[en] LESSON PLANNING FOR WHOM?: REFLECTIONS ON THE INTERACTIONS AND CONTRIBUTIONS OF STUDENTS IN THE PLANNING OF REMOTE CLASSES DURING THE COVID-19 PANDEMIC

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: ANA PAULA MARTINS DE MENESES
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Outros
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell)
Texto Completo: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=56617@1
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=56617@2
http://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.56617
Resumo: [pt] A presente dissertação foi construída segundo a abordagem ético-inclusiva da Prática Exploratória (ALLWRIGHT, 2000), e sob a ótica da Linguística Aplicada Indisciplinar (MOITA LOPES, 2006). A pesquisa originou-se a partir de conversas com meus alunos - estudantes do 6º ano de uma escola privada do Rio de Janeiro - sobre as maneiras com que as aulas remotas de inglês no período pandêmico, no segundo semestre de 2020, foram construídas colaborativamente, e sobre os entendimentos emergentes das práticas pedagógicas promovidas pelo grupo. A partir da pergunta instigante inicial – Para quem eu planejo as minhas aulas? – nos permitimos problematizar a validade de planejamentos feitos de maneira unilateral – somente pelo professor – questionando também a relevância dos métodos de avaliação utilizados para verificar uma aprendizagem que privilegia conteúdos. Ao inserir meus alunos nos processos de seleção e construção das atividades pedagógicas e das estratégias de ensino e avaliação, dedico-me a promover conversas sobre esses processos, investigando as qualidades das vidas vivenciadas em sala de aula. Os dados gerados nessas interações foram analisados e discutidos à luz do Sistema de Avaliatividade (MARTIN; WHITE, 2005), com enfoque nas três regiões semânticas do subsistema da Atitude: Afeto, Julgamento e Apreciação. Os entendimentos construídos a partir destes dados contribuem juntamente com o objetivo comum de construir entendimentos locais e situados, por isso não determinam realidades e verdades absolutas e tampouco objetivam solucionar problemas. Desta forma, ao invés de considerações finais conclusivas, finalizo identificando novas perguntas provocadas pelo caráter sustentável da pesquisa orientada pela Prática Exploratória.
id PUC_RIO-1_de81152c69b64af4b915bb5d029c3da6
oai_identifier_str oai:MAXWELL.puc-rio.br:56617
network_acronym_str PUC_RIO-1
network_name_str Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell)
repository_id_str 534
spelling [en] LESSON PLANNING FOR WHOM?: REFLECTIONS ON THE INTERACTIONS AND CONTRIBUTIONS OF STUDENTS IN THE PLANNING OF REMOTE CLASSES DURING THE COVID-19 PANDEMIC[pt] PLANEJAMENTO DE AULA PARA QUEM?: REFLEXÕES SOBRE AS INTERAÇÕES E CONTRIBUIÇÕES DOS ALUNOS NO PLANEJAMENTO DAS AULAS REMOTAS DURANTE A PANDEMIA DA COVID-19[pt] PRATICA EXPLORATORIA[pt] PLANEJAMENTO DE AULA[pt] LINGUISTICA APLICADA INDISCIPLINAR[pt] SISTEMA DE AVALIATIVIDADE[en] EXPLORATORY PRACTICE[en] LESSON PLANNING[en] INDISCIPLINARY APPLIED LINGUISTICS[en] APPRAISAL SYSTEM[pt] A presente dissertação foi construída segundo a abordagem ético-inclusiva da Prática Exploratória (ALLWRIGHT, 2000), e sob a ótica da Linguística Aplicada Indisciplinar (MOITA LOPES, 2006). A pesquisa originou-se a partir de conversas com meus alunos - estudantes do 6º ano de uma escola privada do Rio de Janeiro - sobre as maneiras com que as aulas remotas de inglês no período pandêmico, no segundo semestre de 2020, foram construídas colaborativamente, e sobre os entendimentos emergentes das práticas pedagógicas promovidas pelo grupo. A partir da pergunta instigante inicial – Para quem eu planejo as minhas aulas? – nos permitimos problematizar a validade de planejamentos feitos de maneira unilateral – somente pelo professor – questionando também a relevância dos métodos de avaliação utilizados para verificar uma aprendizagem que privilegia conteúdos. Ao inserir meus alunos nos processos de seleção e construção das atividades pedagógicas e das estratégias de ensino e avaliação, dedico-me a promover conversas sobre esses processos, investigando as qualidades das vidas vivenciadas em sala de aula. Os