuguese company's internationalization
wine
title_short A internacionalização para a China : a experiência de três empresas portuguesas do setor dos vinhos
title_full A internacionalização para a China : a experiência de três empresas portuguesas do setor dos vinhos
title_fullStr A internacionalização para a China : a experiência de três empresas portuguesas do setor dos vinhos
title_full_unstemmed A internacionalização para a China : a experiência de três empresas portuguesas do setor dos vinhos
title_sort A internacionalização para a China : a experiência de três empresas portuguesas do setor dos vinhos
author Graça, Mariana Martinha Vieira da
author_facet Graça, Mariana Martinha Vieira da
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Nevado, Pedro Picaluga
Repositório da Universidade de Lisboa
dc.contributor.author.fl_str_mv Graça, Mariana Martinha Vieira da
dc.subject.por.fl_str_mv internacionalização empresas portuguesas
vinho
China
Portuguese company's internationalization
wine
topic internacionalização empresas portuguesas
vinho
China
Portuguese company's internationalization
wine
description Mestrado em Ciências Empresariais
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-06
2018-06-01T00:00:00Z
2019-07-11T00:30:13Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.5/16732
url http://hdl.handle.net/10400.5/16732
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Graça, Mariana Martinha Vieira da (2018). "A internacionalização para a China : a experiência de três empresas portuguesas do setor dos vinhos". Dissertação de Mestrado, Universidade de Lisboa. Instituto Superior de Economia e Gestão.
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/embargoedAccess
eu_rights_str_mv embargoedAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Instituto Superior de Economia e Gestão
publisher.none.fl_str_mv Instituto Superior de Economia e Gestão
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799131110591954944