EMOTIONS IN PLOTS WITH NON-DETERMINISTIC PLANNING FOR INTERACTIVE STORYTELLING

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: FABIO ARAUJO GUILHERME DA SILVA
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Tese
Idioma: eng
Título da fonte: Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell)
Texto Completo: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=26169@1
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=26169@2
Resumo: Narração interativa é uma forma de entretenimento digital em que os usuários participam do processo de compor e dramatizar uma história. Nesse contexto, a determinação do comportamento dos personagens de acordo com as suas preferências individuais pode ser uma maneira interessante de gerar histórias plausíveis, onde os personagens agem de forma crível. Diversidade de histórias e oportunidades de interação são requisitos fundamentais a serem considerados ao se projetar tais aplicações. Esta tese propõe a criação de uma arquitetura e de um protótipo para a geração e dramatização de enredos interativos não determinísticos, utilizando um modelo de emoções que não só sirva para guiar as ações dos personagens apresentadas pelo algoritmo de geração de planos, mas que também influencie a participação dos usuários. Além disso, para melhorar a qualidade e nível de diversidade das histórias, os personagens devem ser capazes de evoluir em termos de seus traços de personalidade durante o desenrolar da trama, como um reflexo dos eventos que realizam ou a que são expostos.
id PUC_RIO-1_c8a2ffea9fc548a85784c400d3db478b
oai_identifier_str oai:MAXWELL.puc-rio.br:26169
network_acronym_str PUC_RIO-1
network_name_str Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell)
repository_id_str 534
spelling info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisEMOTIONS IN PLOTS WITH NON-DETERMINISTIC PLANNING FOR INTERACTIVE STORYTELLING EMOÇÕES EM ENREDOS COM PLANEJAMENTO NÃO-DETERMINÍSTICO PARA NARRAÇÃO INTERATIVA 2015-04-14ANTONIO LUZ FURTADO00923400753lattes.cnpq.br/1621729459222873MARCO ANTONIO CASANOVABRUNO FEIJOESTEBAN WALTER GONZALEZ CLUAANTONIO LUZ FURTADOMARCO ANTONIO CASANOVA05238002742lattes.cnpq.br/7595366822308857FABIO ARAUJO GUILHERME DA SILVAPONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIROPPG EM INFORMÁTICAPUC-RioBRNarração interativa é uma forma de entretenimento digital em que os usuários participam do processo de compor e dramatizar uma história. Nesse contexto, a determinação do comportamento dos personagens de acordo com as suas preferências individuais pode ser uma maneira interessante de gerar histórias plausíveis, onde os personagens agem de forma crível. Diversidade de histórias e oportunidades de interação são requisitos fundamentais a serem considerados ao se projetar tais aplicações. Esta tese propõe a criação de uma arquitetura e de um protótipo para a geração e dramatização de enredos interativos não determinísticos, utilizando um modelo de emoções que não só sirva para guiar as ações dos personagens apresentadas pelo algoritmo de geração de planos, mas que também influencie a participação dos usuários. Além disso, para melhorar a qualidade e nível de diversidade das histórias, os personagens devem ser capazes de evoluir em termos de seus traços de personalidade durante o desenrolar da trama, como um reflexo dos eventos que realizam ou a que são expostos.Interactive storytelling is a form of digital entertainment in which users participate in the process of composing and dramatizing a story. In this context, determining the characters behaviour according to their individual preferences can be an interesting way of generating plausible stories where the characters act in a believable manner. Diversity of stories and opportunities for interaction are key requirements to be considered when designing such applications. This thesis proposes the creation of an architecture and a prototype for the generation and dramatization of interactive nondeterministic plots, using a model of emotions that not only serves to guide the actions of the characters presented by the plan generation algorithm, but also influences the participation of the users. Also, to improve the quality and diversity level of the stories, characters must be able to evolve in terms of their personality traits as the plot unfolds, as a reflection of the events they perform or are exposed to.PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIROCOORDENAÇÃO DE APERFEIÇOAMENTO DO PESSOAL DE ENSINO SUPERIORPROGRAMA DE EXCELENCIA ACADEMICAhttps://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=26169@1https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=26169@2engreponame:Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell)instname:Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO)instacron:PUC_RIOinfo:eu-repo/semantics/openAccess2022-11-01T13:26:15Zoai:MAXWELL.puc-rio.br:26169Repositório InstitucionalPRIhttps://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/ibict.phpopendoar:5342018-08-08T00:00Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO)false
