Coal Face, um filme de Alberto Cavalcanti
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2003 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP |
Texto Completo: | http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/8/8147/tde-19122014-190050/ |
Resumo: | Este trabalho tem como objetivo discorrer sobre a figura do cineasta brasileiro Alberto Cavalcanti e sua participação do Movimento Documentário Britânico, como produtor e diretor no GPO Film Unit. Considerado um marco na história do cinema do Reino Unido, este Movimento adquiriu força, entre os anos de 1926 a 1939, ao produzir pequenos filmes que eram experimentos em linguagem e técnica cinematográficas. Para isso, contou com a colaboração de Cavalcanti, cuja contribuição é reconhecida pela crítica de hoje como fundamental. Para analisar como foi sua passagem pelo GPO Film Unit, este trabalho foi dividido em duas partes. A primeira foca as origens de Cavalcanti no Brasil e sua trajetória até a França. Descreve o início de sua carreira no cinema e apresenta o filme mais importante que dirigiu em Paris - Rien que Les Heures. A seguir, conta os motivos que o levaram a deixar a França e aceitar o convite de John Grierson para unir-se ao GPO Film Unit. Outros temas abordados são, o uso do cinema como ferramenta de propaganda, o contexto histórico e a participação de alguns personagens como o compositor Benjamin Britten e o poeta W.H. Auden. Para exemplificar e ao mesmo tempo analisar o trabalho do cineasta, a segunda parte concentra-se no filme Coal Face, dirigido por Cavalcanti em 1935. Esta análise levanta alguns dos recursos estilísticos utilizados pelo cineasta para a criação do filme, e o seu trabalho com a banda sonora. E, a partir desses elementos, faz algumas leituras do filme, buscando interpretá-lo a partir das temáticas apresentadas nas imagens e no som |
id |
USP_a69e98c5f86876767d32a2e768a725a8 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:teses.usp.br:tde-19122014-190050 |
network_acronym_str |
USP |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP |
repository_id_str |
2721 |
spelling |
Coal Face, um filme de Alberto CavalcantiCoal Face, a film by Alberto CavalcantiAlberto CavalcantiAlberto CavalcantiBritish studiesCinemaCinemaCoal FaceCoal FaceDocumentárioDocumentaryEstudos britânicosEste trabalho tem como objetivo discorrer sobre a figura do cineasta brasileiro Alberto Cavalcanti e sua participação do Movimento Documentário Britânico, como produtor e diretor no GPO Film Unit. Considerado um marco na história do cinema do Reino Unido, este Movimento adquiriu força, entre os anos de 1926 a 1939, ao produzir pequenos filmes que eram experimentos em linguagem e técnica cinematográficas. Para isso, contou com a colaboração de Cavalcanti, cuja contribuição é reconhecida pela crítica de hoje como fundamental. Para analisar como foi sua passagem pelo GPO Film Unit, este trabalho foi dividido em duas partes. A primeira foca as origens de Cavalcanti no Brasil e sua trajetória até a França. Descreve o início de sua carreira no cinema e apresenta o filme mais importante que dirigiu em Paris - Rien que Les Heures. A seguir, conta os motivos que o levaram a deixar a França e aceitar o convite de John Grierson para unir-se ao GPO Film Unit. Outros temas abordados são, o uso do cinema como ferramenta de propaganda, o contexto histórico e a participação de alguns personagens como o compositor Benjamin Britten e o poeta W.H. Auden. Para exemplificar e ao mesmo tempo analisar o trabalho do cineasta, a segunda parte concentra-se no filme Coal Face, dirigido por Cavalcanti em 1935. Esta análise levanta alguns dos recursos estilísticos utilizados pelo cineasta para a criação do filme, e o seu trabalho com a banda sonora. E, a partir desses elementos, faz algumas leituras do filme, buscando interpretá-lo a partir das temáticas apresentadas nas imagens e no somThe aim of this dissertation is to discuss the contribution of Brazilian filmmaker Alberto Cavalcanti to the British Documentary Film Movement, as a producer and director at the GPO Film Unit. This Movement is considered a key moment in the British film history as its short films became prime examples of film language and technique. Cavalcanti is now considered by critics to be the major figure this movement. This text is divided in two parts. The first is focused on Cavalcanti´s biography: his origins in Brazil, his period to France and the beginning of his career in the cinema. It also presents his most important French film Rien que les Heures. The dissertation also discusses the reasons that made him move from France to England. Other themes discussed are the use of