[en] PROFESSIONAL TRAJECTORIES OF UNDERGRADUATE COURSE GRADUATES IN BIOLOGICAL SCIENCES, FEDERAL UNIVERSITY OF RIO DE JANEIRO: A STUDY ABOUT (NOT) ATTRACTIVENESS OF TEACHING

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: RAFAEL COELHO VENTURA
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Outros
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell)
Texto Completo: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=25721@1
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=25721@2
http://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.25721
Resumo: [pt] A presente proposta se apoia nos estudos sobre a (não) atratividade docente e no cenário atual da escassez de professores do ensino médio bem como o desinteresse dos jovens de seguirem na docência. O objetivo da pesquisa foi analisar as trajetórias profissionais dos egressos do curso de graduação em Ciências Biológicas da Universidade Federal do Rio de Janeiro, examinando em que medida os licenciados podem ou não deixar de ser professores, buscando oferecer elementos que auxiliem na compreensão dessa dinâmica. No que diz respeito à ferramenta metodológica, propus a técnica de snow ball sample para a localização dos sujeitos-alvo. Dentre os participantes, a iniciativa contou com 7 entrevistados, todos professores em exercício com diferentes anos de formação. Para a produção de dados foi aplicado um questionário com questões semiabertas e realizadas entrevistas semiestruturadas, aplicando o conceito de saturação teórica. Os resultados demonstraram que estes egressos tendem a associar sua escolha para a docência ora de forma pragmática estrita, almejando uma colocação no mercado precocemente, ora de modo pragmática reinventada, sinalizando para o fato de que tornaram-se professores pelo caráter social ou pela nobreza da atividade. Entretanto, deixam transparecer que fracassaram ou tiveram poucas oportunidades em outras áreas dentro ou fora das Ciências Biológicas, aderindo à docência o que não significa adesão. Mas há outros motivos que fazem estes egressos permanecerem ou abandonarem a profissão e que poderiam ser traduzidos principalmente pelas formas criativas para solucionar os problemas advindos do contexto do trabalho docente. Trabalhar com resignação, inventar novas formas de abordar os conteúdos ministrados, tentativa de fuga para novas atividades ligadas à educação bem como a adaptação face à desmotivação dos seus alunos, são modos de resistências desenvolvidos ou não e que acabam por influenciar a perspectiva do abandono ou permanência destes professores no magistério.
id PUC_RIO-1_bdd66ba38fdbba4cb0b366594a01c374
oai_identifier_str oai:MAXWELL.puc-rio.br:25721
network_acronym_str PUC_RIO-1
network_name_str Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell)
repository_id_str 534
spelling [en] PROFESSIONAL TRAJECTORIES OF UNDERGRADUATE COURSE GRADUATES IN BIOLOGICAL SCIENCES, FEDERAL UNIVERSITY OF RIO DE JANEIRO: A STUDY ABOUT (NOT) ATTRACTIVENESS OF TEACHING[pt] TRAJETÓRIAS PROFISSIONAIS DE EGRESSOS DO CURSO DE GRADUAÇÃO EM CIÊNCIAS BIOLÓGICAS DA UFRJ: UM ESTUDO SOBRE (NÃO) ATRATIVIDADE DA DOCÊNCIA[pt] TRAJETORIA PROFISSIONAL[pt] LICENCIATURA EM CIENCIAS BIOLOGICAS[pt] NAO ATRATIVIDADE DOCENTE[en] PROFESSIONAL LIVES[en] DEGREE IN BIOLOGICAL SCIENCES[en] NAO TEACHING ATTRACTIVENESS[pt] A presente proposta se apoia nos estudos sobre a (não) atratividade docente e no cenário atual da escassez de professores do ensino médio bem como o desinteresse dos jovens de seguirem na docência. O objetivo da pesquisa foi analisar as trajetórias profissionais dos egressos do curso de graduação em Ciências Biológicas da Universidade Federal do Rio de Janeiro, examinando em que medida os licenciados podem ou não deixar de ser professores, buscando oferecer elementos que auxiliem na compreensão dessa dinâmica. No que diz respeito à ferramenta metodológica, propus a técnica de snow ball sample para a localização dos sujeitos-alvo. Dentre os participantes, a iniciativa contou com 7 entrevistados, todos professores em exercício com diferentes anos de formação. Para a produção de dados foi aplicado um questionário com questões semiabertas e realizadas entrevistas semiestruturadas, aplicando o conceito de saturação teórica. Os resultados demonstraram que estes egressos tendem a associar sua escolha para a docência ora de forma pragmática estrita, almejando uma colocação no mercado precocemente, ora de modo pragmática reinventada, sinalizando