INECO frontal screening: um instrumento para avaliar as funções executivas na depressão

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Nunes,Daniela
Data de Publicação: 2014
Outros Autores: Monteiro,Luís, Lopes,Emanuela
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Psicologia clínica (Rio de Janeiro. Online)
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-56652014000200011
Resumo: O comprometimento das funções executivas constitui um dos défices mais robustos na perturbação depressiva. Contudo, poucos instrumentos têm sido concebidos para avaliar de forma breve e específica as funções executivas na depressão. Este estudo objetiva avaliar as funções executivas em doentes com depressão, analisar a relação existente entre a gravidade da depressão e o desempenho do funcionamento executivo, e verificar a sensibilidade e especificidade do INECO Frontal Screening (IFS) comparativamente com a Behavioural Assessment of Dysexecutive Syndrome (BADS) na avaliação das funções executivas em doentes com depressão. 50 participantes com depressão (Média idades = 43.46, DP = 10.71) e 35 participantes pertencentes ao grupo de controlo (Média idades = 40.91, DP = 10.46), de ambos os géneros, foram avaliados através do IFS e da BADS. Os participantes com depressão apresentaram um funcionamento executivo deficitário comparativamente ao grupo de controlo tanto no IFS como na BADS e o aumento da gravidade da depressão fez-se acompanhar por um maior comprometimento do funcionamento executivo. O IFS demonstrou-se tão sensível e específico quanto a BADS na deteção da disfunção executiva em doentes com depressão. Este estudo sugere que o IFS é um instrumento breve, sensível e específico para avaliar as funções executivas na depressão.
id PUC_RIO-23_a1d7deab8146f6372d6192ef7de01a80
oai_identifier_str oai:scielo:S0103-56652014000200011
network_acronym_str PUC_RIO-23
network_name_str Psicologia clínica (Rio de Janeiro. Online)
repository_id_str
spelling INECO frontal screening: um instrumento para avaliar as funções executivas na depressãodepressãofunções executivasINECO Frontal ScreeningneuropsicologiaO comprometimento das funções executivas constitui um dos défices mais robustos na perturbação depressiva. Contudo, poucos instrumentos têm sido concebidos para avaliar de forma breve e específica as funções executivas na depressão. Este estudo objetiva avaliar as funções executivas em doentes com depressão, analisar a relação existente entre a gravidade da depressão e o desempenho do funcionamento executivo, e verificar a sensibilidade e especificidade do INECO Frontal Screening (IFS) comparativamente com a Behavioural Assessment of Dysexecutive Syndrome (BADS) na avaliação das funções executivas em doentes com depressão. 50 participantes com depressão (Média idades = 43.46, DP = 10.71) e 35 participantes pertencentes ao grupo de controlo (Média idades = 40.91, DP = 10.46), de ambos os géneros, foram avaliados através do IFS e da BADS. Os participantes com depressão apresentaram um funcionamento executivo deficitário comparativamente ao grupo de controlo tanto no IFS como na BADS e o aumento da gravidade da depressão fez-se acompanhar por um maior comprometimento do funcionamento executivo. O IFS demonstrou-se tão sensível e específico quanto a BADS na deteção da disfunção executiva em doentes com depressão. Este estudo sugere que o IFS é um instrumento breve, sensível e específico para avaliar as funções executivas na depressão.Departamento de Psicologia da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro2014-12-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-56652014000200011Psicologia Clínica v.26 n.2 2014reponame:Psicologia clínica (Rio de Janeiro. Online)instname:Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO)instacron:PUC_RIOinfo:eu-repo/semantics/openAccessNunes,DanielaMonteiro,LuísLopes,Emanuelapor2015-01-19T00:00:00Zoai:scielo:S0103-56652014000200011Revistahttps://www.scielo.br/j/pc/PRIhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phppsirevista@puc-rio.br1980-54380103-5665opendoar:2015-01-19T00:00Psicologia clínica (Rio de Janeiro. Online) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO)false
dc.title.none.fl_str_mv INECO frontal screening: um instrumento para avaliar as funções executivas na depressão
title INECO frontal screening: um instrumento para avaliar as funções executivas na depressão
spellingShingle INECO frontal screening: um instrumento para avaliar as funções executivas na depressão
Nunes,Daniela
depressão
funções executivas
INECO Frontal Screening
neuropsicologia
title_short INECO frontal screening: um instrumento para avaliar as funções executivas na depressão
title_full INECO frontal screening: um instrumento para avaliar as funções executivas na depressão
title_fullStr INECO frontal screening: um instrumento para avaliar as funções executivas na depressão
title_full_unstemmed INECO frontal screening: um instrumento para avaliar as funções executivas na depressão
title_sort INECO frontal screening: um instrumento para avaliar as funções executivas na depressão
author Nunes,Daniela
author_facet Nunes,Daniela
Monteiro,Luís
Lopes,Emanuela
author_role author
author2 Monteiro,Luís
Lopes,Emanuela
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Nunes,Daniela
Monteiro,Luís
Lopes,Emanuela
dc.subject.por.fl_str_mv depressão
funções executivas
INECO Frontal Screening
neuropsicologia
topic depressão
funções executivas
INECO Frontal Screening
neuropsicologia
description O comprometimento das funções executivas constitui um dos défices mais robustos na perturbação depressiva. Contudo, poucos instrumentos têm sido concebidos para avaliar de forma breve e específica as funções executivas na depressão. Este estudo objetiva avaliar as funções executivas em doentes com depressão, analisar a relação existente entre a gravidade da depressão e o desempenho do funcionamento executivo, e verificar a sensibilidade e especificidade do INECO Frontal Screening (IFS) comparativamente com a Behavioural Assessment of Dysexecutive Syndrome (BADS) na avaliação das funções executivas em doentes com depressão. 50 participantes com depressão (Média idades = 43.46, DP = 10.71) e 35 participantes pertencentes ao grupo de controlo (Média idades = 40.91, DP = 10.46), de ambos os géneros, foram avaliados através do IFS e da BADS. Os participantes com depressão apresentaram um funcionamento executivo deficitário comparativamente ao grupo de controlo tanto no IFS como na BADS e o aumento da gravidade da depressão fez-se acompanhar por um maior comprometimento do funcionamento executivo. O IFS demonstrou-se tão sensível e específico quanto a BADS na deteção da disfunção executiva em doentes com depressão. Este estudo sugere que o IFS é um instrumento breve, sensível e específico para avaliar as funções executivas na depressão.
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014-12-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-56652014000200011
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-56652014000200011
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Departamento de Psicologia da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro
publisher.none.fl_str_mv Departamento de Psicologia da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro
dc.source.none.fl_str_mv Psicologia Clínica v.26 n.2 2014
reponame:Psicologia clínica (Rio de Janeiro. Online)
instname:Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO)
instacron:PUC_RIO
instname_str Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO)
instacron_str PUC_RIO
institution PUC_RIO
reponame_str Psicologia clínica (Rio de Janeiro. Online)
collection Psicologia clínica (Rio de Janeiro. Online)
repository.name.fl_str_mv Psicologia clínica (Rio de Janeiro. Online) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO)
repository.mail.fl_str_mv psirevista@puc-rio.br
_version_ 1752127861716680704