BACK IN THE PRESIDENCY: GETULIO VARGAS´S STRATEGY OF PROPAGANDA IN THE 1950 ELECTIONS
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2007 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell) |
Texto Completo: | https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=10756@1 https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=10756@2 |
Resumo: | O objetivo deste trabalho é acompanhar as etapas da campanha de Getúlio Vargas às eleições presidenciais de 1950. Tendo chegado à presidência duas vezes através de golpes de Estado e uma vez por voto indireto, Vargas voltaria ao poder através do voto popular, graças a uma campanha inteligente e moderna. Em menos de dois meses, sua comitiva visitou todas as capitais do país, o Distrito Federal, e mais de 50 cidades, estabelecendo uma comunicação direta entre candidato e eleitores. Em cerca de 80 discursos, Vargas apresentou um projeto político nacional, entremeado por assuntos de interesse local, valorizando a participação de cada Estado no crescimento da Federação como um todo. O sucesso no pleito presidencial de 1950 foi em parte conseqüência de um cuidadoso trabalho de construção de sua imagem, realizado por Vargas desde seu primeiro mandato. Apesar de alguns autores concordarem que o marketing político surgiu no Brasil em 1954, na campanha de 1950 Vargas utilizou procedimentos sistemáticos de comunicação e propaganda eleitoral. Ações direcionadas a um público-alvo e uso inteligente dos meios de comunicação são técnicas da estratégia varguista e também do que hoje chamamos de marketing político. |
id |
PUC_RIO-1_e08f22e8df25cf39c7bf43e12a651dcf |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:MAXWELL.puc-rio.br:10756 |
network_acronym_str |
PUC_RIO-1 |
network_name_str |
Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell) |
repository_id_str |
534 |
spelling |
info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisBACK IN THE PRESIDENCY: GETULIO VARGAS´S STRATEGY OF PROPAGANDA IN THE 1950 ELECTIONSGETÚLIO VARGAS VOLTA AO CATETE: A ESTRATÉGIA DE PROPAGANDA VARGUISTA NAS ELEIÇÕES DE 19502007-09-03LUIS REZNIK 79653006720lattes.cnpq.br/9171209579621221LUIS REZNIK 79653006720lattes.cnpq.br/9171209579621221LUIS REZNIK MARIA CELINA SOARES D ARAUJOLUIS REZNIK MARIA CELINA SOARES D ARAUJONELSON ROJAS DE CARVALHO93386397700DEBORA KFURI REGALPONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIROPPG EM HISTÓRIA SOCIAL DA CULTURAPUC-RioBRO objetivo deste trabalho é acompanhar as etapas da campanha de Getúlio Vargas às eleições presidenciais de 1950. Tendo chegado à presidência duas vezes através de golpes de Estado e uma vez por voto indireto, Vargas voltaria ao poder através do voto popular, graças a uma campanha inteligente e moderna. Em menos de dois meses, sua comitiva visitou todas as capitais do país, o Distrito Federal, e mais de 50 cidades, estabelecendo uma comunicação direta entre candidato e eleitores. Em cerca de 80 discursos, Vargas apresentou um projeto político nacional, entremeado por assuntos de interesse local, valorizando a participação de cada Estado no crescimento da Federação como um todo. O sucesso no pleito presidencial de 1950 foi em parte conseqüência de um cuidadoso trabalho de construção de sua imagem, realizado por Vargas desde seu primeiro mandato. Apesar de alguns autores concordarem que o marketing político surgiu no Brasil em 1954, na campanha de 1950 Vargas utilizou procedimentos sistemáticos de comunicação e propaganda eleitoral. Ações direcionadas a um público-alvo e uso inteligente dos meios de comunicação são técnicas da estratégia varguista e também do que hoje chamamos de marketing político.This research is about Getulio Vargas´ presidential elections campaign, in 1950. Vargas, who had reached presidency twice through coups and once through indirect elections, became once again president in 1950, due to an intelligent and modern campaign. During a couple of months, his entourage visited more than 50 cities and the Federal District, establishing a channel for direct communication between the candidate and the electors. In a series of speeches, Vargas presented his national political project, merged with local affairs, detaching the participation of each unit in the growth of the whole federation. The success in the presidential elections of 1950 was a consequence of a careful work of image construction, since Vargas´ first mandate. Some authors argue that political marketing was not used in Brazil until 1954, but the claim of this work is that Vargas made use of systematic procedures of electoral propaganda and communication as early as his 1950´s campaign. Focusedtarget actions and intelligent use of midia were part of Vargas´ campaign and are also part of what we today know as political marketing.COORDENAÇÃO DE APERFEIÇOAMENTO DO PESSOAL DE ENSINO SUPERIORhttps://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=10756@1https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=10756@2porreponame:Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell)instname:Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO)instacron:PUC_RIOinfo:eu-repo/semantics/openAccess2022-11-01T12:58:43Zoai:MAXWELL.puc-rio.br:10756Repositório InstitucionalPRIhttps://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/ibict.phpopendoar:5342019-07-05T00:00Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO)false |
