[pt] QUE GÊNERO É ESSE?: UMA ANÁLISE DO LUGAR DAS RELAÇÕES DE GÊNERO NOS PCN E PCN+

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: RACHEL LUIZA PULCINO DE ABREU
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Outros
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell)
Texto Completo: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=56158@1
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=56158@2
http://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.56158
Resumo: [pt] Essa pesquisa pretendeu refletir sobre como a temática de gênero é abordada nos documentos curriculares PCN e PCN+ do ensino fundamental e médio. Em primeiro lugar me aprofundo na literatura dos estudos de gênero e do currículo, buscando perceber como esses dois campos se cruzam, objetivando identificar como as questões relativas ao gênero e a sexualidade, transformaram-se num tema da área curricular. Em seguida, na apreciação crítica dos dados, baseada principalmente na metodologia da análise documental e análise de conteúdo, problematizo os PCN e PCN+ procurando compreender como a temática de gênero é discutida, tentando identificar qual o seu lugar dentro dos documentos. As principais conclusões da pesquisa são: (1) o conceito de gênero revelado na análise dos documentos está marcado por uma concepção que favorece a dicotomia entre natureza (sexo) e cultura (gênero); (2) os documentos curriculares apresentam uma perspectiva higienista sobre a sexualidade e o corpo, com forte ênfase na prática do sexo seguro; (3) as mulheres – enquanto sujeitos históricos e categoria analítica – estão invisibilizadas nos textos dos PCN e dos PCN+.
id PUC_RIO-1_c45a9113bc6802ce248b1f765a11d749
oai_identifier_str oai:MAXWELL.puc-rio.br:56158
network_acronym_str PUC_RIO-1
network_name_str Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell)
repository_id_str 534
spelling [pt] QUE GÊNERO É ESSE?: UMA ANÁLISE DO LUGAR DAS RELAÇÕES DE GÊNERO NOS PCN E PCN+[en] WHAT GENRE IS THIS?: AN ANALYSIS OF THE PLACE OF GENDER RELATIONS IN THE NCP AND NCP +[pt] SEXUALIDADE[pt] PCN E CURRICULO[pt] RELACOES DE GENERO [pt] GENERO[en] SEXUALITY[en] NCP AND CURRICULUM[en] GENDER RELATIONS[en] GENDER[pt] Essa pesquisa pretendeu refletir sobre como a temática de gênero é abordada nos documentos curriculares PCN e PCN+ do ensino fundamental e médio. Em primeiro lugar me aprofundo na literatura dos estudos de gênero e do currículo, buscando perceber como esses dois campos se cruzam, objetivando identificar como as questões relativas ao gênero e a sexualidade, transformaram-se num tema da área curricular. Em seguida, na apreciação crítica dos dados, baseada principalmente na metodologia da análise documental e análise de conteúdo, problematizo os PCN e PCN+ procurando compreender como a temática de gênero é discutida, tentando identificar qual o seu lugar dentro dos documentos. As principais conclusões da pesquisa são: (1) o conceito de gênero revelado na análise dos documentos está marcado por uma concepção que favorece a dicotomia entre natureza (sexo) e cultura (gênero); (2) os documentos curriculares apresentam uma perspectiva higienista sobre a sexualidade e o corpo, com forte ênfase na prática do sexo seguro; (3) as mulheres – enquanto sujeitos históricos e categoria analítica – estão invisibilizadas nos textos dos PCN e dos PCN+.[en] This research intended to reflect on how the gender issue is addressed in the curriculum documents NCPandNCP + elementary and middle school . Firstly I delve into the literature of gender studies and curriculum, seeking to understand how these two fields intersect in order to identify how issues relating to gender and sexuality became a topic of curriculum area. Then, the critical assessment of the data, primarily based on the methodology of document analysis and content analysis and questioning the NCP and NCP + trying to understand how the issue of gender is discussed, trying to identify what their place within the documents. The main conclusions of the research are: (1) the concept of gender revealed in the analysis of the documents is marked by a design that favors the dichotomy between nature (sex) and culture (gender), (2) curriculum documents have a hygienist perspective on sexuality and the body, with a strong emphasis on the practice of safe sex and (3) women - as subjects historical and analytical category - are in the texts of the NCP and NCP +.MAXWELLMARCELO GUSTAVO ANDRADE DE SOUZAMARCELO GUSTAVO ANDRADE DE SOUZAMARCELO GUSTAVO ANDRADE DE SOUZARACHEL LUIZA PULCINO DE