OBSTRUCTING AND DISTRIBUTING DISTINCTION: THE DAM OF HIGHER EDUCATION

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: HUSTANA MARIA VARGAS
Data de Publicação: 2008
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell)
Texto Completo: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=12564@1
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=12564@2
Resumo: Este trabalho examina a expansão recente do ensino superior no Brasil com foco num eventual processo de democratização, vale dizer: onde se possa perceber um recrutamento de alunos mais independente de sua origem social e com qualidade acadêmica. Problematiza especialmente o caráter desigual da sociedade brasileira, traduzida neste caso por uma forte correlação entre a carreira escolhida pelos estudantes e sua origem social, no quadro de uma quase impermeável hierarquia de carreiras e de prestígio das instituições. O estudo é realizado através dos Microdados do Exame Nacional de Cursos (Provão) para os anos de 2000, 2001, 2002 e 2003, sobre seis cursos superiores no Estado do Rio de Janeiro: Biologia, Direito, Letras, Engenharia, Matemática e Medicina. Identifica o perfil socioeconômico dos alunos destes cursos e averigua os resultados obtidos no Exame Nacional de Cursos, verificando se houve inclusão de novos perfis e o desempenho acadêmico dos mesmos no período. Analisa os resultados de forma geral e segundo a categoria administrativa, a organização acadêmica e a localização dos cursos. Estabelece também, a partir desta análise, um diálogo com pesquisas empíricas realizadas sobre a temática. Finalmente, propõe uma hipótese de construção de um indicador de democratização do ensino superior com vistas a contribuir para o balizamento da política educacional na continuidade da expansão que, segundo os achados, deve ser acompanhada de perto para que não se esgote no aumento do contingente de estudantes no ensino superior, frustrando a meta democrática.
id PUC_RIO-1_fe9163316781f36d994d95243a7c5acf
oai_identifier_str oai:MAXWELL.puc-rio.br:12564
network_acronym_str PUC_RIO-1
network_name_str Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell)
repository_id_str 534
spelling info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisOBSTRUCTING AND DISTRIBUTING DISTINCTION: THE DAM OF HIGHER EDUCATIONREPRESANDO E DISTRIBUINDO DISTINÇÃO: A BARRAGEM DO ENSINO SUPERIOR2008-05-28ZAIA BRANDAO00463051491lattes.cnpq.br/9820138057865750REYNALDO FERNANDESJOSE CARMELLO BRAZ CARVALHOFATIMA CRISTINA DE MENDONCA ALVESFATIMA CRISTINA DE MENDONCA ALVESFATIMA CRISTINA DE MENDONCA ALVESHUSTANA MARIA VARGASPONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIROPPG EM EDUCAÇÃOPUC-RioBREste trabalho examina a expansão recente do ensino superior no Brasil com foco num eventual processo de democratização, vale dizer: onde se possa perceber um recrutamento de alunos mais independente de sua origem social e com qualidade acadêmica. Problematiza especialmente o caráter desigual da sociedade brasileira, traduzida neste caso por uma forte correlação entre a carreira escolhida pelos estudantes e sua origem social, no quadro de uma quase impermeável hierarquia de carreiras e de prestígio das instituições. O estudo é realizado através dos Microdados do Exame Nacional de Cursos (Provão) para os anos de 2000, 2001, 2002 e 2003, sobre seis cursos superiores no Estado do Rio de Janeiro: Biologia, Direito, Letras, Engenharia, Matemática e Medicina. Identifica o perfil socioeconômico dos alunos destes cursos e averigua os resultados obtidos no Exame Nacional de Cursos, verificando se houve inclusão de novos perfis e o desempenho acadêmico dos mesmos no período. Analisa os resultados de forma geral e segundo a categoria administrativa, a organização acadêmica e a localização dos cursos. Estabelece também, a partir desta análise, um diálogo com pesquisas empíricas realizadas sobre a temática. Finalmente, propõe uma hipótese de construção de um indicador de democratização do ensino superior com vistas a contribuir para o balizamento da política educacional na continuidade da expansão que, segundo os achados, deve ser acompanhada de perto para que não se esgote no aumento do contingente de estudantes no ensino superior, frustrando a meta democrática.This work examines the recent expansion of higher education in Brazil with a focus in a potential process of democratization, that is, where one can note the recruitment of students regardless of their socioeconomic background and high academic standards. In particular, it brings to light the inequalities of Brazilian society, demonstrated in this case by a strong correlation between the careers chosen by students and their socioeconomic background, in the framework of a nearly impermeable hierarchy of careers and institutional prestige. The study was conducted based on the Microdata from the Provão (assessment tests) for the years 2000, 2001, 2002 and 2003, for six higher education courses in the State of Rio de Janeiro: Biology, Law, Languages & Literature, Engineering, Mathematics and Medicine. The socioeconomic profiles of the students in each course are identified and the results obtained in the Courses` National Examinations are studied to see whether new profiles were included and to assess the academic performance in the period. The results are examined on a general level and according to the