BANNER POP-UP: UMA ABORDAGEM ENTRE A SEMIOSE E A USABILIDADE

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: LICINIO NASCIMENTO DE ALMEIDA JUNIOR
Data de Publicação: 2003
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell)
Texto Completo: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=4210@1
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=4210@2
Resumo: A Internet, meio que trouxe rapidez nas transações comerciais, protagoniza uma revolução nos relacionamentos entre os cidadãos. A Web, com suas milhões de páginas, apresenta-se como um ambiente propício para práticas comerciais de organizações dos mais variados setores da economia. A interatividade caracteriza o diferencial dessa Nova Mídia. Neste cenário, a presença da propaganda acaba sendo inevitável. Empresas tentam divulgar seus produtos e serviços, através de diversos tipos de anúncios que procuram informar e persuadir os internautas, a fim de efetivarem vendas. Dentre os formatos de anúncios, presentes na Web, encontram- se os banners pop-up, que sobrepõem os conteúdos das interfaces dos Web sites, principalmente no momento em que estes estão fazendo seu download. Percebe-se que, em muitos casos, os internautas fecham esses banners ignorando suas mensagens. Nesse sentido, é pertinente entender como se dá a relação comunicacional entre internauta e o anúncio pop- up, considerando os princípios do processo semiótico da linguagem do design que interferem no desempenho de uma usabilidade adequada.
id PUC_RIO-1_e43beb3d5329dbecea9aedf507121d75
oai_identifier_str oai:MAXWELL.puc-rio.br:4210
network_acronym_str PUC_RIO-1
network_name_str Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell)
repository_id_str 534
spelling info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisBANNER POP-UP: UMA ABORDAGEM ENTRE A SEMIOSE E A USABILIDADEPOP-UP BANNER: AN APPROACH BETWEEN THE SEMIOSIS AND USABILITY2003-03-24VERA LUCIA MOREIRA DOS SANTOS NOJIMA01788787900lattes.cnpq.br/0417467366901642VERA LUCIA MOREIRA DOS SANTOS NOJIMALUCY CARLINDA DA ROCHA DE NIEMEYERLUCY CARLINDA DA ROCHA DE NIEMEYERJORGE ALBUQUERQUE VIEIRALICINIO NASCIMENTO DE ALMEIDA JUNIORPONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIROPPG EM DESIGNPUC-RioBRA Internet, meio que trouxe rapidez nas transações comerciais, protagoniza uma revolução nos relacionamentos entre os cidadãos. A Web, com suas milhões de páginas, apresenta-se como um ambiente propício para práticas comerciais de organizações dos mais variados setores da economia. A interatividade caracteriza o diferencial dessa Nova Mídia. Neste cenário, a presença da propaganda acaba sendo inevitável. Empresas tentam divulgar seus produtos e serviços, através de diversos tipos de anúncios que procuram informar e persuadir os internautas, a fim de efetivarem vendas. Dentre os formatos de anúncios, presentes na Web, encontram- se os banners pop-up, que sobrepõem os conteúdos das interfaces dos Web sites, principalmente no momento em que estes estão fazendo seu download. Percebe-se que, em muitos casos, os internautas fecham esses banners ignorando suas mensagens. Nesse sentido, é pertinente entender como se dá a relação comunicacional entre internauta e o anúncio pop- up, considerando os princípios do processo semiótico da linguagem do design que interferem no desempenho de uma usabilidade adequada.The Internet has brought speed to business and a revolution in the relationship among citizens. With millions of pages, the Web represents an environment for commercial relationships among several sections of the Economy. Interactivity is a differential feature of this new medium. Propaganda is, therefore, inevitable. Companies try to annouce their products and services through different kinds of advertisements. These advertisements aim at informing and persuading the internet users to accomplish their goals. Among the types of advertisement in the Web, we can find the pop-up banner, overlapping the contents of interfaces of Web sites, especially during downloading. In many cases, we notice that the users close the banners ignoring their messages. In this situation, it is relevant to understand how the communication between the user and the banner happens, considering the principles of the semiotic process of the language of the design, which interfere in the fulfillment of the correct usability.https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=4210@1https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=4210@2porreponame:Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell)instname:Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO)instacron:PUC_RIOinfo:eu-repo/semantics/openAccess2022-11-01T12:37:20Zoai:MAXWELL.puc-rio.br:4210Repositório InstitucionalPRIhttps://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/ibict.phpopendoar:5342019-02-20T00:00Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO)false
