ALBERTO CAVALCANTI: CINEMA-MAN

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: ROBERTA ELLEN CANUTO
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell)
Texto Completo: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=35350@1
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=35350@2
Resumo: Esta pesquisa investiga o cinema realizado por Alberto Cavalcanti, sua herança e a presença de traços conceituais e estéticos de sua obra na cinematografia italiana do pós-guerra. Existem duas características centrais que indicam similaridades entre o cinema realizado por Cavalcanti e o Neorrealismo: a priori, os aspectos sociais e poéticos intensos de seu trabalho, principalmente em sua fase francesa, em filmes como Rien que les heures (1926) e, mais tarde, mais explicitamente no cinema documental inglês em filmes como Coalface (1935). E a posteriori, o fato de Cavalcanti romper com as fronteiras entre documentário e ficção, desde de Rien que les heures e , sobretudo, na sua fase na General Post Office Film Unit. A partir dessas premissas, será possível uma análise das raízes do cinema moderno, historicamente creditadas ao Neorrealismo Italiano.
id PUC_RIO-1_d6c9378badcd0b3dd762a957246adca5
oai_identifier_str oai:MAXWELL.puc-rio.br:35350
network_acronym_str PUC_RIO-1
network_name_str Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell)
repository_id_str 534
spelling info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisALBERTO CAVALCANTI: CINEMA-MANALBERTO CAVALCANTI: HOMEM CINEMA2018-04-25ANGELUCCIA BERNARDES HABERT70636362787lattes.cnpq.br/9047151437915284ANGELUCCIA BERNARDES HABERTLILIANE RUTH HEYNEMANNMIGUEL SERPA PEREIRAANTONIO CARLOS AMANCIO DA SILVAAFRANIO MENDES CATANI76510280663lattes.cnpq.br/2558473853217202ROBERTA ELLEN CANUTOPONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIROPPG EM COMUNICAÇÃO SOCIALPUC-RioBREsta pesquisa investiga o cinema realizado por Alberto Cavalcanti, sua herança e a presença de traços conceituais e estéticos de sua obra na cinematografia italiana do pós-guerra. Existem duas características centrais que indicam similaridades entre o cinema realizado por Cavalcanti e o Neorrealismo: a priori, os aspectos sociais e poéticos intensos de seu trabalho, principalmente em sua fase francesa, em filmes como Rien que les heures (1926) e, mais tarde, mais explicitamente no cinema documental inglês em filmes como Coalface (1935). E a posteriori, o fato de Cavalcanti romper com as fronteiras entre documentário e ficção, desde de Rien que les heures e , sobretudo, na sua fase na General Post Office Film Unit. A partir dessas premissas, será possível uma análise das raízes do cinema moderno, historicamente creditadas ao Neorrealismo Italiano.This research investigates the films of Alberto Cavalcanti, his heritage and role as an aesesthetic pioneer in the post world war II era that preceded modern cinema. There are two main characteristics that indicate that his role in the neorrealistc movement was much more important than has previously been considered. First of all the intense social and poetic aspects of his work, primarily in his French phase, in films such as Rien que les heures (1926), and later more explicitly in English documentaries such as Coalface (1935). Cavalcanti dissolved the borders between documentary and fiction starting with his production of Rien que les heures and continuing through his entire involvement with General Post Office Film Unit. Beginning with these premises an analysis of the roots of modern cinema, historically credited to the Italian neo realism movement will be possible.https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=35350@1https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=35350@2porreponame:Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell)instname:Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO)instacron:PUC_RIOinfo:eu-repo/semantics/openAccess2022-11-01T13:43:09Zoai:MAXWELL.puc-rio.br:35350Repositório InstitucionalPRIhttps://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/ibict.phpopendoar:5342022-07-22T00:00Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO)false
dc.title.en.fl_str_mv ALBERTO CAVALCANTI: CINEMA-MAN
dc.title.alternative.pt.fl_str_mv ALBERTO CAVALCANTI: HOMEM CINEMA
title ALBERTO CAVALCANTI: CINEMA-MAN
spellingShingle ALBERTO CAVALCANTI: CINEMA-MAN
ROBERTA ELLEN CANUTO
title_short ALBERTO CAVALCANTI: CINEMA-MAN
title_full ALBERTO CAVALCANTI: CINEMA-MAN
title_fullStr ALBERTO CAVALCANTI: CINEMA-MAN
title_full_unstemmed ALBERTO CAVALCANTI: CINEMA-MAN
title_sort ALBERTO CAVALCANTI: CINEMA-MAN
author ROBERTA ELLEN CANUTO
author_facet ROBERTA ELLEN CANUTO
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv ANGELUCCIA BERNARDES HABERT
dc.contributor.advisor1ID.fl_str_mv 70636362787
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv lattes.cnpq.br/9047151437915284
dc.contributor.referee1.fl_str_mv ANGELUCCIA BERNARDES HABERT
dc.contributor.referee2.fl_str_mv LILIANE RUTH HEYNEMANN
dc.contributor.referee3.fl_str_mv MIGUEL SERPA PEREIRA
dc.contributor.referee4.fl_str_mv ANTONIO CARLOS AMANCIO DA SILVA
dc.contributor.referee5.fl_str_mv AFRANIO MENDES CATANI
dc.contributor.authorID.fl_str_mv 76510280663
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv lattes.cnpq.br/2558473853217202
dc.contributor.author.fl_str_mv ROBERTA ELLEN CANUTO
contributor_str_mv ANGELUCCIA BERNARDES HABERT
ANGELUCCIA BERNARDES HABERT
LILIANE RUTH HEYNEMANN
MIGUEL SERPA PEREIRA
ANTONIO CARLOS AMANCIO DA SILVA
AFRANIO MENDES CATANI
description Esta pesquisa investiga o cinema realizado por Alberto Cavalcanti, sua herança e a presença de traços conceituais e estéticos de sua obra na cinematografia italiana do pós-guerra. Existem duas características centrais que indicam similaridades entre o cinema realizado por Cavalcanti e o Neorrealismo: a priori, os aspectos sociais e poéticos intensos de seu trabalho, principalmente em sua fase francesa, em filmes como Rien que les heures (1926) e, mais tarde, mais explicitamente no cinema documental inglês em filmes como Coalface (1935). E a posteriori, o fato de Cavalcanti romper com as fronteiras entre documentário e ficção, desde de Rien que les heures e , sobretudo, na sua fase na General Post Office Film Unit. A partir dessas premissas, será possível uma análise das raízes do cinema moderno, historicamente creditadas ao Neorrealismo Italiano.
publishDate 2018
dc.date.issued.fl_str_mv 2018-04-25
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=35350@1
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=35350@2
url https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=35350@1
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=35350@2
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO
dc.publisher.program.fl_str_mv PPG EM COMUNICAÇÃO SOCIAL
dc.publisher.initials.fl_str_mv PUC-Rio
dc.publisher.country.fl_str_mv BR
publisher.none.fl_str_mv PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell)
instname:Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO)
instacron:PUC_RIO
instname_str Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO)
instacron_str PUC_RIO
institution PUC_RIO
reponame_str Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell)
collection Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1748324940390596608