[en] ALBERTO CAVALCANTI: CINEMA-MAN

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: ROBERTA ELLEN CANUTO
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Outros
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell)
Texto Completo: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=35350@1
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=35350@2
http://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.35350
Resumo: [pt] Esta pesquisa investiga o cinema realizado por Alberto Cavalcanti, sua herança e a presença de traços conceituais e estéticos de sua obra na cinematografia italiana do pós-guerra. Existem duas características centrais que indicam similaridades entre o cinema realizado por Cavalcanti e o Neorrealismo: a priori, os aspectos sociais e poéticos intensos de seu trabalho, principalmente em sua fase francesa, em filmes como Rien que les heures (1926) e, mais tarde, mais explicitamente no cinema documental inglês em filmes como Coalface (1935). E a posteriori, o fato de Cavalcanti romper com as fronteiras entre documentário e ficção, desde de Rien que les heures e , sobretudo, na sua fase na General Post Office Film Unit. A partir dessas premissas, será possível uma análise das raízes do cinema moderno, historicamente creditadas ao Neorrealismo Italiano.
id PUC_RIO-1_d6c9378badcd0b3dd762a957246adca5
oai_identifier_str oai:MAXWELL.puc-rio.br:35350
network_acronym_str PUC_RIO-1
network_name_str Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell)
repository_id_str 534
spelling [en] ALBERTO CAVALCANTI: CINEMA-MAN[pt] ALBERTO CAVALCANTI: HOMEM CINEMA[pt] DOCUMENTARIO[pt] NEORREALISMO ITALIANO[pt] AVANT-GARDE[pt] CINEMA DOCUMENTAL INGLES[pt] ALBERTO CAVALCANTI[en] DOCUMENTARY[en] ITALIAN NEO-REALISM[en] AVANT-GARDE[en] ENGLISH DOCUMENTARY CINEMA[en] ALBERTO CAVALCANTI[pt] Esta pesquisa investiga o cinema realizado por Alberto Cavalcanti, sua herança e a presença de traços conceituais e estéticos de sua obra na cinematografia italiana do pós-guerra. Existem duas características centrais que indicam similaridades entre o cinema realizado por Cavalcanti e o Neorrealismo: a priori, os aspectos sociais e poéticos intensos de seu trabalho, principalmente em sua fase francesa, em filmes como Rien que les heures (1926) e, mais tarde, mais explicitamente no cinema documental inglês em filmes como Coalface (1935). E a posteriori, o fato de Cavalcanti romper com as fronteiras entre documentário e ficção, desde de Rien que les heures e , sobretudo, na sua fase na General Post Office Film Unit. A partir dessas premissas, será possível uma análise das raízes do cinema moderno, historicamente creditadas ao Neorrealismo Italiano.[en] This research investigates the films of Alberto Cavalcanti, his heritage and role as an aesesthetic pioneer in the post world war II era that preceded modern cinema. There are two main characteristics that indicate that his role in the neorrealistc movement was much more important than has previously been considered. First of all the intense social and poetic aspects of his work, primarily in his French phase, in films such as Rien que les heures (1926), and later more explicitly in English documentaries such as Coalface (1935). Cavalcanti dissolved the borders between documentary and fiction starting with his production of Rien que les heures and continuing through his entire involvement with General Post Office Film Unit. Beginning with these premises an analysis of the roots of modern cinema, historically credited to the Italian neo realism movement will be possible.MAXWELLANGELUCCIA BERNARDES HABERTROBERTA ELLEN CANUTO2018-10-10info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/otherhttps://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=35350@1https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=35350@2http://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.35350porreponame:Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell)instname:Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO)instacron:PUC_RIOinfo:eu-repo/semantics/openAccess2022-07-22T00:00:00Zoai:MAXWELL.puc-rio.br:35350Repositório InstitucionalPRIhttps://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/ibict.phpopendoar:5342022-07-22T00:00Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO)false
dc.title.none.fl_str_mv [en] ALBERTO CAVALCANTI: CINEMA-MAN
[pt] ALBERTO CAVALCANTI: HOMEM CINEMA
title [en] ALBERTO CAVALCANTI: CINEMA-MAN
spellingShingle [en] ALBERTO CAVALCANTI: CINEMA-MAN
ROBERTA ELLEN CANUTO
[pt] DOCUMENTARIO
[pt] NEORREALISMO ITALIANO
[pt] AVANT-GARDE
[pt] CINEMA DOCUMENTAL INGLES
[pt] ALBERTO CAVALCANTI
[en] DOCUMENTARY
[en] ITALIAN NEO-REALISM
[en] AVANT-GARDE
[en] ENGLISH DOCUMENTARY CINEMA
[en] ALBERTO CAVALCANTI
title_short [en] ALBERTO CAVALCANTI: CINEMA-MAN
title_full [en] ALBERTO CAVALCANTI: CINEMA-MAN
title_fullStr [en] ALBERTO CAVALCANTI: CINEMA-MAN
title_full_unstemmed [en] ALBERTO CAVALCANTI: CINEMA-MAN
title_sort [en] ALBERTO CAVALCANTI: CINEMA-MAN
author ROBERTA ELLEN CANUTO
author_facet ROBERTA ELLEN CANUTO
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv ANGELUCCIA BERNARDES HABERT
dc.contributor.author.fl_str_mv ROBERTA ELLEN CANUTO
dc.subject.por.fl_str_mv [pt] DOCUMENTARIO
[pt] NEORREALISMO ITALIANO
[pt] AVANT-GARDE
[pt] CINEMA DOCUMENTAL INGLES
[pt] ALBERTO CAVALCANTI
[en] DOCUMENTARY
[en] ITALIAN NEO-REALISM
[en] AVANT-GARDE
[en] ENGLISH DOCUMENTARY CINEMA
[en] ALBERTO CAVALCANTI
topic [pt] DOCUMENTARIO
[pt] NEORREALISMO ITALIANO
[pt] AVANT-GARDE
[pt] CINEMA DOCUMENTAL INGLES
[pt] ALBERTO CAVALCANTI
[en] DOCUMENTARY
[en] ITALIAN NEO-REALISM
[en] AVANT-GARDE
[en] ENGLISH DOCUMENTARY CINEMA
[en] ALBERTO CAVALCANTI
description [pt] Esta pesquisa investiga o cinema realizado por Alberto Cavalcanti, sua herança e a presença de traços conceituais e estéticos de sua obra na cinematografia italiana do pós-guerra. Existem duas características centrais que indicam similaridades entre o cinema realizado por Cavalcanti e o Neorrealismo: a priori, os aspectos sociais e poéticos intensos de seu trabalho, principalmente em sua fase francesa, em filmes como Rien que les heures (1926) e, mais tarde, mais explicitamente no cinema documental inglês em filmes como Coalface (1935). E a posteriori, o fato de Cavalcanti romper com as fronteiras entre documentário e ficção, desde de Rien que les heures e , sobretudo, na sua fase na General Post Office Film Unit. A partir dessas premissas, será possível uma análise das raízes do cinema moderno, historicamente creditadas ao Neorrealismo Italiano.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-10-10
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/other
format other
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=35350@1
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=35350@2
http://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.35350
url https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=35350@1
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=35350@2
http://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.35350
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv MAXWELL
publisher.none.fl_str_mv MAXWELL
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell)
instname:Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO)
instacron:PUC_RIO
instname_str Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO)
instacron_str PUC_RIO
institution PUC_RIO
reponame_str Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell)
collection Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1814822610972704768