PENSAR E FAZER: A POTÊNCIA DA EXPERIÊNCIA CONSTRUTIVA E O ENCONTRO COM A ESCALA 1:1 NO PROCESSO DE FORMAÇÃO EM ARQUITETURA
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell) |
Texto Completo: | https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=60114@1 https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=60114@2 |
Resumo: | Esta pesquisa nasce de questionamentos sobre o ato de pensar e fazer no processo de ensino e aprendizagem da arquitetura, buscando compreender a potência da experiência do fazer como elemento catalizador entre o campo teórico e o prático no processo de formação do arquiteto. O objetivo geral é investigar como a teoria e prática podem se interligar, produzindo outros caminhos para o ensino da arquitetura. Outros objetivos são discutir sobre a importância da experiência prática no processo de aprendizagem da arquitetura; investigar as possibilidades que se criam ao aproximar o arquiteto em formação da experiência de fazer com as próprias mãos, da imersão no canteiro e do ato de construir; investigar a Escola de Arquitetura de Talca e seus procedimentos na formação em arquitetura como um caso de análise à luz dos objetivos anteriormente mencionados. Para alcançar tais objetivos são analisadas algumas experiências pedagógicas contemporâneas que estimulam a abordagem prática e proporcionam o encontro do estudante com o material, a escala real do trabalho e os procedimentos envolvidos. O estudo de caso principal é a Escola de Arquitetura de Talca, localizada no Chile, especificamente os Trabalhos de Conclusão de Curso (Taller de Titulación), que possuem como característica singular o fato de serem construídos em verdadeira grandeza, algo que faz parte do método de ensino desta Escola. Para uma maior compreensão do caso foi realizada uma viagem ao Chile para visitar dez dessas obras de titulação que foram construídas pelos alunos da Escola de Talca. Como conclusão é possível afirmar que essas obras revelam a importância da experiência construtiva e do ato de fazer no processo de ensino e aprendizagem da arquitetura. |
id |
PUC_RIO-1_cfddd3050489240bba4a23977a0a2ef8 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:MAXWELL.puc-rio.br:60114 |
network_acronym_str |
PUC_RIO-1 |
network_name_str |
Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell) |
repository_id_str |
534 |
spelling |
info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisPENSAR E FAZER: A POTÊNCIA DA EXPERIÊNCIA CONSTRUTIVA E O ENCONTRO COM A ESCALA 1:1 NO PROCESSO DE FORMAÇÃO EM ARQUITETURATHINKING AND DOING: THE POWER OF CONSTRUCTIVE EXPERIENCE AND THE ENCOUNTER WITH THE 1:1 SCALE IN THE ARCHITECTURAL TRAINING PROCESS2022-05-30FERNANDO ESPOSITO GALARCE06196196782lattes.cnpq.br/4149409281572880JOAO MASAO KAMITAFERNANDO ESPOSITO GALARCERODRIGO SAAVEDRA VENEGASRODRIGO SAAVEDRA VENEGAS12003734724lattes.cnpq.br/7755170547094441THORKIL OLIVEIRA XAVIER DE BRITOPONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIROPPG EM ARQUITETURAPUC-RioBREsta pesquisa nasce de questionamentos sobre o ato de pensar e fazer no processo de ensino e aprendizagem da arquitetura, buscando compreender a potência da experiência do fazer como elemento catalizador entre o campo teórico e o prático no processo de formação do arquiteto. O objetivo geral é investigar como a teoria e prática podem se interligar, produzindo outros caminhos para o ensino da arquitetura. Outros objetivos são discutir sobre a importância da experiência prática no processo de aprendizagem da arquitetura; investigar as possibilidades que se criam ao aproximar o arquiteto em formação da experiência de fazer com as próprias mãos, da imersão no canteiro e do ato de construir; investigar a Escola de Arquitetura de Talca e seus procedimentos na formação em arquitetura como um caso de análise à luz dos objetivos anteriormente mencionados. Para alcançar tais objetivos são analisadas algumas experiências pedagógicas contemporâneas que estimulam a abordagem prática e proporcionam o encontro do estudante com o material, a escala real do trabalho e os procedimentos envolvidos. O