Interação educadora-criança em creches públicas: estilos linguísticos
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Data de Publicação: | 2012 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Psicologia em Estudo (Online) |
Texto Completo: | http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-73722012000100003 |
Resumo: | O presente estudo teve o objetivo de analisar a interação educadora-criança em creches públicas, considerando os estilos linguísticos das educadoras e a comunicação infantil. O estudo dos estilos linguísticos destaca-se nas análises das interações entre adultos e crianças, especialmente em se tratando daquelas da faixa etária em torno dos 24 meses, devido à emergência das primeiras pequenas frases. Participaram do estudo seis educadoras e doze crianças com idade entre 23 e 25 meses, que frequentavam creches públicas de João Pessoa, Paraíba. As interações entre educadora e criança foram observadas sistematicamente em contextos diádicos e poliádicos de leitura. Categorias interacionais foram elaboradas a posteriori, para a análise dos dados. As educadoras utilizaram mais estilos associados à promoção do desenvolvimento linguístico nos contextos diádicos, enquanto os estilos relacionados à direção e ao controle dos comportamentos predominaram nos contextos poliádicos. As análises consideraram a influência mútua entre os estilos comunicativos e o nível de desenvolvimento linguístico infantil, além dos aspectos contextuais. |
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