[en] BUILDING TRUST IN THE AGE OF DISTRUST: BRAZILIAN CONSUMER MOBILE SHOPPING BEHAVIOR
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Tipo de documento: | Outros |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell) |
Texto Completo: | https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=34374@1 https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=34374@2 http://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.34374 |
Resumo: | [pt] Confiança é um elemento essencial na construção de relacionamentos. Esta tese de doutorado propõe um modelo que trata a confiança como um construto multidimensional mediador na construção da intenção do consumidor de comprar produtos e serviços usando um dispositivo móvel. O estudo aborda os impactos do tipo de produto sobre as relações entre confiança e intenção de compra via dispositivo móvel, compara três modelos que utilizam diferentes versões do construto confiança e considera características inovadoras da tecnologia móvel na construção da confiança, a fim de aprofundar o conhecimento existente sobre as relações de confiança envolvendo compra de produtos e serviços em contextos móveis. Os dados utilizados foram coletados por meio de um levantamento online e analisados pelo método de modelagem de equações estruturais. Os resultados mostram a importância da utilização de construtos multidimensionais para a confiança e o papel desta como mediadora entre as características inovadoras dos dispositivos móveis e a adoção destes para compras de produtos e serviços, os efeitos dos produtos de busca sobre a atitude e os efeitos dos produtos de experiência sobre a intenção de compra, e a importância da facilidade de uso dos dispositivos móveis e da competência dos vendedores para a adoção e uso de dispositivos móveis para a compra de bens e serviços. |
id |
PUC_RIO-1_e2e287df501c46052cae4ed7cdacae9b |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:MAXWELL.puc-rio.br:34374 |
network_acronym_str |
PUC_RIO-1 |
network_name_str |
Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell) |
repository_id_str |
534 |
spelling |
[en] BUILDING TRUST IN THE AGE OF DISTRUST: BRAZILIAN CONSUMER MOBILE SHOPPING BEHAVIOR[pt] CONSTRUINDO CONFIANÇA NA ERA DA DESCONFIANÇA: COMPORTAMENTO DE COMPRA POR DISPOSITIVOS MÓVEIS DO CONSUMIDOR BRASILEIRO[pt] COMPORTAMENTO DO CONSUMIDOR[pt] ACEITACAO DE TECNOLOGIA[pt] TIPO DE PRODUTO[pt] CONFIANCA MOVEL[pt] INTENCAO DE COMPRA[pt] COMERCIO MOVEL[pt] CONFIANCA[en] CONSUMER BEHAVIOR[en] TECHNOLOGY ACCEPTANCE[en] PRODUCT TYPE[en] MOBILE TRUST[en] PURCHASE INTENT[en] CONSUMER BEHAVIOR[en] TRUST[pt] Confiança é um elemento essencial na construção de relacionamentos. Esta tese de doutorado propõe um modelo que trata a confiança como um construto multidimensional mediador na construção da intenção do consumidor de comprar produtos e serviços usando um dispositivo móvel. O estudo aborda os impactos do tipo de produto sobre as relações entre confiança e intenção de compra via dispositivo móvel, compara três modelos que utilizam diferentes versões do construto confiança e considera características inovadoras da tecnologia móvel na construção da confiança, a fim de aprofundar o conhecimento existente sobre as relações de confiança envolvendo compra de produtos e serviços em contextos móveis. Os dados utilizados foram coletados por meio de um levantamento online e analisados pelo método de modelagem de equações estruturais. Os resultados mostram a importância da utilização de construtos multidimensionais para a confiança e o papel desta como mediadora entre as características inovadoras dos dispositivos móveis e a adoção destes para compras de produtos e serviços, os efeitos dos produtos de busca sobre a atitude e os efeitos dos produtos de experiência sobre a intenção de compra, e a importância da facilidade de uso dos dispositivos móveis e da competência dos vendedores para a adoção e uso de dispositivos móveis para a compra de bens e serviços.[en] Trust is an core element in relationships. This dissertation proposes a model in which a multidimensional trust construct mediates consumer intention to purchase products and services using a mobile device. This study also analises impacts of product type on the proposed relations and compares three different models each one using an alternative representation of trust in order to expand academic knowledge regarding trusting relationships in mobile contexts. An online survey using social networks provided the data used in a structural equation modeling analysis. Results show that trust constructs should be multidimensional whenever trust is a construct of importance, that trust mediates the relationships between mobile devices innovative characteristics and adoption of mobile commerce, that search and experience products produce different effects, and that ease of use of mobile devices and vendor competence play important parts in the adoption and use of mobile commerce.MAXWELLANGELA MARIA CAVALCANTI DA ROCHAANGELA MARIA CAVALCANTI DA ROCHACRISTIANE JUNQUEIRA GIOVANNINI2018-07-11info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/otherhttps://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=34374@1https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=34374@2http://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.34374porreponame:Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell)instname:Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO)instacron:PUC_RIOinfo:eu-repo/semantics/openAccess2018-07-11T00:00:00Zoai:MAXWELL.puc-rio.br:34374Repositório InstitucionalPRIhttps://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/ibict.phpopendoar:5342018-07-11T00:00Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
