Sentidos que um mestrado acadêmico em educação pode ter na formação de professores e professoras da educação básica
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2022 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | eng por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UCS |
Texto Completo: | https://repositorio.ucs.br/11338/11809 |
Resumo: | A presente pesquisa contempla a formação de professores e professoras da educação básica em um mestrado acadêmico em educação. Buscamos investigar que sentidos um mestrado acadêmico em educação pode ter na formação de professores e professoras da educação básica. A fim de responder esse problema de pesquisa, embasamo-nos em diversos autores, mas, entre eles, enfatizamos Freire (2019), Gadotti (2003), Chauí (2001), Alves (2004), Nóvoa (2009) e Gomez (2015). Sendo assim, utilizamos o método de estudo de caso a partir de Lüdke e André (2018) e Yin (2015) e, para a análise de dados, a Análise Textual Discursiva de Moraes e Galiazzi (2020). Os instrumentos utilizados foram um questionário de perfil sociográfico e dois grupos focais. Seis pessoas participantes colaboraram com a presente investigação em um grupo focal e três colaboraram em outro, mas ambos tiveram o mesmo roteiro de debate. Entendemos que desmistificar o mestrado acadêmico em educação para os professores e professoras da educação básica pode incentivá-los a dar seguimento à sua formação acadêmica. Enfim, através da presente pesquisa encontramos pistas sobre os sentidos que um mestrado acadêmico em educação pode ter para a formação de professores e professoras da educação básica, pistas essas que incluem: a constituição da dupla identidade de professor-pesquisador ou professora-pesquisadora; um ganho de autoridade e assertividade no fazer pedagógico deles e delas; um fortalecimento da união entre teoria e prática, e escola e universidade; a desconstrução de conhecimentos não científicos; o aguçamento da curiosidade; a formação de comunidades investigativas que fazem surgir inéditos-viáveis; um maior desenvolvimento do letramento digital; e uma aprendizagem mais avançada de seis pilares da educação, isto é, aprender a ser, aprender a conhecer ou a aprender, aprender a fazer, aprender a conviver, aprender a pensar e aprender a sonhar. [resumo fornecido pelo autor] |
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Klohn, Patrícia Bado AulerValentini, Carla BeatrisLuchese, Terciane ÂngelaDal'Igna, Maria CláudiaMorés, Andréia2023-03-29T17:30:41Z2023-03-29T17:30:41Z2023-03-222022-12-21https://repositorio.ucs.br/11338/11809A presente pesquisa contempla a formação de professores e professoras da educação básica em um mestrado acadêmico em educação. Buscamos investigar que sentidos um mestrado acadêmico em educação pode ter na formação de professores e professoras da educação básica. A fim de responder esse problema de pesquisa, embasamo-nos em diversos autores, mas, entre eles, enfatizamos Freire (2019), Gadotti (2003), Chauí (2001), Alves (2004), Nóvoa (2009) e Gomez (2015). Sendo assim, utilizamos o método de estudo de caso a partir de Lüdke e André (2018) e Yin (2015) e, para a análise de dados, a Análise Textual Discursiva de Moraes e Galiazzi (2020). Os instrumentos utilizados foram um questionário de perfil sociográfico e dois grupos focais. Seis pessoas participantes colaboraram com a presente investigação em um grupo focal e três colaboraram em outro, mas ambos tiveram o mesmo roteiro de debate. Entendemos que desmistificar o mestrado acadêmico em educação para os professores e professoras da educação básica pode incentivá-los a dar seguimento à sua formação acadêmica. Enfim, através da presente pesquisa encontramos pistas sobre os sentidos que um mestrado acadêmico em educação pode ter para a formação de professores e professoras da educação básica, pistas essas que incluem: a constituição da dupla identidade de professor-pesquisador ou professora-pesquisadora; um ganho de autoridade e assertividade no fazer pedagógico deles e delas; um fortalecimento da união entre teoria e prática, e escola e universidade; a desconstrução