para o fato de que tornaram-se professores pelo caráter social ou pela nobreza da atividade. Entretanto, deixam transparecer que fracassaram ou tiveram poucas oportunidades em outras áreas dentro ou fora das Ciências Biológicas, aderindo à docência o que não significa adesão. Mas há outros motivos que fazem estes egressos permanecerem ou abandonarem a profissão e que poderiam ser traduzidos principalmente pelas formas criativas para solucionar os problemas advindos do contexto do trabalho docente. Trabalhar com resignação, inventar novas formas de abordar os conteúdos ministrados, tentativa de fuga para novas atividades ligadas à educação bem como a adaptação face à desmotivação dos seus alunos, são modos de resistências desenvolvidos ou não e que acabam por influenciar a perspectiva do abandono ou permanência destes professores no magistério.[en] This proposal is based on studies about (non) teaching attractiveness and in the current scenario of high school teachers shortages and the lack of interest of young people to teach. The focus of the research was to analyze the professional trajectories of undergraduate course graduates in Biological Sciences at the Federal University of Rio de Janeiro, examining the extent to which graduates may or may not stop being teachers, seeking to provide information to assist in understanding this dynamic. As regards the methodological step, proposed the snow ball sample technique for locating the target subject. Among the participants, the initiative was 7 respondents, all teachers working with different formative years. For the production of data, I told both with a semi-open questionnaire as to the realization of semi-structured interviews, applying the concept of theoretical saturation. The results showed that these graduates tend to associate their choice for teaching in a strict pragmatic choice, aiming to enter on the market early, sometimes by pragmatic choice reinvented, the finding that have become teachers by the social character or the nobility of activity, but they reveal they failed or had few opportunities in other areas inside or outside the Biological Sciences. Additionally the reasons that make these graduates remain in or leave the teaching could be translated mainly by creative ways to solve problems arising from the teaching work context. Working with resignation, invent new ways of approaching the content taught, attempt of escape for a new activities linked with the education and adaptation to demotivation of the students, are ways of resistances and adaptations that are developed or not and end up influencing the prospect of abandonment or the permanence these teachers in teaching.MAXWELLISABEL ALICE OSWALD MONTEIRO LELISRAFAEL COELHO VENTURA2016-02-03info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/otherhttps://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=25721@1https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=25721@2http://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.25721porreponame:Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell)instname:Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO)instacron:PUC_RIOinfo:eu-repo/semantics/openAccess2022-07-14T00:00:00Zoai:MAXWELL.puc-rio.br:25721Repositório InstitucionalPRIhttps://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/ibict.phpopendoar:5342022-07-14T00:00Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO)false
dc.title.none.fl_str_mv [en] PROFESSIONAL TRAJECTORIES OF UNDERGRADUATE COURSE GRADUATES IN BIOLOGICAL SCIENCES, FEDERAL UNIVERSITY OF RIO DE JANEIRO: A STUDY ABOUT (NOT) ATTRACTIVENESS OF TEACHING
[pt] TRAJETÓRIAS PROFISSIONAIS DE EGRESSOS DO CURSO DE GRADUAÇÃO EM CIÊNCIAS BIOLÓGICAS DA UFRJ: UM ESTUDO SOBRE (NÃO) ATRATIVIDADE DA DOCÊNCIA
title [en] PROFESSIONAL TRAJECTORIES OF UNDERGRADUATE COURSE GRADUATES IN BIOLOGICAL SCIENCES, FEDERAL UNIVERSITY OF RIO DE JANEIRO: A STUDY ABOUT (NOT) ATTRACTIVENESS OF TEACHING
spellingShingle [en] PROFESSIONAL TRAJECTORIES OF UNDERGRADUATE COURSE GRADUATES IN BIOLOGICAL SCIENCES, FEDERAL UNIVERSITY OF RIO DE JANEIRO: A STUDY ABOUT (NOT) ATTRACTIVENESS OF TEACHING
RAFAEL COELHO VENTURA
[pt] TRAJETORIA PROFISSIONAL
[pt] LICENCIATURA EM CIENCIAS BIOLOGICAS
[pt] NAO ATRATIVIDADE DOCENTE
[en] PROFESSIONAL LIVES
[en] DEGREE IN BIOLOGICAL SCIENCES
[en] NAO TEACHING ATTRACTIVENESS
title_short [en] PROFESSIONAL TRAJECTORIES OF UNDERGRADUATE COURSE GRADUATES IN BIOLOGICAL SCIENCES, FEDERAL UNIVERSITY OF RIO DE JANEIRO: A STUDY ABOUT (NOT) ATTRACTIVENESS OF TEACHING
