[en] BUILDING TRUST IN THE AGE OF DISTRUST: BRAZILIAN CONSUMER MOBILE SHOPPING BEHAVIOR

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: CRISTIANE JUNQUEIRA GIOVANNINI
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Outros
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell)
Texto Completo: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=34374@1
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=34374@2
http://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.34374
Resumo: [pt] Confiança é um elemento essencial na construção de relacionamentos. Esta tese de doutorado propõe um modelo que trata a confiança como um construto multidimensional mediador na construção da intenção do consumidor de comprar produtos e serviços usando um dispositivo móvel. O estudo aborda os impactos do tipo de produto sobre as relações entre confiança e intenção de compra via dispositivo móvel, compara três modelos que utilizam diferentes versões do construto confiança e considera características inovadoras da tecnologia móvel na construção da confiança, a fim de aprofundar o conhecimento existente sobre as relações de confiança envolvendo compra de produtos e serviços em contextos móveis. Os dados utilizados foram coletados por meio de um levantamento online e analisados pelo método de modelagem de equações estruturais. Os resultados mostram a importância da utilização de construtos multidimensionais para a confiança e o papel desta como mediadora entre as características inovadoras dos dispositivos móveis e a adoção destes para compras de produtos e serviços, os efeitos dos produtos de busca sobre a atitude e os efeitos dos produtos de experiência sobre a intenção de compra, e a importância da facilidade de uso dos dispositivos móveis e da competência dos vendedores para a adoção e uso de dispositivos móveis para a compra de bens e serviços.
id PUC_RIO-1_e2e287df501c46052cae4ed7cdacae9b
oai_identifier_str oai:MAXWELL.puc-rio.br:34374
network_acronym_str PUC_RIO-1
network_name_str Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell)
repository_id_str 534
spelling [en] BUILDING TRUST IN THE AGE OF DISTRUST: BRAZILIAN CONSUMER MOBILE SHOPPING BEHAVIOR[pt] CONSTRUINDO CONFIANÇA NA ERA DA DESCONFIANÇA: COMPORTAMENTO DE COMPRA POR DISPOSITIVOS MÓVEIS DO CONSUMIDOR BRASILEIRO[pt] COMPORTAMENTO DO CONSUMIDOR[pt] ACEITACAO DE TECNOLOGIA[pt] TIPO DE PRODUTO[pt] CONFIANCA MOVEL[pt] INTENCAO DE COMPRA[pt] COMERCIO MOVEL[pt] CONFIANCA[en] CONSUMER BEHAVIOR[en] TECHNOLOGY ACCEPTANCE[en] PRODUCT TYPE[en] MOBILE TRUST[en] PURCHASE INTENT[en] CONSUMER BEHAVIOR[en] TRUST[pt] Confiança é um elemento essencial na construção de relacionamentos. Esta tese de doutorado propõe um modelo que trata a confiança como um construto multidimensional mediador na construção da intenção do consumidor de comprar produtos e serviços usando um dispositivo móvel. O estudo aborda os impactos do tipo de produto sobre as relações entre confiança e intenção de compra via dispositivo móvel, compara três modelos que utilizam diferentes versões do construto confiança e considera características inovadoras da tecnologia móvel na construção da confiança, a fim de aprofundar o conhecimento existente sobre as relações de confiança envolvendo compra de produtos e serviços em contextos móveis. Os dados utilizados foram coletados por meio de um levantamento online e analisados pelo método de modelagem de equações estruturais. Os resultados mostram a importância da utilização de construtos multidimensionais para a confiança e o papel desta como mediadora entre as características inovadoras dos dispositivos móveis e a adoção destes para compras de produtos e serviços, os efeitos dos produtos de busca sobre a atitude e os efeitos dos produtos de experiência sobre a intenção de compra, e a importância da facilidade de uso dos dispositivos móveis e da competência dos vendedores para a adoção e uso de dispositivos móveis para a compra de bens e serviços.[en] Trust is an core element in relationships. This dissertation proposes a model in which a multidimensional trust construct mediates consumer intention to purchase products and services using a mobile device. This study also analises impacts of product type on the proposed relations and compares three different models each one using an alternative representation of trust in order to expand academic knowledge regarding trusting relationships in mobile contexts. An online survey using social networks provided the data used in a structural equation modeling analysis. Results show that trust constructs should be multidimensional whenever trust is a construct of importance, that trust mediates the relationships between mobile devices innovative characteristics and adoption of mobile commerce, that search and experience products produce different effects, and that ease of use of mobile devices and vendor competence play important parts in the adoption and use of mobile commerce.MAXWELLANGELA MARIA CAVALCANTI DA ROCHAANGELA MARIA CAVALCANTI DA ROCHACRISTIANE JUNQUEIRA GIOVANNINI2018-07-11info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/otherhttps://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=34374@1https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=34374@2http://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.34374porreponame:Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell)instname:Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO)instacron:PUC_RIOinfo:eu-repo/semantics/openAccess2018-07-11T00:00:00Zoai:MAXWELL.puc-rio.br:34374Repositório InstitucionalPRIhttps://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/ibict.phpopendoar:5342018-07-11T00:00Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO)false
