QUE GÊNERO É ESSE?: UMA ANÁLISE DO LUGAR DAS RELAÇÕES DE GÊNERO NOS PCN E PCN+
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2014 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell) |
Texto Completo: | https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=56158@1 https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=56158@2 |
Resumo: | Essa pesquisa pretendeu refletir sobre como a temática de gênero é abordada nos documentos curriculares PCN e PCN+ do ensino fundamental e médio. Em primeiro lugar me aprofundo na literatura dos estudos de gênero e do currículo, buscando perceber como esses dois campos se cruzam, objetivando identificar como as questões relativas ao gênero e a sexualidade, transformaram-se num tema da área curricular. Em seguida, na apreciação crítica dos dados, baseada principalmente na metodologia da análise documental e análise de conteúdo, problematizo os PCN e PCN+ procurando compreender como a temática de gênero é discutida, tentando identificar qual o seu lugar dentro dos documentos. As principais conclusões da pesquisa são: (1) o conceito de gênero revelado na análise dos documentos está marcado por uma concepção que favorece a dicotomia entre natureza (sexo) e cultura (gênero); (2) os documentos curriculares apresentam uma perspectiva higienista sobre a sexualidade e o corpo, com forte ênfase na prática do sexo seguro; (3) as mulheres – enquanto sujeitos históricos e categoria analítica – estão invisibilizadas nos textos dos PCN e dos PCN+. |
id |
PUC_RIO-1_c45a9113bc6802ce248b1f765a11d749 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:MAXWELL.puc-rio.br:56158 |
network_acronym_str |
PUC_RIO-1 |
network_name_str |
Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell) |
repository_id_str |
534 |
spelling |
info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisQUE GÊNERO É ESSE?: UMA ANÁLISE DO LUGAR DAS RELAÇÕES DE GÊNERO NOS PCN E PCN+WHAT GENRE IS THIS?: AN ANALYSIS OF THE PLACE OF GENDER RELATIONS IN THE NCP AND NCP +2014-04-14MARCELO GUSTAVO ANDRADE DE SOUZA01111719705lattes.cnpq.br/5920290316481314MARCELO GUSTAVO ANDRADE DE SOUZA01111719705lattes.cnpq.br/5920290316481314MARCELO GUSTAVO ANDRADE DE SOUZAMARIA ELISA ALMEIDA BACALMARIA ELISA ALMEIDA BACALMARCELO GUSTAVO ANDRADE DE SOUZAMARCELO GUSTAVO ANDRADE DE SOUZA12123717711lattes.cnpq.br/9821535663939414RACHEL LUIZA PULCINO DE ABREUPONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIROPPG EM EDUCAÇÃOPUC-RioBREssa pesquisa pretendeu refletir sobre como a temática de gênero é abordada nos documentos curriculares PCN e PCN+ do ensino fundamental e médio. Em primeiro lugar me aprofundo na literatura dos estudos de gênero e do currículo, buscando perceber como esses dois campos se cruzam, objetivando identificar como as questões relativas ao gênero e a sexualidade, transformaram-se num tema da área curricular. Em seguida, na apreciação crítica dos dados, baseada principalmente na metodologia da análise documental e análise de conteúdo, problematizo os PCN e PCN+ procurando compreender como a temática de gênero é discutida, tentando identificar qual o seu lugar dentro dos documentos. As principais conclusões da pesquisa são: (1) o conceito de gênero revelado na análise dos documentos está marcado por uma concepção que favorece a dicotomia entre natureza (sexo) e cultura (gênero); (2) os documentos curriculares apresentam uma perspectiva higienista sobre a sexualidade e o corpo, com forte ênfase na prática do sexo seguro; (3) as mulheres – enquanto sujeitos históricos e categoria analítica – estão invisibilizadas nos textos dos PCN e dos PCN+.This research intended to reflect on how the gender issue is addressed in the curriculum documents NCPandNCP + elementary and middle school . Firstly I delve into the literature of gender studies and curriculum, seeking to understand how these two fields intersect in order to identify how issues relating to gender and sexuality became a topic of curriculum area. Then, the critical assessment of the data, primarily based on the methodology of document analysis and content analysis and questioning the NCP and NCP + trying to understand how the issue of gender is discussed, trying to identify what their place within the documents. The main conclusions of the research are: (1) the concept of gender revealed in the analysis of the documents is marked by a design that favors the dichotomy between nature (sex) and culture (gender), (2) curriculum documents have a hygienist perspective on sexuality and the body, with a strong emphasis on the practice of safe sex and (3) women - as subjects historical and analytical category - are in the texts of the NCP and NCP +.https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=56158@1https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=56158@2porreponame:Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell)instname:Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO)instacron:PUC_RIOinfo:eu-repo/semantics/openAccess2022-11-01T14:04:03Zoai:MAXWELL.puc-rio.br:56158Repositório InstitucionalPRIhttps://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/ibict.phpopendoar:5342021-11-25T00:00Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO)false |
