LIVING DEAD IN THE CLASSROOM?: COMMERCIAL FILM OF YOUTH APPEAL AND THE TEACHING OF HISTORY

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: LUIZ CARLOS RIBEIRO DE SANT ANA
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell)
Texto Completo: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=36410@1
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=36410@2
Resumo: A presente dissertação tem como proposta trabalhar com cinema e o ensino de história: com o cinema e suas possibilidades pedagógicas para o ensino de história, frente a turmas de ensino médio. Mais especificamente com títulos comerciais e de apelo juvenil; filmes na maior parte conhecidos e apreciados pelo nosso público alvo. Trata-se, na verdade, de proposição ativa que visa a minimização de um gap pedagógico entre o mundo escolar e o mundo juvenil; entre o espaço educacional institucional e o espaço extra escolar. A ideia não é a de selecionar películas que abordem temas/períodos históricos e empregá-las como complemento, ilustração, fornecimento de ambientação temática e imagética. Isso já é feito, há algum tempo (e consiste em procedimento altamente válido, aliás). Não obstante, o que propomos são provocações interpretativas, com suporte analítico histórico, para filmes de apelo juvenil. Nesse sentido, a película Meu namorado é um zumbi (Warm bodies, EUA, Jonathan Levine, 2013) é tomada como estudo de referência/exemplo. Por intermédio de um approach analítico que leva em conta texto, contexto e as especificidades da linguagem cinematográfica, estabelecemos três possibilidades para o emprego pedagógico dessa obra. Uma relativa aos vínculos explícitos com a obra Shakespeariana (Romeu e Julieta), outra sobre o tema subjacente de uma saga humanizante e, finalmente, sobre possibilidades metafóricas que possam indicar a problematização de temas contemporâneos (marginalização social, multiculturalismo, imigração, etc.). Por fim, com a elaboração de um guia pedagógico para o trabalho com filmes comerciais de apelo juvenil, indicamos a viabilidade (e os procedimentos básicos) de emprego semelhante para outras tantas obras com potencial educativo.
id PUC_RIO-1_ee9a0003601e329dad13a53b216627d1
oai_identifier_str oai:MAXWELL.puc-rio.br:36410
network_acronym_str PUC_RIO-1
network_name_str Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell)
repository_id_str 534
spelling info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisLIVING DEAD IN THE CLASSROOM?: COMMERCIAL FILM OF YOUTH APPEAL AND THE TEACHING OF HISTORYMORTOS-VIVOS NA SALA DE AULA?: CINEMA COMERCIAL DE APELO JUVENIL E O ENSINO DE HISTÓRIA2018-10-29LARISSA ROSA CORREA27868228822lattes.cnpq.br/8242698091108462JUCARA DA SILVA BARBOSA DE MELLOLARISSA ROSA CORREAJUCARA DA SILVA BARBOSA DE MELLOCARMEN IRENE CORREIA DE OLIVEIRA96085894791lattes.cnpq.br/9699559499544096LUIZ CARLOS RIBEIRO DE SANT ANAPONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIROPPG EM ENSINO DE HISTÓRIAPUC-RioBRA presente dissertação tem como proposta trabalhar com cinema e o ensino de história: com o cinema e suas possibilidades pedagógicas para o ensino de história, frente a turmas de ensino médio. Mais especificamente com títulos comerciais e de apelo juvenil; filmes na maior parte conhecidos e apreciados pelo nosso público alvo. Trata-se, na verdade, de proposição ativa que visa a minimização de um gap pedagógico entre o mundo escolar e o mundo juvenil; entre o espaço educacional institucional e o espaço extra escolar. A ideia não é a de selecionar películas que abordem temas/períodos históricos e empregá-las como complemento, ilustração, fornecimento de ambientação temática e imagética. Isso já é feito, há algum tempo (e consiste em procedimento altamente válido, aliás). Não obstante, o que propomos são provocações interpretativas, com suporte analítico histórico, para filmes de apelo juvenil. Nesse sentido, a película Meu namorado é um zumbi (Warm