Educação corporativa e o processo de capacitação à distância em uma instituição financeira
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2017 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/178640 |
Resumo: | Os períodos de crise e seus impactos na sociedade como um todo demandam das organizações respostas rápidas na assimilação desses impactos e na sua manutenção no mercado. Dentro dessa perspectiva, a Educação Corporativa, ou Universidade Corporativa, surge como uma evolução dos centros de treinamento e desenvolvimento que, alinhada à estratégia da empresa, e à Gestão por Competências, possibilita a capacitação contínua de seus empregados oferecendo vantagens competitiva. Como ferramenta essencial da expansão das Universidades Corporativas, o Ensino à Distância (EAD) quebra o paradigma de tempo e espaço, possibilitando que os alunos administrem seus próprios horários e conteúdo, atingindo mais alunos em menos tempo, e com menores custos de implementação. O Banco do Estado do Rio Grande do Sul, Banrisul, tem na sua Universidade Corporativa um importante diferencial competitivo, benchmark para diversas empresas, no qual o EAD, prestes a completar cinco anos e perto de um milhão de horas/aula cursados, é um dos principais projetos. O mapeamento das competências desenvolvidas no EAD do Banrisul, executado por meio de análise documental dos cursos e também entrevistas com gestores e responsáveis pelo programa de EAD, permitiu analisar em que medida as competências desenvolvidas no EAD se aproximam da estratégia da empresa. A pesquisa constatou que o EAD é essencial para a existência de uma Universidade Corporativa, mas, por si só, não é suficiente para que a organização consiga desenvolver as competências desejadas para executar sua estratégia, pois as competências trabalhadas no EAD tendem a permanecer no plano tático-operacional. Para avaliarmos as competências individuais e organizacionais estratégicas é necessário que consideremos toda a Universidade Corporativa como objeto. |
id |
UFRGS-2_ce3e77ca540545c28b5d1ef882e8f825 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/178640 |
network_acronym_str |
UFRGS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Pierozan, RafaelBittencourt, Jaqueline Marcela Villafuerte2018-05-22T02:26:03Z2017http://hdl.handle.net/10183/178640001064725Os períodos de crise e seus impactos na sociedade como um todo demandam das organizações respostas rápidas na assimilação desses impactos e na sua manutenção no mercado. Dentro dessa perspectiva, a Educação Corporativa, ou Universidade Corporativa, surge como uma evolução dos centros de treinamento e desenvolvimento que, alinhada à estratégia da empresa, e à Gestão por Competências, possibilita a capacitação contínua de seus empregados oferecendo vantagens competitiva. Como ferramenta essencial da expansão das Universidades Corporativas, o Ensino à Distância (EAD) quebra o paradigma de tempo e espaço, possibilitando que os alunos administrem seus próprios horários e conteúdo, atingindo mais alunos em menos tempo, e com menores custos de implementação. O Banco do Estado do Rio Grande do Sul, Banrisul, tem na sua Universidade Corporativa um importante diferencial competitivo, benchmark para diversas empresas, no qual o EAD, prestes a completar cinco anos e perto de um milhão de horas/aula cursados, é um dos principais projetos. O mapeamento das competências desenvolvidas no EAD do Banrisul, executado por meio de análise documental dos cursos e também entrevistas com gestores e responsáveis pelo programa de EAD, permitiu analisar em que medida as competências desenvolvidas no EAD se aproximam da estratégia da empresa. A pesquisa constatou que o EAD é essencial para a existência de uma Universidade Corporativa, mas, por si só, não é suficiente para que a organização consiga desenvolver as competências desejadas para executar sua estratégia, pois as competências trabalhadas no EAD tendem a permanecer no plano tático-operacional. Para avaliarmos as competências individuais e organizacionais estratégicas é necessário que consideremos toda a Universidade Corporativa como objeto.The periods of crisis and their impacts on society require organizations to respond quickly in the assimilation of these impacts and in their maintenance in the market. Within this perspective, Corporate Education, or Corporate University, emerges as an evolution of training and development centers that, in line with the company's strategy, and Management by Competencies, enables the continuous training of its employees offering competitive advantages. As an essential tool for the expansion of Corporate Universities, Distance Learning breaks the paradigm of time and space, allowing students to manage their own schedules and content, reaching more students in less time, and lower implementation costs. The Bank of the State of Rio Grande do Sul, Banrisul, has in its Corporate University an important competitive differential, benchmark for several companies, in which distance learning, about to complete five years and close to one million hours of the main projects. The mapping of the competences developed in Banrisul's distance learning, executed through documentary analysis of the courses and also interviews with managers and leaders of the distance learning program, allowed to analyze to what extent the competences developed in the distance learning approach the strategy of the company. The research found that distance education is essential for the existence of a Corporate University, but, by itself, it is not enough for the organization to be able to develop the desired skills to execute its strategy, since the skills worked in the distance learning tend to remain in the plan tactical-operational. In order to evaluate the individual and organizational competences, it is necessary that we consider the entire Corporate University as an object.Los períodos de crisis y sus impactos en la sociedad como un todo demandan de las organizaciones respuestas rápidas en la asimilación de esos impactos y en su mantenimiento en el mercado. En esta perspectiva, la Educación Corporativa, o Universidad Corporativa, surge como una evolución de los centros de entrenamiento y desarrollo que, alineada a la estrategia de la empresa, ya la Gestión por Competencias, posibilita la capacitación continua de sus empleados ofreciendo ventajas competitivas. Como herramienta esencial de la expansión de las Universidades Corporativas, la Educación a Distancia (EAD) rompe el paradigma de tiempo y espacio, posibilitando que los alumnos administren sus propios horarios y contenido, alcanzando más