Grupos de reflexão com adolescentes: elementos para uma escuta psicanalítica na escola

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Coutinho,Luciana Gageiro
Data de Publicação: 2007
Outros Autores: Rocha,Ana Paula Rongel
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Psicologia clínica (Rio de Janeiro. Online)
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-56652007000200006
Resumo: Este artigo origina-se de uma pesquisa desenvolvida no NIPIAC (Núcleo Interdisciplinar de Pesquisa e Intercâmbio sobre a Infância e Adolescência Contemporâneas) do Programa de Pós-Graduação em Psicologia da UFRJ, cujo objetivo é pensar os grupos de reflexão como uma forma de intervenção clínica, pautada por pressupostos da psicanálise, junto aos adolescentes. Propomos que os grupos de reflexão ampliam as possibilidades da escuta psicanalítica dirigida aos adolescentes, que pode se fazer presente de maneira mais direta no contexto institucional ou social no qual se inserem (escolas, instituições de acolhimento, projetos sociais, etc). Para isso, destacamos alguns conceitos e premissas da psicanálise que nos servem de referências para fundamentar nosso trabalho clínico e teórico. Em seguida, apresentamos uma experiência desenvolvida com um grupo de adolescentes durante o primeiro semestre de 2006 numa escola pública do município de Duque de Caxias, Rio de Janeiro.
id PUC_RIO-23_605213ff5c54e8f600d4ef672a3902d7
oai_identifier_str oai:scielo:S0103-56652007000200006
network_acronym_str PUC_RIO-23
network_name_str Psicologia clínica (Rio de Janeiro. Online)
repository_id_str
spelling Grupos de reflexão com adolescentes: elementos para uma escuta psicanalítica na escolaclínica da adolescênciapsicanálise ampliadagrupos de reflexãoEste artigo origina-se de uma pesquisa desenvolvida no NIPIAC (Núcleo Interdisciplinar de Pesquisa e Intercâmbio sobre a Infância e Adolescência Contemporâneas) do Programa de Pós-Graduação em Psicologia da UFRJ, cujo objetivo é pensar os grupos de reflexão como uma forma de intervenção clínica, pautada por pressupostos da psicanálise, junto aos adolescentes. Propomos que os grupos de reflexão ampliam as possibilidades da escuta psicanalítica dirigida aos adolescentes, que pode se fazer presente de maneira mais direta no contexto institucional ou social no qual se inserem (escolas, instituições de acolhimento, projetos sociais, etc). Para isso, destacamos alguns conceitos e premissas da psicanálise que nos servem de referências para fundamentar nosso trabalho clínico e teórico. Em seguida, apresentamos uma experiência desenvolvida com um grupo de adolescentes durante o primeiro semestre de 2006 numa escola pública do município de Duque de Caxias, Rio de Janeiro.Departamento de Psicologia da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro2007-12-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-56652007000200006Psicologia Clínica v.19 n.2 2007reponame:Psicologia clínica (Rio de Janeiro. Online)instname:Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO)instacron:PUC_RIO10.1590/S0103-56652007000200006info:eu-repo/semantics/openAccessCoutinho,Luciana GageiroRocha,Ana Paula Rongelpor2008-02-20T00:00:00Zoai:scielo:S0103-56652007000200006Revistahttps://www.scielo.br/j/pc/PRIhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phppsirevista@puc-rio.br1980-54380103-5665opendoar:2008-02-20T00:00Psicologia clínica (Rio de Janeiro. Online) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO)false
dc.title.none.fl_str_mv Grupos de reflexão com adolescentes: elementos para uma escuta psicanalítica na escola
title Grupos de reflexão com adolescentes: elementos para uma escuta psicanalítica na escola
spellingShingle Grupos de reflexão com adolescentes: elementos para uma escuta psicanalítica na escola
Coutinho,Luciana Gageiro
clínica da adolescência
psicanálise ampliada
grupos de reflexão
title_short Grupos de reflexão com adolescentes: elementos para uma escuta psicanalítica na escola
title_full Grupos de reflexão com adolescentes: elementos para uma escuta psicanalítica na escola
title_fullStr Grupos de reflexão com adolescentes: elementos para uma escuta psicanalítica na escola
title_full_unstemmed Grupos de reflexão com adolescentes: elementos para uma escuta psicanalítica na escola
title_sort Grupos de reflexão com adolescentes: elementos para uma escuta psicanalítica na escola
author Coutinho,Luciana Gageiro
author_facet Coutinho,Luciana Gageiro
Rocha,Ana Paula Rongel
author_role author
author2 Rocha,Ana Paula Rongel
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Coutinho,Luciana Gageiro
Rocha,Ana Paula Rongel
dc.subject.por.fl_str_mv clínica da adolescência
psicanálise ampliada
grupos de reflexão
topic clínica da adolescência
psicanálise ampliada
grupos de reflexão
description Este artigo origina-se de uma pesquisa desenvolvida no NIPIAC (Núcleo Interdisciplinar de Pesquisa e Intercâmbio sobre a Infância e Adolescência Contemporâneas) do Programa de Pós-Graduação em Psicologia da UFRJ, cujo objetivo é pensar os grupos de reflexão como uma forma de intervenção clínica, pautada por pressupostos da psicanálise, junto aos adolescentes. Propomos que os grupos de reflexão ampliam as possibilidades da escuta psicanalítica dirigida aos adolescentes, que pode se fazer presente de maneira mais direta no contexto institucional ou social no qual se inserem (escolas, instituições de acolhimento, projetos sociais, etc). Para isso, destacamos alguns conceitos e premissas da psicanálise que nos servem de referências para fundamentar nosso trabalho clínico e teórico. Em seguida, apresentamos uma experiência desenvolvida com um grupo de adolescentes durante o primeiro semestre de 2006 numa escola pública do município de Duque de Caxias, Rio de Janeiro.
publishDate 2007
dc.date.none.fl_str_mv 2007-12-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-56652007000200006
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-56652007000200006
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/S0103-56652007000200006
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Departamento de Psicologia da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro
publisher.none.fl_str_mv Departamento de Psicologia da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro
dc.source.none.fl_str_mv Psicologia Clínica v.19 n.2 2007
reponame:Psicologia clínica (Rio de Janeiro. Online)
instname:Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO)
instacron:PUC_RIO
instname_str Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO)
instacron_str PUC_RIO
institution PUC_RIO
reponame_str Psicologia clínica (Rio de Janeiro. Online)
collection Psicologia clínica (Rio de Janeiro. Online)
repository.name.fl_str_mv Psicologia clínica (Rio de Janeiro. Online) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO)
repository.mail.fl_str_mv psirevista@puc-rio.br
_version_ 1752127861056077824