PENSAR E FAZER: A POTÊNCIA DA EXPERIÊNCIA CONSTRUTIVA E O ENCONTRO COM A ESCALA 1:1 NO PROCESSO DE FORMAÇÃO EM ARQUITETURA

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: THORKIL OLIVEIRA XAVIER DE BRITO
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell)
Texto Completo: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=60114@1
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=60114@2
Resumo: Esta pesquisa nasce de questionamentos sobre o ato de pensar e fazer no processo de ensino e aprendizagem da arquitetura, buscando compreender a potência da experiência do fazer como elemento catalizador entre o campo teórico e o prático no processo de formação do arquiteto. O objetivo geral é investigar como a teoria e prática podem se interligar, produzindo outros caminhos para o ensino da arquitetura. Outros objetivos são discutir sobre a importância da experiência prática no processo de aprendizagem da arquitetura; investigar as possibilidades que se criam ao aproximar o arquiteto em formação da experiência de fazer com as próprias mãos, da imersão no canteiro e do ato de construir; investigar a Escola de Arquitetura de Talca e seus procedimentos na formação em arquitetura como um caso de análise à luz dos objetivos anteriormente mencionados. Para alcançar tais objetivos são analisadas algumas experiências pedagógicas contemporâneas que estimulam a abordagem prática e proporcionam o encontro do estudante com o material, a escala real do trabalho e os procedimentos envolvidos. O estudo de caso principal é a Escola de Arquitetura de Talca, localizada no Chile, especificamente os Trabalhos de Conclusão de Curso (Taller de Titulación), que possuem como característica singular o fato de serem construídos em verdadeira grandeza, algo que faz parte do método de ensino desta Escola. Para uma maior compreensão do caso foi realizada uma viagem ao Chile para visitar dez dessas obras de titulação que foram construídas pelos alunos da Escola de Talca. Como conclusão é possível afirmar que essas obras revelam a importância da experiência construtiva e do ato de fazer no processo de ensino e aprendizagem da arquitetura.
id PUC_RIO-1_cfddd3050489240bba4a23977a0a2ef8
oai_identifier_str oai:MAXWELL.puc-rio.br:60114
network_acronym_str PUC_RIO-1
network_name_str Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell)
repository_id_str 534
spelling info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisPENSAR E FAZER: A POTÊNCIA DA EXPERIÊNCIA CONSTRUTIVA E O ENCONTRO COM A ESCALA 1:1 NO PROCESSO DE FORMAÇÃO EM ARQUITETURATHINKING AND DOING: THE POWER OF CONSTRUCTIVE EXPERIENCE AND THE ENCOUNTER WITH THE 1:1 SCALE IN THE ARCHITECTURAL TRAINING PROCESS2022-05-30FERNANDO ESPOSITO GALARCE06196196782lattes.cnpq.br/4149409281572880JOAO MASAO KAMITAFERNANDO ESPOSITO GALARCERODRIGO SAAVEDRA VENEGASRODRIGO SAAVEDRA VENEGAS12003734724lattes.cnpq.br/7755170547094441THORKIL OLIVEIRA XAVIER DE BRITOPONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIROPPG EM ARQUITETURAPUC-RioBREsta pesquisa nasce de questionamentos sobre o ato de pensar e fazer no processo de ensino e aprendizagem da arquitetura, buscando compreender a potência da experiência do fazer como elemento catalizador entre o campo teórico e o prático no processo de formação do arquiteto. O objetivo geral é investigar como a teoria e prática podem se interligar, produzindo outros caminhos para o ensino da arquitetura. Outros objetivos são discutir sobre a importância da experiência prática no processo de aprendizagem da arquitetura; investigar as possibilidades que se criam ao aproximar o arquiteto em formação da experiência de fazer com as próprias mãos, da imersão no canteiro e do ato de construir; investigar a Escola de Arquitetura de Talca e seus procedimentos na formação em arquitetura como um caso de análise à luz dos objetivos anteriormente mencionados. Para alcançar tais objetivos são analisadas algumas experiências pedagógicas contemporâneas que estimulam a abordagem prática e proporcionam o encontro