estudo de caso principal é a Escola de Arquitetura de Talca, localizada no Chile, especificamente os Trabalhos de Conclusão de Curso (Taller de Titulación), que possuem como característica singular o fato de serem construídos em verdadeira grandeza, algo que faz parte do método de ensino desta Escola. Para uma maior compreensão do caso foi realizada uma viagem ao Chile para visitar dez dessas obras de titulação que foram construídas pelos alunos da Escola de Talca. Como conclusão é possível afirmar que essas obras revelam a importância da experiência construtiva e do ato de fazer no processo de ensino e aprendizagem da arquitetura.This research is born from questions about the act of thinking and doing in the teaching and learning process of architecture, seeking to understand the power of the experience of doing as a catalyst between the theoretical and practical fields in the architect s training process. The general objective is to investigate how theory and practice can be interconnected, producing other paths for the teaching of architecture. Other objectives are to discuss the importance of practical experience in the architecture learning process; to investigate the possibilities that are created by bringing the architect in training closer to the experience of doing it with their own hands, immersion in the construction site and the act of building; to investigate the Talca School of Architecture and its procedures in architecture training as a case of analysis in light of the aforementioned objectives. In order to achieve these objectives, some contemporary pedagogical experiences are analyzed that encourage a practical approach and provide the student with the material, the real scale of the work and the procedures involved. The main case study is the Talca School of Architecture, located in Chile, specifically the Course Completion Works (Taller de Titulación), which have as a singular characteristic the fact that they are built in true grandeur, something that is part of the teaching at this School. For a better understanding of the case, a trip was made to Chile to visit ten of these titling works that were built by the students of the Talca School. In conclusion, it is possible to affirm that these works reveal the importance of the constructive experience and the act of doing in the process of teaching and learning architecture.PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIROCOORDENAÇÃO DE APERFEIÇOAMENTO DO PESSOAL DE ENSINO SUPERIORPROGRAMA DE SUPORTE À PÓS-GRADUAÇÃO DE INSTITUIÇÕES COMUNITÁRIAS DE ENSINO PARTICULAREShttps://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=60114@1https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=60114@2porreponame:Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell)instname:Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO)instacron:PUC_RIOinfo:eu-repo/semantics/openAccess2022-11-01T14:07:37Zoai:MAXWELL.puc-rio.br:60114Repositório InstitucionalPRIhttps://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/ibict.phpopendoar:5342022-08-09T00:00Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO)false |
dc.title.pt.fl_str_mv |
PENSAR E FAZER: A POTÊNCIA DA EXPERIÊNCIA CONSTRUTIVA E O ENCONTRO COM A ESCALA 1:1 NO PROCESSO DE FORMAÇÃO EM ARQUITETURA |
dc.title.alternative.en.fl_str_mv |
THINKING AND DOING: THE POWER OF CONSTRUCTIVE EXPERIENCE AND THE ENCOUNTER WITH THE 1:1 SCALE IN THE ARCHITECTURAL TRAINING PROCESS |
title |
PENSAR E FAZER: A POTÊNCIA DA EXPERIÊNCIA CONSTRUTIVA E O ENCONTRO COM A ESCALA 1:1 NO PROCESSO DE FORMAÇÃO EM ARQUITETURA |
spellingShingle |
PENSAR E FAZER: A POTÊNCIA DA EXPERIÊNCIA CONSTRUTIVA E O ENCONTRO COM A ESCALA 1:1 NO PROCESSO DE FORMAÇÃO EM ARQUITETURA THORKIL OLIVEIRA XAVIER DE BRITO |
title_short |
PENSAR E FAZER: A POTÊNCIA DA EXPERIÊNCIA CONSTRUTIVA E O ENCONTRO COM A ESCALA 1:1 NO PROCESSO DE FORMAÇÃO EM ARQUITETURA |
title_full |
PENSAR E FAZER: A POTÊNCIA DA EXPERIÊNCIA CONSTRUTIVA E O ENCONTRO COM A ESCALA 1:1 NO PROCESSO DE FORMAÇÃO EM ARQUITETURA |
title_fullStr |
