A INTERAÇÃO TUTOR-ALUNO NO AMBIENTE DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA: UM ESTUDO DE CASO

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: DEISE DE LACERDA PAIVA
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell)
Texto Completo: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=22334@1
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=22334@2
Resumo: O avanço das tecnologias para a comunicação favoreceu a transposição da aula presencial para o ambiente virtual, criando facilidades de acesso à educação. Um desafio da educação a distância é o de encontrar estratégias que tornem os alunos autônomos e coconstrutores do conhecimento. Neste trabalho, buscamos examinar como a gestão das possibilidades da tecnologia pode contribuir ou não para o alcance desse objetivo. À luz de uma abordagem sociointeracional, analisamos a interação tutor-aluno num curso oferecido a profissionais da área pública. Os resultados apontam para a influência da mediação tecnológica no desempenho dos papéis atribuídos ao tutor, a manutenção de um modelo de gerenciamento da interação, centrado no professor e sem a troca entre colegas.
id PUC_RIO-1_bfb782fa8f53698f13ac6603cf54354a
oai_identifier_str oai:MAXWELL.puc-rio.br:22334
network_acronym_str PUC_RIO-1
network_name_str Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell)
repository_id_str 534
spelling info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisA INTERAÇÃO TUTOR-ALUNO NO AMBIENTE DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA: UM ESTUDO DE CASOTUTOR-STUDENT INTERACTION IN THE DISTANCE LEARNING ENVIRONMENT: A CASE STUDY2013-04-10MARIA DO CARMO LEITE DE OLIVEIRA72995246787lattes.cnpq.br/3347341510113859MARIA DO CARMO LEITE DE OLIVEIRAMARIA DAS GRACAS DIAS PEREIRAKATIA CRISTINA DO AMARAL TAVARES07937961724DEISE DE LACERDA PAIVAPONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIROPPG EM ESTUDOS DA LINGUAGEMPUC-RioBRO avanço das tecnologias para a comunicação favoreceu a transposição da aula presencial para o ambiente virtual, criando facilidades de acesso à educação. Um desafio da educação a distância é o de encontrar estratégias que tornem os alunos autônomos e coconstrutores do conhecimento. Neste trabalho, buscamos examinar como a gestão das possibilidades da tecnologia pode contribuir ou não para o alcance desse objetivo. À luz de uma abordagem sociointeracional, analisamos a interação tutor-aluno num curso oferecido a profissionais da área pública. Os resultados apontam para a influência da mediação tecnológica no desempenho dos papéis atribuídos ao tutor, a manutenção de um modelo de gerenciamento da interação, centrado no professor e sem a troca entre colegas.The advance of communication technologies has favored the change from classroom learning to the virtual environment, creating facilities for the access to education. One of the challenges of distance learning is to find strategies which can turn students into autonomous co-constructors of knowledge. In this paper we examine how the management of technology can contribute – or not – to the accomplishment of this goal. From a socio-interactive perspective, we analyzed the tutor-student interaction in a course given to professionals from the public sector. The results point to the influence of technological mediation in the roles attributed to the tutor, the maintenance of an interaction management model, centered on the teacher and without interchange among classmates.PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIROPROGRAMA DE SUPORTE À PÓS-GRADUAÇÃO DE INSTS. DE ENSINOhttps://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=22334@1https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=22334@2porreponame:Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell)instname:Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO)instacron:PUC_RIOinfo:eu-repo/semantics/openAccess2022-11-01T13:19:31Zoai:MAXWELL.puc-rio.br:22334Repositório InstitucionalPRIhttps://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/ibict.phpopendoar:5342019-08-15T00:00Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO)false
dc.title.pt.fl_str_mv A INTERAÇÃO TUTOR-ALUNO NO AMBIENTE DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA: UM ESTUDO DE CASO
dc.title.alternative.en.fl_str_mv TUTOR-STUDENT INTERACTION IN THE DISTANCE LEARNING ENVIRONMENT: A CASE STUDY
title A INTERAÇÃO TUTOR-ALUNO NO AMBIENTE DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA: UM ESTUDO DE CASO
spellingShingle A INTERAÇÃO TUTOR-ALUNO NO AMBIENTE DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA: UM ESTUDO DE CASO
DEISE DE LACERDA PAIVA
title_short A INTERAÇÃO TUTOR-ALUNO NO AMBIENTE DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA: UM ESTUDO DE CASO
title_full A INTERAÇÃO TUTOR-ALUNO NO AMBIENTE DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA: UM ESTUDO DE CASO
title_fullStr A INTERAÇÃO TUTOR-ALUNO NO AMBIENTE DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA: UM ESTUDO DE CASO
title_full_unstemmed A INTERAÇÃO TUTOR-ALUNO NO AMBIENTE DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA: UM ESTUDO DE CASO
title_sort A INTERAÇÃO TUTOR-ALUNO NO AMBIENTE DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA: UM ESTUDO DE CASO
dc.creator.Lattes.none.fl_str_mv
author DEISE DE LACERDA PAIVA
author_facet DEISE DE LACERDA PAIVA
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv MARIA DO CARMO LEITE DE OLIVEIRA
dc.contributor.advisor1ID.fl_str_mv 72995246787
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv lattes.cnpq.br/3347341510113859
dc.contributor.referee1.fl_str_mv MARIA DO CARMO LEITE DE OLIVEIRA
dc.contributor.referee2.fl_str_mv MARIA DAS GRACAS DIAS PEREIRA
dc.contributor.referee3.fl_str_mv KATIA CRISTINA DO AMARAL TAVARES
dc.contributor.authorID.fl_str_mv 07937961724
dc.contributor.author.fl_str_mv DEISE DE LACERDA PAIVA
contributor_str_mv MARIA DO CARMO LEITE DE OLIVEIRA
MARIA DO CARMO LEITE DE OLIVEIRA
MARIA DAS GRACAS DIAS PEREIRA
KATIA CRISTINA DO AMARAL TAVARES
description O avanço das tecnologias para a comunicação favoreceu a transposição da aula presencial para o ambiente virtual, criando facilidades de acesso à educação. Um desafio da educação a distância é o de encontrar estratégias que tornem os alunos autônomos e coconstrutores do conhecimento. Neste trabalho, buscamos examinar como a gestão das possibilidades da tecnologia pode contribuir ou não para o alcance desse objetivo. À luz de uma abordagem sociointeracional, analisamos a interação tutor-aluno num curso oferecido a profissionais da área pública. Os resultados apontam para a influência da mediação tecnológica no desempenho dos papéis atribuídos ao tutor, a manutenção de um modelo de gerenciamento da interação, centrado no professor e sem a troca entre colegas.
publishDate 2013
dc.date.issued.fl_str_mv 2013-04-10
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=22334@1
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=22334@2
url https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=22334@1
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=22334@2
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO
dc.publisher.program.fl_str_mv PPG EM ESTUDOS DA LINGUAGEM
dc.publisher.initials.fl_str_mv PUC-Rio
dc.publisher.country.fl_str_mv BR
publisher.none.fl_str_mv PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell)
instname:Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO)
instacron:PUC_RIO
instname_str Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO)
instacron_str PUC_RIO
institution PUC_RIO
reponame_str Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell)
collection Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1748324917219164160