dc.title.pt.fl_str_mv |
QUE GÊNERO É ESSE?: UMA ANÁLISE DO LUGAR DAS RELAÇÕES DE GÊNERO NOS PCN E PCN+ |
dc.title.alternative.en.fl_str_mv |
WHAT GENRE IS THIS?: AN ANALYSIS OF THE PLACE OF GENDER RELATIONS IN THE NCP AND NCP + |
title |
QUE GÊNERO É ESSE?: UMA ANÁLISE DO LUGAR DAS RELAÇÕES DE GÊNERO NOS PCN E PCN+ |
spellingShingle |
QUE GÊNERO É ESSE?: UMA ANÁLISE DO LUGAR DAS RELAÇÕES DE GÊNERO NOS PCN E PCN+ RACHEL LUIZA PULCINO DE ABREU |
title_short |
QUE GÊNERO É ESSE?: UMA ANÁLISE DO LUGAR DAS RELAÇÕES DE GÊNERO NOS PCN E PCN+ |
title_full |
QUE GÊNERO É ESSE?: UMA ANÁLISE DO LUGAR DAS RELAÇÕES DE GÊNERO NOS PCN E PCN+ |
title_fullStr |
QUE GÊNERO É ESSE?: UMA ANÁLISE DO LUGAR DAS RELAÇÕES DE GÊNERO NOS PCN E PCN+ |
title_full_unstemmed |
QUE GÊNERO É ESSE?: UMA ANÁLISE DO LUGAR DAS RELAÇÕES DE GÊNERO NOS PCN E PCN+ |
title_sort |
QUE GÊNERO É ESSE?: UMA ANÁLISE DO LUGAR DAS RELAÇÕES DE GÊNERO NOS PCN E PCN+ |
author |
RACHEL LUIZA PULCINO DE ABREU |
author_facet |
RACHEL LUIZA PULCINO DE ABREU |
author_role |
author |
dc.contributor.advisor2ID.none.fl_str_mv |
01111719705 |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
MARCELO GUSTAVO ANDRADE DE SOUZA |
dc.contributor.advisor1ID.fl_str_mv |
01111719705 |
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv |
lattes.cnpq.br/5920290316481314 |
dc.contributor.advisor2.fl_str_mv |
MARCELO GUSTAVO ANDRADE DE SOUZA |
dc.contributor.advisor2Lattes.fl_str_mv |
lattes.cnpq.br/5920290316481314 |
dc.contributor.referee1.fl_str_mv |
MARCELO GUSTAVO ANDRADE DE SOUZA |
dc.contributor.referee2.fl_str_mv |
MARIA ELISA ALMEIDA BACAL |
dc.contributor.referee3.fl_str_mv |
MARIA ELISA ALMEIDA BACAL |
dc.contributor.referee4.fl_str_mv |
MARCELO GUSTAVO ANDRADE DE SOUZA |
dc.contributor.referee5.fl_str_mv |
MARCELO GUSTAVO ANDRADE DE SOUZA |
dc.contributor.authorID.fl_str_mv |
12123717711 |
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv |
lattes.cnpq.br/9821535663939414 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
RACHEL LUIZA PULCINO DE ABREU |
contributor_str_mv |
MARCELO GUSTAVO ANDRADE DE SOUZA MARCELO GUSTAVO ANDRADE DE SOUZA MARCELO GUSTAVO ANDRADE DE SOUZA MARIA ELISA ALMEIDA BACAL MARIA ELISA ALMEIDA BACAL MARCELO GUSTAVO ANDRADE DE SOUZA MARCELO GUSTAVO ANDRADE DE SOUZA |
description |
Essa pesquisa pretendeu refletir sobre como a temática de gênero é abordada nos documentos curriculares PCN e PCN+ do ensino fundamental e médio. Em primeiro lugar me aprofundo na literatura dos estudos de gênero e do currículo, buscando perceber como esses dois campos se cruzam, objetivando identificar como as questões relativas ao gênero e a sexualidade, transformaram-se num tema da área curricular. Em seguida, na apreciação crítica dos dados, baseada principalmente na metodologia da análise documental e análise de conteúdo, problematizo os PCN e PCN+ procurando compreender como a temática de gênero é discutida, tentando identificar qual o seu lugar dentro dos documentos. As principais conclusões da pesquisa são: (1) o conceito de gênero revelado na análise dos documentos está marcado por uma concepção que favorece a dicotomia entre natureza (sexo) e cultura (gênero); (2) os documentos curriculares apresentam uma perspectiva higienista sobre a sexualidade e o corpo, com forte ênfase na prática do sexo seguro; (3) as mulheres – enquanto sujeitos históricos e categoria analítica – estão invisibilizadas nos textos dos PCN e dos PCN+. |
publishDate |
2014 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2014-04-14 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=56158@1 https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=56158@2 |
url |
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=56158@1 https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=56158@2 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO |
dc.publisher.program.fl_str_mv |
PPG EM EDUCAÇÃO |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
PUC-Rio |
dc.publisher.country.fl_str_mv |
BR |
publisher.none.fl_str_mv |
PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell) instname:Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO) instacron:PUC_RIO |
instname_str |
Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO) |
instacron_str |
PUC_RIO |
institution |
PUC_RIO |
reponame_str |
Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell) |
collection |
Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1748324960892354560 |