[en] BUILDING TRUST IN THE AGE OF DISTRUST: BRAZILIAN CONSUMER MOBILE SHOPPING BEHAVIOR [pt] CONSTRUINDO CONFIANÇA NA ERA DA DESCONFIANÇA: COMPORTAMENTO DE COMPRA POR DISPOSITIVOS MÓVEIS DO CONSUMIDOR BRASILEIRO |
title |
[en] BUILDING TRUST IN THE AGE OF DISTRUST: BRAZILIAN CONSUMER MOBILE SHOPPING BEHAVIOR |
spellingShingle |
[en] BUILDING TRUST IN THE AGE OF DISTRUST: BRAZILIAN CONSUMER MOBILE SHOPPING BEHAVIOR CRISTIANE JUNQUEIRA GIOVANNINI [pt] COMPORTAMENTO DO CONSUMIDOR [pt] ACEITACAO DE TECNOLOGIA [pt] TIPO DE PRODUTO [pt] CONFIANCA MOVEL [pt] INTENCAO DE COMPRA [pt] COMERCIO MOVEL [pt] CONFIANCA [en] CONSUMER BEHAVIOR [en] TECHNOLOGY ACCEPTANCE [en] PRODUCT TYPE [en] MOBILE TRUST [en] PURCHASE INTENT [en] CONSUMER BEHAVIOR [en] TRUST |
title_short |
[en] BUILDING TRUST IN THE AGE OF DISTRUST: BRAZILIAN CONSUMER MOBILE SHOPPING BEHAVIOR |
title_full |
[en] BUILDING TRUST IN THE AGE OF DISTRUST: BRAZILIAN CONSUMER MOBILE SHOPPING BEHAVIOR |
title_fullStr |
[en] BUILDING TRUST IN THE AGE OF DISTRUST: BRAZILIAN CONSUMER MOBILE SHOPPING BEHAVIOR |
title_full_unstemmed |
[en] BUILDING TRUST IN THE AGE OF DISTRUST: BRAZILIAN CONSUMER MOBILE SHOPPING BEHAVIOR |
title_sort |
[en] BUILDING TRUST IN THE AGE OF DISTRUST: BRAZILIAN CONSUMER MOBILE SHOPPING BEHAVIOR |
author |
CRISTIANE JUNQUEIRA GIOVANNINI |
author_facet |
CRISTIANE JUNQUEIRA GIOVANNINI |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
ANGELA MARIA CAVALCANTI DA ROCHA ANGELA MARIA CAVALCANTI DA ROCHA |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
CRISTIANE JUNQUEIRA GIOVANNINI |
dc.subject.por.fl_str_mv |
[pt] COMPORTAMENTO DO CONSUMIDOR [pt] ACEITACAO DE TECNOLOGIA [pt] TIPO DE PRODUTO [pt] CONFIANCA MOVEL [pt] INTENCAO DE COMPRA [pt] COMERCIO MOVEL [pt] CONFIANCA [en] CONSUMER BEHAVIOR [en] TECHNOLOGY ACCEPTANCE [en] PRODUCT TYPE [en] MOBILE TRUST [en] PURCHASE INTENT [en] CONSUMER BEHAVIOR [en] TRUST |
topic |
[pt] COMPORTAMENTO DO CONSUMIDOR [pt] ACEITACAO DE TECNOLOGIA [pt] TIPO DE PRODUTO [pt] CONFIANCA MOVEL [pt] INTENCAO DE COMPRA [pt] COMERCIO MOVEL [pt] CONFIANCA [en] CONSUMER BEHAVIOR [en] TECHNOLOGY ACCEPTANCE [en] PRODUCT TYPE [en] MOBILE TRUST [en] PURCHASE INTENT [en] CONSUMER BEHAVIOR [en] TRUST |
description |
[pt] Confiança é um elemento essencial na construção de relacionamentos. Esta tese de doutorado propõe um modelo que trata a confiança como um construto multidimensional mediador na construção da intenção do consumidor de comprar produtos e serviços usando um dispositivo móvel. O estudo aborda os impactos do tipo de produto sobre as relações entre confiança e intenção de compra via dispositivo móvel, compara três modelos que utilizam diferentes versões do construto confiança e considera características inovadoras da tecnologia móvel na construção da confiança, a fim de aprofundar o conhecimento existente sobre as relações de confiança envolvendo compra de produtos e serviços em contextos móveis. Os dados utilizados foram coletados por meio de um levantamento online e analisados pelo método de modelagem de equações estruturais. Os resultados mostram a importância da utilização de construtos multidimensionais para a confiança e o papel desta como mediadora entre as características inovadoras dos dispositivos móveis e a adoção destes para compras de produtos e serviços, os efeitos dos produtos de busca sobre a atitude e os efeitos dos produtos de experiência sobre a intenção de compra, e a importância da facilidade de uso dos dispositivos móveis e da competência dos vendedores para a adoção e uso de dispositivos móveis para a compra de bens e serviços. |
publishDate |
2018 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2018-07-11 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/other |
format |
other |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=34374@1 https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=34374@2 http://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.34374 |
url |
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=34374@1 https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=34374@2 http://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.34374 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
MAXWELL |
publisher.none.fl_str_mv |
MAXWELL |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell) instname:Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO) instacron:PUC_RIO |
instname_str |
Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO) |
instacron_str |
PUC_RIO |
institution |
PUC_RIO |
reponame_str |
Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell) |
collection |
Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1814822608662691840 |