[en] DISTANCE EDUCATION IN CORPORATE UNIVERSITIES: AN ANALYSIS ABOUT DEVELOPMENT OF INDIVIDUAL BEHAVIORAL COMPETENCES
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2010 |
Tipo de documento: | Outros |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell) |
Texto Completo: | https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=15320@1 https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=15320@2 http://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.15320 |
Resumo: | [pt] As Universidades Corporativas surgiram com o ojetivo de trazer respostas quanto à formação eficaz dos trabalhadores. Contudo, algumas lacunas permanecem não preenchidas. É este o caso do uso de cursos on-line na modalidade auto-estudo. O objetivo desta pesquisa foi identificar os principais pontos a serem considerados para que a utilização da educação a distância por meio de cursos on-line oferecidos por universidades corporativas viabilize o desenvolvimento de competências individuais comportamentais. Para isso foram feitas revisões de literatura acerca do processo de aprendizagem organizacional, da utilização da educação a distância em Universidades Corporativas e do conceito de Competências. Em seguida, foram entrevistados três gestores, nove treinandos e quatro consultores de uma empresa que trabalha com estes cursos. As entrevistas foram transcritas e categorizadas com o apoio do sistema Atlas.ti. Foram encontradas treze categorias que, agrupadas, concentraram-se em três focos: foco gerencial, foco individual e foco do projeto. A conclusão a que se chegou após a pesquisa é que estes cursos são capazes de viabilizar o desenvolvimento de competências comportamentais desde que os três focos encontrados sejam cuidadosamente analisados. Ao final, são sugeridos alguns temas que aprofundam a presente pesquisa. |
id |
PUC_RIO-1_f50fd1be5315d7b9b9fbe352edabcf89 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:MAXWELL.puc-rio.br:15320 |
network_acronym_str |
PUC_RIO-1 |
network_name_str |
Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell) |
repository_id_str |
534 |
spelling |
[en] DISTANCE EDUCATION IN CORPORATE UNIVERSITIES: AN ANALYSIS ABOUT DEVELOPMENT OF INDIVIDUAL BEHAVIORAL COMPETENCES [pt] EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA NAS UNIVERSIDADES CORPORATIVAS: UMA ANÁLISE DO DESENVOLVIMENTO DE COMPETÊNCIAS INDIVIDUAIS COMPORTAMENTAIS[pt] EDUCACAO A DISTANCIA - EAD[pt] DESENVOLVIMENTO DE COMPETENCIAS[pt] UNIVERSIDADE CORPORATIVA[pt] APRENDIZAGEM ORGANIZACIONAL[en] DISTANCE EDUCATION[en] DEVELOPMENT OF COMPETENCES[en] CORPORATE UNIVERSITIES[en] ORGANIZATIONAL LEARNING[pt] As Universidades Corporativas surgiram com o ojetivo de trazer respostas quanto à formação eficaz dos trabalhadores. Contudo, algumas lacunas permanecem não preenchidas. É este o caso do uso de cursos on-line na modalidade auto-estudo. O objetivo desta pesquisa foi identificar os principais pontos a serem considerados para que a utilização da educação a distância por meio de cursos on-line oferecidos por universidades corporativas viabilize o desenvolvimento de competências individuais comportamentais. Para isso foram feitas revisões de literatura acerca do processo de aprendizagem organizacional, da utilização da educação a distância em Universidades Corporativas e do conceito de Competências. Em seguida, foram entrevistados três gestores, nove treinandos e quatro consultores de uma empresa que trabalha com estes cursos. As entrevistas foram transcritas e categorizadas com o apoio do sistema Atlas.ti. Foram encontradas treze categorias que, agrupadas, concentraram-se em três focos: foco gerencial, foco individual e foco do projeto. A conclusão a que se chegou após a pesquisa é que estes cursos são capazes de viabilizar o desenvolvimento de competências comportamentais desde que os três focos encontrados sejam cuidadosamente analisados. Ao final, são sugeridos alguns temas que aprofundam a presente pesquisa.[en] The corporate universities were developed with the objective of providing answers about the most efficient way of preparing labors. However, some gaps are still not fulfilled. This is the case of using on-line courses in self-study modality. The objective of this research was to identify the main aspects to be considered in order to utilization of on-line courses possibility the development o behavioral individual competences. Reviews in literature about organizational learning, using distance education in corporate universities and the concept of competences were done. So, three groups of people were interviewed: three managers, nine students and four counselors of a company that use this type of course. The interviews were transcript and categorized with the support of the system Atlas.ti. Thirteen categories were found and consolidated in three points: managerial, individual e project point. The conclusion of this research is that these types of courses are able to develop behavioral competences since these three aspects been carefully observed. In the end, some themes are appointed to detail this research.MAXWELLSANDRA REGINA DA ROCHA PINTOBRUNO TARANTO MALHEIROS2010-03-03info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/otherhttps://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=15320@1https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=15320@2http://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.15320porreponame:Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell)instname:Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO)instacron:PUC_RIOinfo:eu-repo/semantics/openAccess2017-09-14T00:00:00Zoai:MAXWELL.puc-rio.br:15320Repositório InstitucionalPRIhttps://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/ibict.phpopendoar:5342017-09-14T00:00Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