de conhecimentos não científicos; o aguçamento da curiosidade; a formação de comunidades investigativas que fazem surgir inéditos-viáveis; um maior desenvolvimento do letramento digital; e uma aprendizagem mais avançada de seis pilares da educação, isto é, aprender a ser, aprender a conhecer ou a aprender, aprender a fazer, aprender a conviver, aprender a pensar e aprender a sonhar. [resumo fornecido pelo autor]The present research contemplates the formation of basic education teachers in an academic master's degree in education. We seek to investigate what meanings an academic master's degree in education can have to the formation of basic education teachers. For that, we based ourselves on several authors, among them, we emphasize Freire (2019), Gadotti (2003), Chauí (2001), Alves (2004), Nóvoa (2009) and Gomez (2015). Thus in order to collect and assess data, we used the case study method based on Lüdke and André (2018) and Yin (2015) and, for data analysis, the Discursive Textual Analysis of Moraes and Galiazzi (2020). The instruments used in the research were a sociographic profile questionnaire and two focus groups. Six involved people collaborated with this investigation in a focus group and three collaborated in another one, but both had the same debate script. We understand that demystifying the academic master's degree in education for basic education teachers can encourage them to continue their academic studies. Finally, through this research we found: clues about the meanings that an academic master's degree in education can have in the formation of basic education teachers, clues that include the constitution of the double identity of teacher-researcher; a gain in authority and assertiveness in their pedagogical work; the strengthening of the union between theory and practice, and school and university; the deconstruction of non-scientific knowledge; the sharpening of curiosity; the formation of investigative communities that make unprecedented-viable emerge; further development of digital literacy; and more advanced learning of the six pillars of education, that is, learning to be, learning to know or to learn, learning to do, learning to live together, learning to think and learning to dream. [resumo fornecido pelo autor]Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPESengporMestrado em educaçãoProfessores - FormaçãoEducaçãoPesquisaMaster of education degreeTeachers, Training ofEducationResearchSentidos que um mestrado acadêmico em educação pode ter na formação de professores e professoras da educação básicainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisreponame:Repositório Institucional da UCSinstname:Universidade de Caxias do Sul (UCS)instacron:UCSinfo:eu-repo/semantics/openAccessUniversidade de Caxias do Sulhttp://lattes.cnpq.br/0723642453104214KLOHN, Patrícia Bado AulerMestrado Acadêmico em EducaçãoCampus Universitário de Caxias do Sul2023-03-21ORIGINALDissertação Patricia Bado Auler Klohn.pdfDissertação Patricia Bado Auler Klohn.pdfapplication/pdf16308188https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/11809/1/Disserta%c3%a7%c3%a3o%20Patricia%20Bado%20Auler%20Klohn.pdf1632da11b15b3ed3417ba1009eb6ff85MD51TEXTDissertação Patricia Bado Auler Klohn.pdf.txtDissertação Patricia Bado Auler Klohn.pdf.txtExtracted texttext/plain277988https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/11809/2/Disserta%c3%a7%c3%a3o%20Patricia%20Bado%20Auler%20Klohn.pdf.txt71f5ab6dbf4d2aa95a2dfdd3de43cc44MD52THUMBNAILDissertação Patricia Bado Auler Klohn.pdf.jpgDissertação Patricia Bado Auler Klohn.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1239https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/11809/3/Disserta%c3%a7%c3%a3o%20Patricia%20Bado%20Auler%20Klohn.pdf.jpg38a5e77c3de4dcec52eee47fa2b23694MD5311338/118092023-03-30 07:00:26.37oai:repositorio.ucs.br:11338/11809Repositório de Publicaçõeshttp://repositorio.ucs.br/oai/requestopendoar:2024-05-06T10:01:01.876533Repositório Institucional da UCS - Universidade de Caxias do Sul (UCS)false |
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