do estudante com o material, a escala real do trabalho e os procedimentos envolvidos. O estudo de caso principal é a Escola de Arquitetura de Talca, localizada no Chile, especificamente os Trabalhos de Conclusão de Curso (Taller de Titulación), que possuem como característica singular o fato de serem construídos em verdadeira grandeza, algo que faz parte do método de ensino desta Escola. Para uma maior compreensão do caso foi realizada uma viagem ao Chile para visitar dez dessas obras de titulação que foram construídas pelos alunos da Escola de Talca. Como conclusão é possível afirmar que essas obras revelam a importância da experiência construtiva e do ato de fazer no processo de ensino e aprendizagem da arquitetura.This research is born from questions about the act of thinking and doing in the teaching and learning process of architecture, seeking to understand the power of the experience of doing as a catalyst between the theoretical and practical fields in the architect s training process. The general objective is to investigate how theory and practice can be interconnected, producing other paths for the teaching of architecture. Other objectives are to discuss the importance of practical experience in the architecture learning process; to investigate the possibilities that are created by bringing the architect in training closer to the experience of doing it with their own hands, immersion in the construction site and the act of building; to investigate the Talca School of Architecture and its procedures in architecture training as a case of analysis in light of the aforementioned objectives. In order to achieve these objectives, some contemporary pedagogical experiences are analyzed that encourage a practical approach and provide the student with the material, the real scale of the work and the procedures involved. The main case study is the Talca School of Architecture, located in Chile, specifically the Course Completion Works (Taller de Titulación), which have as a singular characteristic the fact that they are built in true grandeur, something that is part of the teaching at this School. For a better understanding of the case, a trip was made to Chile to visit ten of these titling works that were built by the students of the Talca School. In conclusion, it is possible to affirm that these works reveal the importance of the constructive experience and the act of doing in the process of teaching and learning architecture.PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIROCOORDENAÇÃO DE APERFEIÇOAMENTO DO PESSOAL DE ENSINO SUPERIORPROGRAMA DE SUPORTE À PÓS-GRADUAÇÃO DE INSTITUIÇÕES COMUNITÁRIAS DE ENSINO PARTICULAREShttps://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=60114@1https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=60114@2porreponame:Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell)instname:Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO)instacron:PUC_RIOinfo:eu-repo/semantics/openAccess2022-11-01T14:07:37Zoai:MAXWELL.puc-rio.br:60114Repositório InstitucionalPRIhttps://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/ibict.phpopendoar:5342022-08-09T00:00Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO)false
dc.title.pt.fl_str_mv PENSAR E FAZER: A POTÊNCIA DA EXPERIÊNCIA CONSTRUTIVA E O ENCONTRO COM A ESCALA 1:1 NO PROCESSO DE FORMAÇÃO EM ARQUITETURA
dc.title.alternative.en.fl_str_mv THINKING AND DOING: THE POWER OF CONSTRUCTIVE EXPERIENCE AND THE ENCOUNTER WITH THE 1:1 SCALE IN THE ARCHITECTURAL TRAINING PROCESS
title PENSAR E FAZER: A POTÊNCIA DA EXPERIÊNCIA CONSTRUTIVA E O ENCONTRO COM A ESCALA 1:1 NO PROCESSO DE FORMAÇÃO EM ARQUITETURA
spellingShingle PENSAR E FAZER: A POTÊNCIA DA EXPERIÊNCIA CONSTRUTIVA E O ENCONTRO COM A ESCALA 1:1 NO PROCESSO DE FORMAÇÃO EM ARQUITETURA
THORKIL OLIVEIRA XAVIER DE BRITO
title_short PENSAR E FAZER: A POTÊNCIA DA EXPERIÊNCIA CONSTRUTIVA E O ENCONTRO COM A ESCALA 1:1 NO PROCESSO DE FORMAÇÃO EM ARQUITETURA