alumnos en menos tiempo, y con menores costos de implementación. El Banco del Estado de Rio Grande do Sul, Banrisul, tiene en su Universidad Corporativa un importante diferencial competitivo, benchmark para diversas empresas, en el cual el EAD, a punto de completar cinco años y cerca de un millón de horas / clase cursados, es un de los principales proyectos. El mapeamiento de las competencias desarrolladas en el EAD del Banrisul, ejecutado por medio de análisis documental de los cursos y también entrevistas con gestores y responsables del programa de EAD, permitió analizar en qué medida las competencias desarrolladas en el EAD se aproximan a la estrategia de la empresa. La investigación constató que el EAD es esencial para la existencia de una Universidad Corporativa, pero, por sí solo, no es suficiente para que la organización pueda desarrollar las competencias deseadas para ejecutar su estrategia, pues las competencias trabajadas en el EAD tienden a permanecer en el plano táctico-operativo. Para evaluar las competencias individuales y organizativas estratégicas es necesario que consideremos a toda la Universidad Corporativa como objeto.application/pdfporCompetênciasEducação a distânciaEducação corporativaCorporate universityDistance LearningDistance educationEducación a distanciaMapear competenciasUniversidad corporativaEducação corporativa e o processo de capacitação à distância em uma instituição financeirainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulEscola de AdministraçãoPorto Alegre, BR-RS2017/2Administraçãograduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL001064725.pdf001064725.pdfTexto completoapplication/pdf1210537http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/178640/1/001064725.pdf6c4c97c1f267f0269e6bb40c04731281MD51TEXT001064725.pdf.txt001064725.pdf.txtExtracted Texttext/plain134629http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/178640/2/001064725.pdf.txtf8e9e9326713123e4b7531ad92836eacMD5210183/1786402018-05-23 02:25:31.876474oai:www.lume.ufrgs.br:10183/178640Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-05-23T05:25:31Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Educação corporativa e o processo de capacitação à distância em uma instituição financeira |
title |
Educação corporativa e o processo de capacitação à distância em uma instituição financeira |
spellingShingle |
Educação corporativa e o processo de capacitação à distância em uma instituição financeira Pierozan, Rafael Competências Educação a distância Educação corporativa Corporate university Distance Learning Distance education Educación a distancia Mapear competencias Universidad corporativa |
title_short |
Educação corporativa e o processo de capacitação à distância em uma instituição financeira |
title_full |
Educação corporativa e o processo de capacitação à distância em uma instituição financeira |
title_fullStr |
Educação corporativa e o processo de capacitação à distância em uma instituição financeira |
title_full_unstemmed |
Educação corporativa e o processo de capacitação à distância em uma instituição financeira |
title_sort |
Educação corporativa e o processo de capacitação à distância em uma instituição financeira |
author |
Pierozan, Rafael |
author_facet |
Pierozan, Rafael |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Pierozan, Rafael |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Bittencourt, Jaqueline Marcela Villafuerte |
contributor_str_mv |
Bittencourt, Jaqueline Marcela Villafuerte |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Competências Educação a distância Educação corporativa |
topic |
Competências Educação a distância Educação corporativa Corporate university Distance Learning Distance education Educación a distancia Mapear competencias Universidad corporativa |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
Corporate university Distance Learning Distance education |
dc.subject.spa.fl_str_mv |
Educación a distancia Mapear competencias Universidad corporativa |
description |
Os períodos de crise e seus impactos na sociedade como um todo demandam das organizações respostas rápidas na assimilação desses impactos e na sua manutenção no mercado. Dentro dessa perspectiva, a Educação Corporativa, ou Universidade Corporativa, surge como uma evolução dos centros de treinamento e desenvolvimento que, alinhada à estratégia da empresa, e à Gestão por Competências, possibilita a capacitação contínua de seus empregados oferecendo vantagens competitiva. Como ferramenta essencial da expansão das Universidades Corporativas, o Ensino à Distância (EAD) quebra o paradigma de tempo e espaço, possibilitando que os alunos administrem seus próprios horários e conteúdo, atingindo mais alunos em menos tempo, e com menores custos de implementação. O Banco do Estado do Rio Grande do Sul, Banrisul, tem na sua Universidade Corporativa um importante diferencial competitivo, benchmark para diversas empresas, no qual o EAD, prestes a completar cinco anos e perto de um milhão de horas/aula cursados, é um dos principais projetos. O mapeamento das competências desenvolvidas no EAD do Banrisul, executado por meio de análise documental dos cursos e também entrevistas com gestores e responsáveis pelo programa de EAD, permitiu analisar em que medida as competências desenvolvidas no EAD se aproximam da estratégia da empresa. A pesquisa constatou que o EAD é essencial para a existência de uma Universidade Corporativa, mas, por si só, não é suficiente para que a organização consiga desenvolver as competências desejadas para executar sua estratégia, pois as competências trabalhadas no EAD tendem a permanecer no plano tático-operacional. Para avaliarmos as competências individuais e organizacionais estratégicas é necessário que consideremos toda a Universidade Corporativa como objeto. |
publishDate |
2017 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2017 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2018-05-22T02:26:03Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/178640 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
001064725 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/178640 |
identifier_str_mv |
001064725 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
collection |
Repositório Institucional da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/178640/1/001064725.pdf http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/178640/2/001064725.pdf.txt |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
6c4c97c1f267f0269e6bb40c04731281 f8e9e9326713123e4b7531ad92836eac |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1815447217033445376 |