MÚSIC AND FEELINGS WALK TOGUETHER: THE ADOLECENTS AND THEIR RELATIONSHIP WITH MUSIC

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: CAROLINA VIANNA SILVEIRA
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell)
Texto Completo: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=27564@1
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=27564@2
Resumo: Esta pesquisa teve como objetivo investigar aspectos relevantes para a relação que os adolescentes estabelecem com a música, na esteira das discussões que a Lei 11.769, de 2008, vem provocando ao retornar o ensino obrigatório de música ao currículo escolar. Tendo como arcabouço teórico estudos ligados à Biologia e às Ciências Sociais, a investigação foi realizada com 89 adolescentes, com idade entre 10 e 16 anos, distribuídos por 7 grupos de discussão, constituídos de modos distintos: um dos grupos foi formado de maneira independente, por indicação de um professor de violão, dois grupos foram formados por alunos de uma escola particular e quatro grupos formados em um colégio federal. Para a realização dos grupos de discussão, enquanto recurso metodológico, optou-se pelas seguintes atividades: um jogo com temas relativos à música com a intenção de deixar os jovens mais à vontade e obter um levantamento prévio sobre o universo musical dos mesmos; o preenchimento de fichas com o nome, idade, as músicas, bandas e intérpretes favoritos, e os instrumentos musicais que tocam; e, em seguida, uma conversa sobre a relação daqueles jovens com a música. Na análise das atividades desenvolvidas nos grupos de discussão, foi possível levantar aspectos que tornam a música mais ou menos atraente para esses jovens – apesar da dificuldade em separar os aspectos sonoros daqueles extrínsecos à música –, bem como as funções que a música tem no cotidiano desses adolescentes. A pesquisa também procurou identificar o modo como a música chega até os jovens, passando pelas mídias utilizadas e pelas influências recebidas da família, dos amigos e dos professores. Constatou-se, ainda, o quanto esses jovens diferenciam as funções que estilos musicais diversos têm no seu cotidiano e que proveito tiram dos diferentes estados emocionais que a música é capaz de induzir.
id PUC_RIO-1_f55c55c8f4990866e9570aa1e07d19cd
oai_identifier_str oai:MAXWELL.puc-rio.br:27564
network_acronym_str PUC_RIO-1
network_name_str Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell)
repository_id_str 534
spelling info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisMÚSIC AND FEELINGS WALK TOGUETHER: THE ADOLECENTS AND THEIR RELATIONSHIP WITH MUSICMÚSICA E SENTIMENTO ANDAM JUNTOS: OS ADOLESCENTES E SUA RELAÇÃO COM A MÚSICA2016-07-05MARIA CRISTINA MONTEIRO PEREIRA DE CARVALHO24431150110lattes.cnpq.br/7155678774492000ZENA WINONA EISENBERGMARIA CRISTINA MONTEIRO PEREIRA DE CARVALHOMARCO ANTÔNIO CARVALHO SANTOS11700783700lattes.cnpq.br/4166197646607878CAROLINA VIANNA SILVEIRAPONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIROPPG EM EDUCAÇÃOPUC-RioBREsta pesquisa teve como objetivo investigar aspectos relevantes para a relação que os adolescentes estabelecem com a música, na esteira das discussões que a Lei 11.769, de 2008, vem provocando ao retornar o ensino obrigatório de música ao currículo escolar. Tendo como arcabouço teórico estudos ligados à Biologia e às Ciências Sociais, a investigação foi realizada com 89 adolescentes, com idade entre 10 e 16 anos, distribuídos por 7 grupos de discussão, constituídos de modos distintos: um dos grupos foi formado de maneira independente, por indicação de um professor de violão, dois grupos foram formados por alunos de uma escola particular e quatro grupos formados em um colégio federal. Para a realização dos grupos de discussão, enquanto recurso metodológico, optou-se pelas seguintes atividades: um jogo com temas relativos à música com a intenção de deixar os jovens mais à vontade e obter um levantamento prévio sobre o universo musical dos mesmos; o preenchimento de