title_full [en] PROFESSIONAL TRAJECTORIES OF UNDERGRADUATE COURSE GRADUATES IN BIOLOGICAL SCIENCES, FEDERAL UNIVERSITY OF RIO DE JANEIRO: A STUDY ABOUT (NOT) ATTRACTIVENESS OF TEACHING
title_fullStr [en] PROFESSIONAL TRAJECTORIES OF UNDERGRADUATE COURSE GRADUATES IN BIOLOGICAL SCIENCES, FEDERAL UNIVERSITY OF RIO DE JANEIRO: A STUDY ABOUT (NOT) ATTRACTIVENESS OF TEACHING
title_full_unstemmed [en] PROFESSIONAL TRAJECTORIES OF UNDERGRADUATE COURSE GRADUATES IN BIOLOGICAL SCIENCES, FEDERAL UNIVERSITY OF RIO DE JANEIRO: A STUDY ABOUT (NOT) ATTRACTIVENESS OF TEACHING
title_sort [en] PROFESSIONAL TRAJECTORIES OF UNDERGRADUATE COURSE GRADUATES IN BIOLOGICAL SCIENCES, FEDERAL UNIVERSITY OF RIO DE JANEIRO: A STUDY ABOUT (NOT) ATTRACTIVENESS OF TEACHING
author RAFAEL COELHO VENTURA
author_facet RAFAEL COELHO VENTURA
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv ISABEL ALICE OSWALD MONTEIRO LELIS
dc.contributor.author.fl_str_mv RAFAEL COELHO VENTURA
dc.subject.por.fl_str_mv [pt] TRAJETORIA PROFISSIONAL
[pt] LICENCIATURA EM CIENCIAS BIOLOGICAS
[pt] NAO ATRATIVIDADE DOCENTE
[en] PROFESSIONAL LIVES
[en] DEGREE IN BIOLOGICAL SCIENCES
[en] NAO TEACHING ATTRACTIVENESS
topic [pt] TRAJETORIA PROFISSIONAL
[pt] LICENCIATURA EM CIENCIAS BIOLOGICAS
[pt] NAO ATRATIVIDADE DOCENTE
[en] PROFESSIONAL LIVES
[en] DEGREE IN BIOLOGICAL SCIENCES
[en] NAO TEACHING ATTRACTIVENESS
description [pt] A presente proposta se apoia nos estudos sobre a (não) atratividade docente e no cenário atual da escassez de professores do ensino médio bem como o desinteresse dos jovens de seguirem na docência. O objetivo da pesquisa foi analisar as trajetórias profissionais dos egressos do curso de graduação em Ciências Biológicas da Universidade Federal do Rio de Janeiro, examinando em que medida os licenciados podem ou não deixar de ser professores, buscando oferecer elementos que auxiliem na compreensão dessa dinâmica. No que diz respeito à ferramenta metodológica, propus a técnica de snow ball sample para a localização dos sujeitos-alvo. Dentre os participantes, a iniciativa contou com 7 entrevistados, todos professores em exercício com diferentes anos de formação. Para a produção de dados foi aplicado um questionário com questões semiabertas e realizadas entrevistas semiestruturadas, aplicando o conceito de saturação teórica. Os resultados demonstraram que estes egressos tendem a associar sua escolha para a docência ora de forma pragmática estrita, almejando uma colocação no mercado precocemente, ora de modo pragmática reinventada, sinalizando para o fato de que tornaram-se professores pelo caráter social ou pela nobreza da atividade. Entretanto, deixam transparecer que fracassaram ou tiveram poucas oportunidades em outras áreas dentro ou fora das Ciências Biológicas, aderindo à docência o que não significa adesão. Mas há outros motivos que fazem estes egressos permanecerem ou abandonarem a profissão e que poderiam ser traduzidos principalmente pelas formas criativas para solucionar os problemas advindos do contexto do trabalho docente. Trabalhar com resignação, inventar novas formas de abordar os conteúdos ministrados, tentativa de fuga para novas atividades ligadas à educação bem como a adaptação face à desmotivação dos seus alunos, são modos de resistências desenvolvidos ou não e que acabam por influenciar a perspectiva do abandono ou permanência destes professores no magistério.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-02-03
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/other
format other
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=25721@1
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=25721@2
http://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.25721
url https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=25721@1
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=25721@2
http://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.25721
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv MAXWELL
publisher.none.fl_str_mv MAXWELL
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell)
instname:Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO)
instacron:PUC_RIO
instname_str Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO)
instacron_str PUC_RIO
institution PUC_RIO
reponame_str Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell)
collection Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1814822593570537472