O FUTURO DO PRETÉRITO: AS REPRESENTAÇÕES DA HISTÓRIA EM FILMES BRASILEIROS PRODUZIDOS DURANTE A DITADURA MILITAR

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: CARLOS EDUARDO PINTO DE PINTO
Data de Publicação: 2005
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell)
Texto Completo: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=8048@1
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=8048@2
Resumo: A pesquisa aborda um conjunto de filmes sobre história produzidos entre 1968 e 1980. Através da análise dos filmes, defende-se que o cinema é capaz de plasmar representações variadas da história, não só através da diegese, mas principalmente da sintaxe cinematográfica. Busca-se compreender os motivos e intencionalidades da criação dessas obras e suas conseqüências políticas. São analisados o ufanismo das abordagens oficiais, nas quais prevalece o heroísmo e a ausência de conflitos, e as visões cinematográficas revolucionárias de diretores egressos do Cinema Novo, com uma linguagem moderna na qual a história é construída por críticas e dúvidas.. A narrativa clássica hollywoodiana, para a qual a história é puro espetáculo, permite conceber o passado como um conjunto fechado de fatos filmados tal como aconteceram. O pretérito perfeito é o seu tempo. Já a narrativa moderna possui cenas de extrema violência no plano diegético e subversões temporais, câmeras investigativas e atuação brechtiana no plano narrativo. O futuro do pretérito é o tempo dessas obras. A história não foi, ela seria.
id PUC_RIO-1_cd0d680800c85fb83363141bd27464c6
oai_identifier_str oai:MAXWELL.puc-rio.br:8048
network_acronym_str PUC_RIO-1
network_name_str Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell)
repository_id_str 534
spelling info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisO FUTURO DO PRETÉRITO: AS REPRESENTAÇÕES DA HISTÓRIA EM FILMES BRASILEIROS PRODUZIDOS DURANTE A DITADURA MILITARTHE FUTURE OF THE PAST: THE REPRESENTATIONS OF HISTORY IN BRAZILIAN MOVIES PRODUCED DURING THE MILITARY DICTATORSHIP2005-09-06ANTONIO EDMILSON MARTINS RODRIGUES27244580797lattes.cnpq.br/2656428185505030ANTONIO EDMILSON MARTINS RODRIGUES27244580797lattes.cnpq.br/2656428185505030MARCELO GANTUS JASMINANTONIO EDMILSON MARTINS RODRIGUESANA MARIA MAUAD DE SOUSA ANDRADE ESSUSANTONIO EDMILSON MARTINS RODRIGUESCARLOS EDUARDO PINTO DE PINTOPONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIROPPG EM HISTÓRIA SOCIAL DA CULTURAPUC-RioBRA pesquisa aborda um conjunto de filmes sobre história produzidos entre 1968 e 1980. Através da análise dos filmes, defende-se que o cinema é capaz de plasmar representações variadas da história, não só através da diegese, mas principalmente da sintaxe cinematográfica. Busca-se compreender os motivos e intencionalidades da criação dessas obras e suas conseqüências políticas. São analisados o ufanismo das abordagens oficiais, nas quais prevalece o heroísmo e a ausência de conflitos, e as visões cinematográficas revolucionárias de diretores egressos do Cinema Novo, com uma linguagem moderna na qual a história é construída por críticas e dúvidas.. A narrativa clássica hollywoodiana, para a qual a história é puro espetáculo, permite conceber o passado como um conjunto fechado de fatos filmados tal como aconteceram. O pretérito perfeito é o seu tempo. Já a narrativa moderna possui cenas de extrema violência no plano diegético e subversões temporais, câmeras investigativas e atuação brechtiana no plano narrativo. O futuro do pretérito é o tempo dessas obras. A história não foi, ela seria.This research is about seven movie pictures based on historical facts produced during the Brazilian military dictatorship, between 1968 and 1980. Within the analysis of these films, there is the founding idea that cinema is a way to shape different representations of history, not only through the diegesis but also through the way this story is told (the cinematographic narrative). The aim is to find the director s motives and intentionalities, and their politic consequences. Both classical historic films and modern ones are approached. At the first ones, the heroism and the absence of serious conflicts are shown like in the Hollywood pictures, in which history equals spectacle. The past is analysed like a cluster of facts supposedly shown like they really happened. The simple past is the corresponding tense here. Modern approach opens way to a critical and unconclusive view of history. Extremely violent scenes and mixed temporalities, a documentary-like camera and Brechtian acting are some of the elements of these pictures. The films tell the past from a contemporary point of view. They reject the simple past tense and adopt a kind of future of the past tense: history didn t happen, it would happen.CONSELHO NACIONAL DE DESENVOLVIMENTO CIENTÍFICO E TECNOLÓGICOhttps://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=8048@1https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=8048@2porreponame:Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell)instname:Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO)instacron:PUC_RIOinfo:eu-repo/semantics/openAccess2022-11-01T12:47:46Zoai:MAXWELL.puc-rio.br:8048Repositório InstitucionalPRIhttps://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/ibict.phpopendoar:5342019-06-06T00:00Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO)false