dc.title.none.fl_str_mv [en] BUILDING TRUST IN THE AGE OF DISTRUST: BRAZILIAN CONSUMER MOBILE SHOPPING BEHAVIOR
[pt] CONSTRUINDO CONFIANÇA NA ERA DA DESCONFIANÇA: COMPORTAMENTO DE COMPRA POR DISPOSITIVOS MÓVEIS DO CONSUMIDOR BRASILEIRO
title [en] BUILDING TRUST IN THE AGE OF DISTRUST: BRAZILIAN CONSUMER MOBILE SHOPPING BEHAVIOR
spellingShingle [en] BUILDING TRUST IN THE AGE OF DISTRUST: BRAZILIAN CONSUMER MOBILE SHOPPING BEHAVIOR
CRISTIANE JUNQUEIRA GIOVANNINI
[pt] COMPORTAMENTO DO CONSUMIDOR
[pt] ACEITACAO DE TECNOLOGIA
[pt] TIPO DE PRODUTO
[pt] CONFIANCA MOVEL
[pt] INTENCAO DE COMPRA
[pt] COMERCIO MOVEL
[pt] CONFIANCA
[en] CONSUMER BEHAVIOR
[en] TECHNOLOGY ACCEPTANCE
[en] PRODUCT TYPE
[en] MOBILE TRUST
[en] PURCHASE INTENT
[en] CONSUMER BEHAVIOR
[en] TRUST
title_short [en] BUILDING TRUST IN THE AGE OF DISTRUST: BRAZILIAN CONSUMER MOBILE SHOPPING BEHAVIOR
title_full [en] BUILDING TRUST IN THE AGE OF DISTRUST: BRAZILIAN CONSUMER MOBILE SHOPPING BEHAVIOR
title_fullStr [en] BUILDING TRUST IN THE AGE OF DISTRUST: BRAZILIAN CONSUMER MOBILE SHOPPING BEHAVIOR
title_full_unstemmed [en] BUILDING TRUST IN THE AGE OF DISTRUST: BRAZILIAN CONSUMER MOBILE SHOPPING BEHAVIOR
title_sort [en] BUILDING TRUST IN THE AGE OF DISTRUST: BRAZILIAN CONSUMER MOBILE SHOPPING BEHAVIOR
author CRISTIANE JUNQUEIRA GIOVANNINI
author_facet CRISTIANE JUNQUEIRA GIOVANNINI
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv ANGELA MARIA CAVALCANTI DA ROCHA
ANGELA MARIA CAVALCANTI DA ROCHA
dc.contributor.author.fl_str_mv CRISTIANE JUNQUEIRA GIOVANNINI
dc.subject.por.fl_str_mv [pt] COMPORTAMENTO DO CONSUMIDOR
[pt] ACEITACAO DE TECNOLOGIA
[pt] TIPO DE PRODUTO
[pt] CONFIANCA MOVEL
[pt] INTENCAO DE COMPRA
[pt] COMERCIO MOVEL
[pt] CONFIANCA
[en] CONSUMER BEHAVIOR
[en] TECHNOLOGY ACCEPTANCE
[en] PRODUCT TYPE
[en] MOBILE TRUST
[en] PURCHASE INTENT
[en] CONSUMER BEHAVIOR
[en] TRUST
topic [pt] COMPORTAMENTO DO CONSUMIDOR
[pt] ACEITACAO DE TECNOLOGIA
[pt] TIPO DE PRODUTO
[pt] CONFIANCA MOVEL
[pt] INTENCAO DE COMPRA
[pt] COMERCIO MOVEL
[pt] CONFIANCA
[en] CONSUMER BEHAVIOR
[en] TECHNOLOGY ACCEPTANCE
[en] PRODUCT TYPE
[en] MOBILE TRUST
[en] PURCHASE INTENT
[en] CONSUMER BEHAVIOR
[en] TRUST
description [pt] Confiança é um elemento essencial na construção de relacionamentos. Esta tese de doutorado propõe um modelo que trata a confiança como um construto multidimensional mediador na construção da intenção do consumidor de comprar produtos e serviços usando um dispositivo móvel. O estudo aborda os impactos do tipo de produto sobre as relações entre confiança e intenção de compra via dispositivo móvel, compara três modelos que utilizam diferentes versões do construto confiança e considera características inovadoras da tecnologia móvel na construção da confiança, a fim de aprofundar o conhecimento existente sobre as relações de confiança envolvendo compra de produtos e serviços em contextos móveis. Os dados utilizados foram coletados por meio de um levantamento online e analisados pelo método de modelagem de equações estruturais. Os resultados mostram a importância da utilização de construtos multidimensionais para a confiança e o papel desta como mediadora entre as características inovadoras dos dispositivos móveis e a adoção destes para compras de produtos e serviços, os efeitos dos produtos de busca sobre a atitude e os efeitos dos produtos de experiência sobre a intenção de compra, e a importância da facilidade de uso dos dispositivos móveis e da competência dos vendedores para a adoção e uso de dispositivos móveis para a compra de bens e serviços.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-07-11
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/other
format other
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=34374@1
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=34374@2
http://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.34374
url https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=34374@1
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=34374@2
http://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.34374
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv MAXWELL
publisher.none.fl_str_mv MAXWELL
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell)
instname:Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO)
instacron:PUC_RIO
instname_str Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO)
instacron_str PUC_RIO
institution PUC_RIO
reponame_str Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell)
collection Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1814822608662691840