title_full PENSAR E FAZER: A POTÊNCIA DA EXPERIÊNCIA CONSTRUTIVA E O ENCONTRO COM A ESCALA 1:1 NO PROCESSO DE FORMAÇÃO EM ARQUITETURA
title_fullStr PENSAR E FAZER: A POTÊNCIA DA EXPERIÊNCIA CONSTRUTIVA E O ENCONTRO COM A ESCALA 1:1 NO PROCESSO DE FORMAÇÃO EM ARQUITETURA
title_full_unstemmed PENSAR E FAZER: A POTÊNCIA DA EXPERIÊNCIA CONSTRUTIVA E O ENCONTRO COM A ESCALA 1:1 NO PROCESSO DE FORMAÇÃO EM ARQUITETURA
title_sort PENSAR E FAZER: A POTÊNCIA DA EXPERIÊNCIA CONSTRUTIVA E O ENCONTRO COM A ESCALA 1:1 NO PROCESSO DE FORMAÇÃO EM ARQUITETURA
author THORKIL OLIVEIRA XAVIER DE BRITO
author_facet THORKIL OLIVEIRA XAVIER DE BRITO
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv FERNANDO ESPOSITO GALARCE
dc.contributor.advisor1ID.fl_str_mv 06196196782
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv lattes.cnpq.br/4149409281572880
dc.contributor.referee1.fl_str_mv JOAO MASAO KAMITA
dc.contributor.referee2.fl_str_mv FERNANDO ESPOSITO GALARCE
dc.contributor.referee3.fl_str_mv RODRIGO SAAVEDRA VENEGAS
dc.contributor.referee4.fl_str_mv RODRIGO SAAVEDRA VENEGAS
dc.contributor.authorID.fl_str_mv 12003734724
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv lattes.cnpq.br/7755170547094441
dc.contributor.author.fl_str_mv THORKIL OLIVEIRA XAVIER DE BRITO
contributor_str_mv FERNANDO ESPOSITO GALARCE
JOAO MASAO KAMITA
FERNANDO ESPOSITO GALARCE
RODRIGO SAAVEDRA VENEGAS
RODRIGO SAAVEDRA VENEGAS
description Esta pesquisa nasce de questionamentos sobre o ato de pensar e fazer no processo de ensino e aprendizagem da arquitetura, buscando compreender a potência da experiência do fazer como elemento catalizador entre o campo teórico e o prático no processo de formação do arquiteto. O objetivo geral é investigar como a teoria e prática podem se interligar, produzindo outros caminhos para o ensino da arquitetura. Outros objetivos são discutir sobre a importância da experiência prática no processo de aprendizagem da arquitetura; investigar as possibilidades que se criam ao aproximar o arquiteto em formação da experiência de fazer com as próprias mãos, da imersão no canteiro e do ato de construir; investigar a Escola de Arquitetura de Talca e seus procedimentos na formação em arquitetura como um caso de análise à luz dos objetivos anteriormente mencionados. Para alcançar tais objetivos são analisadas algumas experiências pedagógicas contemporâneas que estimulam a abordagem prática e proporcionam o encontro do estudante com o material, a escala real do trabalho e os procedimentos envolvidos. O estudo de caso principal é a Escola de Arquitetura de Talca, localizada no Chile, especificamente os Trabalhos de Conclusão de Curso (Taller de Titulación), que possuem como característica singular o fato de serem construídos em verdadeira grandeza, algo que faz parte do método de ensino desta Escola. Para uma maior compreensão do caso foi realizada uma viagem ao Chile para visitar dez dessas obras de titulação que foram construídas pelos alunos da Escola de Talca. Como conclusão é possível afirmar que essas obras revelam a importância da experiência construtiva e do ato de fazer no processo de ensino e aprendizagem da arquitetura.
publishDate 2022
dc.date.issued.fl_str_mv 2022-05-30
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=60114@1
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=60114@2
url https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=60114@1
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=60114@2
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO
dc.publisher.program.fl_str_mv PPG EM ARQUITETURA
dc.publisher.initials.fl_str_mv PUC-Rio
dc.publisher.country.fl_str_mv BR
publisher.none.fl_str_mv PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell)
instname:Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO)
instacron:PUC_RIO
instname_str Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO)
instacron_str PUC_RIO
institution PUC_RIO
reponame_str Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell)
collection Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1748324964914692096