Do Pretérito (Im)perfeito ao Futuro Condicional

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Cruz, Sílvia Maria Macedo Pinto da
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.22/8862
Resumo: O presente Relatório de Estágio tem como objetivo primeiro fazer uma breve descrição do que foi a Prática Educativa Supervisionada, unidade curricular final cuja avaliação positiva é condição para atribuição do grau de mestre. Esta prática é o reflexo de um percurso de aprendizagens feitas ao longo da formação académica, dando o relatório relevo ao caminho construído pela ação da professora estagiária. Para além de uma reflexão sobre aprendizagens, serão abordados os pressupostos legais que estiveram na base da formação do profissional de educação em causa. Num segundo momento, descrevem-se as experiências vivenciadas nas escola EB1/JI dos Miosótis e EB2,3 Pêro Vaz de Caminha, pertencentes ao Agrupamento que tem o nome da escola preparatória e secundária sede. O percurso desenvolvido nas referidas escolas tem por base uma reflexão analisada de acordo com a ação dos vários intervenientes no processo educativo – estudantes, Professores Orientadores Cooperantes e restantes elementos que formam a comunidade educativa. As experiências pedagógicas têm como principal sustentação os significativos momentos de transmissão de conhecimentos, resultantes de uma formação digna da profissão, traduzindo-se em aprendizagens significativas para os alunos. A prática educativa supervisionada assentou, ao longo de todo o percurso, naquele que é um dos propósitos do ato de ensinar — a articulação de saberes (formais e não formais).
id RCAP_1b445b20835bd8c4e4e3e4eff06e6b1c
oai_identifier_str oai:recipp.ipp.pt:10400.22/8862
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Do Pretérito (Im)perfeito ao Futuro CondicionalRelatório de prática educativa supervisionadaPrática de ensino supervisionada1.º e 2.º ciclosArticulaçãoReflexãoSupervised teaching practice1st and 2nd gradesArticulationReflectionDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da EducaçãoO presente Relatório de Estágio tem como objetivo primeiro fazer uma breve descrição do que foi a Prática Educativa Supervisionada, unidade curricular final cuja avaliação positiva é condição para atribuição do grau de mestre. Esta prática é o reflexo de um percurso de aprendizagens feitas ao longo da formação académica, dando o relatório relevo ao caminho construído pela ação da professora estagiária. Para além de uma reflexão sobre aprendizagens, serão abordados os pressupostos legais que estiveram na base da formação do profissional de educação em causa. Num segundo momento, descrevem-se as experiências vivenciadas nas escola EB1/JI dos Miosótis e EB2,3 Pêro Vaz de Caminha, pertencentes ao Agrupamento que tem o nome da escola preparatória e secundária sede. O percurso desenvolvido nas referidas escolas tem por base uma reflexão analisada de acordo com a ação dos vários intervenientes no processo educativo – estudantes, Professores Orientadores Cooperantes e restantes elementos que formam a comunidade educativa. As experiências pedagógicas têm como principal sustentação os significativos momentos de transmissão de conhecimentos, resultantes de uma formação digna da profissão, traduzindo-se em aprendizagens significativas para os alunos. A prática educativa supervisionada assentou, ao longo de todo o percurso, naquele que é um dos propósitos do ato de ensinar — a articulação de saberes (formais e não formais).The following Internship Report has an objective, in first place, to deliver a brief description of what was Supervised Educational Practice, a final course unit in which the positive evaluation is a requirement to the master’s degree achievement. This practice is the reflection of a learning journey made along the scholar education, with the report giving a special highlight to the path built by the intern teacher’s actions. Beyond being a reflection upon learning skills made along the scholar education, legal implications will be addressed on which the professional training was based upon. On a second hand, experiences lived in “EB1/JI dos Miosótis” and “EB2,3 Pêro Vaz de Caminha” schools, belonging to School District with the same name as the 2nd and 3rd grade school, will be described. The journey that has been undertaken in those schools has in its basis a in depth reflection according to the different participants’ actions