bodies, EUA, Jonathan Levine, 2013) é tomada como estudo de referência/exemplo. Por intermédio de um approach analítico que leva em conta texto, contexto e as especificidades da linguagem cinematográfica, estabelecemos três possibilidades para o emprego pedagógico dessa obra. Uma relativa aos vínculos explícitos com a obra Shakespeariana (Romeu e Julieta), outra sobre o tema subjacente de uma saga humanizante e, finalmente, sobre possibilidades metafóricas que possam indicar a problematização de temas contemporâneos (marginalização social, multiculturalismo, imigração, etc.). Por fim, com a elaboração de um guia pedagógico para o trabalho com filmes comerciais de apelo juvenil, indicamos a viabilidade (e os procedimentos básicos) de emprego semelhante para outras tantas obras com potencial educativo.This text proposes to work with cinema and history s study. We focus on the pedagogical possibilities of the cinema to improve the study of History. Our propose has as its target the public of our schools: the classes of the three years of the medium teaching. We intend to demonstrate the pedagogical possibilities of commercial films produced for the youth. Those films are made, consumed and appreciated by a large public. We bet those productions can be worked with classical topics of history discipline. That could be a positive proposition in order to minimize a pedagogical gap between a school and a non-school world; between a formal educational space and an amusement space. We do not want to select and use films that approaches historical themes or historical periods as an illustration, complement or to show some ambiance of an era. This has been done (and well done) for some time. Nonetheless, we propose provocatives interpretations for films of youth appeal. In this sense, the film Warm bodies (USA, Jonathan Levine, 2013) is taken as reference/example. Through an analytical approach that takes into account text, context and the specificities of cinematographic language, we establish three links for the pedagogical use of the film. The first one is related to the explicit connection with the Shakespearean work (Romeo and Juliet). The second one, deal with the theme of a humanizing saga, and finally on metaphorical possibilities that could indicate the problematization of contemporary issues (social marginalization, multiculturalism, immigration etc.). Finally, with the elaboration of a pedagogical guide for the work with commercial films of youth appeal, we indicate the viability (and basic procedures) of similar employment for other works with similar educational potential.PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIROCOORDENAÇÃO DE APERFEIÇOAMENTO DO PESSOAL DE ENSINO SUPERIORhttps://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=36410@1https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=36410@2porreponame:Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell)instname:Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO)instacron:PUC_RIOinfo:eu-repo/semantics/openAccess2022-11-01T13:46:32Zoai:MAXWELL.puc-rio.br:36410Repositório InstitucionalPRIhttps://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/ibict.phpopendoar:5342019-02-01T00:00Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO)false
dc.title.en.fl_str_mv LIVING DEAD IN THE CLASSROOM?: COMMERCIAL FILM OF YOUTH APPEAL AND THE TEACHING OF HISTORY
dc.title.alternative.pt.fl_str_mv MORTOS-VIVOS NA SALA DE AULA?: CINEMA COMERCIAL DE APELO JUVENIL E O ENSINO DE HISTÓRIA
title LIVING DEAD IN THE CLASSROOM?: COMMERCIAL FILM OF YOUTH APPEAL AND THE TEACHING OF HISTORY
spellingShingle LIVING DEAD IN THE CLASSROOM?: COMMERCIAL FILM OF YOUTH APPEAL AND THE TEACHING OF HISTORY
LUIZ CARLOS RIBEIRO DE SANT ANA
title_short LIVING DEAD IN THE CLASSROOM?: COMMERCIAL FILM OF YOUTH APPEAL AND THE TEACHING OF HISTORY
title_full LIVING DEAD IN THE CLASSROOM?: COMMERCIAL FILM OF YOUTH APPEAL AND THE TEACHING OF HISTORY
