[pt] DE FRIEDRICH A NOSFERATU: ASPECTOS ROMÂNTICOS NA ARTE MODERNA ALEMÃ
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Data de Publicação: | 2010 |
Tipo de documento: | Outros |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell) |
Texto Completo: | https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=15486@1 https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=15486@2 http://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.15486 |
Resumo: | [pt] Este trabalho se propõe a estudar o diálogo entre elementos da cultura romântica expressos no filme Nosferatu, de Friedrich Wilhelm Murnau - sem deixar de lado as influências do movimento Expressionista e do contexto sóciocultural da Alemanha pós-guerra, partindo da observação do historiador Robert Gerwarth (2006) acerca da predominância dos estudos culturais e históricos que ligam os acontecimentos da República de Weimar (1918-1933) ao passado imediato da Grande Guerra, obliterando influências anteriores a ela, e também levando em conta a tese de Rosenblum (1975) que aponta a existência de uma tradição romântica nórdica. |
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[pt] DE FRIEDRICH A NOSFERATU: ASPECTOS ROMÂNTICOS NA ARTE MODERNA ALEMÃ[en] FROM FRIEDRICH TO NOSFERATU: ROMANTICS ASPECTS IN THE GERMANY MODERN ART[pt] ROMANTISMO[pt] EXPRESSIONISMO[pt] NOSFERATU[pt] HISTORIA DA ARTE[en] ROMANTISM[en] EXPRESSIONISM[en] ART HISTORY[pt] Este trabalho se propõe a estudar o diálogo entre elementos da cultura romântica expressos no filme Nosferatu, de Friedrich Wilhelm Murnau - sem deixar de lado as influências do movimento Expressionista e do contexto sóciocultural da Alemanha pós-guerra, partindo da observação do historiador Robert Gerwarth (2006) acerca da predominância dos estudos culturais e históricos que ligam os acontecimentos da República de Weimar (1918-1933) ao passado imediato da Grande Guerra, obliterando influências anteriores a ela, e também levando em conta a tese de Rosenblum (1975) que aponta a existência de uma tradição romântica nórdica.[en] Considering the ideas of the historian Robert Gerwarth (2006) concerning the predominance of the cultural and historical studies that bind the events of the Republic of Weimar (1918-1933) to the immediate past of the Great War, obliterating previous influences on this period, and also taking in account the thesis of Rosenblum (1975) that points to the existence of a Romantic northern tradition, this work intends to study the dialogue between elements of the Romantic culture expressed in Friedrich Wilhelm Murnau´s Nosferatu film - without leaving aside the influences of the Expressionist movement and the sociocultural context of Germany´s postwar period.MAXWELLJOAO MASAO KAMITAANA REBEL BARROS2010-04-14info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/otherhttps://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=15486@1https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=15486@2http://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.15486porreponame:Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell)instname:Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO)instacron:PUC_RIOinfo:eu-repo/semantics/openAccess2018-10-24T00:00:00Zoai:MAXWELL.puc-rio.br:15486Repositório InstitucionalPRIhttps://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/ibict.phpopendoar:5342018-10-24T00:00Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO)false |
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