dc.title.en.fl_str_mv |
BACK IN THE PRESIDENCY: GETULIO VARGAS´S STRATEGY OF PROPAGANDA IN THE 1950 ELECTIONS |
dc.title.alternative.pt.fl_str_mv |
GETÚLIO VARGAS VOLTA AO CATETE: A ESTRATÉGIA DE PROPAGANDA VARGUISTA NAS ELEIÇÕES DE 1950 |
title |
BACK IN THE PRESIDENCY: GETULIO VARGAS´S STRATEGY OF PROPAGANDA IN THE 1950 ELECTIONS |
spellingShingle |
BACK IN THE PRESIDENCY: GETULIO VARGAS´S STRATEGY OF PROPAGANDA IN THE 1950 ELECTIONS DEBORA KFURI REGAL |
title_short |
BACK IN THE PRESIDENCY: GETULIO VARGAS´S STRATEGY OF PROPAGANDA IN THE 1950 ELECTIONS |
title_full |
BACK IN THE PRESIDENCY: GETULIO VARGAS´S STRATEGY OF PROPAGANDA IN THE 1950 ELECTIONS |
title_fullStr |
BACK IN THE PRESIDENCY: GETULIO VARGAS´S STRATEGY OF PROPAGANDA IN THE 1950 ELECTIONS |
title_full_unstemmed |
BACK IN THE PRESIDENCY: GETULIO VARGAS´S STRATEGY OF PROPAGANDA IN THE 1950 ELECTIONS |
title_sort |
BACK IN THE PRESIDENCY: GETULIO VARGAS´S STRATEGY OF PROPAGANDA IN THE 1950 ELECTIONS |
dc.creator.Lattes.none.fl_str_mv |
|
author |
DEBORA KFURI REGAL |
author_facet |
DEBORA KFURI REGAL |
author_role |
author |
dc.contributor.advisor2ID.none.fl_str_mv |
79653006720 |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
LUIS REZNIK |
dc.contributor.advisor1ID.fl_str_mv |
79653006720 |
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv |
lattes.cnpq.br/9171209579621221 |
dc.contributor.advisor2.fl_str_mv |
LUIS REZNIK |
dc.contributor.advisor2Lattes.fl_str_mv |
lattes.cnpq.br/9171209579621221 |
dc.contributor.referee1.fl_str_mv |
LUIS REZNIK |
dc.contributor.referee2.fl_str_mv |
MARIA CELINA SOARES D ARAUJO |
dc.contributor.referee3.fl_str_mv |
LUIS REZNIK |
dc.contributor.referee4.fl_str_mv |
MARIA CELINA SOARES D ARAUJO |
dc.contributor.referee5.fl_str_mv |
NELSON ROJAS DE CARVALHO |
dc.contributor.authorID.fl_str_mv |
93386397700 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
DEBORA KFURI REGAL |
contributor_str_mv |
LUIS REZNIK LUIS REZNIK LUIS REZNIK MARIA CELINA SOARES D ARAUJO LUIS REZNIK MARIA CELINA SOARES D ARAUJO NELSON ROJAS DE CARVALHO |
description |
O objetivo deste trabalho é acompanhar as etapas da campanha de Getúlio Vargas às eleições presidenciais de 1950. Tendo chegado à presidência duas vezes através de golpes de Estado e uma vez por voto indireto, Vargas voltaria ao poder através do voto popular, graças a uma campanha inteligente e moderna. Em menos de dois meses, sua comitiva visitou todas as capitais do país, o Distrito Federal, e mais de 50 cidades, estabelecendo uma comunicação direta entre candidato e eleitores. Em cerca de 80 discursos, Vargas apresentou um projeto político nacional, entremeado por assuntos de interesse local, valorizando a participação de cada Estado no crescimento da Federação como um todo. O sucesso no pleito presidencial de 1950 foi em parte conseqüência de um cuidadoso trabalho de construção de sua imagem, realizado por Vargas desde seu primeiro mandato. Apesar de alguns autores concordarem que o marketing político surgiu no Brasil em 1954, na campanha de 1950 Vargas utilizou procedimentos sistemáticos de comunicação e propaganda eleitoral. Ações direcionadas a um público-alvo e uso inteligente dos meios de comunicação são técnicas da estratégia varguista e também do que hoje chamamos de marketing político. |
publishDate |
2007 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2007-09-03 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=10756@1 https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=10756@2 |
url |
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=10756@1 https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=10756@2 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO |
dc.publisher.program.fl_str_mv |
PPG EM HISTÓRIA SOCIAL DA CULTURA |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
PUC-Rio |
dc.publisher.country.fl_str_mv |
BR |
publisher.none.fl_str_mv |
PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell) instname:Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO) instacron:PUC_RIO |
instname_str |
Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO) |
instacron_str |
PUC_RIO |
institution |
PUC_RIO |
reponame_str |
Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell) |
collection |
Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1748324895593332736 |