HIGHER EDUCATION AND ITS CONTRADICTIONS: THE CHALLENGES FOR STUDENTS TO GRADUATE

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: DANIELE DOS SANTOS VITORINO
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell)
Texto Completo: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=51520@1
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=51520@2
Resumo: Esta pesquisa buscou compreender o fenômeno de evasão sob as modalidades de abandono e trancamento de matrícula dos estudantes de uma instituição comunitária de ensino superior. Para a realização da investigação, foram utilizados três instrumentos de análise, a saber: dados históricos de matrículas realizadas, abandono e trancamento de matrícula disponibilizados pela instituição pesquisada, compreendendo o período entre 1995 e 2019; as respostas de um questionário solicitado a cada estudante que optou por realizar o trancamento da matrícula entre 2014 e 2019. E, para melhor compreender as motivações que dificultam a permanência na universidade lançamos mão de uma entrevista semiestruturada com nove alunos que declararam ter pensado em desistir da universidade em algum momento do curso. Com os resultados, observamos que o processo de evasão, ainda que inerente ao ensino superior, nem sempre está relacionado ao fracasso ou à desistência dos estudantes. Observamos que o processo de adaptação exige dos alunos uma série de habilidades, desde o ajustamento das expectativas aos cursos até as habilidades de socialização e de buscar por meios de sentir-se pertencente ao universo da academia. A investigação nos direciona para a conclusão de que um planejamento da instituição com relação ao ajustamento dos estudantes à vida universitária pode configurar-se como um fator importante na decisão do aluno ingressante entre sair ou permanecer na universidade.
id PUC_RIO-1_c51da600173f07eaefa386ddedbe32fc
oai_identifier_str oai:MAXWELL.puc-rio.br:51520
network_acronym_str PUC_RIO-1
network_name_str Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell)
repository_id_str 534
spelling info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisHIGHER EDUCATION AND ITS CONTRADICTIONS: THE CHALLENGES FOR STUDENTS TO GRADUATEO ENSINO SUPERIOR E SUAS CONTRADIÇÕES: OS DESAFIOS PARA OS ESTUDANTES CONCLUÍREM A GRADUAÇÃO2020-12-21ZENA WINONA EISENBERG10210009810lattes.cnpq.br/4966264375297426ZENA WINONA EISENBERGSILVIA BRILHANTE GUIMARAESCATIA REGINA PAPADOPOULOSCATIA REGINA PAPADOPOULOSCATIA REGINA PAPADOPOULOS14435069741DANIELE DOS SANTOS VITORINOPONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIROPPG EM EDUCAÇÃOPUC-RioBREsta pesquisa buscou compreender o fenômeno de evasão sob as modalidades de abandono e trancamento de matrícula dos estudantes de uma instituição comunitária de ensino superior. Para a realização da investigação, foram utilizados três instrumentos de análise, a saber: dados históricos de matrículas realizadas, abandono e trancamento de matrícula disponibilizados pela instituição pesquisada, compreendendo o período entre 1995 e 2019; as respostas de um questionário solicitado a cada estudante que optou por realizar o trancamento da matrícula entre 2014 e 2019. E, para melhor compreender as motivações que dificultam a permanência na universidade lançamos mão de uma entrevista semiestruturada com nove alunos que declararam ter pensado em desistir da universidade em algum momento do curso. Com os resultados, observamos que o processo de evasão, ainda que inerente ao ensino superior, nem sempre está relacionado ao fracasso ou à desistência dos estudantes. Observamos que o processo de adaptação exige dos alunos uma série de habilidades, desde o ajustamento das expectativas aos cursos até as habilidades de socialização e de buscar por meios de sentir-se pertencente ao universo da academia. A investigação nos direciona para a conclusão de que um planejamento da instituição com relação ao ajustamento dos estudantes à vida universitária pode configurar-se como um fator importante na decisão do aluno ingressante entre sair ou permanecer na universidade.This research sought to understand the phenomenon of evasion under the modalities of abandonment and locking the enrollment of students at a community institution of higher education. In order to carry out the investigation, three instruments of analysis were used, namely: historical data of enrollments carried out, abandonment and locking of enrollment provided by the researched institution, covering the period between 1995 and 2019; the responses to a questionnaire requested from each student who chose to close the enrollment between 2014 and 2019. And, to better understand the motivations that make it difficult to stay at the university, we used a semi-structured interview with nine students who declared that they had thought about quitting the university at some point during the course. With the results, we observed that the dropout process, although inherent to higher education, not always related to students failure or abandonment. We observed that the adaptation process requires students to have a series of skills, from adjusting expectations to courses to socializing skills and looking for