fichas com o nome, idade, as músicas, bandas e intérpretes favoritos, e os instrumentos musicais que tocam; e, em seguida, uma conversa sobre a relação daqueles jovens com a música. Na análise das atividades desenvolvidas nos grupos de discussão, foi possível levantar aspectos que tornam a música mais ou menos atraente para esses jovens – apesar da dificuldade em separar os aspectos sonoros daqueles extrínsecos à música –, bem como as funções que a música tem no cotidiano desses adolescentes. A pesquisa também procurou identificar o modo como a música chega até os jovens, passando pelas mídias utilizadas e pelas influências recebidas da família, dos amigos e dos professores. Constatou-se, ainda, o quanto esses jovens diferenciam as funções que estilos musicais diversos têm no seu cotidiano e que proveito tiram dos diferentes estados emocionais que a música é capaz de induzir.This research aimed to investigate relevant aspects of the relationship that teenagers have with the music, in the wake of the Law 11,769, 2008, has led to return the mandatory teaching music to the school curriculum. Using the theoretical background studies related to biology and the social sciences, research was conducted with 89 adolescents between the ages of 10 and 16, over 7 discussion groups, made up of distinct categories: one group was formed independently, as selected by a guitar teacher, two groups were formed by students of a private school and four groups formed in a federal school. For the conducting of discussion groups, as a methodological resource, we chose the following activities: a game with themes related to music with the intention of allowing young people to feel more comfortable, and conduct a survey of their prior music background; filling out forms with the name, age, favorite bands, performers and songs, and musical instruments that they play; and finally a discussion about the relationship of those young people with music. By analyzing the information collected in discussion groups, it was possible to raise aspects that make the music more or less attractive to these young people – despite the difficulty in separating the sonic aspects of those extrinsic to music – as well as the rolls that music plays in daily life of these adolescents. The survey also sought to identify how young people are exposed to music, including the type of media they use, and the influences received from family, friends and teachers. It was also noted how these young people differentiate the roles that various musical styles have in their daily lives, and how they seek to experience the different emotional states that music is capable of inducing.PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIROCOORDENAÇÃO DE APERFEIÇOAMENTO DO PESSOAL DE ENSINO SUPERIORCONSELHO NACIONAL DE DESENVOLVIMENTO CIENTÍFICO E TECNOLÓGICOPROGRAMA DE EXCELENCIA ACADEMICAhttps://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=27564@1https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=27564@2porreponame:Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell)instname:Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO)instacron:PUC_RIOinfo:eu-repo/semantics/openAccess2022-11-01T13:29:35Zoai:MAXWELL.puc-rio.br:27564Repositório InstitucionalPRIhttps://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/ibict.phpopendoar:5342022-07-21T00:00Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO)false
dc.title.en.fl_str_mv MÚSIC AND FEELINGS WALK TOGUETHER: THE ADOLECENTS AND THEIR RELATIONSHIP WITH MUSIC
dc.title.alternative.pt.fl_str_mv MÚSICA E SENTIMENTO ANDAM JUNTOS: OS ADOLESCENTES E SUA RELAÇÃO COM A MÚSICA
title MÚSIC AND FEELINGS WALK TOGUETHER: THE ADOLECENTS AND THEIR RELATIONSHIP WITH MUSIC
spellingShingle MÚSIC AND FEELINGS WALK TOGUETHER: THE ADOLECENTS AND THEIR RELATIONSHIP WITH MUSIC
CAROLINA VIANNA SILVEIRA
title_short MÚSIC AND FEELINGS WALK TOGUETHER: THE ADOLECENTS AND THEIR RELATIONSHIP WITH MUSIC
