[pt] O QUE DESTINA O OLHAR À CEGUEIRA: LITERATURA, CINEMA, FOTOGRAFIA E OUTRAS MEDIAÇÕES VISUAIS
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2004 |
Tipo de documento: | Outros |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell) |
Texto Completo: | https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=4832@1 https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=4832@2 http://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.4832 |
Resumo: | [pt] Em O que destina o olhar à cegueira, discutem-se algumas representações do olhar cego como condição contemporânea, em textos ficcionais e teóricos, filmes e outras mediações imagéticas. Um dos objetivos do estudo é procurar respostas para as perguntas: de que maneira falar de cegueira diante da predominância de uma civilização da imagem? Ou estar diante de um olhar que se deforma ao perceber um mundo onde as imagens são cada vez mais numerosas, porém mais diversificadas e mais intercambiáveis? Na investigação de diversos textos, percebem-se as implicações do olhar deformado na experiência acelerada das imagens contemporâneas. É esta reflexão crucial que ecoa ao longo do texto, na revisão de algumas perspectivas possíveis para pensar o problema da cegueira como ganho, como outro ponto de vista, como nova possibilidade de visão, como antídoto para o acúmulo sem limite do excesso. E ainda: tendo o cuidado de não repetir os clichês do gênero que descobrem a espantosa capacidade de os cegos exercitarem sua percepção diante do mundo que se lhes apresenta como retrato de uma negação: a negação do visual. |
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[pt] O QUE DESTINA O OLHAR À CEGUEIRA: LITERATURA, CINEMA, FOTOGRAFIA E OUTRAS MEDIAÇÕES VISUAIS[en] WHAT LEADS SIGHT TO BLINDNESS: LITERATURE, FILM, PHOTOGRAPHY AND OTHER VISUAL MEDIA[pt] IMAGEM[pt] CINEMA[pt] FOTOGRAFIA[pt] CEGUEIRA[pt] LITERATURA[en] IMAGE[en] MOVIE[en] PHOTOGRAPHY[en] BLINDNESS[en] LITERATURE[pt] Em O que destina o olhar à cegueira, discutem-se algumas representações do olhar cego como condição contemporânea, em textos ficcionais e teóricos, filmes e outras mediações imagéticas. Um dos objetivos do estudo é procurar respostas para as perguntas: de que maneira falar de cegueira diante da predominância de uma civilização da imagem? Ou estar diante de um olhar que se deforma ao perceber um mundo onde as imagens são cada vez mais numerosas, porém mais diversificadas e mais intercambiáveis? Na investigação de diversos textos, percebem-se as implicações do olhar deformado na experiência acelerada das imagens contemporâneas. É esta reflexão crucial que ecoa ao longo do texto, na revisão de algumas perspectivas possíveis para pensar o problema da cegueira como ganho, como outro ponto de vista, como nova possibilidade de visão, como antídoto para o acúmulo sem limite do excesso. E ainda: tendo o cuidado de não repetir os clichês do gênero que descobrem a espantosa capacidade de os cegos exercitarem sua percepção diante do mundo que se lhes apresenta como retrato de uma negação: a negação do visual.[en] In What leads the look to blindness we find discussions about some representations of the blind look as a contemporary condition in fictional and theoretical texts, films and other images mediations. One of the essays goals is to look for answers to the following questions: how to talk about blindness in a civilization where the image is predominant? Or how to confront ourselves with a world vision that is ever transforming while facing images that are always increasing, though more diversified and interchangeable? .In the process of reviewing several texts on the subject we find the implications of the transformed vision in the accelerated experience of contemporary images. This is the crucial reflection that echoes in the text, in the review of some possible perspectives to think the blindness issue as a gain, as another point of view, as a new possibility of seeing, as an antidote to the unlimited excess. Yet more: taking care of not repeating the gender clichés when unfold the amazing ability the blind have when exercising their perception before the world that presents itself as a denial portrait: the visual denial.MAXWELLRENATO CORDEIRO GOMESSERGIO LUIZ RIBEIRO MOTA2004-04-28info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/otherhttps://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=4832@1https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=4832@2http://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.4832porreponame:Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell)instname:Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO)instacron:PUC_RIOinfo:eu-repo/semantics/openAccess2017-09-14T00:00:00Zoai:MAXWELL.puc-rio.br:4832Repositório InstitucionalPRIhttps://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/ibict.phpopendoar:5342017-09-14T00:00Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO)false |
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