dc.title.pt.fl_str_mv BANNER POP-UP: UMA ABORDAGEM ENTRE A SEMIOSE E A USABILIDADE
dc.title.alternative.en.fl_str_mv POP-UP BANNER: AN APPROACH BETWEEN THE SEMIOSIS AND USABILITY
title BANNER POP-UP: UMA ABORDAGEM ENTRE A SEMIOSE E A USABILIDADE
spellingShingle BANNER POP-UP: UMA ABORDAGEM ENTRE A SEMIOSE E A USABILIDADE
LICINIO NASCIMENTO DE ALMEIDA JUNIOR
title_short BANNER POP-UP: UMA ABORDAGEM ENTRE A SEMIOSE E A USABILIDADE
title_full BANNER POP-UP: UMA ABORDAGEM ENTRE A SEMIOSE E A USABILIDADE
title_fullStr BANNER POP-UP: UMA ABORDAGEM ENTRE A SEMIOSE E A USABILIDADE
title_full_unstemmed BANNER POP-UP: UMA ABORDAGEM ENTRE A SEMIOSE E A USABILIDADE
title_sort BANNER POP-UP: UMA ABORDAGEM ENTRE A SEMIOSE E A USABILIDADE
dc.creator.ID.none.fl_str_mv
dc.creator.Lattes.none.fl_str_mv
author LICINIO NASCIMENTO DE ALMEIDA JUNIOR
author_facet LICINIO NASCIMENTO DE ALMEIDA JUNIOR
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv VERA LUCIA MOREIRA DOS SANTOS NOJIMA
dc.contributor.advisor1ID.fl_str_mv 01788787900
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv lattes.cnpq.br/0417467366901642
dc.contributor.referee1.fl_str_mv VERA LUCIA MOREIRA DOS SANTOS NOJIMA
dc.contributor.referee2.fl_str_mv LUCY CARLINDA DA ROCHA DE NIEMEYER
dc.contributor.referee3.fl_str_mv LUCY CARLINDA DA ROCHA DE NIEMEYER
dc.contributor.referee4.fl_str_mv JORGE ALBUQUERQUE VIEIRA
dc.contributor.author.fl_str_mv LICINIO NASCIMENTO DE ALMEIDA JUNIOR
contributor_str_mv VERA LUCIA MOREIRA DOS SANTOS NOJIMA
VERA LUCIA MOREIRA DOS SANTOS NOJIMA
LUCY CARLINDA DA ROCHA DE NIEMEYER
LUCY CARLINDA DA ROCHA DE NIEMEYER
JORGE ALBUQUERQUE VIEIRA
description A Internet, meio que trouxe rapidez nas transações comerciais, protagoniza uma revolução nos relacionamentos entre os cidadãos. A Web, com suas milhões de páginas, apresenta-se como um ambiente propício para práticas comerciais de organizações dos mais variados setores da economia. A interatividade caracteriza o diferencial dessa Nova Mídia. Neste cenário, a presença da propaganda acaba sendo inevitável. Empresas tentam divulgar seus produtos e serviços, através de diversos tipos de anúncios que procuram informar e persuadir os internautas, a fim de efetivarem vendas. Dentre os formatos de anúncios, presentes na Web, encontram- se os banners pop-up, que sobrepõem os conteúdos das interfaces dos Web sites, principalmente no momento em que estes estão fazendo seu download. Percebe-se que, em muitos casos, os internautas fecham esses banners ignorando suas mensagens. Nesse sentido, é pertinente entender como se dá a relação comunicacional entre internauta e o anúncio pop- up, considerando os princípios do processo semiótico da linguagem do design que interferem no desempenho de uma usabilidade adequada.
publishDate 2003
dc.date.issued.fl_str_mv 2003-03-24
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=4210@1
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=4210@2
url https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=4210@1
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=4210@2
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO
dc.publisher.program.fl_str_mv PPG EM DESIGN
dc.publisher.initials.fl_str_mv PUC-Rio
dc.publisher.country.fl_str_mv BR
publisher.none.fl_str_mv PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell)
instname:Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO)
instacron:PUC_RIO
instname_str Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO)
instacron_str PUC_RIO
institution PUC_RIO
reponame_str Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell)
collection Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1748324877416267776