title_full MÚSIC AND FEELINGS WALK TOGUETHER: THE ADOLECENTS AND THEIR RELATIONSHIP WITH MUSIC
title_fullStr MÚSIC AND FEELINGS WALK TOGUETHER: THE ADOLECENTS AND THEIR RELATIONSHIP WITH MUSIC
title_full_unstemmed MÚSIC AND FEELINGS WALK TOGUETHER: THE ADOLECENTS AND THEIR RELATIONSHIP WITH MUSIC
title_sort MÚSIC AND FEELINGS WALK TOGUETHER: THE ADOLECENTS AND THEIR RELATIONSHIP WITH MUSIC
author CAROLINA VIANNA SILVEIRA
author_facet CAROLINA VIANNA SILVEIRA
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv MARIA CRISTINA MONTEIRO PEREIRA DE CARVALHO
dc.contributor.advisor1ID.fl_str_mv 24431150110
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv lattes.cnpq.br/7155678774492000
dc.contributor.referee1.fl_str_mv ZENA WINONA EISENBERG
dc.contributor.referee2.fl_str_mv MARIA CRISTINA MONTEIRO PEREIRA DE CARVALHO
dc.contributor.referee3.fl_str_mv MARCO ANTÔNIO CARVALHO SANTOS
dc.contributor.authorID.fl_str_mv 11700783700
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv lattes.cnpq.br/4166197646607878
dc.contributor.author.fl_str_mv CAROLINA VIANNA SILVEIRA
contributor_str_mv MARIA CRISTINA MONTEIRO PEREIRA DE CARVALHO
ZENA WINONA EISENBERG
MARIA CRISTINA MONTEIRO PEREIRA DE CARVALHO
MARCO ANTÔNIO CARVALHO SANTOS
description Esta pesquisa teve como objetivo investigar aspectos relevantes para a relação que os adolescentes estabelecem com a música, na esteira das discussões que a Lei 11.769, de 2008, vem provocando ao retornar o ensino obrigatório de música ao currículo escolar. Tendo como arcabouço teórico estudos ligados à Biologia e às Ciências Sociais, a investigação foi realizada com 89 adolescentes, com idade entre 10 e 16 anos, distribuídos por 7 grupos de discussão, constituídos de modos distintos: um dos grupos foi formado de maneira independente, por indicação de um professor de violão, dois grupos foram formados por alunos de uma escola particular e quatro grupos formados em um colégio federal. Para a realização dos grupos de discussão, enquanto recurso metodológico, optou-se pelas seguintes atividades: um jogo com temas relativos à música com a intenção de deixar os jovens mais à vontade e obter um levantamento prévio sobre o universo musical dos mesmos; o preenchimento de fichas com o nome, idade, as músicas, bandas e intérpretes favoritos, e os instrumentos musicais que tocam; e, em seguida, uma conversa sobre a relação daqueles jovens com a música. Na análise das atividades desenvolvidas nos grupos de discussão, foi possível levantar aspectos que tornam a música mais ou menos atraente para esses jovens – apesar da dificuldade em separar os aspectos sonoros daqueles extrínsecos à música –, bem como as funções que a música tem no cotidiano desses adolescentes. A pesquisa também procurou identificar o modo como a música chega até os jovens, passando pelas mídias utilizadas e pelas influências recebidas da família, dos amigos e dos professores. Constatou-se, ainda, o quanto esses jovens diferenciam as funções que estilos musicais diversos têm no seu cotidiano e que proveito tiram dos diferentes estados emocionais que a música é capaz de induzir.
publishDate 2016
dc.date.issued.fl_str_mv 2016-07-05
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=27564@1
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=27564@2
url https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=27564@1
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=27564@2
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO
dc.publisher.program.fl_str_mv PPG EM EDUCAÇÃO
dc.publisher.initials.fl_str_mv PUC-Rio
dc.publisher.country.fl_str_mv BR
publisher.none.fl_str_mv PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell)
instname:Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO)
instacron:PUC_RIO
instname_str Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO)
instacron_str PUC_RIO
institution PUC_RIO
reponame_str Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell)
collection Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1748324926900666368