QUE GÊNERO É ESSE?: UMA ANÁLISE DO LUGAR DAS RELAÇÕES DE GÊNERO NOS PCN E PCN+

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: RACHEL LUIZA PULCINO DE ABREU
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell)
Texto Completo: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=56158@1
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=56158@2
Resumo: Essa pesquisa pretendeu refletir sobre como a temática de gênero é abordada nos documentos curriculares PCN e PCN+ do ensino fundamental e médio. Em primeiro lugar me aprofundo na literatura dos estudos de gênero e do currículo, buscando perceber como esses dois campos se cruzam, objetivando identificar como as questões relativas ao gênero e a sexualidade, transformaram-se num tema da área curricular. Em seguida, na apreciação crítica dos dados, baseada principalmente na metodologia da análise documental e análise de conteúdo, problematizo os PCN e PCN+ procurando compreender como a temática de gênero é discutida, tentando identificar qual o seu lugar dentro dos documentos. As principais conclusões da pesquisa são: (1) o conceito de gênero revelado na análise dos documentos está marcado por uma concepção que favorece a dicotomia entre natureza (sexo) e cultura (gênero); (2) os documentos curriculares apresentam uma perspectiva higienista sobre a sexualidade e o corpo, com forte ênfase na prática do sexo seguro; (3) as mulheres – enquanto sujeitos históricos e categoria analítica – estão invisibilizadas nos textos dos PCN e dos PCN+.
id PUC_RIO-1_c45a9113bc6802ce248b1f765a11d749
oai_identifier_str oai:MAXWELL.puc-rio.br:56158
network_acronym_str PUC_RIO-1
network_name_str Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell)
repository_id_str 534
spelling info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisQUE GÊNERO É ESSE?: UMA ANÁLISE DO LUGAR DAS RELAÇÕES DE GÊNERO NOS PCN E PCN+WHAT GENRE IS THIS?: AN ANALYSIS OF THE PLACE OF GENDER RELATIONS IN THE NCP AND NCP +2014-04-14MARCELO GUSTAVO ANDRADE DE SOUZA01111719705lattes.cnpq.br/5920290316481314MARCELO GUSTAVO ANDRADE DE SOUZA01111719705lattes.cnpq.br/5920290316481314MARCELO GUSTAVO ANDRADE DE SOUZAMARIA ELISA ALMEIDA BACALMARIA ELISA ALMEIDA BACALMARCELO GUSTAVO ANDRADE DE SOUZAMARCELO GUSTAVO ANDRADE DE SOUZA12123717711lattes.cnpq.br/9821535663939414RACHEL LUIZA PULCINO DE ABREUPONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIROPPG EM EDUCAÇÃOPUC-RioBREssa pesquisa pretendeu refletir sobre como a temática de gênero é abordada nos documentos curriculares PCN e PCN+ do ensino fundamental e médio. Em primeiro lugar me aprofundo na literatura dos estudos de gênero e do currículo, buscando perceber como esses dois campos se cruzam, objetivando identificar como as questões relativas ao gênero e a sexualidade, transformaram-se num tema da área curricular. Em seguida, na apreciação crítica dos dados, baseada principalmente na metodologia da análise documental e análise de conteúdo, problematizo os PCN e PCN+ procurando compreender como a temática de gênero é discutida, tentando identificar qual o seu lugar dentro dos documentos. As principais conclusões da pesquisa são: (1) o conceito de gênero revelado na análise dos documentos está marcado por uma concepção que favorece a dicotomia entre natureza (sexo) e cultura (gênero); (2) os documentos curriculares apresentam uma perspectiva higienista sobre a sexualidade e o corpo, com forte ênfase na prática do sexo seguro; (3) as mulheres – enquanto sujeitos históricos e categoria analítica – estão invisibilizadas nos textos dos PCN e dos PCN+.This research intended to reflect on how the gender issue is addressed in the curriculum documents NCPandNCP + elementary and middle school . Firstly I delve into the literature of gender studies and curriculum, seeking to understand how these two fields intersect in order to identify how issues relating to gender and sexuality became a topic of curriculum area. Then, the critical assessment of the data, primarily based on the methodology of document analysis and content analysis and questioning the NCP and NCP + trying to understand how the issue of gender is discussed, trying to identify what their place within the documents. The main conclusions of the research are: (1) the concept of gender revealed in the analysis of the documents is marked by a design that favors the dichotomy between nature (sex) and culture (gender), (2) curriculum documents have a hygienist perspective on sexuality and the body, with a strong emphasis on the practice of safe sex and (3) women - as subjects historical and analytical category - are in the texts of the NCP and NCP +.https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=56158@1https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=56158@2porreponame:Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell)instname:Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO)instacron:PUC_RIOinfo:eu-repo/semantics/openAccess2022-11-01T14:04:03Zoai:MAXWELL.puc-rio.br:56158Repositório InstitucionalPRIhttps://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/ibict.phpopendoar:5342021-11-25T00:00Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO)false
