ALBERTO CAVALCANTI: CINEMA-MAN
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Tipo de documento: | Tese |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell) |
Texto Completo: | https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=35350@1 https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=35350@2 |
Resumo: | Esta pesquisa investiga o cinema realizado por Alberto Cavalcanti, sua herança e a presença de traços conceituais e estéticos de sua obra na cinematografia italiana do pós-guerra. Existem duas características centrais que indicam similaridades entre o cinema realizado por Cavalcanti e o Neorrealismo: a priori, os aspectos sociais e poéticos intensos de seu trabalho, principalmente em sua fase francesa, em filmes como Rien que les heures (1926) e, mais tarde, mais explicitamente no cinema documental inglês em filmes como Coalface (1935). E a posteriori, o fato de Cavalcanti romper com as fronteiras entre documentário e ficção, desde de Rien que les heures e , sobretudo, na sua fase na General Post Office Film Unit. A partir dessas premissas, será possível uma análise das raízes do cinema moderno, historicamente creditadas ao Neorrealismo Italiano. |
id |
PUC_RIO-1_d6c9378badcd0b3dd762a957246adca5 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:MAXWELL.puc-rio.br:35350 |
network_acronym_str |
PUC_RIO-1 |
network_name_str |
Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell) |
repository_id_str |
534 |
spelling |
info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisALBERTO CAVALCANTI: CINEMA-MANALBERTO CAVALCANTI: HOMEM CINEMA2018-04-25ANGELUCCIA BERNARDES HABERT70636362787lattes.cnpq.br/9047151437915284ANGELUCCIA BERNARDES HABERTLILIANE RUTH HEYNEMANNMIGUEL SERPA PEREIRAANTONIO CARLOS AMANCIO DA SILVAAFRANIO MENDES CATANI76510280663lattes.cnpq.br/2558473853217202ROBERTA ELLEN CANUTOPONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIROPPG EM COMUNICAÇÃO SOCIALPUC-RioBREsta pesquisa investiga o cinema realizado por Alberto Cavalcanti, sua herança e a presença de traços conceituais e estéticos de sua obra na cinematografia italiana do pós-guerra. Existem duas características centrais que indicam similaridades entre o cinema realizado por Cavalcanti e o Neorrealismo: a priori, os aspectos sociais e poéticos intensos de seu trabalho, principalmente em sua fase francesa, em filmes como Rien que les heures (1926) e, mais tarde, mais explicitamente no cinema documental inglês em filmes como Coalface (1935). E a posteriori, o fato de Cavalcanti romper com as fronteiras entre documentário e ficção, desde de Rien que les heures e , sobretudo, na sua fase na General Post Office Film Unit. A partir dessas premissas, será possível uma análise das raízes do cinema moderno, historicamente creditadas ao Neorrealismo Italiano.This research investigates the films of Alberto Cavalcanti, his heritage and role as an aesesthetic pioneer in the post world war II era that preceded modern cinema. There are two main characteristics that indicate that his role in the neorrealistc movement was much more important than has previously been considered. First of all the intense social and poetic aspects of his work, primarily in his French phase, in films such as Rien que les heures (1926), and later more explicitly in English documentaries such as Coalface (1935). Cavalcanti dissolved the borders between documentary and fiction starting with his production of Rien que les heures and continuing through his entire involvement with General Post Office Film Unit. Beginning with these premises an analysis of the roots of modern cinema, historically credited to the Italian neo realism movement will be possible.https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=35350@1https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=35350@2porreponame:Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell)instname:Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO)instacron:PUC_RIOinfo:eu-repo/semantics/openAccess2022-11-01T13:43:09Zoai:MAXWELL.puc-rio.br:35350Repositório InstitucionalPRIhttps://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/ibict.phpopendoar:5342022-07-22T00:00Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO)false |
dc.title.en.fl_str_mv |
ALBERTO CAVALCANTI: CINEMA-MAN |
dc.title.alternative.pt.fl_str_mv |
ALBERTO CAVALCANTI: HOMEM CINEMA |
title |
ALBERTO CAVALCANTI: CINEMA-MAN |
spellingShingle |
ALBERTO CAVALCANTI: CINEMA-MAN ROBERTA ELLEN CANUTO |
title_short |
ALBERTO CAVALCANTI: CINEMA-MAN |
title_full |
ALBERTO CAVALCANTI: CINEMA-MAN |
title_fullStr |
ALBERTO CAVALCANTI: CINEMA-MAN |
title_full_unstemmed |
ALBERTO CAVALCANTI: CINEMA-MAN |
title_sort |
ALBERTO CAVALCANTI: CINEMA-MAN |
author |
ROBERTA ELLEN CANUTO |
author_facet |
ROBERTA ELLEN CANUTO |
author_role |
author |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
ANGELUCCIA BERNARDES HABERT |
dc.contributor.advisor1ID.fl_str_mv |
70636362787 |
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv |
lattes.cnpq.br/9047151437915284 |
dc.contributor.referee1.fl_str_mv |
ANGELUCCIA BERNARDES HABERT |
dc.contributor.referee2.fl_str_mv |
LILIANE RUTH HEYNEMANN |
dc.contributor.referee3.fl_str_mv |
MIGUEL SERPA PEREIRA |
dc.contributor.referee4.fl_str_mv |
ANTONIO CARLOS AMANCIO DA SILVA |
dc.contributor.referee5.fl_str_mv |
AFRANIO MENDES CATANI |
dc.contributor.authorID.fl_str_mv |
76510280663 |
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv |
lattes.cnpq.br/2558473853217202 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
ROBERTA ELLEN CANUTO |
contributor_str_mv |
ANGELUCCIA BERNARDES HABERT ANGELUCCIA BERNARDES HABERT LILIANE RUTH HEYNEMANN MIGUEL SERPA PEREIRA ANTONIO CARLOS AMANCIO DA SILVA AFRANIO MENDES CATANI |
description |
Esta pesquisa investiga o cinema realizado por Alberto Cavalcanti, sua herança e a presença de traços conceituais e estéticos de sua obra na cinematografia italiana do pós-guerra. Existem duas características centrais que indicam similaridades entre o cinema realizado por Cavalcanti e o Neorrealismo: a priori, os aspectos sociais e poéticos intensos de seu trabalho, principalmente em sua fase francesa, em filmes como Rien que les heures (1926) e, mais tarde, mais explicitamente no cinema documental inglês em filmes como Coalface (1935). E a posteriori, o fato de Cavalcanti romper com as fronteiras entre documentário e ficção, desde de Rien que les heures e , sobretudo, na sua fase na General Post Office Film Unit. A partir dessas premissas, será possível uma análise das raízes do cinema moderno, historicamente creditadas ao Neorrealismo Italiano. |
publishDate |
2018 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2018-04-25 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/doctoralThesis |
format |
doctoralThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=35350@1 https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=35350@2 |
url |
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=35350@1 https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=35350@2 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO |
dc.publisher.program.fl_str_mv |
PPG EM COMUNICAÇÃO SOCIAL |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
PUC-Rio |
dc.publisher.country.fl_str_mv |
BR |
publisher.none.fl_str_mv |
PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell) instname:Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO) instacron:PUC_RIO |
instname_str |
Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO) |
instacron_str |
PUC_RIO |
institution |
PUC_RIO |
reponame_str |
Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell) |
collection |
Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1748324940390596608 |