dc.title.pt.fl_str_mv O FUTURO DO PRETÉRITO: AS REPRESENTAÇÕES DA HISTÓRIA EM FILMES BRASILEIROS PRODUZIDOS DURANTE A DITADURA MILITAR
dc.title.alternative.en.fl_str_mv THE FUTURE OF THE PAST: THE REPRESENTATIONS OF HISTORY IN BRAZILIAN MOVIES PRODUCED DURING THE MILITARY DICTATORSHIP
title O FUTURO DO PRETÉRITO: AS REPRESENTAÇÕES DA HISTÓRIA EM FILMES BRASILEIROS PRODUZIDOS DURANTE A DITADURA MILITAR
spellingShingle O FUTURO DO PRETÉRITO: AS REPRESENTAÇÕES DA HISTÓRIA EM FILMES BRASILEIROS PRODUZIDOS DURANTE A DITADURA MILITAR
CARLOS EDUARDO PINTO DE PINTO
title_short O FUTURO DO PRETÉRITO: AS REPRESENTAÇÕES DA HISTÓRIA EM FILMES BRASILEIROS PRODUZIDOS DURANTE A DITADURA MILITAR
title_full O FUTURO DO PRETÉRITO: AS REPRESENTAÇÕES DA HISTÓRIA EM FILMES BRASILEIROS PRODUZIDOS DURANTE A DITADURA MILITAR
title_fullStr O FUTURO DO PRETÉRITO: AS REPRESENTAÇÕES DA HISTÓRIA EM FILMES BRASILEIROS PRODUZIDOS DURANTE A DITADURA MILITAR
title_full_unstemmed O FUTURO DO PRETÉRITO: AS REPRESENTAÇÕES DA HISTÓRIA EM FILMES BRASILEIROS PRODUZIDOS DURANTE A DITADURA MILITAR
title_sort O FUTURO DO PRETÉRITO: AS REPRESENTAÇÕES DA HISTÓRIA EM FILMES BRASILEIROS PRODUZIDOS DURANTE A DITADURA MILITAR
dc.creator.ID.none.fl_str_mv
dc.creator.Lattes.none.fl_str_mv
author CARLOS EDUARDO PINTO DE PINTO
author_facet CARLOS EDUARDO PINTO DE PINTO
author_role author
dc.contributor.advisor2ID.none.fl_str_mv 27244580797
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv ANTONIO EDMILSON MARTINS RODRIGUES
dc.contributor.advisor1ID.fl_str_mv 27244580797
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv lattes.cnpq.br/2656428185505030
dc.contributor.advisor2.fl_str_mv ANTONIO EDMILSON MARTINS RODRIGUES
dc.contributor.advisor2Lattes.fl_str_mv lattes.cnpq.br/2656428185505030
dc.contributor.referee1.fl_str_mv MARCELO GANTUS JASMIN
dc.contributor.referee2.fl_str_mv ANTONIO EDMILSON MARTINS RODRIGUES
dc.contributor.referee3.fl_str_mv ANA MARIA MAUAD DE SOUSA ANDRADE ESSUS
dc.contributor.referee4.fl_str_mv ANTONIO EDMILSON MARTINS RODRIGUES
dc.contributor.author.fl_str_mv CARLOS EDUARDO PINTO DE PINTO
contributor_str_mv ANTONIO EDMILSON MARTINS RODRIGUES
ANTONIO EDMILSON MARTINS RODRIGUES
MARCELO GANTUS JASMIN
ANTONIO EDMILSON MARTINS RODRIGUES
ANA MARIA MAUAD DE SOUSA ANDRADE ESSUS
ANTONIO EDMILSON MARTINS RODRIGUES
description A pesquisa aborda um conjunto de filmes sobre história produzidos entre 1968 e 1980. Através da análise dos filmes, defende-se que o cinema é capaz de plasmar representações variadas da história, não só através da diegese, mas principalmente da sintaxe cinematográfica. Busca-se compreender os motivos e intencionalidades da criação dessas obras e suas conseqüências políticas. São analisados o ufanismo das abordagens oficiais, nas quais prevalece o heroísmo e a ausência de conflitos, e as visões cinematográficas revolucionárias de diretores egressos do Cinema Novo, com uma linguagem moderna na qual a história é construída por críticas e dúvidas.. A narrativa clássica hollywoodiana, para a qual a história é puro espetáculo, permite conceber o passado como um conjunto fechado de fatos filmados tal como aconteceram. O pretérito perfeito é o seu tempo. Já a narrativa moderna possui cenas de extrema violência no plano diegético e subversões temporais, câmeras investigativas e atuação brechtiana no plano narrativo. O futuro do pretérito é o tempo dessas obras. A história não foi, ela seria.
publishDate 2005
dc.date.issued.fl_str_mv 2005-09-06
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=8048@1
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=8048@2
url https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=8048@1
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=8048@2
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO
dc.publisher.program.fl_str_mv PPG EM HISTÓRIA SOCIAL DA CULTURA
dc.publisher.initials.fl_str_mv PUC-Rio
dc.publisher.country.fl_str_mv BR
publisher.none.fl_str_mv PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell)
instname:Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO)
instacron:PUC_RIO
instname_str Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO)
instacron_str PUC_RIO
institution PUC_RIO
reponame_str Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell)
collection Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1748324887324262400