ABREU2021-11-25info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/otherhttps://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=56158@1https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=56158@2http://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.56158porreponame:Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell)instname:Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO)instacron:PUC_RIOinfo:eu-repo/semantics/openAccess2021-11-25T00:00:00Zoai:MAXWELL.puc-rio.br:56158Repositório InstitucionalPRIhttps://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/ibict.phpopendoar:5342021-11-25T00:00Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO)false
dc.title.none.fl_str_mv [pt] QUE GÊNERO É ESSE?: UMA ANÁLISE DO LUGAR DAS RELAÇÕES DE GÊNERO NOS PCN E PCN+
[en] WHAT GENRE IS THIS?: AN ANALYSIS OF THE PLACE OF GENDER RELATIONS IN THE NCP AND NCP +
title [pt] QUE GÊNERO É ESSE?: UMA ANÁLISE DO LUGAR DAS RELAÇÕES DE GÊNERO NOS PCN E PCN+
spellingShingle [pt] QUE GÊNERO É ESSE?: UMA ANÁLISE DO LUGAR DAS RELAÇÕES DE GÊNERO NOS PCN E PCN+
RACHEL LUIZA PULCINO DE ABREU
[pt] SEXUALIDADE
[pt] PCN E CURRICULO
[pt] RELACOES DE GENERO
[pt] GENERO
[en] SEXUALITY
[en] NCP AND CURRICULUM
[en] GENDER RELATIONS
[en] GENDER
title_short [pt] QUE GÊNERO É ESSE?: UMA ANÁLISE DO LUGAR DAS RELAÇÕES DE GÊNERO NOS PCN E PCN+
title_full [pt] QUE GÊNERO É ESSE?: UMA ANÁLISE DO LUGAR DAS RELAÇÕES DE GÊNERO NOS PCN E PCN+
title_fullStr [pt] QUE GÊNERO É ESSE?: UMA ANÁLISE DO LUGAR DAS RELAÇÕES DE GÊNERO NOS PCN E PCN+
title_full_unstemmed [pt] QUE GÊNERO É ESSE?: UMA ANÁLISE DO LUGAR DAS RELAÇÕES DE GÊNERO NOS PCN E PCN+
title_sort [pt] QUE GÊNERO É ESSE?: UMA ANÁLISE DO LUGAR DAS RELAÇÕES DE GÊNERO NOS PCN E PCN+
author RACHEL LUIZA PULCINO DE ABREU
author_facet RACHEL LUIZA PULCINO DE ABREU
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv MARCELO GUSTAVO ANDRADE DE SOUZA
MARCELO GUSTAVO ANDRADE DE SOUZA
MARCELO GUSTAVO ANDRADE DE SOUZA
dc.contributor.author.fl_str_mv RACHEL LUIZA PULCINO DE ABREU
dc.subject.por.fl_str_mv [pt] SEXUALIDADE
[pt] PCN E CURRICULO
[pt] RELACOES DE GENERO
[pt] GENERO
[en] SEXUALITY
[en] NCP AND CURRICULUM
[en] GENDER RELATIONS
[en] GENDER
topic [pt] SEXUALIDADE
[pt] PCN E CURRICULO
[pt] RELACOES DE GENERO
[pt] GENERO
[en] SEXUALITY
[en] NCP AND CURRICULUM
[en] GENDER RELATIONS
[en] GENDER
description [pt] Essa pesquisa pretendeu refletir sobre como a temática de gênero é abordada nos documentos curriculares PCN e PCN+ do ensino fundamental e médio. Em primeiro lugar me aprofundo na literatura dos estudos de gênero e do currículo, buscando perceber como esses dois campos se cruzam, objetivando identificar como as questões relativas ao gênero e a sexualidade, transformaram-se num tema da área curricular. Em seguida, na apreciação crítica dos dados, baseada principalmente na metodologia da análise documental e análise de conteúdo, problematizo os PCN e PCN+ procurando compreender como a temática de gênero é discutida, tentando identificar qual o seu lugar dentro dos documentos. As principais conclusões da pesquisa são: (1) o conceito de gênero revelado na análise dos documentos está marcado por uma concepção que favorece a dicotomia entre natureza (sexo) e cultura (gênero); (2) os documentos curriculares apresentam uma perspectiva higienista sobre a sexualidade e o corpo, com forte ênfase na prática do sexo seguro; (3) as mulheres – enquanto sujeitos históricos e categoria analítica – estão invisibilizadas nos textos dos PCN e dos PCN+.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-11-25
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/other
format other
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=56158@1
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=56158@2
http://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.56158
url https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=56158@1
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=56158@2
http://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.56158
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv MAXWELL
publisher.none.fl_str_mv MAXWELL
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell)
instname:Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO)
instacron:PUC_RIO
instname_str Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO)
instacron_str PUC_RIO
institution PUC_RIO
reponame_str Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell)
collection Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1814822633261236224