[pt] A INFLUÊNCIA DO CORREIO ELETRÔNICO NA COMUNICAÇÃO ORGANIZACIONAL

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: CLAUDIA MULLER DE ALMEIDA
Data de Publicação: 2006
Tipo de documento: Outros
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell)
Texto Completo: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=9366@1
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=9366@2
http://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.9366
Resumo: [pt] A chegada da tecnologia da informação (TI) à realidade das pessoas aumentou a capacidade e a qualidade dos recursos técnicos de distribuição de informação e conhecimento. O correio eletrônico agiliza processos, facilita a troca de informações, e proporciona uma economia de tempo e dinheiro. Mas qual é o efeito nas relações de trabalho? As tecnologias podem facilitar os trabalhos em conjunto? É necessário pensar a comunicação organizacional como a possibilidade de interlocução entre colaboradores, e como um mecanismo de gestão colaborativa. Este trabalho visa a identificar qual é o papel do correio eletrônico na comunicação organizacional, decifrando as suas principais características de uso. A pesquisa realizada foi do tipo exploratória, com base em entrevistas com 15 pessoas que atuam em diferentes áreas e níveis hierárquicos de grandes e pequenas empresas. Como resultado deste trabalho, destaca-se a percepção de que o e-mail tornou-se um componente tido como indispensável à dinâmica das organizações e que os indivíduos verificam uma relação de quase dependência deste instrumento. No geral, ele é percebido como sendo um meio de comunicação prático, rápido, direto, objetivo e eficaz. A percepção é a de que o e-mail agiliza e flexibiliza o processo de trabalho. Mas há situações em que a comunicação presencial é necessária e não deve ser substituída, assim como o telefone. Dentre os aspectos que afetam positivamente a comunicação, os entrevistados destacaram o clima organizacional e o relacionamento interpessoal. Dentre os aspectos que afetam negativamente, a estrutura hierárquica muito rígida, a dificuldade e/ou a falta de integração entre as áreas da empresa aparecem como sendo os principais na opinião dos entrevistados.
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