ways to feel that they belong to the universe of academia. The investigation leads us to the conclusion that an institution s planning regarding the adjustment of students to university life can be configured as an important factor in the decision of the incoming student between leaving or staying at the university.PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIROCONSELHO NACIONAL DE DESENVOLVIMENTO CIENTÍFICO E TECNOLÓGICOhttps://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=51520@1https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=51520@2porreponame:Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell)instname:Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO)instacron:PUC_RIOinfo:eu-repo/semantics/openAccess2022-11-01T13:57:06Zoai:MAXWELL.puc-rio.br:51520Repositório InstitucionalPRIhttps://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/ibict.phpopendoar:5342022-08-17T00:00Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO)false
dc.title.en.fl_str_mv HIGHER EDUCATION AND ITS CONTRADICTIONS: THE CHALLENGES FOR STUDENTS TO GRADUATE
dc.title.alternative.pt.fl_str_mv O ENSINO SUPERIOR E SUAS CONTRADIÇÕES: OS DESAFIOS PARA OS ESTUDANTES CONCLUÍREM A GRADUAÇÃO
title HIGHER EDUCATION AND ITS CONTRADICTIONS: THE CHALLENGES FOR STUDENTS TO GRADUATE
spellingShingle HIGHER EDUCATION AND ITS CONTRADICTIONS: THE CHALLENGES FOR STUDENTS TO GRADUATE
DANIELE DOS SANTOS VITORINO
title_short HIGHER EDUCATION AND ITS CONTRADICTIONS: THE CHALLENGES FOR STUDENTS TO GRADUATE
title_full HIGHER EDUCATION AND ITS CONTRADICTIONS: THE CHALLENGES FOR STUDENTS TO GRADUATE
title_fullStr HIGHER EDUCATION AND ITS CONTRADICTIONS: THE CHALLENGES FOR STUDENTS TO GRADUATE
title_full_unstemmed HIGHER EDUCATION AND ITS CONTRADICTIONS: THE CHALLENGES FOR STUDENTS TO GRADUATE
title_sort HIGHER EDUCATION AND ITS CONTRADICTIONS: THE CHALLENGES FOR STUDENTS TO GRADUATE
dc.creator.Lattes.none.fl_str_mv
author DANIELE DOS SANTOS VITORINO
author_facet DANIELE DOS SANTOS VITORINO
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv ZENA WINONA EISENBERG
dc.contributor.advisor1ID.fl_str_mv 10210009810
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv lattes.cnpq.br/4966264375297426
dc.contributor.referee1.fl_str_mv ZENA WINONA EISENBERG
dc.contributor.referee2.fl_str_mv SILVIA BRILHANTE GUIMARAES
dc.contributor.referee3.fl_str_mv CATIA REGINA PAPADOPOULOS
dc.contributor.referee4.fl_str_mv CATIA REGINA PAPADOPOULOS
dc.contributor.referee5.fl_str_mv CATIA REGINA PAPADOPOULOS
dc.contributor.authorID.fl_str_mv 14435069741
dc.contributor.author.fl_str_mv DANIELE DOS SANTOS VITORINO
contributor_str_mv ZENA WINONA EISENBERG
ZENA WINONA EISENBERG
SILVIA BRILHANTE GUIMARAES
CATIA REGINA PAPADOPOULOS
CATIA REGINA PAPADOPOULOS
CATIA REGINA PAPADOPOULOS
description Esta pesquisa buscou compreender o fenômeno de evasão sob as modalidades de abandono e trancamento de matrícula dos estudantes de uma instituição comunitária de ensino superior. Para a realização da investigação, foram utilizados três instrumentos de análise, a saber: dados históricos de matrículas realizadas, abandono e trancamento de matrícula disponibilizados pela instituição pesquisada, compreendendo o período entre 1995 e 2019; as respostas de um questionário solicitado a cada estudante que optou por realizar o trancamento da matrícula entre 2014 e 2019. E, para melhor compreender as motivações que dificultam a permanência na universidade lançamos mão de uma entrevista semiestruturada com nove alunos que declararam ter pensado em desistir da universidade em algum momento do curso. Com os resultados, observamos que o processo de evasão, ainda que inerente ao ensino superior, nem sempre está relacionado ao fracasso ou à desistência dos estudantes. Observamos que o processo de adaptação exige dos alunos uma série de habilidades, desde o ajustamento das expectativas aos cursos até as habilidades de socialização e de buscar por meios de sentir-se pertencente ao universo da academia. A investigação nos direciona para a conclusão de que um planejamento da instituição com relação ao ajustamento dos estudantes à vida universitária pode configurar-se como um fator importante na decisão do aluno ingressante entre sair ou permanecer na universidade.
publishDate 2020
dc.date.issued.fl_str_mv 2020-12-21
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=51520@1
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=51520@2
url https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=51520@1
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=51520@2
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO
dc.publisher.program.fl_str_mv PPG EM EDUCAÇÃO
dc.publisher.initials.fl_str_mv PUC-Rio
dc.publisher.country.fl_str_mv BR
publisher.none.fl_str_mv PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell)
instname:Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO)
instacron:PUC_RIO
instname_str Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO)
instacron_str PUC_RIO
institution PUC_RIO
reponame_str Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell)
collection Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1748324954207682560