dados gerados nessas interações foram analisados e discutidos à luz do Sistema de Avaliatividade (MARTIN; WHITE, 2005), com enfoque nas três regiões semânticas do subsistema da Atitude: Afeto, Julgamento e Apreciação. Os entendimentos construídos a partir destes dados contribuem juntamente com o objetivo comum de construir entendimentos locais e situados, por isso não determinam realidades e verdades absolutas e tampouco objetivam solucionar problemas. Desta forma, ao invés de considerações finais conclusivas, finalizo identificando novas perguntas provocadas pelo caráter sustentável da pesquisa orientada pela Prática Exploratória.[en] This dissertation was built according to the ethical-inclusive approach of Exploratory Practice (ALLWRIGHT, 2000), and under the perspective of Indisciplinary Applied Linguistics (MOITA LOPES, 2006). The research originated from conversations with my students - 6th grade students at a private school in Rio de Janeiro - about the ways in which remote English classes in the pandemic period, especially in the second half of 2020, were collaboratively constructed, and on the emerging understandings of the pedagogical practices promoted by the group. From the initial thought-provoking question – Whom do I plan my classes for? – we allowed ourselves to problematize the validity of a class planning done unilaterally – only by the teacher – also questioning the relevance of the evaluation methods applied to verify a kind of learning that privileges content. By inserting my students in the selection and construction processes of pedagogical activities and of the teaching and assessment strategies, I dedicate myself to promoting conversations about these processes, investigating the qualities of life in the classroom. The data generated by these interactions were analyzed and discussed in the light of the Appraisal System (MARTIN; WHITE, 2005), focusing on the three semantic regions of the Attitude subsystem: Affection, Judgment and Appreciation. The understandings built from these data contribute together with the common goal of building local and situated understandings, and for this reason they do not determine absolute realities and truths, nor do they aim to solve problems. Thus, instead of conclusive final considerations, I close by identifying new questions caused by the sustainable character of research guided by Exploratory Practice.MAXWELLINES KAYON DE MILLERANA PAULA MARTINS DE MENESES2021-12-17info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/otherhttps://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=56617@1https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=56617@2http://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.56617porreponame:Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell)instname:Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO)instacron:PUC_RIOinfo:eu-repo/semantics/openAccess2022-08-17T00:00:00Zoai:MAXWELL.puc-rio.br:56617Repositório InstitucionalPRIhttps://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/ibict.phpopendoar:5342022-08-17T00:00Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO)false
dc.title.none.fl_str_mv [en] LESSON PLANNING FOR WHOM?: REFLECTIONS ON THE INTERACTIONS AND CONTRIBUTIONS OF STUDENTS IN THE PLANNING OF REMOTE CLASSES DURING THE COVID-19 PANDEMIC
[pt] PLANEJAMENTO DE AULA PARA QUEM?: REFLEXÕES SOBRE AS INTERAÇÕES E CONTRIBUIÇÕES DOS ALUNOS NO PLANEJAMENTO DAS AULAS REMOTAS DURANTE A PANDEMIA DA COVID-19
title [en] LESSON PLANNING FOR WHOM?: REFLECTIONS ON THE INTERACTIONS AND CONTRIBUTIONS OF STUDENTS IN THE PLANNING OF REMOTE CLASSES DURING THE COVID-19 PANDEMIC
spellingShingle [en] LESSON PLANNING FOR WHOM?: REFLECTIONS ON THE INTERACTIONS AND CONTRIBUTIONS OF STUDENTS IN THE PLANNING OF REMOTE CLASSES DURING THE COVID-19 PANDEMIC
ANA PAULA MARTINS DE MENESES
[pt] PRATICA EXPLORATORIA
[pt] PLANEJAMENTO DE AULA
[pt] LINGUISTICA APLICADA INDISCIPLINAR
[pt] SISTEMA DE AVALIATIVIDADE
[en] EXPLORATORY PRACTICE
[en] LESSON PLANNING
[en] INDISCIPLINARY APPLIED LINGUISTICS
[en] APPRAISAL SYSTEM
title_short [en] LESSON PLANNING FOR WHOM?: REFLECTIONS ON THE INTERACTIONS AND CONTRIBUTIONS OF STUDENTS IN THE PLANNING OF REMOTE CLASSES DURING THE COVID-19 PANDEMIC
