A INTERAÇÃO TUTOR-ALUNO NO AMBIENTE DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA: UM ESTUDO DE CASO
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2013 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell) |
Texto Completo: | https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=22334@1 https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=22334@2 |
Resumo: | O avanço das tecnologias para a comunicação favoreceu a transposição da aula presencial para o ambiente virtual, criando facilidades de acesso à educação. Um desafio da educação a distância é o de encontrar estratégias que tornem os alunos autônomos e coconstrutores do conhecimento. Neste trabalho, buscamos examinar como a gestão das possibilidades da tecnologia pode contribuir ou não para o alcance desse objetivo. À luz de uma abordagem sociointeracional, analisamos a interação tutor-aluno num curso oferecido a profissionais da área pública. Os resultados apontam para a influência da mediação tecnológica no desempenho dos papéis atribuídos ao tutor, a manutenção de um modelo de gerenciamento da interação, centrado no professor e sem a troca entre colegas. |
id |
PUC_RIO-1_bfb782fa8f53698f13ac6603cf54354a |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:MAXWELL.puc-rio.br:22334 |
network_acronym_str |
PUC_RIO-1 |
network_name_str |
Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell) |
repository_id_str |
534 |
spelling |
info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisA INTERAÇÃO TUTOR-ALUNO NO AMBIENTE DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA: UM ESTUDO DE CASOTUTOR-STUDENT INTERACTION IN THE DISTANCE LEARNING ENVIRONMENT: A CASE STUDY2013-04-10MARIA DO CARMO LEITE DE OLIVEIRA72995246787lattes.cnpq.br/3347341510113859MARIA DO CARMO LEITE DE OLIVEIRAMARIA DAS GRACAS DIAS PEREIRAKATIA CRISTINA DO AMARAL TAVARES07937961724DEISE DE LACERDA PAIVAPONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIROPPG EM ESTUDOS DA LINGUAGEMPUC-RioBRO avanço das tecnologias para a comunicação favoreceu a transposição da aula presencial para o ambiente virtual, criando facilidades de acesso à educação. Um desafio da educação a distância é o de encontrar estratégias que tornem os alunos autônomos e coconstrutores do conhecimento. Neste trabalho, buscamos examinar como a gestão das possibilidades da tecnologia pode contribuir ou não para o alcance desse objetivo. À luz de uma abordagem sociointeracional, analisamos a interação tutor-aluno num curso oferecido a profissionais da área pública. Os resultados apontam para a influência da mediação tecnológica no desempenho dos papéis atribuídos ao tutor, a manutenção de um modelo de gerenciamento da interação, centrado no professor e sem a troca entre colegas.The advance of communication technologies has favored the change from classroom learning to the virtual environment, creating facilities for the access to education. One of the challenges of distance learning is to find strategies which can turn students into autonomous co-constructors of knowledge. In this paper we examine how the management of technology can contribute – or not – to the accomplishment of this goal. From a socio-interactive perspective, we analyzed the tutor-student interaction in a course given to professionals from the public sector. The results point to the influence of technological mediation in the roles attributed to the tutor, the maintenance of an interaction management model, centered on the teacher and without interchange among classmates.PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIROPROGRAMA DE SUPORTE À PÓS-GRADUAÇÃO DE INSTS. DE ENSINOhttps://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=22334@1https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=22334@2porreponame:Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell)instname:Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO)instacron:PUC_RIOinfo:eu-repo/semantics/openAccess2022-11-01T13:19:31Zoai:MAXWELL.puc-rio.br:22334Repositório InstitucionalPRIhttps://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/ibict.phpopendoar:5342019-08-15T00:00Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO)false |
dc.title.pt.fl_str_mv |
A INTERAÇÃO TUTOR-ALUNO NO AMBIENTE DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA: UM ESTUDO DE CASO |
dc.title.alternative.en.fl_str_mv |
TUTOR-STUDENT INTERACTION IN THE DISTANCE LEARNING ENVIRONMENT: A CASE STUDY |
title |
A INTERAÇÃO TUTOR-ALUNO NO AMBIENTE DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA: UM ESTUDO DE CASO |
spellingShingle |
A INTERAÇÃO TUTOR-ALUNO NO AMBIENTE DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA: UM ESTUDO DE CASO DEISE DE LACERDA PAIVA |
title_short |
A INTERAÇÃO TUTOR-ALUNO NO AMBIENTE DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA: UM ESTUDO DE CASO |
title_full |
A INTERAÇÃO TUTOR-ALUNO NO AMBIENTE DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA: UM ESTUDO DE CASO |
title_fullStr |
A INTERAÇÃO TUTOR-ALUNO NO AMBIENTE DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA: UM ESTUDO DE CASO |
title_full_unstemmed |
A INTERAÇÃO TUTOR-ALUNO NO AMBIENTE DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA: UM ESTUDO DE CASO |
title_sort |
A INTERAÇÃO TUTOR-ALUNO NO AMBIENTE DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA: UM ESTUDO DE CASO |
dc.creator.Lattes.none.fl_str_mv |
|
author |
DEISE DE LACERDA PAIVA |
author_facet |
DEISE DE LACERDA PAIVA |
author_role |
author |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
MARIA DO CARMO LEITE DE OLIVEIRA |
dc.contributor.advisor1ID.fl_str_mv |
72995246787 |
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv |
lattes.cnpq.br/3347341510113859 |
dc.contributor.referee1.fl_str_mv |
MARIA DO CARMO LEITE DE OLIVEIRA |
dc.contributor.referee2.fl_str_mv |
MARIA DAS GRACAS DIAS PEREIRA |
dc.contributor.referee3.fl_str_mv |
KATIA CRISTINA DO AMARAL TAVARES |
dc.contributor.authorID.fl_str_mv |
07937961724 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
DEISE DE LACERDA PAIVA |
contributor_str_mv |
MARIA DO CARMO LEITE DE OLIVEIRA MARIA DO CARMO LEITE DE OLIVEIRA MARIA DAS GRACAS DIAS PEREIRA KATIA CRISTINA DO AMARAL TAVARES |
description |
O avanço das tecnologias para a comunicação favoreceu a transposição da aula presencial para o ambiente virtual, criando facilidades de acesso à educação. Um desafio da educação a distância é o de encontrar estratégias que tornem os alunos autônomos e coconstrutores do conhecimento. Neste trabalho, buscamos examinar como a gestão das possibilidades da tecnologia pode contribuir ou não para o alcance desse objetivo. À luz de uma abordagem sociointeracional, analisamos a interação tutor-aluno num curso oferecido a profissionais da área pública. Os resultados apontam para a influência da mediação tecnológica no desempenho dos papéis atribuídos ao tutor, a manutenção de um modelo de gerenciamento da interação, centrado no professor e sem a troca entre colegas. |
publishDate |
2013 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2013-04-10 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=22334@1 https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=22334@2 |
url |
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=22334@1 https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=22334@2 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO |
dc.publisher.program.fl_str_mv |
PPG EM ESTUDOS DA LINGUAGEM |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
PUC-Rio |
dc.publisher.country.fl_str_mv |
BR |
publisher.none.fl_str_mv |
PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell) instname:Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO) instacron:PUC_RIO |
instname_str |
Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO) |
instacron_str |
PUC_RIO |
institution |
PUC_RIO |
reponame_str |
Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell) |
collection |
Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1748324917219164160 |