Representações sociais sobre política segundo posicionamento político na campanha eleitoral de 2006

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Wachelke,João Fernando Rech
Data de Publicação: 2009
Outros Autores: Hammes,Isabel Cristina
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Psicologia em Estudo (Online)
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-73722009000300013
Resumo: O presente estudou visou caracterizar o espaço político brasileiro durante a campanha de eleições presidenciais e estaduais de 2006. Foram investigados os princípios organizadores das representações sociais de participantes de grupos de posicionamento político sobre política. Um total de 1051 participantes respondeu a um questionário disponibilizado na internet contendo itens sobre participação eleitoral e posicionamento político e escreveram até 7 palavras ou expressões induzidas pelo termo política. Foi realizada uma análise de correspondências, comparando-se as representações de participantes sem orientação política ou alinhados com posições de esquerda, direita ou centro. Foram retidos dois fatores. O primeiro princípio organizador contrapôs uma política eficiente a uma política corrupta e falida. O segundo princípio organizador consistiu na oposição clássica entre esquerda e direita. Os resultados ilustram a determinação da ancoragem das representações pelas posições políticas e indicam a possibilidade de conceber o espaço político como um campo representacional.
id PUC_RIO-24_27761f35c6e6c2b04da19a17eb593bec
oai_identifier_str oai:scielo:S1413-73722009000300013
network_acronym_str PUC_RIO-24
network_name_str Psicologia em Estudo (Online)
repository_id_str
spelling Representações sociais sobre política segundo posicionamento político na campanha eleitoral de 2006Representações sociaispolíticacomportamento eleitoralO presente estudou visou caracterizar o espaço político brasileiro durante a campanha de eleições presidenciais e estaduais de 2006. Foram investigados os princípios organizadores das representações sociais de participantes de grupos de posicionamento político sobre política. Um total de 1051 participantes respondeu a um questionário disponibilizado na internet contendo itens sobre participação eleitoral e posicionamento político e escreveram até 7 palavras ou expressões induzidas pelo termo política. Foi realizada uma análise de correspondências, comparando-se as representações de participantes sem orientação política ou alinhados com posições de esquerda, direita ou centro. Foram retidos dois fatores. O primeiro princípio organizador contrapôs uma política eficiente a uma política corrupta e falida. O segundo princípio organizador consistiu na oposição clássica entre esquerda e direita. Os resultados ilustram a determinação da ancoragem das representações pelas posições políticas e indicam a possibilidade de conceber o espaço político como um campo representacional.Universidade Estadual de Maringá2009-09-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-73722009000300013Psicologia em Estudo v.14 n.3 2009reponame:Psicologia em Estudo (Online)instname:Universidade Estadual de Maringá (UEM)instacron:PUC_RIO10.1590/S1413-73722009000300013info:eu-repo/semantics/openAccessWachelke,João Fernando RechHammes,Isabel Cristinapor2010-01-18T00:00:00Zoai:scielo:S1413-73722009000300013Revistahttps://www.scielo.br/j/pe/PUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phprevpsi@uem.br1807-03291413-7372opendoar:2010-01-18T00:00Psicologia em Estudo (Online) - Universidade Estadual de Maringá (UEM)false
dc.title.none.fl_str_mv Representações sociais sobre política segundo posicionamento político na campanha eleitoral de 2006
title Representações sociais sobre política segundo posicionamento político na campanha eleitoral de 2006
spellingShingle Representações sociais sobre política segundo posicionamento político na campanha eleitoral de 2006
Wachelke,João Fernando Rech
Representações sociais
política
comportamento eleitoral
title_short Representações sociais sobre política segundo posicionamento político na campanha eleitoral de 2006
title_full Representações sociais sobre política segundo posicionamento político na campanha eleitoral de 2006
title_fullStr Representações sociais sobre política segundo posicionamento político na campanha eleitoral de 2006
title_full_unstemmed Representações sociais sobre política segundo posicionamento político na campanha eleitoral de 2006
title_sort Representações sociais sobre política segundo posicionamento político na campanha eleitoral de 2006
author Wachelke,João Fernando Rech
author_facet Wachelke,João Fernando Rech
Hammes,Isabel Cristina
author_role author
author2 Hammes,Isabel Cristina
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Wachelke,João Fernando Rech
Hammes,Isabel Cristina
dc.subject.por.fl_str_mv Representações sociais
política
comportamento eleitoral
topic Representações sociais
política
comportamento eleitoral
description O presente estudou visou caracterizar o espaço político brasileiro durante a campanha de eleições presidenciais e estaduais de 2006. Foram investigados os princípios organizadores das representações sociais de participantes de grupos de posicionamento político sobre política. Um total de 1051 participantes respondeu a um questionário disponibilizado na internet contendo itens sobre participação eleitoral e posicionamento político e escreveram até 7 palavras ou expressões induzidas pelo termo política. Foi realizada uma análise de correspondências, comparando-se as representações de participantes sem orientação política ou alinhados com posições de esquerda, direita ou centro. Foram retidos dois fatores. O primeiro princípio organizador contrapôs uma política eficiente a uma política corrupta e falida. O segundo princípio organizador consistiu na oposição clássica entre esquerda e direita. Os resultados ilustram a determinação da ancoragem das representações pelas posições políticas e indicam a possibilidade de conceber o espaço político como um campo representacional.
publishDate 2009
dc.date.none.fl_str_mv 2009-09-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-73722009000300013
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-73722009000300013
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/S1413-73722009000300013
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual de Maringá
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual de Maringá
dc.source.none.fl_str_mv Psicologia em Estudo v.14 n.3 2009
reponame:Psicologia em Estudo (Online)
instname:Universidade Estadual de Maringá (UEM)
instacron:PUC_RIO
instname_str Universidade Estadual de Maringá (UEM)
instacron_str PUC_RIO
institution PUC_RIO
reponame_str Psicologia em Estudo (Online)
collection Psicologia em Estudo (Online)
repository.name.fl_str_mv Psicologia em Estudo (Online) - Universidade Estadual de Maringá (UEM)
repository.mail.fl_str_mv revpsi@uem.br
_version_ 1752127904935837696