[pt] DETERMINANTES DE LONGO PRAZO DA TAXA REAL DE JUROS NO BRASIL
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2021 |
Tipo de documento: | Outros |
Idioma: | eng |
Título da fonte: | Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell) |
Texto Completo: | https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=54860@1 https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=54860@2 http://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.54860 |
Resumo: | [pt] Eu desenvolvo um modelo de ciclo de vida para avaliar a importância relativa de vários determinantes de londo prazo da taxa de juros. O modelo é uma generalização de Gertler (1999), incluindo imperfeições no mercado de crédito e heterogeneidade entre trabalhadores para capturar totalmente os efeitos da transição demográfica. O modelo é calibrado para a economia brasileira, incluindo perfis para os gastos do governo, gastos com previdência, dívida pública, crescimento da produtividade e variáveis demográficas. O modelo explica 71 porcento da variação total na taxa de juros brasileira entre 2000 e 2019. Fatores demográficos, especialmente aumentos na expectativa de vida, são os principais determinantes da queda nas taxas de juros reais. Essas forças são parcialmente compensadas por aumentos na dívida pública e nos gastos com previdência. Além disso, o arcabouço sugere que as taxas de juros reais continuarão caindo nos próximos 20 anos, atingindo o patamar de 1.5 porcento a.a., apesar de aumentos razoáveis na dívida pública. No entanto, possíveis efeitos de prêmios de risco e juros globais nas taxas de juros domésticas não são incluídos na análise. |
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[pt] DETERMINANTES DE LONGO PRAZO DA TAXA REAL DE JUROS NO BRASIL [en] LONG-TERM DRIVERS OF INTEREST RATE DYNAMICS IN BRAZIL [pt] POLITICA MONETARIA[pt] SECULAR STAGNATION[pt] TAXA DE JUROS REAL[pt] TRANSICAO DEMOGRAFICA[pt] PREVIDENCIA[pt] GASTOS DO GOVERNO[pt] DIVIDA PUBLICA[en] MONETARY POLICY[en] SECULAR STAGNATION[en] REAL INTEREST RATE[en] DEMOGRAPHIC TRANSITION[en] PENSION[en] GOVERNMENT SPENDING[en] PUBLIC DEBT[pt] Eu desenvolvo um modelo de ciclo de vida para avaliar a importância relativa de vários determinantes de londo prazo da taxa de juros. O modelo é uma generalização de Gertler (1999), incluindo imperfeições no mercado de crédito e heterogeneidade entre trabalhadores para capturar totalmente os efeitos da transição demográfica. O modelo é calibrado para a economia brasileira, incluindo perfis para os gastos do governo, gastos com previdência, dívida pública, crescimento da produtividade e variáveis demográficas. O modelo explica 71 porcento da variação total na taxa de juros brasileira entre 2000 e 2019. Fatores demográficos, especialmente aumentos na expectativa de vida, são os principais determinantes da queda nas taxas de juros reais. Essas forças são parcialmente compensadas por aumentos na dívida pública e nos gastos com previdência. Além disso, o arcabouço sugere que as taxas de juros reais continuarão caindo nos próximos 20 anos, atingindo o patamar de 1.5 porcento a.a., apesar de aumentos razoáveis na dívida pública. No entanto, possíveis efeitos de prêmios de risco e juros globais nas taxas de juros domésticas não são incluídos na análise.[en] I develop a life cycle model to evaluate the relative importance of several long-term drivers of real interest rates. The model is a generalization of Gertler (1999), including credit market imperfections and heterogeneity among workers to fully capture the effects of the demographic transition. I calibrate the model to the Brazilian economy, feeding it with profiles for government spending, public debt, productivity growth and demographic variables. The model explains 71 percent of the overall change in real interest rates in Brazil between 2000 and 2019. Demographic factors, especially increases in life expectancy, are the key drivers of the fall in real interest rates. These forces are partially compensated by increases in public debt and social security spending. Moreover, the framework suggests that real interest rates will keep falling over the next 20, reaching a level of 1.5 percent despite reasonable increases in government debt. However, possible effects of risk premia and global rates on domestic interest rates are absent from the analysis.MAXWELLCARLOS VIANA DE CARVALHOCARLOS VIANA DE CARVALHOARTHUR BOUCHARDET CORDEIRO2021-09-20info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/otherhttps://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=54860@1https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=54860@2http://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.54860engreponame:Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell)instname:Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO)instacron:PUC_RIOinfo:eu-repo/semantics/openAccess2022-08-21T00:00:00Zoai:MAXWELL.puc-rio.br:54860Repositório InstitucionalPRIhttps://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/ibict.phpopendoar:5342022-08-21T00:00Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO)false |
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