title_fullStr LIVING DEAD IN THE CLASSROOM?: COMMERCIAL FILM OF YOUTH APPEAL AND THE TEACHING OF HISTORY
title_full_unstemmed LIVING DEAD IN THE CLASSROOM?: COMMERCIAL FILM OF YOUTH APPEAL AND THE TEACHING OF HISTORY
title_sort LIVING DEAD IN THE CLASSROOM?: COMMERCIAL FILM OF YOUTH APPEAL AND THE TEACHING OF HISTORY
author LUIZ CARLOS RIBEIRO DE SANT ANA
author_facet LUIZ CARLOS RIBEIRO DE SANT ANA
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv LARISSA ROSA CORREA
dc.contributor.advisor1ID.fl_str_mv 27868228822
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv lattes.cnpq.br/8242698091108462
dc.contributor.referee1.fl_str_mv JUCARA DA SILVA BARBOSA DE MELLO
dc.contributor.referee2.fl_str_mv LARISSA ROSA CORREA
dc.contributor.referee3.fl_str_mv JUCARA DA SILVA BARBOSA DE MELLO
dc.contributor.referee4.fl_str_mv CARMEN IRENE CORREIA DE OLIVEIRA
dc.contributor.authorID.fl_str_mv 96085894791
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv lattes.cnpq.br/9699559499544096
dc.contributor.author.fl_str_mv LUIZ CARLOS RIBEIRO DE SANT ANA
contributor_str_mv LARISSA ROSA CORREA
JUCARA DA SILVA BARBOSA DE MELLO
LARISSA ROSA CORREA
JUCARA DA SILVA BARBOSA DE MELLO
CARMEN IRENE CORREIA DE OLIVEIRA
description A presente dissertação tem como proposta trabalhar com cinema e o ensino de história: com o cinema e suas possibilidades pedagógicas para o ensino de história, frente a turmas de ensino médio. Mais especificamente com títulos comerciais e de apelo juvenil; filmes na maior parte conhecidos e apreciados pelo nosso público alvo. Trata-se, na verdade, de proposição ativa que visa a minimização de um gap pedagógico entre o mundo escolar e o mundo juvenil; entre o espaço educacional institucional e o espaço extra escolar. A ideia não é a de selecionar películas que abordem temas/períodos históricos e empregá-las como complemento, ilustração, fornecimento de ambientação temática e imagética. Isso já é feito, há algum tempo (e consiste em procedimento altamente válido, aliás). Não obstante, o que propomos são provocações interpretativas, com suporte analítico histórico, para filmes de apelo juvenil. Nesse sentido, a película Meu namorado é um zumbi (Warm bodies, EUA, Jonathan Levine, 2013) é tomada como estudo de referência/exemplo. Por intermédio de um approach analítico que leva em conta texto, contexto e as especificidades da linguagem cinematográfica, estabelecemos três possibilidades para o emprego pedagógico dessa obra. Uma relativa aos vínculos explícitos com a obra Shakespeariana (Romeu e Julieta), outra sobre o tema subjacente de uma saga humanizante e, finalmente, sobre possibilidades metafóricas que possam indicar a problematização de temas contemporâneos (marginalização social, multiculturalismo, imigração, etc.). Por fim, com a elaboração de um guia pedagógico para o trabalho com filmes comerciais de apelo juvenil, indicamos a viabilidade (e os procedimentos básicos) de emprego semelhante para outras tantas obras com potencial educativo.
publishDate 2018
dc.date.issued.fl_str_mv 2018-10-29
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=36410@1
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=36410@2
url https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=36410@1
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=36410@2
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO
dc.publisher.program.fl_str_mv PPG EM ENSINO DE HISTÓRIA
dc.publisher.initials.fl_str_mv PUC-Rio
dc.publisher.country.fl_str_mv BR
publisher.none.fl_str_mv PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell)
instname:Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO)
instacron:PUC_RIO
instname_str Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO)
instacron_str PUC_RIO
institution PUC_RIO
reponame_str Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell)
collection Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1748324943028813824