title_full [en] LESSON PLANNING FOR WHOM?: REFLECTIONS ON THE INTERACTIONS AND CONTRIBUTIONS OF STUDENTS IN THE PLANNING OF REMOTE CLASSES DURING THE COVID-19 PANDEMIC
title_fullStr [en] LESSON PLANNING FOR WHOM?: REFLECTIONS ON THE INTERACTIONS AND CONTRIBUTIONS OF STUDENTS IN THE PLANNING OF REMOTE CLASSES DURING THE COVID-19 PANDEMIC
title_full_unstemmed [en] LESSON PLANNING FOR WHOM?: REFLECTIONS ON THE INTERACTIONS AND CONTRIBUTIONS OF STUDENTS IN THE PLANNING OF REMOTE CLASSES DURING THE COVID-19 PANDEMIC
title_sort [en] LESSON PLANNING FOR WHOM?: REFLECTIONS ON THE INTERACTIONS AND CONTRIBUTIONS OF STUDENTS IN THE PLANNING OF REMOTE CLASSES DURING THE COVID-19 PANDEMIC
author ANA PAULA MARTINS DE MENESES
author_facet ANA PAULA MARTINS DE MENESES
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv INES KAYON DE MILLER
dc.contributor.author.fl_str_mv ANA PAULA MARTINS DE MENESES
dc.subject.por.fl_str_mv [pt] PRATICA EXPLORATORIA
[pt] PLANEJAMENTO DE AULA
[pt] LINGUISTICA APLICADA INDISCIPLINAR
[pt] SISTEMA DE AVALIATIVIDADE
[en] EXPLORATORY PRACTICE
[en] LESSON PLANNING
[en] INDISCIPLINARY APPLIED LINGUISTICS
[en] APPRAISAL SYSTEM
topic [pt] PRATICA EXPLORATORIA
[pt] PLANEJAMENTO DE AULA
[pt] LINGUISTICA APLICADA INDISCIPLINAR
[pt] SISTEMA DE AVALIATIVIDADE
[en] EXPLORATORY PRACTICE
[en] LESSON PLANNING
[en] INDISCIPLINARY APPLIED LINGUISTICS
[en] APPRAISAL SYSTEM
description [pt] A presente dissertação foi construída segundo a abordagem ético-inclusiva da Prática Exploratória (ALLWRIGHT, 2000), e sob a ótica da Linguística Aplicada Indisciplinar (MOITA LOPES, 2006). A pesquisa originou-se a partir de conversas com meus alunos - estudantes do 6º ano de uma escola privada do Rio de Janeiro - sobre as maneiras com que as aulas remotas de inglês no período pandêmico, no segundo semestre de 2020, foram construídas colaborativamente, e sobre os entendimentos emergentes das práticas pedagógicas promovidas pelo grupo. A partir da pergunta instigante inicial – Para quem eu planejo as minhas aulas? – nos permitimos problematizar a validade de planejamentos feitos de maneira unilateral – somente pelo professor – questionando também a relevância dos métodos de avaliação utilizados para verificar uma aprendizagem que privilegia conteúdos. Ao inserir meus alunos nos processos de seleção e construção das atividades pedagógicas e das estratégias de ensino e avaliação, dedico-me a promover conversas sobre esses processos, investigando as qualidades das vidas vivenciadas em sala de aula. Os dados gerados nessas interações foram analisados e discutidos à luz do Sistema de Avaliatividade (MARTIN; WHITE, 2005), com enfoque nas três regiões semânticas do subsistema da Atitude: Afeto, Julgamento e Apreciação. Os entendimentos construídos a partir destes dados contribuem juntamente com o objetivo comum de construir entendimentos locais e situados, por isso não determinam realidades e verdades absolutas e tampouco objetivam solucionar problemas. Desta forma, ao invés de considerações finais conclusivas, finalizo identificando novas perguntas provocadas pelo caráter sustentável da pesquisa orientada pela Prática Exploratória.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-12-17
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/other
format other
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=56617@1
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=56617@2
http://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.56617
url https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=56617@1
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=56617@2
http://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.56617
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv MAXWELL
publisher.none.fl_str_mv MAXWELL
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell)
instname:Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO)
instacron:PUC_RIO
instname_str Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO)
instacron_str PUC_RIO
institution PUC_RIO
reponame_str Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell)
collection Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1814822634036133888