dc.title.pt.fl_str_mv QUE GÊNERO É ESSE?: UMA ANÁLISE DO LUGAR DAS RELAÇÕES DE GÊNERO NOS PCN E PCN+
dc.title.alternative.en.fl_str_mv WHAT GENRE IS THIS?: AN ANALYSIS OF THE PLACE OF GENDER RELATIONS IN THE NCP AND NCP +
title QUE GÊNERO É ESSE?: UMA ANÁLISE DO LUGAR DAS RELAÇÕES DE GÊNERO NOS PCN E PCN+
spellingShingle QUE GÊNERO É ESSE?: UMA ANÁLISE DO LUGAR DAS RELAÇÕES DE GÊNERO NOS PCN E PCN+
RACHEL LUIZA PULCINO DE ABREU
title_short QUE GÊNERO É ESSE?: UMA ANÁLISE DO LUGAR DAS RELAÇÕES DE GÊNERO NOS PCN E PCN+
title_full QUE GÊNERO É ESSE?: UMA ANÁLISE DO LUGAR DAS RELAÇÕES DE GÊNERO NOS PCN E PCN+
title_fullStr QUE GÊNERO É ESSE?: UMA ANÁLISE DO LUGAR DAS RELAÇÕES DE GÊNERO NOS PCN E PCN+
title_full_unstemmed QUE GÊNERO É ESSE?: UMA ANÁLISE DO LUGAR DAS RELAÇÕES DE GÊNERO NOS PCN E PCN+
title_sort QUE GÊNERO É ESSE?: UMA ANÁLISE DO LUGAR DAS RELAÇÕES DE GÊNERO NOS PCN E PCN+
author RACHEL LUIZA PULCINO DE ABREU
author_facet RACHEL LUIZA PULCINO DE ABREU
author_role author
dc.contributor.advisor2ID.none.fl_str_mv 01111719705
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv MARCELO GUSTAVO ANDRADE DE SOUZA
dc.contributor.advisor1ID.fl_str_mv 01111719705
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv lattes.cnpq.br/5920290316481314
dc.contributor.advisor2.fl_str_mv MARCELO GUSTAVO ANDRADE DE SOUZA
dc.contributor.advisor2Lattes.fl_str_mv lattes.cnpq.br/5920290316481314
dc.contributor.referee1.fl_str_mv MARCELO GUSTAVO ANDRADE DE SOUZA
dc.contributor.referee2.fl_str_mv MARIA ELISA ALMEIDA BACAL
dc.contributor.referee3.fl_str_mv MARIA ELISA ALMEIDA BACAL
dc.contributor.referee4.fl_str_mv MARCELO GUSTAVO ANDRADE DE SOUZA
dc.contributor.referee5.fl_str_mv MARCELO GUSTAVO ANDRADE DE SOUZA
dc.contributor.authorID.fl_str_mv 12123717711
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv lattes.cnpq.br/9821535663939414
dc.contributor.author.fl_str_mv RACHEL LUIZA PULCINO DE ABREU
contributor_str_mv MARCELO GUSTAVO ANDRADE DE SOUZA
MARCELO GUSTAVO ANDRADE DE SOUZA
MARCELO GUSTAVO ANDRADE DE SOUZA
MARIA ELISA ALMEIDA BACAL
MARIA ELISA ALMEIDA BACAL
MARCELO GUSTAVO ANDRADE DE SOUZA
MARCELO GUSTAVO ANDRADE DE SOUZA
description Essa pesquisa pretendeu refletir sobre como a temática de gênero é abordada nos documentos curriculares PCN e PCN+ do ensino fundamental e médio. Em primeiro lugar me aprofundo na literatura dos estudos de gênero e do currículo, buscando perceber como esses dois campos se cruzam, objetivando identificar como as questões relativas ao gênero e a sexualidade, transformaram-se num tema da área curricular. Em seguida, na apreciação crítica dos dados, baseada principalmente na metodologia da análise documental e análise de conteúdo, problematizo os PCN e PCN+ procurando compreender como a temática de gênero é discutida, tentando identificar qual o seu lugar dentro dos documentos. As principais conclusões da pesquisa são: (1) o conceito de gênero revelado na análise dos documentos está marcado por uma concepção que favorece a dicotomia entre natureza (sexo) e cultura (gênero); (2) os documentos curriculares apresentam uma perspectiva higienista sobre a sexualidade e o corpo, com forte ênfase na prática do sexo seguro; (3) as mulheres – enquanto sujeitos históricos e categoria analítica – estão invisibilizadas nos textos dos PCN e dos PCN+.
publishDate 2014
dc.date.issued.fl_str_mv 2014-04-14
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=56158@1
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=56158@2
url https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=56158@1
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=56158@2
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO
dc.publisher.program.fl_str_mv PPG EM EDUCAÇÃO
dc.publisher.initials.fl_str_mv PUC-Rio
dc.publisher.country.fl_str_mv BR
publisher.none.fl_str_mv PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell)
instname:Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO)
instacron:PUC_RIO
instname_str Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO)
instacron_str PUC_RIO
institution PUC_RIO
reponame_str Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell)
collection Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1748324960892354560