CONHECIMENTO DE PROFESSORES SOBRE A SÍNDROME DE BURNOUT: PROCESSO, FATORES DE RISCO E CONSEQUÊNCIAS

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Diehl,Liciane
Data de Publicação: 2014
Outros Autores: Carlotto,Mary Sandra
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Psicologia em Estudo (Online)
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-73722014000400741
Resumo: A Síndrome de Burnout (SB) caracteriza-se como um fenômeno psicossocial que ocorre como resposta crônica aos estressores interpessoais nas situações de trabalho. O presente estudo, de delineamento qualitativo, teve como objetivo explorar o conhecimento de professores sobre a SB, assim como compreender os elementos utilizados para interpretar esse processo. Participaram do estudo seis professoras do Ensino Fundamental e utilizou-se um protocolo de entrevista semiestruturada em três eixos de investigação. A análise dos dados deu-se por análise de conteúdo a partir de seis categorias estabelecidas a priori, gerando novas subcategorias, que foram analisadas de acordo com o modelo teórico de Gil-Monte da SB. Os resultados apontaram que, apesar de algumas aproximações com o modelo teórico, considerar a SB como um tipo de estresse ou depressão indica uma lacuna importante do conhecimento, e que não nomeá-la nem identificá-la em seus estágios iniciais contribui para o seu agravo. Aspectos relacionais e características organizacionais estão vinculados a fatores desencadeantes, assim como o significado e as características do trabalho, expectativas realísticas e suporte social são percebidos como fatores protetores da síndrome. O fato de considerar medidas de prevenção centradas no indivíduo e na organização demonstra a necessidade de ampliar o olhar para a esfera macrossocial. Entender o trabalho, seu sentido e suas repercussões, a partir da experiência e do saber dos trabalhadores constitui-se como ensinamento indispensável para aprofundar o conhecimento sobre a SB e, desse modo, propor alternativas eficazes de prevenção e promoção de saúde.
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