VISIONS OF MODERNISM: ROSALIND KRAUSS FORMALISMS

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: MANOEL ALEXANDRE SILVESTRE FRIQUES DE SOUSA
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell)
Texto Completo: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=36297@1
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=36297@2
Resumo: A tese investiga a trajetória intelectual da crítica de arte, historiadora e professora da Columbia University, Rosalind Krauss. Dividida em cinco capítulos, a pesquisa contempla as fases históricas de seu exercício analítico, da década de 1960 aos dias atuais. Para isso, elege como ponto de partida a hipótese de seu percurso intelectual ser abordado enquanto sobreposições de correntes formalistas distintas, com especial destaque para o formalismo greenbergiano, o formalismo russo e o estruturalismo francês. Pretende-se comprovar que Krauss, mesmo em um contexto notadamente pluralista das práticas artísticas contemporâneas, jamais descarta refletir a respeito das estruturas formais que engendram as obras, isto é, de seus mediums. A obra da ensaísta é aqui considerada enquanto um prisma através do qual é possível identificar distintas vozes que circunscrevem o seu campo discursivo: a apologia histórica da arte abstrata de Clement Greenberg e Michael Fried; a geração de pensadores em torno dos periódicos estadunidenses Artforum e October; a fenomenologia de Merleau-Ponty, a filosofia analítica do segundo Wittgenstein, o estruturalismo de Roland Barthes e Jacques Lacan; e, ainda, o pós-estruturalismo de Jacques Derrida. Deseja-se, com isso, oferecer ao leitor brasileiro uma leitura crítica da obra completa de uma das principais vozes da crítica de arte contemporânea estadunidense.
id PUC_RIO-1_f617c6f420eb8cca5e296f6516e40116
oai_identifier_str oai:MAXWELL.puc-rio.br:36297
network_acronym_str PUC_RIO-1
network_name_str Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell)
repository_id_str 534
spelling info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisVISIONS OF MODERNISM: ROSALIND KRAUSS FORMALISMSVISÕES DO MODERNISMO: OS FORMALISMOS DE ROSALIND KRAUSS.2017-03-07MARCELO GANTUS JASMIN62455974715lattes.cnpq.br/0635042395741656MARCELO GANTUS JASMINRONALDO BRITO FERNANDESLUIZ CAMILLO DOLABELLA PORTELLA OSORIO DE ALMEIDARICARDO ROCLAW BASBAUMRICARDO ROCLAW BASBAUM05607822761lattes.cnpq.br/6977735142712423MANOEL ALEXANDRE SILVESTRE FRIQUES DE SOUSAPONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIROPPG EM HISTÓRIA SOCIAL DA CULTURAPUC-RioBRA tese investiga a trajetória intelectual da crítica de arte, historiadora e professora da Columbia University, Rosalind Krauss. Dividida em cinco capítulos, a pesquisa contempla as fases históricas de seu exercício analítico, da década de 1960 aos dias atuais. Para isso, elege como ponto de partida a hipótese de seu percurso intelectual ser abordado enquanto sobreposições de correntes formalistas distintas, com especial destaque para o formalismo greenbergiano, o formalismo russo e o estruturalismo francês. Pretende-se comprovar que Krauss, mesmo em um contexto notadamente pluralista das práticas artísticas contemporâneas, jamais descarta refletir a respeito das estruturas formais que engendram as obras, isto é, de seus mediums. A obra da ensaísta é aqui considerada enquanto um prisma através do qual é possível identificar distintas vozes que circunscrevem o seu campo discursivo: a apologia histórica da arte abstrata de Clement Greenberg e Michael Fried; a geração de pensadores em torno dos periódicos estadunidenses Artforum e October; a fenomenologia de Merleau-Ponty, a filosofia analítica do segundo Wittgenstein, o estruturalismo de Roland Barthes e Jacques Lacan; e, ainda, o pós-estruturalismo de Jacques Derrida. Deseja-se, com isso, oferecer ao leitor brasileiro uma leitura crítica da obra completa de uma das principais vozes da crítica de arte contemporânea estadunidense.This thesis looks at the work of the art critic, art historian and professor of Columbia University, Rosalind Krauss. Organized in five chapters, it contemplates the historical phases of her intellectual trajectory, from the 1960s to the present day. The hypothesis that guides this work runs as follows: Krauss essays should be organized as overlapping layers of distinct formalist currents, with special emphasis on Greenbergian Formalism, Russian Formalism and French Structuralism. This research intends to demonstrate that Krauss, even in a remarkably pluralistic context of contemporary artistic practices, has never discarded reflecting on the formal structures that engender the art works, that is, their mediums. The essayist s contribution is here considered as a prism through which it is possible to identify distinct voices that circumscribe her discursive field: the historical apology of abstract art by Clement Greenberg and Michael Fried; The generation of thinkers around the American periodicals Artforum and October; Merleau-Ponty s phenomenology; later Wittgenstein s philosophy; Roland Barthes and Jacques Lacan s structuralism; And Jacques Derrida s poststructuralism as well. In short, this project offers to Brazilian readers a critical reading of the work done by one of the dominant voices of contemporary art criticism.PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIROCOORDENAÇÃO DE APERFEIÇOAMENTO DO PESSOAL DE ENSINO SUPERIORCONSELHO NACIONAL DE DESENVOLVIMENTO CIENTÍFICO E TECNOLÓGICOPROGRAMA DE DOUTORADO SANDUÍCHE NO EXTERIORhttps://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=36297@1https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=36297@2porreponame:Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell)instname:Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO)instacron:PUC_RIOinfo:eu-repo/semantics/openAccess2022-11-01T13:46:30Zoai:MAXWELL.puc-rio.br:36297Repositório InstitucionalPRIhttps://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/ibict.phpopendoar:5342019-01-25T00:00Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO)false
dc.title.en.fl_str_mv VISIONS OF MODERNISM: ROSALIND KRAUSS FORMALISMS
dc.title.alternative.pt.fl_str_mv VISÕES DO MODERNISMO: OS FORMALISMOS DE ROSALIND KRAUSS.
