BANNER POP-UP: UMA ABORDAGEM ENTRE A SEMIOSE E A USABILIDADE
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2003 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell) |
Texto Completo: | https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=4210@1 https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=4210@2 |
Resumo: | A Internet, meio que trouxe rapidez nas transações comerciais, protagoniza uma revolução nos relacionamentos entre os cidadãos. A Web, com suas milhões de páginas, apresenta-se como um ambiente propício para práticas comerciais de organizações dos mais variados setores da economia. A interatividade caracteriza o diferencial dessa Nova Mídia. Neste cenário, a presença da propaganda acaba sendo inevitável. Empresas tentam divulgar seus produtos e serviços, através de diversos tipos de anúncios que procuram informar e persuadir os internautas, a fim de efetivarem vendas. Dentre os formatos de anúncios, presentes na Web, encontram- se os banners pop-up, que sobrepõem os conteúdos das interfaces dos Web sites, principalmente no momento em que estes estão fazendo seu download. Percebe-se que, em muitos casos, os internautas fecham esses banners ignorando suas mensagens. Nesse sentido, é pertinente entender como se dá a relação comunicacional entre internauta e o anúncio pop- up, considerando os princípios do processo semiótico da linguagem do design que interferem no desempenho de uma usabilidade adequada. |
id |
PUC_RIO-1_e43beb3d5329dbecea9aedf507121d75 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:MAXWELL.puc-rio.br:4210 |
network_acronym_str |
PUC_RIO-1 |
network_name_str |
Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell) |
repository_id_str |
534 |
spelling |
info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisBANNER POP-UP: UMA ABORDAGEM ENTRE A SEMIOSE E A USABILIDADEPOP-UP BANNER: AN APPROACH BETWEEN THE SEMIOSIS AND USABILITY2003-03-24VERA LUCIA MOREIRA DOS SANTOS NOJIMA01788787900lattes.cnpq.br/0417467366901642VERA LUCIA MOREIRA DOS SANTOS NOJIMALUCY CARLINDA DA ROCHA DE NIEMEYERLUCY CARLINDA DA ROCHA DE NIEMEYERJORGE ALBUQUERQUE VIEIRALICINIO NASCIMENTO DE ALMEIDA JUNIORPONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIROPPG EM DESIGNPUC-RioBRA Internet, meio que trouxe rapidez nas transações comerciais, protagoniza uma revolução nos relacionamentos entre os cidadãos. A Web, com suas milhões de páginas, apresenta-se como um ambiente propício para práticas comerciais de organizações dos mais variados setores da economia. A interatividade caracteriza o diferencial dessa Nova Mídia. Neste cenário, a presença da propaganda acaba sendo inevitável. Empresas tentam divulgar seus produtos e serviços, através de diversos tipos de anúncios que procuram informar e persuadir os internautas, a fim de efetivarem vendas. Dentre os formatos de anúncios, presentes na Web, encontram- se os banners pop-up, que sobrepõem os conteúdos das interfaces dos Web sites, principalmente no momento em que estes estão fazendo seu download. Percebe-se que, em muitos casos, os internautas fecham esses banners ignorando suas mensagens. Nesse sentido, é pertinente entender como se dá a relação comunicacional entre internauta e o anúncio pop- up, considerando os princípios do processo semiótico da linguagem do design que interferem no desempenho de uma usabilidade adequada.The Internet has brought speed to business and a revolution in the relationship among citizens. With millions of pages, the Web represents an environment for commercial relationships among several sections of the Economy. Interactivity is a differential feature of this new medium. Propaganda is, therefore, inevitable. Companies try to annouce their products and services through different kinds of advertisements. These advertisements aim at informing and persuading the internet users to accomplish their goals. Among the types of advertisement in the Web, we can find the pop-up banner, overlapping the contents of interfaces of Web sites, especially during downloading. In many cases, we notice that the users close the banners ignoring their messages. In this situation, it is relevant to understand how the communication between the user and the banner happens, considering the principles of the semiotic process of the language of the design, which interfere in the fulfillment of the correct usability.https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=4210@1https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=4210@2porreponame:Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell)instname:Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO)instacron:PUC_RIOinfo:eu-repo/semantics/openAccess2022-11-01T12:37:20Zoai:MAXWELL.puc-rio.br:4210Repositório InstitucionalPRIhttps://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/ibict.phpopendoar:5342019-02-20T00:00Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO)false |