administrative category, academic organization and location of each course. After this analysis has been made, a dialogue is established with empirical research conducted on the topic. Finally, the author proposes the hypothesis of creating a democratization indicator for higher education with the goal of contributing towards the gauging of educational policies as the expansion continues. According to the findings, this expansion should be closely monitored in order to keep up the increase in the contingency of students in higher education and thereby attain the democratic goal.COORDENAÇÃO DE APERFEIÇOAMENTO DO PESSOAL DE ENSINO SUPERIORhttps://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=12564@1https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=12564@2porreponame:Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell)instname:Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO)instacron:PUC_RIOinfo:eu-repo/semantics/openAccess2022-11-01T13:02:22Zoai:MAXWELL.puc-rio.br:12564Repositório InstitucionalPRIhttps://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/ibict.phpopendoar:5342018-10-25T00:00Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO)false
dc.title.en.fl_str_mv OBSTRUCTING AND DISTRIBUTING DISTINCTION: THE DAM OF HIGHER EDUCATION
dc.title.alternative.pt.fl_str_mv REPRESANDO E DISTRIBUINDO DISTINÇÃO: A BARRAGEM DO ENSINO SUPERIOR
title OBSTRUCTING AND DISTRIBUTING DISTINCTION: THE DAM OF HIGHER EDUCATION
spellingShingle OBSTRUCTING AND DISTRIBUTING DISTINCTION: THE DAM OF HIGHER EDUCATION
HUSTANA MARIA VARGAS
title_short OBSTRUCTING AND DISTRIBUTING DISTINCTION: THE DAM OF HIGHER EDUCATION
title_full OBSTRUCTING AND DISTRIBUTING DISTINCTION: THE DAM OF HIGHER EDUCATION
title_fullStr OBSTRUCTING AND DISTRIBUTING DISTINCTION: THE DAM OF HIGHER EDUCATION
title_full_unstemmed OBSTRUCTING AND DISTRIBUTING DISTINCTION: THE DAM OF HIGHER EDUCATION
title_sort OBSTRUCTING AND DISTRIBUTING DISTINCTION: THE DAM OF HIGHER EDUCATION
dc.creator.ID.none.fl_str_mv
dc.creator.Lattes.none.fl_str_mv
author HUSTANA MARIA VARGAS
author_facet HUSTANA MARIA VARGAS
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv ZAIA BRANDAO
dc.contributor.advisor1ID.fl_str_mv 00463051491
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv lattes.cnpq.br/9820138057865750
dc.contributor.referee1.fl_str_mv REYNALDO FERNANDES
dc.contributor.referee2.fl_str_mv JOSE CARMELLO BRAZ CARVALHO
dc.contributor.referee3.fl_str_mv FATIMA CRISTINA DE MENDONCA ALVES
dc.contributor.referee4.fl_str_mv FATIMA CRISTINA DE MENDONCA ALVES
dc.contributor.referee5.fl_str_mv FATIMA CRISTINA DE MENDONCA ALVES
dc.contributor.author.fl_str_mv HUSTANA MARIA VARGAS
contributor_str_mv ZAIA BRANDAO
REYNALDO FERNANDES
JOSE CARMELLO BRAZ CARVALHO
FATIMA CRISTINA DE MENDONCA ALVES
FATIMA CRISTINA DE MENDONCA ALVES
FATIMA CRISTINA DE MENDONCA ALVES
description Este trabalho examina a expansão recente do ensino superior no Brasil com foco num eventual processo de democratização, vale dizer: onde se possa perceber um recrutamento de alunos mais independente de sua origem social e com qualidade acadêmica. Problematiza especialmente o caráter desigual da sociedade brasileira, traduzida neste caso por uma forte correlação entre a carreira escolhida pelos estudantes e sua origem social, no quadro de uma quase impermeável hierarquia de carreiras e de prestígio das instituições. O estudo é realizado através dos Microdados do Exame Nacional de Cursos (Provão) para os anos de 2000, 2001, 2002 e 2003, sobre seis cursos superiores no Estado do Rio de Janeiro: Biologia, Direito, Letras, Engenharia, Matemática e Medicina. Identifica o perfil socioeconômico dos alunos destes cursos e averigua os resultados obtidos no Exame Nacional de Cursos, verificando se houve inclusão de novos perfis e o desempenho acadêmico dos mesmos no período. Analisa os resultados de forma geral e segundo a categoria administrativa, a organização acadêmica e a localização dos cursos. Estabelece também, a partir desta análise, um diálogo com pesquisas empíricas realizadas sobre a temática. Finalmente, propõe uma hipótese de construção de um indicador de democratização do ensino superior com vistas a contribuir para o balizamento da política educacional na continuidade da expansão que, segundo os achados, deve ser acompanhada de perto para que não se esgote no aumento do contingente de estudantes no ensino superior, frustrando a meta democrática.
publishDate 2008
dc.date.issued.fl_str_mv 2008-05-28
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=12564@1
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=12564@2
url https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=12564@1
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=12564@2
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO
dc.publisher.program.fl_str_mv PPG EM EDUCAÇÃO
dc.publisher.initials.fl_str_mv PUC-Rio
dc.publisher.country.fl_str_mv BR
publisher.none.fl_str_mv PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell)
instname:Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO)
instacron:PUC_RIO
instname_str Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO)
instacron_str PUC_RIO
institution PUC_RIO
reponame_str Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell)
collection Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1748324900098015232