title VISIONS OF MODERNISM: ROSALIND KRAUSS FORMALISMS
spellingShingle VISIONS OF MODERNISM: ROSALIND KRAUSS FORMALISMS
MANOEL ALEXANDRE SILVESTRE FRIQUES DE SOUSA
title_short VISIONS OF MODERNISM: ROSALIND KRAUSS FORMALISMS
title_full VISIONS OF MODERNISM: ROSALIND KRAUSS FORMALISMS
title_fullStr VISIONS OF MODERNISM: ROSALIND KRAUSS FORMALISMS
title_full_unstemmed VISIONS OF MODERNISM: ROSALIND KRAUSS FORMALISMS
title_sort VISIONS OF MODERNISM: ROSALIND KRAUSS FORMALISMS
author MANOEL ALEXANDRE SILVESTRE FRIQUES DE SOUSA
author_facet MANOEL ALEXANDRE SILVESTRE FRIQUES DE SOUSA
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv MARCELO GANTUS JASMIN
dc.contributor.advisor1ID.fl_str_mv 62455974715
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv lattes.cnpq.br/0635042395741656
dc.contributor.referee1.fl_str_mv MARCELO GANTUS JASMIN
dc.contributor.referee2.fl_str_mv RONALDO BRITO FERNANDES
dc.contributor.referee3.fl_str_mv LUIZ CAMILLO DOLABELLA PORTELLA OSORIO DE ALMEIDA
dc.contributor.referee4.fl_str_mv RICARDO ROCLAW BASBAUM
dc.contributor.referee5.fl_str_mv RICARDO ROCLAW BASBAUM
dc.contributor.authorID.fl_str_mv 05607822761
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv lattes.cnpq.br/6977735142712423
dc.contributor.author.fl_str_mv MANOEL ALEXANDRE SILVESTRE FRIQUES DE SOUSA
contributor_str_mv MARCELO GANTUS JASMIN
MARCELO GANTUS JASMIN
RONALDO BRITO FERNANDES
LUIZ CAMILLO DOLABELLA PORTELLA OSORIO DE ALMEIDA
RICARDO ROCLAW BASBAUM
RICARDO ROCLAW BASBAUM
description A tese investiga a trajetória intelectual da crítica de arte, historiadora e professora da Columbia University, Rosalind Krauss. Dividida em cinco capítulos, a pesquisa contempla as fases históricas de seu exercício analítico, da década de 1960 aos dias atuais. Para isso, elege como ponto de partida a hipótese de seu percurso intelectual ser abordado enquanto sobreposições de correntes formalistas distintas, com especial destaque para o formalismo greenbergiano, o formalismo russo e o estruturalismo francês. Pretende-se comprovar que Krauss, mesmo em um contexto notadamente pluralista das práticas artísticas contemporâneas, jamais descarta refletir a respeito das estruturas formais que engendram as obras, isto é, de seus mediums. A obra da ensaísta é aqui considerada enquanto um prisma através do qual é possível identificar distintas vozes que circunscrevem o seu campo discursivo: a apologia histórica da arte abstrata de Clement Greenberg e Michael Fried; a geração de pensadores em torno dos periódicos estadunidenses Artforum e October; a fenomenologia de Merleau-Ponty, a filosofia analítica do segundo Wittgenstein, o estruturalismo de Roland Barthes e Jacques Lacan; e, ainda, o pós-estruturalismo de Jacques Derrida. Deseja-se, com isso, oferecer ao leitor brasileiro uma leitura crítica da obra completa de uma das principais vozes da crítica de arte contemporânea estadunidense.
publishDate 2017
dc.date.issued.fl_str_mv 2017-03-07
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=36297@1
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=36297@2
url https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=36297@1
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=36297@2
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO
dc.publisher.program.fl_str_mv PPG EM HISTÓRIA SOCIAL DA CULTURA
dc.publisher.initials.fl_str_mv PUC-Rio
dc.publisher.country.fl_str_mv BR
publisher.none.fl_str_mv PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell)
instname:Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO)
instacron:PUC_RIO
instname_str Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO)
instacron_str PUC_RIO
institution PUC_RIO
reponame_str Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell)
collection Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1748324942904033280