Conhecimento de estudantes a respeito de conceitos de avaliação psicológica
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2004 |
Outros Autores: | , , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Psicologia em Estudo (Online) |
Texto Completo: | http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-73722004000200012 |
Resumo: | O objeto de estudo do presente trabalho é a formação em avaliação psicológica. O ensino de avaliação tem sido considerado um problema central na formação em psicologia, tendo-se em vista que diferentes autores têm apontado para uma relação entre atuações profissionais impróprias e formação inconsistente na área. O trabalho tem como objetivo analisar o conhecimento que estudantes de psicologia e de engenharia têm a respeito de conteúdos relativos à avaliação psicológica. Participaram 193 sujeitos, sendo 47 do curso de engenharia e 146 do curso de psicologia de uma instituição privada do Interior paulista. Para a realização do estudo elaborou-se um questionário contendo 35 itens dicotômicos, abordando questões sobre o conceito de avaliação psicológica, aprendizagem e uso de instrumentos. As aplicações ocorreram coletivamente em sala de aula. Os resultados evidenciaram que o Grupo 2 (psicologia) apresentou melhor desempenho que o Grupo 1 (engenharia) em grande parte das questões, tendo havido diferença significativa entre os grupos em 20 deles. |
id |
PUC_RIO-24_44d91f4bae2ae22d8906b2f7fcc1ed76 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:scielo:S1413-73722004000200012 |
network_acronym_str |
PUC_RIO-24 |
network_name_str |
Psicologia em Estudo (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Conhecimento de estudantes a respeito de conceitos de avaliação psicológicaavaliação psicológicaformação profissionaltestes psicológicosO objeto de estudo do presente trabalho é a formação em avaliação psicológica. O ensino de avaliação tem sido considerado um problema central na formação em psicologia, tendo-se em vista que diferentes autores têm apontado para uma relação entre atuações profissionais impróprias e formação inconsistente na área. O trabalho tem como objetivo analisar o conhecimento que estudantes de psicologia e de engenharia têm a respeito de conteúdos relativos à avaliação psicológica. Participaram 193 sujeitos, sendo 47 do curso de engenharia e 146 do curso de psicologia de uma instituição privada do Interior paulista. Para a realização do estudo elaborou-se um questionário contendo 35 itens dicotômicos, abordando questões sobre o conceito de avaliação psicológica, aprendizagem e uso de instrumentos. As aplicações ocorreram coletivamente em sala de aula. Os resultados evidenciaram que o Grupo 2 (psicologia) apresentou melhor desempenho que o Grupo 1 (engenharia) em grande parte das questões, tendo havido diferença significativa entre os grupos em 20 deles.Universidade Estadual de Maringá2004-08-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-73722004000200012Psicologia em Estudo v.9 n.2 2004reponame:Psicologia em Estudo (Online)instname:Universidade Estadual de Maringá (UEM)instacron:PUC_RIO10.1590/S1413-73722004000200012info:eu-repo/semantics/openAccessNoronha,Ana Paula PortoBaldo,Camila RafaelaAlmeida,Marília Cristina deFreitas,Joseane Vasconcellos deBarbin,Patrícia FagnaniCozoli,Julianapor2005-10-06T00:00:00Zoai:scielo:S1413-73722004000200012Revistahttps://www.scielo.br/j/pe/PUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phprevpsi@uem.br1807-03291413-7372opendoar:2005-10-06T00:00Psicologia em Estudo (Online) - Universidade Estadual de Maringá (UEM)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Conhecimento de estudantes a respeito de conceitos de avaliação psicológica |
title |
Conhecimento de estudantes a respeito de conceitos de avaliação psicológica |
spellingShingle |
Conhecimento de estudantes a respeito de conceitos de avaliação psicológica Noronha,Ana Paula Porto avaliação psicológica formação profissional testes psicológicos |
title_short |
Conhecimento de estudantes a respeito de conceitos de avaliação psicológica |
title_full |
Conhecimento de estudantes a respeito de conceitos de avaliação psicológica |
title_fullStr |
Conhecimento de estudantes a respeito de conceitos de avaliação psicológica |
title_full_unstemmed |
Conhecimento de estudantes a respeito de conceitos de avaliação psicológica |
title_sort |
Conhecimento de estudantes a respeito de conceitos de avaliação psicológica |
author |
Noronha,Ana Paula Porto |
author_facet |
Noronha,Ana Paula Porto Baldo,Camila Rafaela Almeida,Marília Cristina de Freitas,Joseane Vasconcellos de Barbin,Patrícia Fagnani Cozoli,Juliana |
author_role |
author |
author2 |
Baldo,Camila Rafaela Almeida,Marília Cristina de Freitas,Joseane Vasconcellos de Barbin,Patrícia Fagnani Cozoli,Juliana |
author2_role |
author author author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Noronha,Ana Paula Porto Baldo,Camila Rafaela Almeida,Marília Cristina de Freitas,Joseane Vasconcellos de Barbin,Patrícia Fagnani Cozoli,Juliana |
dc.subject.por.fl_str_mv |
avaliação psicológica formação profissional testes psicológicos |
topic |
avaliação psicológica formação profissional testes psicológicos |
description |
O objeto de estudo do presente trabalho é a formação em avaliação psicológica. O ensino de avaliação tem sido considerado um problema central na formação em psicologia, tendo-se em vista que diferentes autores têm apontado para uma relação entre atuações profissionais impróprias e formação inconsistente na área. O trabalho tem como objetivo analisar o conhecimento que estudantes de psicologia e de engenharia têm a respeito de conteúdos relativos à avaliação psicológica. Participaram 193 sujeitos, sendo 47 do curso de engenharia e 146 do curso de psicologia de uma instituição privada do Interior paulista. Para a realização do estudo elaborou-se um questionário contendo 35 itens dicotômicos, abordando questões sobre o conceito de avaliação psicológica, aprendizagem e uso de instrumentos. As aplicações ocorreram coletivamente em sala de aula. Os resultados evidenciaram que o Grupo 2 (psicologia) apresentou melhor desempenho que o Grupo 1 (engenharia) em grande parte das questões, tendo havido diferença significativa entre os grupos em 20 deles. |
publishDate |
2004 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2004-08-01 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-73722004000200012 |
url |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-73722004000200012 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
10.1590/S1413-73722004000200012 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
text/html |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual de Maringá |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual de Maringá |
dc.source.none.fl_str_mv |
Psicologia em Estudo v.9 n.2 2004 reponame:Psicologia em Estudo (Online) instname:Universidade Estadual de Maringá (UEM) instacron:PUC_RIO |
instname_str |
Universidade Estadual de Maringá (UEM) |
instacron_str |
PUC_RIO |
institution |
PUC_RIO |
reponame_str |
Psicologia em Estudo (Online) |
collection |
Psicologia em Estudo (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Psicologia em Estudo (Online) - Universidade Estadual de Maringá (UEM) |
repository.mail.fl_str_mv |
revpsi@uem.br |
_version_ |
1752127903434276864 |