in the educational process – students, Cooperative Guidance Teachers and remaining elements that form the educational community. The educational experiences have in its core the meaningful moments of knowledge transmission, resulting from a profession worthy formation, thus translating into highly significant learning skill for the students. The supervised educational practice was, along all the way, built upon one of the most important intents of the art of teaching – the knowledge articulation (formal or otherwise).Instituto Politécnico do Porto. Escola Superior de EducaçãoGomes, José AntónioRepositório Científico do Instituto Politécnico do PortoCruz, Sílvia Maria Macedo Pinto da2016-12-19T12:39:19Z201520152015-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.22/8862TID:201454033porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-03-13T12:50:01Zoai:recipp.ipp.pt:10400.22/8862Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:29:34.945953Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Do Pretérito (Im)perfeito ao Futuro Condicional
Relatório de prática educativa supervisionada
title Do Pretérito (Im)perfeito ao Futuro Condicional
spellingShingle Do Pretérito (Im)perfeito ao Futuro Condicional
Cruz, Sílvia Maria Macedo Pinto da
Prática de ensino supervisionada
1.º e 2.º ciclos
Articulação
Reflexão
Supervised teaching practice
1st and 2nd grades
Articulation
Reflection
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
title_short Do Pretérito (Im)perfeito ao Futuro Condicional
title_full Do Pretérito (Im)perfeito ao Futuro Condicional
title_fullStr Do Pretérito (Im)perfeito ao Futuro Condicional
title_full_unstemmed Do Pretérito (Im)perfeito ao Futuro Condicional
title_sort Do Pretérito (Im)perfeito ao Futuro Condicional
author Cruz, Sílvia Maria Macedo Pinto da
author_facet Cruz, Sílvia Maria Macedo Pinto da
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Gomes, José António
Repositório Científico do Instituto Politécnico do Porto
dc.contributor.author.fl_str_mv Cruz, Sílvia Maria Macedo Pinto da
dc.subject.por.fl_str_mv Prática de ensino supervisionada
1.º e 2.º ciclos
Articulação
Reflexão
Supervised teaching practice
1st and 2nd grades
Articulation
Reflection
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
topic Prática de ensino supervisionada
1.º e 2.º ciclos
Articulação
Reflexão
Supervised teaching practice
1st and 2nd grades
Articulation
Reflection
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
description O presente Relatório de Estágio tem como objetivo primeiro fazer uma breve descrição do que foi a Prática Educativa Supervisionada, unidade curricular final cuja avaliação positiva é condição para atribuição do grau de mestre. Esta prática é o reflexo de um percurso de aprendizagens feitas ao longo da formação académica, dando o relatório relevo ao caminho construído pela ação da professora estagiária. Para além de uma reflexão sobre aprendizagens, serão abordados os pressupostos legais que estiveram na base da formação do profissional de educação em causa. Num segundo momento, descrevem-se as experiências vivenciadas nas escola EB1/JI dos Miosótis e EB2,3 Pêro Vaz de Caminha, pertencentes ao Agrupamento que tem o nome da escola preparatória e secundária sede. O percurso desenvolvido nas referidas escolas tem por base uma reflexão analisada de acordo com a ação dos vários intervenientes no processo educativo – estudantes, Professores Orientadores Cooperantes e restantes elementos que formam a comunidade educativa. As experiências pedagógicas têm como principal sustentação os significativos momentos de transmissão de conhecimentos, resultantes de uma formação digna da profissão, traduzindo-se em aprendizagens significativas para os alunos. A prática educativa supervisionada assentou, ao longo de todo o percurso, naquele que é um dos propósitos do ato de ensinar — a articulação de saberes (formais e não formais).
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015
2015
2015-01-01T00:00:00Z
2016-12-19T12:39:19Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.22/8862
TID:201454033
url http://hdl.handle.net/10400.22/8862
identifier_str_mv TID:201454033
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Instituto Politécnico do Porto. Escola Superior de Educação
publisher.none.fl_str_mv Instituto Politécnico do Porto. Escola Superior de Educação
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799131391800115200