dc.title.pt.fl_str_mv |
BANNER POP-UP: UMA ABORDAGEM ENTRE A SEMIOSE E A USABILIDADE |
dc.title.alternative.en.fl_str_mv |
POP-UP BANNER: AN APPROACH BETWEEN THE SEMIOSIS AND USABILITY |
title |
BANNER POP-UP: UMA ABORDAGEM ENTRE A SEMIOSE E A USABILIDADE |
spellingShingle |
BANNER POP-UP: UMA ABORDAGEM ENTRE A SEMIOSE E A USABILIDADE LICINIO NASCIMENTO DE ALMEIDA JUNIOR |
title_short |
BANNER POP-UP: UMA ABORDAGEM ENTRE A SEMIOSE E A USABILIDADE |
title_full |
BANNER POP-UP: UMA ABORDAGEM ENTRE A SEMIOSE E A USABILIDADE |
title_fullStr |
BANNER POP-UP: UMA ABORDAGEM ENTRE A SEMIOSE E A USABILIDADE |
title_full_unstemmed |
BANNER POP-UP: UMA ABORDAGEM ENTRE A SEMIOSE E A USABILIDADE |
title_sort |
BANNER POP-UP: UMA ABORDAGEM ENTRE A SEMIOSE E A USABILIDADE |
dc.creator.ID.none.fl_str_mv |
|
dc.creator.Lattes.none.fl_str_mv |
|
author |
LICINIO NASCIMENTO DE ALMEIDA JUNIOR |
author_facet |
LICINIO NASCIMENTO DE ALMEIDA JUNIOR |
author_role |
author |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
VERA LUCIA MOREIRA DOS SANTOS NOJIMA |
dc.contributor.advisor1ID.fl_str_mv |
01788787900 |
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv |
lattes.cnpq.br/0417467366901642 |
dc.contributor.referee1.fl_str_mv |
VERA LUCIA MOREIRA DOS SANTOS NOJIMA |
dc.contributor.referee2.fl_str_mv |
LUCY CARLINDA DA ROCHA DE NIEMEYER |
dc.contributor.referee3.fl_str_mv |
LUCY CARLINDA DA ROCHA DE NIEMEYER |
dc.contributor.referee4.fl_str_mv |
JORGE ALBUQUERQUE VIEIRA |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
LICINIO NASCIMENTO DE ALMEIDA JUNIOR |
contributor_str_mv |
VERA LUCIA MOREIRA DOS SANTOS NOJIMA VERA LUCIA MOREIRA DOS SANTOS NOJIMA LUCY CARLINDA DA ROCHA DE NIEMEYER LUCY CARLINDA DA ROCHA DE NIEMEYER JORGE ALBUQUERQUE VIEIRA |
description |
A Internet, meio que trouxe rapidez nas transações comerciais, protagoniza uma revolução nos relacionamentos entre os cidadãos. A Web, com suas milhões de páginas, apresenta-se como um ambiente propício para práticas comerciais de organizações dos mais variados setores da economia. A interatividade caracteriza o diferencial dessa Nova Mídia. Neste cenário, a presença da propaganda acaba sendo inevitável. Empresas tentam divulgar seus produtos e serviços, através de diversos tipos de anúncios que procuram informar e persuadir os internautas, a fim de efetivarem vendas. Dentre os formatos de anúncios, presentes na Web, encontram- se os banners pop-up, que sobrepõem os conteúdos das interfaces dos Web sites, principalmente no momento em que estes estão fazendo seu download. Percebe-se que, em muitos casos, os internautas fecham esses banners ignorando suas mensagens. Nesse sentido, é pertinente entender como se dá a relação comunicacional entre internauta e o anúncio pop- up, considerando os princípios do processo semiótico da linguagem do design que interferem no desempenho de uma usabilidade adequada. |
publishDate |
2003 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2003-03-24 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=4210@1 https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=4210@2 |
url |
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=4210@1 https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=4210@2 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO |
dc.publisher.program.fl_str_mv |
PPG EM DESIGN |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
PUC-Rio |
dc.publisher.country.fl_str_mv |
BR |
publisher.none.fl_str_mv |
PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell) instname:Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO) instacron:PUC_RIO |
instname_str |
Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO) |
instacron_str |
PUC_RIO |
institution |
PUC_RIO |
reponame_str |
Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell) |
collection |
Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1748324877416267776 |