Dizer x fazer de mães e filhos em exame médico

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Wechsler,Amanda Muglia
Data de Publicação: 2010
Outros Autores: Amaral,Vera Lúcia Adami Raposo do
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Psicologia em Estudo (Online)
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-73722010000100007
Resumo: A expressão correspondência verbal pode ser definida como a relação entre o comportamento verbal e o comportamento não verbal de um indivíduo. Este estudo teve como objetivo descrever os comportamentos de correspondência de mães e filhos em uma situação natural no contexto médico. Sete díades mãe-criança (crianças com idades entre cinco e oito anos) e uma médica participaram da pesquisa. Com cada díade houve três momentos: 1) entrevista com a mãe e a criança feita separadamente antes do exame médico, 2) filmagem do exame e 3) entrevistas separadas, após o exame, com a mãe e a criança. Os resultados mostraram que, entre os comportamentos categorizados, as crianças apresentaram, em sua maioria, correspondência verbal total - dizer-fazer-dizer (33,33%); já as mães tiveram a maior parte de seus comportamentos categorizados como não correspondência (36,84%). A pesquisa sugere que variáveis como idade, nível socioeconômico, escolaridade e contexto podem exercer influência na emergência da correspondência verbal natural.
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