[en] DISTANCE EDUCATION IN CORPORATE UNIVERSITIES: AN ANALYSIS ABOUT DEVELOPMENT OF INDIVIDUAL BEHAVIORAL COMPETENCES [pt] EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA NAS UNIVERSIDADES CORPORATIVAS: UMA ANÁLISE DO DESENVOLVIMENTO DE COMPETÊNCIAS INDIVIDUAIS COMPORTAMENTAIS |
title |
[en] DISTANCE EDUCATION IN CORPORATE UNIVERSITIES: AN ANALYSIS ABOUT DEVELOPMENT OF INDIVIDUAL BEHAVIORAL COMPETENCES |
spellingShingle |
[en] DISTANCE EDUCATION IN CORPORATE UNIVERSITIES: AN ANALYSIS ABOUT DEVELOPMENT OF INDIVIDUAL BEHAVIORAL COMPETENCES BRUNO TARANTO MALHEIROS [pt] EDUCACAO A DISTANCIA - EAD [pt] DESENVOLVIMENTO DE COMPETENCIAS [pt] UNIVERSIDADE CORPORATIVA [pt] APRENDIZAGEM ORGANIZACIONAL [en] DISTANCE EDUCATION [en] DEVELOPMENT OF COMPETENCES [en] CORPORATE UNIVERSITIES [en] ORGANIZATIONAL LEARNING |
title_short |
[en] DISTANCE EDUCATION IN CORPORATE UNIVERSITIES: AN ANALYSIS ABOUT DEVELOPMENT OF INDIVIDUAL BEHAVIORAL COMPETENCES |
title_full |
[en] DISTANCE EDUCATION IN CORPORATE UNIVERSITIES: AN ANALYSIS ABOUT DEVELOPMENT OF INDIVIDUAL BEHAVIORAL COMPETENCES |
title_fullStr |
[en] DISTANCE EDUCATION IN CORPORATE UNIVERSITIES: AN ANALYSIS ABOUT DEVELOPMENT OF INDIVIDUAL BEHAVIORAL COMPETENCES |
title_full_unstemmed |
[en] DISTANCE EDUCATION IN CORPORATE UNIVERSITIES: AN ANALYSIS ABOUT DEVELOPMENT OF INDIVIDUAL BEHAVIORAL COMPETENCES |
title_sort |
[en] DISTANCE EDUCATION IN CORPORATE UNIVERSITIES: AN ANALYSIS ABOUT DEVELOPMENT OF INDIVIDUAL BEHAVIORAL COMPETENCES |
author |
BRUNO TARANTO MALHEIROS |
author_facet |
BRUNO TARANTO MALHEIROS |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
SANDRA REGINA DA ROCHA PINTO |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
BRUNO TARANTO MALHEIROS |
dc.subject.por.fl_str_mv |
[pt] EDUCACAO A DISTANCIA - EAD [pt] DESENVOLVIMENTO DE COMPETENCIAS [pt] UNIVERSIDADE CORPORATIVA [pt] APRENDIZAGEM ORGANIZACIONAL [en] DISTANCE EDUCATION [en] DEVELOPMENT OF COMPETENCES [en] CORPORATE UNIVERSITIES [en] ORGANIZATIONAL LEARNING |
topic |
[pt] EDUCACAO A DISTANCIA - EAD [pt] DESENVOLVIMENTO DE COMPETENCIAS [pt] UNIVERSIDADE CORPORATIVA [pt] APRENDIZAGEM ORGANIZACIONAL [en] DISTANCE EDUCATION [en] DEVELOPMENT OF COMPETENCES [en] CORPORATE UNIVERSITIES [en] ORGANIZATIONAL LEARNING |
description |
[pt] As Universidades Corporativas surgiram com o ojetivo de trazer respostas quanto à formação eficaz dos trabalhadores. Contudo, algumas lacunas permanecem não preenchidas. É este o caso do uso de cursos on-line na modalidade auto-estudo. O objetivo desta pesquisa foi identificar os principais pontos a serem considerados para que a utilização da educação a distância por meio de cursos on-line oferecidos por universidades corporativas viabilize o desenvolvimento de competências individuais comportamentais. Para isso foram feitas revisões de literatura acerca do processo de aprendizagem organizacional, da utilização da educação a distância em Universidades Corporativas e do conceito de Competências. Em seguida, foram entrevistados três gestores, nove treinandos e quatro consultores de uma empresa que trabalha com estes cursos. As entrevistas foram transcritas e categorizadas com o apoio do sistema Atlas.ti. Foram encontradas treze categorias que, agrupadas, concentraram-se em três focos: foco gerencial, foco individual e foco do projeto. A conclusão a que se chegou após a pesquisa é que estes cursos são capazes de viabilizar o desenvolvimento de competências comportamentais desde que os três focos encontrados sejam cuidadosamente analisados. Ao final, são sugeridos alguns temas que aprofundam a presente pesquisa. |
publishDate |
2010 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2010-03-03 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/other |
format |
other |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=15320@1 https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=15320@2 http://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.15320 |
url |
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=15320@1 https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=15320@2 http://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.15320 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
MAXWELL |
publisher.none.fl_str_mv |
MAXWELL |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell) instname:Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO) instacron:PUC_RIO |
instname_str |
Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO) |
instacron_str |
PUC_RIO |
institution |
PUC_RIO |
reponame_str |
Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell) |
collection |
Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1814822575031713792 |