Avaliação de programas preventivos: relato de experiência

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Löhr,Suzane Schmidlin
Data de Publicação: 2007
Outros Autores: Pereira,Ana Carina Stelko, Andrade,André Luiz Monezi, Kirchner,Luziane de Fátima
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Psicologia em Estudo (Online)
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-73722007000300022
Resumo: A análise criteriosa de um projeto permite refiná-lo identificando seus aspectos dificultadores e facilitando a inclusão de estratégias efetivas para correção dos problemas. Alguns autores sugerem que a avaliação de programas preventivos seja feita considerando-se as etapas: análise do problema, delineamento do programa, realização de teste-piloto, realização de teste avançado, disseminação ou ampliação para outros contextos. O presente artigo, observando as referidas etapas, procurou avaliar um projeto preventivo que visa a estimular o desenvolvimento de habilidades sociais em crianças de 6 a 8 anos. Constatou-se que o projeto analisado tem vários aspectos positivos: promove mudanças sutis no comportamento das crianças e sensibiliza os pais para que estimulem condutas pró-sociais. Por outro lado, permitiu detectar que a não-utilização de uma estratégia efetiva de recrutamento e retenção dos participantes pode comprometer a transformação deste projeto em um programa.
id PUC_RIO-24_075b252af3b409b593fa81728a9fa3ec
oai_identifier_str oai:scielo:S1413-73722007000300022
network_acronym_str PUC_RIO-24
network_name_str Psicologia em Estudo (Online)
repository_id_str
spelling Avaliação de programas preventivos: relato de experiênciaprogramas preventivoshabilidades sociaisavaliação de programasA análise criteriosa de um projeto permite refiná-lo identificando seus aspectos dificultadores e facilitando a inclusão de estratégias efetivas para correção dos problemas. Alguns autores sugerem que a avaliação de programas preventivos seja feita considerando-se as etapas: análise do problema, delineamento do programa, realização de teste-piloto, realização de teste avançado, disseminação ou ampliação para outros contextos. O presente artigo, observando as referidas etapas, procurou avaliar um projeto preventivo que visa a estimular o desenvolvimento de habilidades sociais em crianças de 6 a 8 anos. Constatou-se que o projeto analisado tem vários aspectos positivos: promove mudanças sutis no comportamento das crianças e sensibiliza os pais para que estimulem condutas pró-sociais. Por outro lado, permitiu detectar que a não-utilização de uma estratégia efetiva de recrutamento e retenção dos participantes pode comprometer a transformação deste projeto em um programa.Universidade Estadual de Maringá2007-12-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-73722007000300022Psicologia em Estudo v.12 n.3 2007reponame:Psicologia em Estudo (Online)instname:Universidade Estadual de Maringá (UEM)instacron:PUC_RIO10.1590/S1413-73722007000300022info:eu-repo/semantics/openAccessLöhr,Suzane SchmidlinPereira,Ana Carina StelkoAndrade,André Luiz MoneziKirchner,Luziane de Fátimapor2008-03-10T00:00:00Zoai:scielo:S1413-73722007000300022Revistahttps://www.scielo.br/j/pe/PUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phprevpsi@uem.br1807-03291413-7372opendoar:2008-03-10T00:00Psicologia em Estudo (Online) - Universidade Estadual de Maringá (UEM)false
dc.title.none.fl_str_mv Avaliação de programas preventivos: relato de experiência
title Avaliação de programas preventivos: relato de experiência
spellingShingle Avaliação de programas preventivos: relato de experiência
Löhr,Suzane Schmidlin
programas preventivos
habilidades sociais
avaliação de programas
title_short Avaliação de programas preventivos: relato de experiência
title_full Avaliação de programas preventivos: relato de experiência
title_fullStr Avaliação de programas preventivos: relato de experiência
title_full_unstemmed Avaliação de programas preventivos: relato de experiência
title_sort Avaliação de programas preventivos: relato de experiência
author Löhr,Suzane Schmidlin
author_facet Löhr,Suzane Schmidlin
Pereira,Ana Carina Stelko
Andrade,André Luiz Monezi
Kirchner,Luziane de Fátima
author_role author
author2 Pereira,Ana Carina Stelko
Andrade,André Luiz Monezi
Kirchner,Luziane de Fátima
author2_role author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Löhr,Suzane Schmidlin
Pereira,Ana Carina Stelko
Andrade,André Luiz Monezi
Kirchner,Luziane de Fátima
dc.subject.por.fl_str_mv programas preventivos
habilidades sociais
avaliação de programas
topic programas preventivos
habilidades sociais
avaliação de programas
description A análise criteriosa de um projeto permite refiná-lo identificando seus aspectos dificultadores e facilitando a inclusão de estratégias efetivas para correção dos problemas. Alguns autores sugerem que a avaliação de programas preventivos seja feita considerando-se as etapas: análise do problema, delineamento do programa, realização de teste-piloto, realização de teste avançado, disseminação ou ampliação para outros contextos. O presente artigo, observando as referidas etapas, procurou avaliar um projeto preventivo que visa a estimular o desenvolvimento de habilidades sociais em crianças de 6 a 8 anos. Constatou-se que o projeto analisado tem vários aspectos positivos: promove mudanças sutis no comportamento das crianças e sensibiliza os pais para que estimulem condutas pró-sociais. Por outro lado, permitiu detectar que a não-utilização de uma estratégia efetiva de recrutamento e retenção dos participantes pode comprometer a transformação deste projeto em um programa.
publishDate 2007
dc.date.none.fl_str_mv 2007-12-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-73722007000300022
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-73722007000300022
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/S1413-73722007000300022
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual de Maringá
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual de Maringá
dc.source.none.fl_str_mv Psicologia em Estudo v.12 n.3 2007
reponame:Psicologia em Estudo (Online)
instname:Universidade Estadual de Maringá (UEM)
instacron:PUC_RIO
instname_str Universidade Estadual de Maringá (UEM)
instacron_str PUC_RIO
institution PUC_RIO
reponame_str Psicologia em Estudo (Online)
collection Psicologia em Estudo (Online)
repository.name.fl_str_mv Psicologia em Estudo (Online) - Universidade Estadual de Maringá (UEM)
repository.mail.fl_str_mv revpsi@uem.br
_version_ 1752127904262651904