PENSAR E FAZER: A POTÊNCIA DA EXPERIÊNCIA CONSTRUTIVA E O ENCONTRO COM A ESCALA 1:1 NO PROCESSO DE FORMAÇÃO EM ARQUITETURA |
title_full_unstemmed |
PENSAR E FAZER: A POTÊNCIA DA EXPERIÊNCIA CONSTRUTIVA E O ENCONTRO COM A ESCALA 1:1 NO PROCESSO DE FORMAÇÃO EM ARQUITETURA |
title_sort |
PENSAR E FAZER: A POTÊNCIA DA EXPERIÊNCIA CONSTRUTIVA E O ENCONTRO COM A ESCALA 1:1 NO PROCESSO DE FORMAÇÃO EM ARQUITETURA |
author |
THORKIL OLIVEIRA XAVIER DE BRITO |
author_facet |
THORKIL OLIVEIRA XAVIER DE BRITO |
author_role |
author |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
FERNANDO ESPOSITO GALARCE |
dc.contributor.advisor1ID.fl_str_mv |
06196196782 |
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv |
lattes.cnpq.br/4149409281572880 |
dc.contributor.referee1.fl_str_mv |
JOAO MASAO KAMITA |
dc.contributor.referee2.fl_str_mv |
FERNANDO ESPOSITO GALARCE |
dc.contributor.referee3.fl_str_mv |
RODRIGO SAAVEDRA VENEGAS |
dc.contributor.referee4.fl_str_mv |
RODRIGO SAAVEDRA VENEGAS |
dc.contributor.authorID.fl_str_mv |
12003734724 |
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv |
lattes.cnpq.br/7755170547094441 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
THORKIL OLIVEIRA XAVIER DE BRITO |
contributor_str_mv |
FERNANDO ESPOSITO GALARCE JOAO MASAO KAMITA FERNANDO ESPOSITO GALARCE RODRIGO SAAVEDRA VENEGAS RODRIGO SAAVEDRA VENEGAS |
description |
Esta pesquisa nasce de questionamentos sobre o ato de pensar e fazer no processo de ensino e aprendizagem da arquitetura, buscando compreender a potência da experiência do fazer como elemento catalizador entre o campo teórico e o prático no processo de formação do arquiteto. O objetivo geral é investigar como a teoria e prática podem se interligar, produzindo outros caminhos para o ensino da arquitetura. Outros objetivos são discutir sobre a importância da experiência prática no processo de aprendizagem da arquitetura; investigar as possibilidades que se criam ao aproximar o arquiteto em formação da experiência de fazer com as próprias mãos, da imersão no canteiro e do ato de construir; investigar a Escola de Arquitetura de Talca e seus procedimentos na formação em arquitetura como um caso de análise à luz dos objetivos anteriormente mencionados. Para alcançar tais objetivos são analisadas algumas experiências pedagógicas contemporâneas que estimulam a abordagem prática e proporcionam o encontro do estudante com o material, a escala real do trabalho e os procedimentos envolvidos. O estudo de caso principal é a Escola de Arquitetura de Talca, localizada no Chile, especificamente os Trabalhos de Conclusão de Curso (Taller de Titulación), que possuem como característica singular o fato de serem construídos em verdadeira grandeza, algo que faz parte do método de ensino desta Escola. Para uma maior compreensão do caso foi realizada uma viagem ao Chile para visitar dez dessas obras de titulação que foram construídas pelos alunos da Escola de Talca. Como conclusão é possível afirmar que essas obras revelam a importância da experiência construtiva e do ato de fazer no processo de ensino e aprendizagem da arquitetura. |
publishDate |
2022 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2022-05-30 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=60114@1 https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=60114@2 |
url |
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=60114@1 https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=60114@2 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO |
dc.publisher.program.fl_str_mv |
PPG EM ARQUITETURA |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
PUC-Rio |
dc.publisher.country.fl_str_mv |
BR |
publisher.none.fl_str_mv |
PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell) instname:Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO) instacron:PUC_RIO |
instname_str |
Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO) |
instacron_str |
PUC_RIO |
institution |
PUC_RIO |
reponame_str |
Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell) |
collection |
Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1748324964914692096 |