cinema as propaganda, the historical context, and the contribution of artists like composer Benjamin Britten and poet W.H. Auden to the GPO Film Unit. The second part of this text focuses on Coal Face, directed by Cavalcanti for the GPO Film Unit in 1935 and describes and interprets his stylistic techniques and his work with sound on this filmBiblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USPMilton, JohnBartz, Carla Dorea2003-04-29info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/8/8147/tde-19122014-190050/reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPLiberar o conteúdo para acesso público.info:eu-repo/semantics/openAccesspor2019-07-08T21:34:34Zoai:teses.usp.br:tde-19122014-190050Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212019-07-08T21:34:34Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Coal Face, um filme de Alberto Cavalcanti Coal Face, a film by Alberto Cavalcanti |
title |
Coal Face, um filme de Alberto Cavalcanti |
spellingShingle |
Coal Face, um filme de Alberto Cavalcanti Bartz, Carla Dorea Alberto Cavalcanti Alberto Cavalcanti British studies Cinema Cinema Coal Face Coal Face Documentário Documentary Estudos britânicos |
title_short |
Coal Face, um filme de Alberto Cavalcanti |
title_full |
Coal Face, um filme de Alberto Cavalcanti |
title_fullStr |
Coal Face, um filme de Alberto Cavalcanti |
title_full_unstemmed |
Coal Face, um filme de Alberto Cavalcanti |
title_sort |
Coal Face, um filme de Alberto Cavalcanti |
author |
Bartz, Carla Dorea |
author_facet |
Bartz, Carla Dorea |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Milton, John |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Bartz, Carla Dorea |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Alberto Cavalcanti Alberto Cavalcanti British studies Cinema Cinema Coal Face Coal Face Documentário Documentary Estudos britânicos |
topic |
Alberto Cavalcanti Alberto Cavalcanti British studies Cinema Cinema Coal Face Coal Face Documentário Documentary Estudos britânicos |
description |
Este trabalho tem como objetivo discorrer sobre a figura do cineasta brasileiro Alberto Cavalcanti e sua participação do Movimento Documentário Britânico, como produtor e diretor no GPO Film Unit. Considerado um marco na história do cinema do Reino Unido, este Movimento adquiriu força, entre os anos de 1926 a 1939, ao produzir pequenos filmes que eram experimentos em linguagem e técnica cinematográficas. Para isso, contou com a colaboração de Cavalcanti, cuja contribuição é reconhecida pela crítica de hoje como fundamental. Para analisar como foi sua passagem pelo GPO Film Unit, este trabalho foi dividido em duas partes. A primeira foca as origens de Cavalcanti no Brasil e sua trajetória até a França. Descreve o início de sua carreira no cinema e apresenta o filme mais importante que dirigiu em Paris - Rien que Les Heures. A seguir, conta os motivos que o levaram a deixar a França e aceitar o convite de John Grierson para unir-se ao GPO Film Unit. Outros temas abordados são, o uso do cinema como ferramenta de propaganda, o contexto histórico e a participação de alguns personagens como o compositor Benjamin Britten e o poeta W.H. Auden. Para exemplificar e ao mesmo tempo analisar o trabalho do cineasta, a segunda parte concentra-se no filme Coal Face, dirigido por Cavalcanti em 1935. Esta análise levanta alguns dos recursos estilísticos utilizados pelo cineasta para a criação do filme, e o seu trabalho com a banda sonora. E, a partir desses elementos, faz algumas leituras do filme, buscando interpretá-lo a partir das temáticas apresentadas nas imagens e no som |
publishDate |
2003 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2003-04-29 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/8/8147/tde-19122014-190050/ |
url |
http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/8/8147/tde-19122014-190050/ |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
|
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Liberar o conteúdo para acesso público. info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Liberar o conteúdo para acesso público. |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.coverage.none.fl_str_mv |
|
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP |
publisher.none.fl_str_mv |
Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP instname:Universidade de São Paulo (USP) instacron:USP |
instname_str |
Universidade de São Paulo (USP) |
instacron_str |
USP |
institution |
USP |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP) |
repository.mail.fl_str_mv |
virginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.br |
_version_ |
1809090876993961984 |