dc.title.en.fl_str_mv EMOTIONS IN PLOTS WITH NON-DETERMINISTIC PLANNING FOR INTERACTIVE STORYTELLING
dc.title.alternative.pt.fl_str_mv EMOÇÕES EM ENREDOS COM PLANEJAMENTO NÃO-DETERMINÍSTICO PARA NARRAÇÃO INTERATIVA
title EMOTIONS IN PLOTS WITH NON-DETERMINISTIC PLANNING FOR INTERACTIVE STORYTELLING
spellingShingle EMOTIONS IN PLOTS WITH NON-DETERMINISTIC PLANNING FOR INTERACTIVE STORYTELLING
FABIO ARAUJO GUILHERME DA SILVA
title_short EMOTIONS IN PLOTS WITH NON-DETERMINISTIC PLANNING FOR INTERACTIVE STORYTELLING
title_full EMOTIONS IN PLOTS WITH NON-DETERMINISTIC PLANNING FOR INTERACTIVE STORYTELLING
title_fullStr EMOTIONS IN PLOTS WITH NON-DETERMINISTIC PLANNING FOR INTERACTIVE STORYTELLING
title_full_unstemmed EMOTIONS IN PLOTS WITH NON-DETERMINISTIC PLANNING FOR INTERACTIVE STORYTELLING
title_sort EMOTIONS IN PLOTS WITH NON-DETERMINISTIC PLANNING FOR INTERACTIVE STORYTELLING
author FABIO ARAUJO GUILHERME DA SILVA
author_facet FABIO ARAUJO GUILHERME DA SILVA
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv ANTONIO LUZ FURTADO
dc.contributor.advisor1ID.fl_str_mv 00923400753
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv lattes.cnpq.br/1621729459222873
dc.contributor.referee1.fl_str_mv MARCO ANTONIO CASANOVA
dc.contributor.referee2.fl_str_mv BRUNO FEIJO
dc.contributor.referee3.fl_str_mv ESTEBAN WALTER GONZALEZ CLUA
dc.contributor.referee4.fl_str_mv ANTONIO LUZ FURTADO
dc.contributor.referee5.fl_str_mv MARCO ANTONIO CASANOVA
dc.contributor.authorID.fl_str_mv 05238002742
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv lattes.cnpq.br/7595366822308857
dc.contributor.author.fl_str_mv FABIO ARAUJO GUILHERME DA SILVA
contributor_str_mv ANTONIO LUZ FURTADO
MARCO ANTONIO CASANOVA
BRUNO FEIJO
ESTEBAN WALTER GONZALEZ CLUA
ANTONIO LUZ FURTADO
MARCO ANTONIO CASANOVA
description Narração interativa é uma forma de entretenimento digital em que os usuários participam do processo de compor e dramatizar uma história. Nesse contexto, a determinação do comportamento dos personagens de acordo com as suas preferências individuais pode ser uma maneira interessante de gerar histórias plausíveis, onde os personagens agem de forma crível. Diversidade de histórias e oportunidades de interação são requisitos fundamentais a serem considerados ao se projetar tais aplicações. Esta tese propõe a criação de uma arquitetura e de um protótipo para a geração e dramatização de enredos interativos não determinísticos, utilizando um modelo de emoções que não só sirva para guiar as ações dos personagens apresentadas pelo algoritmo de geração de planos, mas que também influencie a participação dos usuários. Além disso, para melhorar a qualidade e nível de diversidade das histórias, os personagens devem ser capazes de evoluir em termos de seus traços de personalidade durante o desenrolar da trama, como um reflexo dos eventos que realizam ou a que são expostos.
publishDate 2015
dc.date.issued.fl_str_mv 2015-04-14
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=26169@1
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=26169@2
url https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=26169@1
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=26169@2
dc.language.iso.fl_str_mv eng
language eng
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO
dc.publisher.program.fl_str_mv PPG EM INFORMÁTICA
dc.publisher.initials.fl_str_mv PUC-Rio
dc.publisher.country.fl_str_mv BR
publisher.none.fl_str_mv PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell)
instname:Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO)
instacron:PUC_RIO
instname_str Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO)
instacron_str PUC_RIO
institution PUC_RIO
reponame_str Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell)
collection Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1748324924017082368